Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kewl

[FM08] From the Heart of Milton Keynes

Publicações recomendadas

O Bar?a tem muito mais liga??o com a Holanda que o Real Madrid. Michels e Cruyff por c? passaram, o estilo de jogo foi ent?o transformado em algo que ainda hoje se admira, num dia em que os jogadores do Barcelona est?o inspirados. :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm

adivinhei :cachecol:

Compartilhar este post

Link para o post
Altura de mudar a hist?ria. :mrgreen:

J? viste fama. O kewl nem argumentos de jeito tem :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
barca2.png

Barcelona, 20 anos depois
Kewl na senda de Johan Cruyff

Um peda?o de hist?ria curioso, que liga Barcelona ? Holanda.

Por aqui passaram Rinus Michels e Johan Cruyff, mestre e sua imagem dentro de campo. Mais tarde, e com maior sucesso, Cruyff acabaria por ser treinador do Barcelona, com alguns rasgos de inspira??o de Michels, como ? ?bvio, mas com uma identidade pr?pria.

Ao contr?rio da filosofia a apostar na Laranja Mec?nica, o Holand?s Cruyff desenhou um Barcelona Campe?o Europeu, numa esp?cie de 3-4-3, onde era mais importante a troca posicional na frente, e n?o constante, como na equipa Holandesa.

Vemos um sistema que pode ter 4 ou 3 defesas, com um meio-campo mais ou menos adiantado, e a curiosidade de n?o termos um avan?ado fixo na frente, preferindo colocar 3 criativos natos e 2 avan?ados a furar pela linha e a vir ao meio, confundindo as defesas, que nem sabiam bem quem marcar.

Este Barcelona de 1992, sob a batuta de Cruyff, conseguiu a sua primeira Liga dos Campe?es e ficou notabilizada como uma das equipas de elei??o de todos os tempos, ligada intrinsecamente ? imagem de um treinador com muito carisma, um ex-jogador de enorme talento. Dentro e fora do campo, Johan deixou a sua marca... ? agora, em 2012, que o Barcelona quer regressar a esses tempos, de futebol espect?culo, e de grandes conquistas.

As Chaves de Johan Cruyff

Esquematiza??o em 3-4-3 que pode tamb?m ser um 4-3-3.
Jogar bem ? o principal caminho para ganhar.
Futebol de passe curto, apoiado, press?o e defesa alta.
Primazia de jogo no meio-campo, onde todas as jogadas s?o decididas. Os jogadores atacam a bola a todo o campo, tentando ter a posse de bola o mais r?pido poss?vel.
O meio-campo comanda quase tudo, portanto h? aus?ncia da necessidade de um avan?ado fixo, s? na frente. Aposta em 2 avan?ados que atacam as alas e confundem as marca??es dos centrais. Com tamanha avalanche de jogadores, a linha defensiva contr?ria fica sem saber quem marcar.
Apostar na subida espor?dica de um central, ou da sua perman?ncia junto do meio campo. Quanto mais longe da sua ?rea estiverem os centrais, mais margem de erro podem ter.

Aplica??o da Filosofia

esquemas.jpg

Tr?s abordagens, que tentar?o ter v?rios pontos em comum. Como fazia em 1992, tamb?m n?s vamos alterando detalhes, para tirar o m?ximo de rendimento em cada jogo, atingindo os dois principais objectivos: ganhar e jogar bem.

Ter?o todas as oportunidades para ver depois como se portam estes esquemas, dentro de campo.

Ser?o dois interessantes desafios, este de tentar colocar a Holanda e o Barcelona a jogarem de uma forma que os demarcou do resto, com um elemento em comum: Cruyff, 1? dentro e depois fora de campo, sob o signo de Michels mas com um olhar pr?prio e inteligente sobre aquilo que se pede a uma equipa em campo, e uma equipa como o Bar?a.

Liga??o a Oeste

Depois do Hamamatsu Rafale, do Jap?o, estabelecemos a segunda liga??o comercial do clube, ap?s meu pedido a Joan Laporta.

O clube ? o Chicago Fire, da MLS. Um clube como o Barcelona tem que estar tamb?m representado no Continente Norte-Americano.

satelites2.jpg

Iremos ent?o aumentar ainda mais os lucros com o merchandising, que na temporada passada estiveram pelos 60M?. Como j? referi, quero ter toda a aten??o poss?vel tamb?m para a parte financeira, visto que gosto tamb?m de chegar ao final da ?poca e ter lucro...
N?o h? propriamente uma pol?tica de contagem de trocos num clube destes, mas se conseguirmos colocar mais uns milh?es na conta banc?ria, melhor.

O pr?ximo post contar? j? com apresenta??o de jogadores Blaugrana.

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer: kewl, essas t?cticas, se isso resulta, credo. Gosto mais da primeira, porque penso que a base dos quatro defesas ? essencial. Mas muito subidos, sem duvida. Vamos l? ver no que d? isto

Compartilhar este post

Link para o post

kewl :prayer:

Gostei das explica??es/hist?ria das t?cticas, ? como diz o DUXXI, se isto resulta omg. Apesar de n?o gostar do Bar?a tor?o por ele. :mrgreen:

Eu se fosse a ti escrevia um livro sobre explica??es t?cticas. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm

um livro fama? eu propunha ele fazer uma colec??o de livro para t?cticas.

Compartilhar este post

Link para o post

worm LLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Compartilhar este post

Link para o post

Fant?stico, kewl, est? magn?fico. Quer a inova??o que transmites ao save neste aspecto, quer a apresenta??o. Esse banner :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a abrir o t?pico e pensei c? para mim, ora bem Holanda, Barcelona, Futebol Total, o kewl andou a sonhar com o melhor n?mero 14 que o mundo j? viu, Johan Cruyff claro est?.

E estava certo a tua ideia era mesmo olhar 2012 como o holand?s o ver?...muito bem, mais que um save, uma abordagem excelente a n?vel hist?rico e t?ctico do jogo em si, muitos parabens kewl, ? por estas e por outras que quando quue sinto ? nora sobre o que devo fazer no meu save, venho aqui leio umas p?ginas valentes e a mente come?a logo a funcionar!

Espero que as t?cticas resultem, gosto sobretudo da primeira!

For?a!

Compartilhar este post

Link para o post
:prayer: kewl, essas t?cticas, se isso resulta, credo. Gosto mais da primeira, porque penso que a base dos quatro defesas ? essencial. Mas muito subidos, sem duvida. Vamos l? ver no que d? isto

Podemos ter algumas dificuldades, quer a colocar isto a resultar, quer depois mesmo em alguns jogos. Mas estou confiante que vai ser uma experi?ncia muito curiosa.

N?o tinha l?gica vir para o Barcelona "s?" para tentar um ou outro t?tulo... tinha que ser com estilo :mrgreen:

kewl :prayer:

Gostei das explica??es/hist?ria das t?cticas, ? como diz o DUXXI, se isto resulta omg. Apesar de n?o gostar do Bar?a tor?o por ele. :mrgreen:

Eu se fosse a ti escrevia um livro sobre explica??es t?cticas. :compinchas:

Por este Bar?a, podes torcer ? vontade!

Um livro? Nah... ? como o pr?prio Cruyff diz, o futebol tem mais de um s?culo... j? n?o h? mais a inventar nem nada mais a ser dito...

Boa liga??o. Era melhor se fosse com o LA Galaxy :mrgreen:

T?cticas quase mais maradas do que as que tinhas na Holanda lol

For?a :)

(curte a minha ttc online -? http://img523.imageshack.us/img523/7086/semttulouw2.jpg sou o Liverpool :x)

Galaxy j? n?o adiantava... tu j? n?o est?s l? :goodman:

S?o tamb?m um pouco maradas, ? um facto. Mas ainda assim, t?m o seu qu? de diferente e quer no clube quer na Selec??o terei experi?ncias bem engra?adas.

Bela t?ctica... num dia mau, podes ser goleado... :grin:

um livro fama? eu propunha ele fazer uma colec??o de livro para t?cticas.

:lol:

T?cticas bem maradas, vamos l? ver se resultam, tou' curioso.

Como qualquer outra t?ctica, s? com o tempo e ajustes ? que poderemos fazer a "prova dos 9"... ;)

Fant?stico, kewl, est? magn?fico. Quer a inova??o que transmites ao save neste aspecto, quer a apresenta??o. Esse banner :prayer:

:blush:

Obrigado Vukcevic.

essa v2.0 ? bem engra?ada :lol:

vamos la ver se isso resulta

Por acaso essa, ? a primeira que est? a ser testada... :grin:

:prayer:

:compinchas:

Estava a abrir o t?pico e pensei c? para mim, ora bem Holanda, Barcelona, Futebol Total, o kewl andou a sonhar com o melhor n?mero 14 que o mundo j? viu, Johan Cruyff claro est?.

E estava certo a tua ideia era mesmo olhar 2012 como o holand?s o ver?...muito bem, mais que um save, uma abordagem excelente a n?vel hist?rico e t?ctico do jogo em si, muitos parabens kewl, ? por estas e por outras que quando quue sinto ? nora sobre o que devo fazer no meu save, venho aqui leio umas p?ginas valentes e a mente come?a logo a funcionar!

Espero que as t?cticas resultem, gosto sobretudo da primeira!

For?a!

N?o foi propriamente a sonhar :larilas: mas achei curioso esta sucess?o... Holanda -> Barcelona... cada vez estou mais certo de que a op??o de rejeitar a ?poca passada, foi muito acertada. Cheguei na hora certa, para fazer algo que sempre quis.

Obrigado pelos teus elogios... :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

E esqueci-me no coment?rio, mas tamb?m prefiro a seguran?a que a base de 4 defesas oferece, sendo a primeira a minha preferida. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A seguran?a pode ser uma ilus?o, Vukcevic. Depois ? que veremos, na pr?tica, e com toda a din?mica da t?ctica em si, qual ? que ocupa melhor os espa?os e qual ? que realmente pode retrair mais o advers?rio.

Vou levantar um pouco a ponta do v?u, s? porque me apetece...

Depois de estudar o mecanismo Holand?s, coloquei m?os ? obra no Barcelona e nas t?cticas que queria implementar no clube, sem nunca esquecer o 4-4-2 losango do MK Dons, que poder? ser utilizado tamb?m esta ?poca, sem stress.

Foi j? no 3? e 4? jogo oficial, que testei o esquema v2 deste lote t?ctico em lembran?a dos tempos de Cruyff e das gl?rias Blaugranas.

Primeiro na casa do Levante, para a Liga:

teste1.jpg

Depois na 1? Eliminat?ria 1? M?o, na casa do Ashod, equipa com a qual disputaremos uma vaga na Ta?a UEFA:

teste2.jpg

Nem quero imaginar como ser? em Camp Nou.

As equipas advers?rias tiveram alguma sorte na defesa, com os guarda-redes tamb?m algo inspirados... mas o volume ofensivo e a din?mica, come?am a estar c?. Deixem-nos ganhar rotina e moral... :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Que pwnz. Muitos remates, maior posse de bola que advers?rio. S? falta saber se ganhaste :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

S? espero que n?o sejas como o Worm... remata, remata, remata e perde. :x

Compartilhar este post

Link para o post

Grande dom?nio, espetacular. ? como diz o Worm falta apenas saber se ganhaste ou n?o, mas se n?o venceste ? de uma injusti?a tremenda

Compartilhar este post

Link para o post

Oh jizas. Isto vai ser lindo ver como a equipa joga perante a estas t?cticas.. Bar?a foi uma grande escolha, por todas as raz?es que j? referiste. Apenas tenho pena q apenas estejam na Uefa..

Compartilhar este post

Link para o post

Barcelona? Bem, na UEFA tens tudo para ganhar um t?tulo continental que para ti ? complicado, porque normalmente jogas a Champions... :grin:

Andas interessad?ssimo na hist?ria das lendas holandesas, est? bom de ver. Espero que aposta arriscada que est?s a fazer saia certo. E pode sair.

Se calhar perdeste os jogos que mostraste por 1-0, em contra-ataque... :grin:

Compartilhar este post

Link para o post
Que pwnz. Muitos remates, maior posse de bola que advers?rio. S? falta saber se ganhaste :grin:

Pois... s? falta isso... :blush:

S? espero que n?o sejas como o Worm... remata, remata, remata e perde. :x

Em alguns jogos, pode acontecer...

Grande dom?nio, espetacular. ? como diz o Worm falta apenas saber se ganhaste ou n?o, mas se n?o venceste ? de uma injusti?a tremenda

Segredo =; :p

Oh jizas. Isto vai ser lindo ver como a equipa joga perante a estas t?cticas.. Bar?a foi uma grande escolha, por todas as raz?es que j? referiste. Apenas tenho pena q apenas estejam na Uefa..

Eu n?o tenho muita pena... acabo por jogar as 2 competi??es Europeias com eles (espero) :grin:

Barcelona? Bem, na UEFA tens tudo para ganhar um t?tulo continental que para ti ? complicado, porque normalmente jogas a Champions... :grin:

Andas interessad?ssimo na hist?ria das lendas holandesas, est? bom de ver. Espero que aposta arriscada que est?s a fazer saia certo. E pode sair.

Se calhar perdeste os jogos que mostraste por 1-0, em contra-ataque... :grin:

? por isso que n?o desdenho estar na UEFA. Pode ser uma boa oportunidade para tentar colocar o trof?u no curriculum, com algum favoritismo.

Acabei por ficar interessado, devido ao que o FM me proporcionou... achei gira a abordagem e c? est?, mais uma coisa diferente.

Se calhar... n?o. :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...