Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Mas prepara-te que para conciliar isso e faculdade n vai ser fácil...

Essas coisas são mesmo assim.

Eu, daqui para a frente, vou ter de conciliar a Universidade, o estágio da universidade, os dois treinos semanais + jogo, e o nível II, que além das aulas teóricas irá ter aulas práticas (ao fim de semana) e estágio de 4 semanas.

Compartilhar este post

Link para o post
Essas coisas são mesmo assim.

Eu, daqui para a frente, vou ter de conciliar a Universidade, o estágio da universidade, os dois treinos semanais + jogo, e o nível II, que além das aulas teóricas irá ter aulas práticas (ao fim de semana) e estágio de 4 semanas.

Eu sei. Mas só o alertei para o choque que vai ser. Então para mim que já ando a fazer seniores ando que mal me aguento. Aulas durante a semana e jogos sabado de manha e de tarde e domingo a mesma coisa. Não é facil...

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem andas na arbitragem?

Ganhas alguma coisa? ou é so "amor á camisola"

Compartilhar este post

Link para o post

Ando à praticamente 1 ano.

Ando nisto pelas 2 coisas. Ganho dinheiro mas n é o suficiente para sequer pensar em fazer isto vida. É a chamada "carolice". E tb me diverte bastante ao fim-de-semana. Vais apanhar personagensmt engraçadas. Gente mt porreira e gente q anda a mais nisto, mas pronto essas coisas tens tempo para perceber sozinho lol

No inicio vais conciliar mais ou menos na boa pq n vais ter mts jogos, so ao sabado à tarde e domingo de manhã. Sabado de manha só fazes se quiseres(é fut7). Domingo à tarde só se conseguires arranjar equipa o que vai ser complicado. Eu arranjei pq uns colegas meus precisavam de 1 gajo e chamaram-me. Agr tenho jogos o fim-de-semana inteiro e faço +/- 100€ por fds o que para um arbitro estagiario(o q eu sou este ano e na categoria em que tu iras começar) é mt, mt bom...

Qualquer coisa que precises fala comigo ou se quiseres com o nunoclaro que ele tb é arbitro aqui na AFL ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho 2 amigos que em principio devem querer ir comigo. A equipa é de 4? Tipo concluirmos o curso e ficarmos na categoria de estagiarios, podemos formar a equipa com +1 man ou aquilo é especifico? tem de ser 1 de campo 2 bandeiras e 1 quarto arbitro?

Compartilhar este post

Link para o post

quarto árbitro só nas ligas profissionais (sagres e vitalis), em tudo o resto é só 3 no futebol de 11 e 1 no futebol de 7.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sigo esta secção unicamente para ver quem vou contratar ou oferecer fruta :mrgreen: quando me tornar presidente :mrgreen:.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dennis The Menace

Mike, por acaso, tens mesmo pinta de árbitro :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou numa função destas, mas não em Futebol.

Sou árbitro estagiário de Esgrima, na arma de Espada, a 1 ano. É dos desportos mais complicados de arbitrar, pois é um desporto visualmente "violento" para o árbitro, que tem muitas acções para seguir e um grande conjunto de regras para interligar para poder dar sanções. E ainda assim, a espada não é a arma mais dificil de arbitrar.

Mas o que é mais complicado é a pressão de pais, atletas e treinadores. No Futebol, p.ex, o treinador está limitado a uma area tecnica e o publico fora do campo. A esgrima é um meio pequeno em que toda a gente se conhece, então, um árbitro quanto está a arbitrar tem sempre o treinador de um atirador a mandar bitaites, o treinador do outro idem, os apoiantes de cada um a apoiar e quando há uma decisão qualquer, é os de um lado "muito bem, muito bem" e os do outro "eish, enganaste-te à grande". E tudo volta à limitação espacial. Enquanto que no futebol a distancia aos adeptos e treinadores é muita, na Esgrima está limitada a um raio de 15 metros, o que é muito pouco e nao permite ao arbitro concentrar-se devidamente.

Mas, e concluindo, é uma actividade mesmo pelo amor à camisola, pois não há pagamento a ninguem, nem uma sandes e um sumol...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, como sempre que ia à Associação ninguém me dava respostas quanto ao início do curso, e dado que não respondem a e-mails, pedi hoje ao senhor da secretaria do clube para falar para lá e pedir informações. Ligou, à minha frente, a um dos responsáveis e ele confirmou que ainda este mês arranca o nível II.

:)

Compartilhar este post

Link para o post
Eu estou numa função destas, mas não em Futebol.

Sou árbitro estagiário de Esgrima, na arma de Espada, a 1 ano. É dos desportos mais complicados de arbitrar, pois é um desporto visualmente "violento" para o árbitro, que tem muitas acções para seguir e um grande conjunto de regras para interligar para poder dar sanções. E ainda assim, a espada não é a arma mais dificil de arbitrar.

Mas o que é mais complicado é a pressão de pais, atletas e treinadores. No Futebol, p.ex, o treinador está limitado a uma area tecnica e o publico fora do campo. A esgrima é um meio pequeno em que toda a gente se conhece, então, um árbitro quanto está a arbitrar tem sempre o treinador de um atirador a mandar bitaites, o treinador do outro idem, os apoiantes de cada um a apoiar e quando há uma decisão qualquer, é os de um lado "muito bem, muito bem" e os do outro "eish, enganaste-te à grande". E tudo volta à limitação espacial. Enquanto que no futebol a distancia aos adeptos e treinadores é muita, na Esgrima está limitada a um raio de 15 metros, o que é muito pouco e nao permite ao arbitro concentrar-se devidamente.

Mas, e concluindo, é uma actividade mesmo pelo amor à camisola, pois não há pagamento a ninguem, nem uma sandes e um sumol...

Concordo plenamente, por acaso tive a seguir o campeonato do Mundo na Fil, a umas duas semanas atrás e havia tanto berro por parte dos familiares.

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo plenamente, por acaso tive a seguir o campeonato do Mundo na Fil, a umas duas semanas atrás e havia tanto berro por parte dos familiares.

Estive lá apenas na final. Aquele ambiente não é vivido assim nas provas nacionais, apenas 1/3 daquilo, mais ou menos. Nas nacionais, os árbitros não são tão experientes, é só.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tenho 2 amigos que em principio devem querer ir comigo. A equipa é de 4? Tipo concluirmos o curso e ficarmos na categoria de estagiarios, podemos formar a equipa com +1 man ou aquilo é especifico? tem de ser 1 de campo 2 bandeiras e 1 quarto arbitro?

Só equipa com malta nova? Em Setubal n sei como é, mas aqui n podes. Tens de ter pelo menos 1 árbitro de 1ª categoria na equipa. Ah e n penses para já em meter-te em equipa. Ao inicio qto maior a variedade de pessoas que apanhares melhor.

Pah são 3 gajos e as funções(principal ou "à linha") quem diz é a Associação. Por exemplo, na minha equipa(estamos juntos à 3 semanas) e esta vai ser a 1ª em que vou apitar, o que é normal dado que sou o menos experiente.

Ah e se estás habituado só a futebol profissional prepara-te para um choque do crl. Vais ter campos que nem pensavas que exisitam, com balneários que se calhar até a casa-de-banho de casa é maior e passado um tempo vais ser quase imune ao mau tempo. Só um conselho que te dou que um GR brasileiro me disse no meu 1º jogo de seniores: "Um juiz tem 2 mães: a que fica em casa e a que vai para o campo" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

FUTEBOL UEFA – BASIC (II Nível)

A Associação de Futebol de Portalegre, em colaboração com a Associação de Futebol de Lisboa, vai organizar um Curso de Treinadores de Futebol UEFA Basic (Nível II), a ter início no próximo dia 10 de Março, 4ª feira, pelas 20.00h.

Lista de Candidatos Admitidos

15 FÁBIO MIGUEL CARDOSO ALVES

35 PAULO CÉSAR PEDREIRA CAROÇO

:celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Não me levem a mal no que eu vou dizer, e antes de mais os meus sinceros parabéns, mas o que a AFL não faz para não ter de devolver os cheques à malta...

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo assim tem que devolver 20. Tinham ficado 60 de fora. Para este também só foram 40. Mas safoda. Venha ele :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Será que ficam? Eu acho que ainda arranjam uma forma de ficar com o dinheiro desses 20. Espera para ver... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Quem corre por gosto não cansa... Mas de facto, é puxadote, e conciliar isso com aulas, treinos e tudo o mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Gastar esse dinheiro? Só se fosse mesmo um sonho de vir a ser grande e fazer vida disto...

Mas parabéns aos dois, principalmente ao Paulo que tinha ficado de fora e parecia ter desanimado.

Compartilhar este post

Link para o post
Gastar esse dinheiro? Só se fosse mesmo um sonho de vir a ser grande e fazer vida disto...

A verdade é que isto é um vício do caraças. Nunca mais são 10 da manhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...