Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Guest ScP__BoY

Já marquei exame de condução lá para o fim do mês, agora é treinar!!!

Noto uma diferença com os carros a gasolina, ainda por cima eu que não sou nada meiguinho com a embraiagem... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Já marquei exame de condução lá para o fim do mês, agora é treinar!!!

Noto uma diferença com os carros a gasolina, ainda por cima eu que não sou nada meiguinho com a embraiagem... :lol:

A que níveis se nota diferenças entre carros a gasolina e carros a gasóleo ?

Compartilhar este post

Link para o post
A que níveis se nota diferenças entre carros a gasolina e carros a gasóleo ?

Eu só noto na embriagem, agora se era suposto notar noutras coisas, não sei, pq não percebo um crl de carros...

Compartilhar este post

Link para o post

A própria força que os motores têm são diferentes.. um 1.4 gasoleo é diferente de um 1.4 gasolina, os consumos, as manutenções, o preço do carro

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje só não arranquei um espelho a uma carrinha porque o meu instrutor pôs a mão no volante, distraiu-me muito facilmente :facepalm:

BTW: O que é ponto de embraiagem? é aquilo de arrancar numa subida?

Compartilhar este post

Link para o post

E essas diferenças na embraiagem de carros a gasoleo para carros a gasolina nota-se em q altura? Quando pisamos a fundo o pedal? lol

vou ter aula de condução agr

abraço ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro

Oh manel como conjugas-te aulas de conduçao com codigo?

Porque tou no codigo,e queria saber para me despachar o mais rápido possivel :)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo
E essas diferenças na embraiagem de carros a gasoleo para carros a gasolina nota-se em q altura? Quando pisamos a fundo o pedal? lol

abraço ;)

Tens o carro parado, queres colocar a 1ª. Pisas a fundo a embraiagem, quando vais a levantar o pé para sentir o carro e pisar o acelerador, não sentes tanto o carro, e quando dás por ti, já levantas-te de mais e o carro foi abaixo.

Era o que eu notava ao início, agora com outra experiência a conduzir outros carros a gasolina já sinto mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm
Em princípio, devo fazer pouco mais do que 15 aulas de condução, e para despachar mais rápido isto vou tentar fazer sempre que possível, duas no mesmo dia.

Teve de ser assim, pelo menos na minha escola de condução têm prioridade nas aulas de condução aqueles que já foram aprovados no exame de código.

Conforme a minha evolução ao volante, logo se verá, mas o meu objectivo é ter a carta no início de Agosto, no máximo!

Se tivesses de fazer as 32 era mais lixado. Mesmo assim, se já tivesses feito algumas de condução agora, com o código feito, era só fazeres uma ou duas aulas e marcavas o exame de condução.

Oh manel como conjugas-te aulas de conduçao com codigo?

Porque tou no codigo,e queria saber para me despachar o mais rápido possivel :)

Basta saberes que demora, mais ou menos, duas semanas a partir do dia em que pedes para fazer o exame de código. É deixares algumas aulas de condução para as fazeres durante esse período até ao exame de código e, mais tarde, até ao exame de condução.

Compartilhar este post

Link para o post

abraço ;)

Regra geral as embraiagens dos carros a gasolina sao mais curtas, ou seja, pisas menos o pedal porque o curso é menor.

Depois num carro a gasoleo, basta levantares a embraiagem e ele arranca facilmente, sem ir abaixo e depois podes acelerar. Num a gasolina, apesar de actualmente a maioria dos carros tambem ja fazer isso, se largares a embraiagem de um a gasolina sem compensares com um pouco de acelerador, é provavel que o carro vá abaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende do binário dos carros. Se tiverem 2 carros: um a gasóleo com 90 cv's e um a gasolina com os mesmo 90 cv's, notam alguma diferença na embraiagem. No carro a gasóleo, a embraiagem pega mais acima, ao contrário do carro a gasolina, que pega mais abaixo. Isto acontece porque o carro a gasóleo tem mais binário do que o carro a gasolina.

No entanto, se tiverem 2 carros: um a gasóleo com 90 cv's e um a gasolina com 150 cv's, não notarão diferença na embraiagem, pois os binários dos 2 carros irão equivaler-se e, como tal, as embraiagens pegarão no mesmo sítio.

BRCC, o ponto de embraiagem consiste em teres o carro parado, sem utilizares o travão. Para tal, tens que "jogar" com a embraiagem e o acelerador, de maneira a conseguires manter o carro parado. O ponto de embraiagem utiliza-se nas subidas, de maneira a evitar que o carro descaia, quando arrancamos. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo depende do binário dos carros. Se tiverem 2 carros: um a gasóleo com 90 cv's e um a gasolina com os mesmo 90 cv's, notam alguma diferença na embraiagem. No carro a gasóleo, a embraiagem pega mais acima, ao contrário do carro a gasolina, que pega mais abaixo. Isto acontece porque o carro a gasóleo tem mais binário do que o carro a gasolina.

No entanto, se tiverem 2 carros: um a gasóleo com 90 cv's e um a gasolina com 150 cv's, não notarão diferença na embraiagem, pois os binários dos 2 carros irão equivaler-se e, como tal, as embraiagens pegarão no mesmo sítio.

BRCC, o ponto de embraiagem consiste em teres o carro parado, sem utilizares o travão. Para tal, tens que "jogar" com a embraiagem e o acelerador, de maneira a conseguires manter o carro parado. O ponto de embraiagem utiliza-se nas subidas, de maneira a evitar que o carro descaia, quando arrancamos. ;)

Exacto. Tecnicamente a diferença deve-se ao binário. Num carro a diesel o binário é por norma superior a um carro a gasolina e o valor do binário é a baixas rotações enquanto que num carro a gasolina por norma o binário é a altas rotações. A margem de utillização dos motores a diesel é menor.Num carro a diesel a potência está ali entre as 2000 e 3000 rpm e acelerar mais do que isso "não serve de nada". Num carro a gasolina como o binária é máximo a altas rotações é preciso acelerar muito e manter o carro em altos regimes. A utilização de um ou dois turbos ou de um kompressor podem maximizar estes efeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tem ar de ser complicado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

ainda me confundo todo a meter mudanças, e com os pés... a minha instrutora diz q quase parto a caixa ao meter uma velocidade, tal a força que aplico :mrgreen: tenho de ganhar mais jeitinho nisso, com mais suavidade! lol

e a meter as mudanças ainda perco muito tempo primeiro q a meta!

Tem que ser com a prática, dá me muita vontade de ir dar umas voltas de carro sozinho agr pra praticar, mas tenho medo de ser apanhado pela BÓFIA... :calduco:

Compartilhar este post

Link para o post
Isso tem ar de ser complicado :mrgreen:

Em termos teóricos, parece complicado, mas na prática é muito simples. Quando o ponto de embraiagem não resolve, puxa-se travão de mão. :mrgreen:

Exacto. Tecnicamente a diferença deve-se ao binário. Num carro a diesel o binário é por norma superior a um carro a gasolina e o valor do binário é a baixas rotações enquanto que num carro a gasolina por norma o binário é a altas rotações. A margem de utillização dos motores a diesel é menor.Num carro a diesel a potência está ali entre as 2000 e 3000 rpm e acelerar mais do que isso "não serve de nada". Num carro a gasolina como o binária é máximo a altas rotações é preciso acelerar muito e manter o carro em altos regimes. A utilização de um ou dois turbos ou de um kompressor podem maximizar estes efeitos.

Exactamente! Daí os carros a gasóleo serem mais fáceis de conduzir. Exigem menos trabalho de caixa e "perdoam" mais nos arranques.

Compartilhar este post

Link para o post

Com um ano de atraso, vou começar a tirar a carta! :celebracao:

Inscrevi-me ontem.

Compartilhar este post

Link para o post
Exacto. Tecnicamente a diferença deve-se ao binário. Num carro a diesel o binário é por norma superior a um carro a gasolina e o valor do binário máximo é a baixas rotações enquanto que num carro a gasolina por norma o binário máximo é a altas rotações. A margem de utillização dos motores a diesel é menor.Num carro a diesel a potência está ali entre as 2000 e 3000 rpm e acelerar mais do que isso "não serve de nada". Num carro a gasolina como o binário é máximo a altas rotações é preciso acelerar muito e manter o carro em altos regimes. A utilização de um ou dois turbos ou de um kompressor podem maximizar estes efeitos.

Fixed ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como aconselham a meter as mudanças de forma a elas entrarem mais suavemente?

Eu ainda tenho poucas aulas de condução feitas, e quando meto as mudanças, ainda demoro um bocado as vezes a engatá-las, e por isso muitas vezes sinto o carro a "morrer" !

Compartilhar este post

Link para o post
Como aconselham a meter as mudanças de forma a elas entrarem mais suavemente?

Eu ainda tenho poucas aulas de condução feitas, e quando meto as mudanças, ainda demoro um bocado as vezes a engatá-las, e por isso muitas vezes sinto o carro a "morrer" !

Embraiagem a fundo, metes a mudança, levantas a embraiagem suavemente. Não há grande ciência...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma questão de prática. Quantas mais vezes "meteres"... melhor. No início, como ainda és lento a fazer a mudança, podes jogar por antecipação. Por exemplo, sabes que vais para uma subida acentuada, logo metes em 2º ou 1ª... É tudo uma questão de rotina, não te preocupes com isso... Todos nós ja fomos assim!

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado aos dois ;)

é o mal que dá ter aprendido a guiar e a conduzir em carros com mudanças automaticas! lool

agora tenho de me habituar ás manuais, mas é uma questão de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Meter mudanças já é fácil. Agora o complicado é arrancar em subida, tou habituado a levantar a embraiagem e o carro começar a andar e depois acelerar, nas subidas o carro vai abaixo... Inversão de marcha também é meio complicado, também só agora comecei a fazer manobras.

Compartilhar este post

Link para o post

the Coach, estás a aprender a conduzir num carro a gasóleo ou gasolina?

Se for gasóleo mantém as rotações entre as 1500 e 2500. Se vires que vais baixar das 1500, engrenas uma mudança mais alta. Se, pelo contrário, vais subir acima das 2500, engrenas uma mudança mais baixa.

A gasolina, mantém as rotações entre as 2000 e 3000 e fazes a mesma coisa que te disse acima, mas com estes números.

Depois, claro, o resto é contigo. Se vês que falta força ao carro, mete uma abaixo. Em subidas, tenta manter a rotação mais alta (se for gasóleo, não tens tanta necessidade de fazê-lo). Em aproximação a rotundas, atencipa a colocação da mudança, para evitar atrapalhações. Mete, por exemplo, uma 2ª, que é uma mudança padrão em quase todos os carros.

Com prática, vais lá. ;)

Meter mudanças já é fácil. Agora o complicado é arrancar em subida, tou habituado a levantar a embraiagem e o carro começar a andar e depois acelerar, nas subidas o carro vai abaixo... Inversão de marcha também é meio complicado, também só agora comecei a fazer manobras.

Para isso não acontecer, dá mais acelerador e não largues tanto a embraiagem.

Compartilhar este post

Link para o post
the Coach, estás a aprender a conduzir num carro a gasóleo ou gasolina?

Se for gasóleo mantém as rotações entre as 1500 e 2500. Se vires que vais baixar das 1500, engrenas uma mudança mais alta. Se, pelo contrário, vais subir acima das 2500, engrenas uma mudança mais baixa.

A gasolina, mantém as rotações entre as 2000 e 3000 e fazes a mesma coisa que te disse acima, mas com estes números.

Depois, claro, o resto é contigo. Se vês que falta força ao carro, mete uma abaixo. Em subidas, tenta manter a rotação mais alta (se for gasóleo, não tens tanta necessidade de fazê-lo). Em aproximação a rotundas, atencipa a colocação da mudança, para evitar atrapalhações. Mete, por exemplo, uma 2ª, que é uma mudança padrão em quase todos os carros.

Com prática, vais lá. ;)

thanks :wink: tenho de ver se começo a coordenar melhor isso...nas subidas tb sinto o mesmo problema do mike.

estou a aprender num opel corsa, a gasóleo quase de certeza (tá um bocado fdd o carro, já tem uns anitos :mrgreen: )

Compartilhar este post

Link para o post

@ Peplin, eu quando tava a aprender, se olhei 2x para o conta rotações foi muito. Por isso duvido que ele também o faça :p

Isto é "simples", ninguém nasce ensinado. Vão fazer asneirada, mas não se preocupem...

Mesmo com muitos anos de carta, há pessoal a mandar carros abaixo... e não é azelhice, acontece!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...