Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ggpofm

[FM08] Um tributo a Ernst Happel

Publicações recomendadas

P?xa, 5 competi??es ? fogo.

Mas tamb?m d? muitos t?tulos que de certeza ganhar?s.

For?a

Sempre soube que no Brasil temos muitas competi??es, mas na ?frica do Sul eles exageraram.

Por outro lado tem mesmo a possibilidade de se conquistar mais t?tulos.

Excelente hist?ria, m?ximo detalhe! :prayer:

Eu queria estar jogando, mas tive problemas de tempo e o save ainda est? empacado. Mesmo assim, obrigado pela for?a.

Compartilhar este post

Link para o post

N?o interessa gilson, a hist?ria est? muito bem conseguida, todos n?s temos problemas de tempo para dedicar ao save! Eu estarei c? para comentar/criticar! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Gilson, essa parada mais parece um concurso... 5 competi??es ? um bocado exagerado mas como disseste tamb?m ? uma hip?tese de ganhar mais t?tulos.

For?a! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A ?ltima competi??o @ Telkom Charity Cup, ? "gira".

Um s? dia para realizar os jogos das 4 equipas participantes e o dinheiro arrecadado das liga??es telef?nicas etc, vai para os necessitados :)

For?a

Compartilhar este post

Link para o post
N?o interessa gilson, a hist?ria est? muito bem conseguida, todos n?s temos problemas de tempo para dedicar ao save! Eu estarei c? para comentar/criticar! :compinchas:

Obrigado pela compreens?o. Acho que hoje come?arei a jogar. Sim. Fikque ? vontade para comentar e criticar o save.

Gilson, essa parada mais parece um concurso... 5 competi??es ? um bocado exagerado mas como disseste tamb?m ? uma hip?tese de ganhar mais t?tulos.

For?a! ;)

LOL.

Realmente a coisa ? muito movimentada na ?frica do Sul, talvez porque s? a liga tenha 16 clubes. Vamos ver como me saio.

A ?ltima competi??o @ Telkom Charity Cup, ? "gira".

Um s? dia para realizar os jogos das 4 equipas participantes e o dinheiro arrecadado das liga??es telef?nicas etc, vai para os necessitados :)

For?a

Estive olhando o site da competi??o e na ?ltima edi??o teve um jogo ?s 10h, outros ?s 12 e a final foi ?s 16 ou 17h.

Muita competi??o e muitos jogos, vai ser muito interessante!

For?a!

Estou animado.

? o teu n?vel de apresenta??o. Nada a dizer...

;)

Obrigado pelo elogio.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um save para o "Carreiras Not?veis" a caminho! :portugal1:

Compartilhar este post

Link para o post
Grandes historia e grande apresenta?ao !

Mais um save para o "Carreiras Not?veis" a caminho! :portugal1:

cheira-me a grande save

for?a gg.

Obrigado a todos. Mesmo sem um save propriamente dito, continuo com apoio. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

200708wy0.png

Competi??es continentais da ?frica

Da mesma forma que os demais continentes, a ?frica tamb?m possui competi??es continentais organizadas pela confedera??o respons?vel pelo futebol. Na ?frica a respons?vel ? a CAF (Confedera??o Africana de Futebol).

Liga dos Campe?es da CAF

A competi??o mais importante ? a Liga dos Campe?es da CAF. Ela ? disputada desde 1964, quando era chamada Copa Africana de Clubes Campe?es. Em 1997, ela foi reorganizada e passou a receber o nome atual.

A Liga dos Campe?es ? disputada por 64 equipes. A 1? fase ? eliminat?ria com os 64 clubes. Em jogos de ida e volta, se classificam 32 equipes para a fase seguinte. Na 2? fase, se repetem os jogos eliminat?rios e se classificam 16 equipes. Na 3? eliminat?ria, tamb?m disputada em dois jogos, oito equipes se classificam. As oito equipes desclassificadas nessa fase v?o disputar a Copa Confedera??o.

As oito equipes classificadas na 3? fase s?o divididas em dois grupos de quatro equipes e jogam entre si duas vezes, em seus respectivos grupos. O 1? e 2? colocados de cada grupo v?o para a semifinal, tamb?m disputada em duas partidas. Os dois vencedores das semifinais disputam o t?tulo, tamb?m em duas partidas.

Desde sua cria??o, a Liga dos Campe?es da CAF s? n?o foi disputada em 1965. Os principais campe?es s?o dois clubes eg?picios: o Al-Ahly e o Zamalek, ambos com cinco t?tulos. Abaixo deles est?o o Canon Yaound? (Camar?es), Hafia (Guin?) e o Raja Casablanca (Marrocos) com tr?s t?tulos cada.

A seq??ncia de t?tulos na Liga dos Campe?es da CAF se limita ao bicampeonato. S?o tr?s bicampe?es: o TP Englebert (Rep?blica Democr?tica do Congo) com o bi em 1967 e 1968, o Enyimba (Nig?ria) em 2003 e 2004 e o Al-Ahly (Egito) em 2005 e 2006.

Copa Confedera??o

A Copa Confedera??o ? a competi??o equivalente ? Copa UEFA. Ela foi criada em 2004, com a fus?o de duas outras competi??es, a Copa Africana dos Campe?es de Copa e da Copa CAF.

Com uma breve hist?ria, a Copa Confedera??o tem apenas quatro campe?es:

2004: Hearts of Oak (Gana)

2005: FAR Rabat (Marrocos)

2006: Etoile du Sahel (Tun?sia)

2007: Club Sportif Sfaxien (Tun?sia)

Na 1? fase ? eliminat?ria em dois jogos e ? disputa por 36 equipes. As 18 equipes classificadas se juntam as outras 14 equipes. Juntas, essas 32 equipes disputam a 2? fase, tamb?m eliminat?ria em dois jogos e 16 se classificam.

Na 3? fase, as 16 equipes fazem outra eliminat?ria em duas partidas. As oito equipes classificadas na 3? fase se juntam as oito equipes desclassificadas na 3? fase da Liga dos Campe?es. Essas 16 equipes fazem uma nova eliminat?ria em duas partidas e as oito equipes classificadas v?o para a 4? fase.

Na 4? fase, as oito equipes s?o divididas em dois grupos com quatro equipes. Cada equipe enfrenta os advers?rios de seu grupo em dois jogos e os vencedores do grupo disputam a final da Copa Confedera??o em duas partidas.

No FM2008 a Liga dos Campe?es e Copa Confedera??o n?o s?o realizadas corretamente. Na Liga dos Campe?es est? tudo correto, exceto que as oito equipes eliminadas na 3? fase n?o v?o para a Copa Confedera??o. Na Copa Confedera??o, ela est? completamente diferente. ? disputada por mais clubes, n?o existe a fase de grupos, a final ? disputada em duas partidas e n?o recebe as equipes desclassificadas da Liga dos Campe?es. No FM2008, a Copa Confedera??o ? disputada por 64 equipes que disputam fases eliminat?rias em duas partidas at? restarem duas equipes que disputam a final, tamb?m em duas partidas.

Super Copa CAF

Na ?frica tamb?m h? uma super copa. Ela ? disputada desde 1992. At? 2004, disputavam o trof?u o campe?o da Liga dos Campe?es e o campe?o da Copa Africana dos Campe?es de Copa. A partir de 2004, quando a Copa Africana dos Campe?es de Copa e a Copa CAF foram fundidas na Copa Confedera??o, a Super Copa CAF passou a ser disputada entre os campe?es da Liga dos Campe?es e da Copa Confedera??o

Os clubes eg?pcios Al-Ahly e Zamalek s?o os maiores vencedores com tr?s t?tulos. O Enyimba (Nig?ria) e o Al-Ahly s?o os ?nicos com t?tulos consecutivos, com um bicampeonato cada.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo, a correr bem essa aventura na terra do Mundial '10 poder? disputar 7 copas numa ?poca. :o

Ah, nunca ? de mais destacar a qualidade da apresenta??o. :)

For?a Gilson! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, fama.. 7 trof?us numa ?poca ? muita fruta :biggrin:

A Liga dos Campe?es bem que podia adoptar o mesmo formato da Europeia. Prefiro bem o de c?..

Compartilhar este post

Link para o post
Resumindo, a correr bem essa aventura na terra do Mundial '10 poder? disputar 7 copas numa ?poca. :o

Ah, nunca ? de mais destacar a qualidade da apresenta??o. :)

Os africanos gostam muito de competi??es.

Realmente, fama.. 7 trof?us numa ?poca ? muita fruta :biggrin:

A Liga dos Campe?es bem que podia adoptar o mesmo formato da Europeia. Prefiro bem o de c?..

Podia mesmo, mas os africanos gostam de inovar.

Sete trofeus numa s? ?poca? Vai ser preciso gerir bem a equipa

A ?poca ? menos cheia do que parece.

Compartilhar este post

Link para o post

happel200708co5.png

As primeiras dificuldades

Eu sabia que assumir o comando de uma equipe principal n?o seria f?cil, ainda mais sendo minha primeira experi?ncia profissional neste n?vel. No mesmo dia em que fui anunciado como treinador, tive uma reuni?o com os respons?veis pelos v?rios setores do clube.

Antes de conversar com o meu treinador adjunto, Marc Ellis, fiquei conhecendo mais fundo a situa??o financeira do Ajax. Fui informado que o n?vel salarial do plantel precisaria ser reduzido e que tamb?m precisaria cuidar para que o balan?o positivo do clube n?o se deteriorasse. Isso tudo foi dito com a ?nica inten??o de mostrar que teria um or?amento pequeno para refor?ar a equipe, algo em torno de 65 mil euros.

financasvq3.jpg

orcamentoxw1.jpg

financas2zb2.jpg

Sinceramente, isso n?o me assustou. Sabia por alto, que o Ajax n?o tinha dinheiro sobrando e minha inten??o era aproveitar integralmente o plantel dispon?vel. O relat?rio de Ellis sobre o elenco me deu a impress?o de que eu poderia usar o elenco j? existente no clube.

relatoriaju8.jpg

elencoxa2.jpg

Se o elenco parecia completo para a temporada, a comiss?o t?cnica era completamente desequilibrada. Para cuidar dos treinamentos tinha apenas dois preparadores f?sicos e o adjunto. No departamento m?dico a coisa n?o era melhor. Apenas um fisioterapeuta. No setor de olheiros, a coisa era surpreendentemente: 15 olheiros. Isso mesmo, 15. Teria que dispensar v?rios deles, mas quando pensei em pagar a rescis?o salarial e quando conversei com alguns deles sobre rescis?es amig?veis, vi que as dispensas sairiam muito caras. Por isso continuo com os 15 olheiros, mas o restante da comiss?o t?cnica ser? fortalecida com outros nomes.

stafflq9.jpg

Voltando a falar sobre o elenco, a situa??o se mostrou bem diferente do relato do meu adjunto quando vi os jogadores no 1? treinamento que comandei. A situa??o n?o era boa e para complicar, tenho problemas com os dois principais jogadores da equipe, o goleiro Vonk e o atacante Fanteni. Fanteni j? est? negociado com o Maccabi Haifa, de Israel. Ficar? no clube at? janeiro e depois ir? para Israel. Vonk est? sendo assediado por v?rios clubes europeus e at? do M?xico. Ele quer ir embora e eu estou propenso a deix?-lo ir, mas n?o menos 1,5 milh?o de euros. Contudo n?o sei se o presidente do clube resistir? muito tempo ?s ofertas dos clubes europeus e mexicanos, j? que a venda de Vonk traria um bom refor?o de caixa para o Ajax.

vonk2im1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente apresenta??o, voc? cativa-nos pelo seu modo de escrever os textos. Vonk e Fanteni s?o de facto as estrelas da equipa. Acho que ? o primeiro save que vejo que sem ainda ter come?ado j? vai quase nas 100 respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente o save!

Vonk ? um pouco lento mas a idade tamb?m n?o ajuda. Que tal vender j? o Vonk, mas libertando-o apenas no final da ?poca? Assim mantem um bom guarda-redes e assegura na mesma o dinheiro da venda no final da ?poca.

Quantos aos olheiros, n?o tens desculpas para n?o encontrar diamantes por lapidar na ?frica do Sul. Os olheiros do Ajax est?o restritos ao pa?s?

E j? agora, essa t?ctica apresentada, ? j? a sua?

PS: Presidente ambicioso esse ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens ai um bom plantel. :)

Boa sorte ;)

P.S.: Tava a ver se alguem comentava pa ser o 100?. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ora a? est? o save em si :D

Pena teres de perder as 2 estrelas da equipa. Vonk ainda n?o se sabe, mas se continua assim insatisfeito vai ser dificil segur?-lo.

15 olheiros :lol:

GL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...