Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Cada vez estou mais convencido que essa é a chave para se chegar lá. Ler e reflectir, pensem muito sobre a validade das coisas que vos aparecem à frente, leiam e adquiram conhecimentos para terem uma base sustentável que vos permita começar a reflectir sobre aquilo que lêem e começarem a fazer os vossos próprios julgamentos sobre as coisas que vos vão dizendo e lendo. Se for preciso mantenham um diáriozinho, tirem notas sobre conversas que vão tendo, sobre coisas que vão pensando e fazendo sentido para vocês.

O rendimento aqui é demasiado complexo e multifactorial, portanto há demasiados caminhos que nos levam lá e demasiadas pessoas a dar informações que são também elas contraditórias demasiadas vezes. Leiam, pensem, mas acima de tudo reflictam e construam o vosso próprio caminho. Se o souberem construir e ele for sólido e sustentado o suficiente, vai levar-vos ainda mais longe que caminhos pré-fabricados tipo caldo Knorr.

Compartilhar este post

Link para o post

E mai nada!Na mouche.

EDIT: Eu próprio meti-me numa Acção de Formação de equivalência ao Nível 1 e, apesar de já ter aprendido bastante, houve lá certas coisas que não concordei. É uma questão de manter uma mente aberta a todas as possibilidades. Depois de termos a informação, há que ponderar e pensar se concordamos ou não e porquê. Só assim se vai longe.

E claro, lendo. Lendo muito. Não há melhor meio de informação que a leitura. E o ideal é mesmo ter alguém para debatermos, depois, essas ideias.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

O engraçado é que vocês ao fim de 3 ou 4 anos olham para o início do trajecto e pensam: "f*dasse, como raio algum dia eu fiz aquilo assim?". E essa é a parte engraçada, porque aí percebem que estão a evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post

e verdade mike, e como ficou aquela situação da agressão?

Nesse dia passei o resto da tarde na esquadra, o meu colega fez queixa e aquilo agora vai para tribunal, eu e o outro assistente somos testemunhas, mas nisto se vê como funciona a justiça, estava la um policia a 5 metros da agressão e diz que viu tudo mas no momento da cabeçada virou a cabeça para o lado.. o mesmo que percebemos logo no momento ser amigo do treinador, alem de me terem feito ir ao seixal na 2º feira seguinte e estar la 10 minutos para me dizerem que não íamos ser ouvidos porque haviam muitos processos...

Quanto à justiça desportiva, o clube levou uma multa de 25 euros pelo comportamento do publico, e processo disciplinar para o clube e treinador, com suspensão preventiva do ultimo. Quando sair o resultado do processo disciplinar digo algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse dia passei o resto da tarde na esquadra, o meu colega fez queixa e aquilo agora vai para tribunal, eu e o outro assistente somos testemunhas, mas nisto se vê como funciona a justiça, estava la um policia a 5 metros da agressão e diz que viu tudo mas no momento da cabeçada virou a cabeça para o lado.. o mesmo que percebemos logo no momento ser amigo do treinador, alem de me terem feito ir ao seixal na 2º feira seguinte e estar la 10 minutos para me dizerem que não íamos ser ouvidos porque haviam muitos processos...

Quanto à justiça desportiva, o clube levou uma multa de 25 euros pelo comportamento do publico, e processo disciplinar para o clube e treinador, com suspensão preventiva do ultimo. Quando sair o resultado do processo disciplinar digo algo.

Multas levezinhas para uma agressão :facepalm: Há uma coisa no polícia que não faz sentido :lol: tão, vê a confusão, vê o gajo a vir ter com o assistente, e nessa altura vira a cabeça para o lado? :mrgreen: makes sence.

boa sorte colega !

Compartilhar este post

Link para o post

Multas levezinhas para uma agressão :facepalm: Há uma coisa no polícia que não faz sentido :lol: tão, vê a confusão, vê o gajo a vir ter com o assistente, e nessa altura vira a cabeça para o lado? :mrgreen: makes sence.

boa sorte colega !

A multa foi pelo comportamento dos adeptos.

Compartilhar este post

Link para o post

"Última hora: Carlos Carvalhal dá treino no D. Afonso Henriques!

O treinador português Carlos Carvalhal estará presente no Fórum do Treinador e será responsável por um workshop que vai decorrer no Estádio D. Afonso Henriques."

Gosto.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

Depois conta como foi...

Btw, a faculdade de motricidade humana tem alguns cursos breves que me parecem interessantes. Um sobre análise de jogo, com alguns nomes porreiros, como o Pedro Marques, e o outro sobre a vertente do treino. Vão realizar-se em Março e Abril.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois conta como foi...

Btw, a faculdade de motricidade humana tem alguns cursos breves que me parecem interessantes. Um sobre análise de jogo, com alguns nomes porreiros, como o Pedro Marques, e o outro sobre a vertente do treino. Vão realizar-se em Março e Abril.

Podes colocar aqui os links disso? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos nomes, do 1º curso só conheço o Pedro Marques, o Ricardo Duarte e o Fernando Gomes. O Marques e o Gomes valerá a pena de certeza. Do Ricardo sinceramente não sei. Ele é o responsável da parte do futebol na FMH mas não sei como ele trabalha pq nunca me deu aulas (só entrou o ano passado). Do 2º curso, o Vilar fala muito mas faz muito pouco. Os outros não conheço

Compartilhar este post

Link para o post

Do 2º curso, o Vilar fala muito mas faz muito pouco. Os outros não conheço

Sério ? Tenho o Vilar e o Castelo a dar me aulas este ano e acho que o Vilar dá 10-0 ao Castelo muito fácil. Gosto bastante das aulas dele

Compartilhar este post

Link para o post

É o que oiço dizer dele. E pelas (poucas) vezes que o ouvi falar também fiquei com essa ideia

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, perdoem-me o pretensiosismo, mas para isto não ficar perdido onde estava:

Convenciona-se muitas vezes que o dia de folga, por motivos essencialmente fisiológicos e relativos a substratos energéticos, e consequentemente que não contemplam a complexidade do rendimento do futebolista, deve ser dado à 3ª feira. Apesar de dentro dessa perspectiva meramente fisiológica fazer sentido, isso é uma perspectiva extremamente redutora e empobrecida em relação ao que é a realidade da aquisição de um jogar e do treino. Se atendermos aos restantes factores, desgaste mental, processo aquisitivo de uma dimensão decisional-táctica-estratégica de um jogar, a folga só pode fazer sentido à 2ª feira. Treinar após um jogo é saturante e desmotivante.

Essa recuperação, não obstante o processo de eliminação dos metabolitos do esforço que ainda estará a decorrer, deverá ser feita em especificidade. Ou seja, tem de existir a preocupação de efectuar uma recuperação que tenha em conta as características do esforço e desempenho realizado, e existe a necessidade de integrar isso dentro das necessidades da equipa durante essa semana. É completamente diferente sair de um jogo em que até se recuperou em jogo ou sair de um jogo que foi até às últimas, e que eventualmente até nem teve um resultado favorável - e aqui estamos a falar de uma fadiga central, de uma intensidade e de um desgaste diferentes.

Praticamente não existe componente aquisitiva, e é um treino (devido a essa fadiga central) que estabelece relações individuais e sectoriais, complexidade baixa, pouca informação. sub-princípios dos sub-princípios...

Agora vem a parte controversa. Se estamos a falar de informação reduzida e sub-princípios estamos a falar de números de elementos baixos, de espaços reduzidos e de consequente informação reduzida (redução das possibilidades de escolha, situações mais fechadas a nível decisional). Isto implica uma intensidade alta. Intensidades altas implicam tempos de durações curtos. Isto vai necessariamente resultar em tempos de recuperação mais longos, o que vai estimular por fim o metabolismo aeróbio, que vai remover os metabolitos do esforço produzidos durante o jogo.

Convencionalmente corre-se à volta do campo porque se parte de um pressuposto errado, que é o de que as vias metabólicas actuam em gavetas separadas, uma é uma, outra é outra, nunca se misturam, se queremos remover metabolitos do esforço temos de entrar no metabolismo aeróbio, se queremos entrar no metabolismo aeróbio fazemos corrida de baixa intensidade durante períodos de tempo prolongados (e relação com matriz orientadora do nosso padrão colectivo, está onde?)... além da óbvia descontextualização esquecemos que para recuperar é preciso activar. Um treino de maior intensidade pode ter um maior impacto inicial dos metabolismos anaeróbios, mas com tempos de recuperação elevados (consequentes recuperações completas) o impacto retardado a nível aeróbio é muito grande.

Estou a escrever isto às 4.30h da manhã, temo que até um certo ponto possa soar confuso. Olhem, é o que há.

Compartilhar este post

Link para o post

Um colega meu foi hoje agredido num jogo (Requeixo x Luso). Um grande amigo meu tava a assistente e diz que foi uma situação mesmo lamentável! O jogo tava 3-0 (ou 2-0, nao sei bem) para a equipa da casa, num jogo aparentemente calmo e que tava a correr bem. Numa jogada sem bola, um jogador da equipa visitante agride um jogador da equipa visitada. O meu amigo, chama o principal, e tau, vermelho direto. O gajo aceitou na boa, e dirige-se ao jogador que tinha agredido. Quando toda a gente pensava que ia pedir desculpa vai ter com o arbitro e manda-lhe um murro no pescoço! Jogo acabou ali com o meu amigo a apitar para o fim do jogo (porque o árbitro não conseguia apitar). Jogo com policiamento, que, de pouco adientou. A polícia não viu nada (incrível como a polícia nunca vê nada nestas situações ), e o árbitro teve que ir ao hospital e tudo . Queixa à AFA e queixa civil... A ver vamos o que decidem.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois conta como foi...

Foi porreiro. O Carvalhal em específico foi sempre muito aberto no discurso e tem uma dinâmica de treino interessante.

O Domingos e o Paulo Alves pouco disseram de específico, do 2º painel gostei mais do Garganta. Boa capacidade de comunicação e fluidez no discurso. Gostava de o ver em algo mais "prático".

O Castelo começou bem mas depois meteu-se lá num exercício manhoso que não gostei nada. E nem faltou a boca ao jogo de posse do Barcelona lol.gif "Aqui fazemos uma circulação direccionada, não é aquela posse ranhosa para o lado e para trás".

O Scolari e o Bento estiveram bem, foi uma discussão mais no plano de selecções mas provavelmente o com melhor ambiente. O outro gajo que lá estava nesse painel, o Jaime Sampaio, um analista qualquer, estava completamente fora do contexto. E sinceramente pouca coisa de jeito disse, se é que disse alguma, tudo à base de estatísticas, a meu ver, sem sentido nenhum.

Nem cheguei a ir ao último painel, tava só com 2h de sono e pus-me a andar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vê se vais actualizando aqui a malta em relação a isso. :)

O Garganta é meu professor este semestre. E durante os próximos dois também, já agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só fui ao primeiro dia, estava muito doente e infelizmente isto agravou-se.

O Paulo Alves dá um sono do caraças, está sempre a dizer chavões e a repetir-se. O Domingos nota-se que é mais escorreito no discurso, mas lá está, eles dizem que há processos para se fazer isto ou aquilo mas depois na hora de os abordar recuam e não contam nada.

Gostei do Carvalhal, tanto na teórica como na prática. O gajo do Vitória B :lol: ou o apanhamos num mau dia ou então aquilo era treino de infantis e não de séniores, tudo muito devagarinho, sem intensidade nem feedbacks nenhuns, muito tempo de exercício, e como estava com quase 30 jogadores no fim fez uma situação de jogo em que estavam tipo 13x13 em meio-campo, não achei aquilo nada de especial.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...