Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Vê se vais actualizando aqui a malta em relação a isso. smile.gif

O Garganta é meu professor este semestre. E durante os próximos dois também, já agora.

Já acabou, foram só 2 dias. Pelos 50€ que paguei, mais os 20 para as viagens e almoços, soube um bocadinho a pouco. No 2º dia até me esqueci da credencial em casa, mas consegui entrar tanto no estádio como no auditório sem ninguém me perguntar nada.

Esse e o Frade devem ser interessantes de ouvir (não sei se o Frade ainda dá aulas aí), espero apanha-los a ambos a partir do próximo ano. Quanto ao Guilherme não desgostei, mas também não me atraiu por aí além, tanto pelo discurso como pelas ideias.

O Paulo Alves dá um sono do caraças, está sempre a dizer chavões e a repetir-se. O Domingos nota-se que é mais escorreito no discurso, mas lá está, eles dizem que há processos para se fazer isto ou aquilo mas depois na hora de os abordar recuam e não contam nada.

Gostei do Carvalhal, tanto na teórica como na prática. O gajo do Vitória B lol.gif ou o apanhamos num mau dia ou então aquilo era treino de infantis e não de séniores, tudo muito devagarinho, sem intensidade nem feedbacks nenhuns, muito tempo de exercício, e como estava com quase 30 jogadores no fim fez uma situação de jogo em que estavam tipo 13x13 em meio-campo, não achei aquilo nada de especial.

Do Domingos ainda consegui retirar uma ou outra coisa interessante, como quando ele contou das experiências e condicionantes dos clubes onde passou. Já o Alves enrolava tanto e não dizia nada, ele acabava de falar e eu já nem sabia do que é que ele tinha começado a falar.

O Luiz Filipe foi uma decepção realmente, eu só não adormeci porque estava demasiado frio para isso. No dia seguinte esteve melhorzito no painel onde participou mas esse treino foi mesmo muito fraquinho, mesmo sendo um treino de recuperação.

O Castelo no dia seguinte começou o treino com um exercício de posse, onde fez um tipo meinho de 7 com 2 no meio a tentar recuperar a bola. Depois de 5min disto, meteu um cone no meio e o objectivo passava, além de manter a posse da bola, tentar acertar no cone com passes interiores. Isto obrigou os do meio a terem atenção às coberturas, enquanto um saia na contenção o outro fazia cobertura, tendo o cone como referência. Depois trocou o cone por um jogador e manteve o objectivo, manter a posse mas sempre que possível meter no homem do meio para que este virasse logo o sentido do jogo. Esse exercício gostei bastante até.

Depois fez em meio-campo um 7x7 com 1 GR em cada uma das balizas mais 2 jokers que mudavam conforme a posse. Numa delas (que sempre que tinha a bola atacava organizado\pausado) jogava com 2 centrais, 2 laterais a fazer o corredor todo, 2 interiores e 1 PLC. A outra (que em posse atacava sempre em velocidade\contra-ataque) jogava com 2 centrais, 1 trinco, 2 extremos e 1 PLC. O objectivo era meter a bola entre 2 "janelas" que estavam situadas, cada uma delas, pouco antes do limite horizontal da grande área (o espaço entre o central e o lateral, aproximadamente). O problema é que ele condicionava os jogadores de uma maneira completamente exagerada, a meu ver. Praticamente era ele que "pegava" na equipa que tinha a bola e lhe dizia o que fazer, como se tivesse um comando na mão. Não gostei nada, e depois veio a boca ao Barcelona claro :lol:. Notava-se claramente uma arrogância no discurso dele.

Compartilhar este post

Link para o post

O prof está reformado há uns 3 aninhos, infelizmente. Felizmente que onde trabalho tenho proximidade com ele porque ele passa lá os dias e só o facto de andar ali pelos mesmos corredores que ele a ouvir as conversas que ele tem e as coisas que diz faz com que valha a pena trabalhar lá. Desde que soube que conheço o Fonseca por uma conversa que tivemos, todas as segundas-feiras que me vê pergunta-me então e o Paços de Ferreira? :lol:

Ainda só tive uma aula com o Guilherme e gostei. E ele é provavelmente o segundo grande rosto da PT.

O tom meio irónico do Castelo é conhecido. Não me vou pronunciar em relação ao tipo se posse do Barça porque eu se estivesse lá era gajo para me rir e para até certo ponto concordar com ele. :mrgreen:

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei bastante do fórum. O Dias e o Braz estiveram excelentes. O André também foi bom; só o Lobão é que foi mais meh, na minha opinião.

Deu para perceber a linha orientadora: tomada de decisão. Secundariza-se os padrões e a estratégia e o foque está direccionado para a capacidade de (re)agir do atleta em situação de curto espaço e tempo. Balanço extremamente positivo. :)

Compartilhar este post

Link para o post

O Castelo a falar é sofrível e na construção dos exercicios mete sempre tantas condicionantes que eu as vezes até penso se ele aplicava mesmo aquilo nos clubes.

De resto mete quase sempre as mesmas coisas nos exercicios : Uma segunda bola, portas para passar, etc..

Compartilhar este post

Link para o post

BTW, as melhoras Ibra!

Já estava com gripe mas suspeito que aquele frio a ouvir o Luiz Felipe tenha dado cabo de mim, não está fácil.

Thanks!

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje assisti ao árbitro mais incendiário de sempre. O jogo todo a mandar bocas para todo o lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe quando se voltará a fazer cursos de Treinador em Portugal?

Eu ainda há 5 dias entrei em contacto com AF lisboa e AF de santarem, de momento, devido á legislação, ainda não se decidiu quem irá certificar os cursos, quem quiser a resposta que me enviaram, mande-me o mail em PM que eu reencaminho.

Saudações

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tivemos aqui na FMH, um colóquio sobre teoria e prática no futebol, e veio cá o Blaise Jesus Pascal..Gostei do que o gajo disse, apesar de não ter abordado assim nada em específico, percebe daquilo e só é pena uns quantos bicos na gramática tipo Olão John, Champios :mgreen:

Ah e hoje citou Lenine :lol:

Editado por Shark

Compartilhar este post

Link para o post

Com aquilo da prática ser o critério da verdade? :lol:

Por acaso não fazia ideia que ele se metia nisso, falou sobre alguma coisa pertinente em termos de treino?

Compartilhar este post

Link para o post

Com aquilo da prática ser o critério da verdade? :lol:

Por acaso não fazia ideia que ele se metia nisso, falou sobre alguma coisa pertinente em termos de treino?

Exacto.

Disse que nunca fazia mesociclos, ou melhor dizendo, que os tinha mas não era sempre certo que faria o que tinha previamente planeado. De resto foi tudo muito geral, disse por exemplo que para ele o jogo tem 5 momentos (Organizações, Transições, Estratégia Posicional). Falou de 5 mandamentos que fazem um bom treinador, criatividade (disse que todos os exercícios que ele dá são criados por ele), saber operacionalizar, liderança, organização,paixão.

Edit:

Perguntei-lhe porque disse que o 4-3-3 era sistema de equipa pequena, e ele sem dar uma resposta directa disse que era o sistema mais fácil de anular, e que aquela era a visão dele e que não quer dizer que fosse a certa. Disse ainda que embora o Barça aparente jogar em 4-3-3, no processo ofensivo é 4-4-2, e disse também que o sistema é mais do que números. Em suma foi bastante interessante e foram 2 horas bem passadas

Editado por Shark

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo absolutamente com isso dos mesociclos, porque acho que um modelo de jogo não é algo rígido, e ao longo do tempo temos de fazer alterações que iriam por em causa o mesociclo que foi criado.

Isso do 4-3-3...acima de tudo o importante são as dinâmicas e rotinas, mas consigo compreender a ideia dele. Sobretudo num nível médio/baixo, que é o meu, é complicado jogar com esse sistema e ele não ser anulado, isto porque ofensivamente a equipa torna-se um pouco "previsível" e mete pouca gente na zona de finalização.

Editado por Ibrahimovic_9

Compartilhar este post

Link para o post

Foi exactamente o que ele disse, do estilo " do que me serve ter um mesociclo todo preparado se após um jogo reparo que a equipa está a comportar-se de forma errada num determinado momento e entendo que na semana a seguir devo optar por trabalhar isso".

Compartilhar este post

Link para o post

Na última semana do mês estarei no terreno a acompanhar o microciclo de uma equipa da Primeira Liga que joga à bola que se farta. Vai ser bom para estreitar relações, ter conversas, conhecer coisas novas e reflectir.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não te importas, como conseguiste? Através de que meios?

PM se quiseres.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é preciso. Conheço o treinador principal há muitos anos por ligações ao clube e consequentemente à família, e tenho estado eu em contacto directo com ele há cerca de 3 ou 4 anos. Já tivemos algumas conversas interessantes pelo telefone este ano, já estava na altura de fazer esta visita.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, este ano há tanto evento interessante... Tenho pena de não poder ir a nenhum :s

E parabéns, Alex. Espero que te seja muito útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu curtia acompanhar nem que fosse um mês de uma equipa das divisões secundárias, só para ter noção como funciona o regime de treinos, as palestras e tal, acho que a observação no terreno é a melhor forma ou pelo menos está a par da leitura, no topo da melhor forma de adquirir-se conhecimentos sobre isto.

Aproveita bem Alex ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Procuro um video motivacional de futebol para mostrar aos meus miúdos no próximo jogo, que é decisivo para nós. Alguém conhece algum?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...