Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Uma semana, 3 treinos, performance em crescendo e já convenci o treinador. :)

Comecei como trinco mas fui-me adiantado no terreno e fixei-me como 8 box-to-box. Estou a curtir um molho. Futebol <3

Compartilhar este post

Link para o post

Para ser director desportivo de um clube é preciso algum curso superior em específico?

E para ser empresário?

Compartilhar este post

Link para o post

Para seres director desportivo não precisas de curso, além de que existem algumas formações nessa vertente. Para empresário há o género de uma licença que é necessário tirar, além de se ter de pagar não sei se tem outros requisitos...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a FIFA já não dá licenças a ninguém e invalidou todas as outras que tinha dado. A m*rda já era tanta que tiveram que se demarcar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda dá para tirar o nível 1 na Escócia/Irlanda/Inglaterra e vê-lo reconhecido em PT?

Não.

Os níveis 1, ou grassroots, para a UEFA, só são válidos no país de origem.

O que poderá acontecer, no limite, é um nível 1 como o português, que neste momento dura uns 2 anos, ser reconhecido como o computo geral dos grassroots na Escócia por exemplo. Mas só pelo tempo.

Ao contrário isso nunca acontecerá, visto que na Escócia o nível 1 são 3 cursos (1 dia + 2 dias + 2 dias). A FPF disse-me logo que não me passava o cross border, nem me dava equivalência. O cross-border consegui, com jeitinho e depois de 982 e-mails, mas a equivalência claro que não, o que eu já sabia.

No entanto, para quem tenha dinheiro para investir no assunto, o acesso lá é mais facilitado do que cá e tirar o UEFA B, o nível 2, e esse sim é reconhecido em qualquer lado, demora virtualmente o mesmo que tirar o nível 1 em Portugal.

Explicando:

Na Escócia (Inglaterra e Irelanda não sei.):

Nível 1 Escocês:

1.1 - Development Activities - 1 dia - 55£

1.2 - Coaching Footballers 13+ - 2 dias - 55£

1.3 - Coaching in the Game - 2 dias - 55£

Fazes isto na boa num mês lá, se marcares os cursos certos. Viajar de comboio dentro da Escócia é muito simples, nem precisas de marcar tudo para a mesma região (eles têm 5 diferentes).

Nível 2 Escocês:

- Physical Preparation (Podes fazer em qualquer altura, mesmo sem o Nível 1) - 1 dia - 75£

- C License - 5 dias - 240£

Aconselho a fazer o PP logo com o Nível 1 que depois é só voltar para estar lá uma ou duas semanas. (não são 5 dias seguidos por norma.)

Nível 3 Escocês (UEFA B)

Aqui fica mais complexo.

Tens de atender a dois tutoriais que são assim um bocado à toa durante o ano. Pode ser tipo um em Abril e outro em Novembro. São 1 dia cada. Depois de fazeres isso, tens de fazer a introdução (Introduction Phase) que são uns 8 dias. E depois disso fazeres o Assessment, que são os testes e a validação de conhecimento que são 3 dias, um por teste.

Para a Introduction são 1200£.

Para o Assessment são 480£.

TOTAL: 1680£

Ao todo para teres 1º e 2º nível portugueses, fora viagens, alojamento e whatnots: 2160£. Se não me engano. 2650€ mais ou menos. O que me parece rentável, tendo em conta que para além de ter sempre de fazer pelo menos uns 4 anos cá em Portugal para os ter, também teria despesas de transportes e tudo mais cá.

O que fazes com os Tutoriais é, por exemplo, eu qd for agora para a C License, faço logo o 1º tutorial. E depois com sorte o curso calha perto do 2º tutorial e dá para fazê-lo e ficar logo lá para a B License.

Ah e quem quiser tirar na Escócia tem de ser mesmo bastante fluente a inglês. É que o sotaque escocês + o slang deles e assim não facilita nadinha e para perceber o que os gajos te pedem durante os treinos e assim não é fácil. Quem só pescar o inglês vá antes fazer a Inglaterra, numa cidade com um sotaque tranquilo.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Uma semana, 3 treinos, performance em crescendo e já convenci o treinador. :)

Comecei como trinco mas fui-me adiantado no terreno e fixei-me como 8 box-to-box. Estou a curtir um molho. Futebol <3

Isso em Maio? No final da época?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso em Maio? No final da época?

Ya, só fui depois de terminar o campeonato. Falando de juniores. O escalão sénior ainda não se sabe se vão abrir apesar do mister já ter dado a entender que conta comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela explicação detalhada. É para um amigo meu que está a ponderar seriamente nisso. Efectivamente, na relação custo/tempo parece-me muito bem.

Há depois o "estigma" de teres ido tirar lá fora? Isto é. Chegas e a malta fica "olha este, foi gastar 3k€ para "passar à frente"? Corres o risco de te encostarem por teres ido tirá-lo ao estrangeiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é como tudo: se tiveres contactos passas à frente de muita gente; se tiveres contactos e os cursos, então ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela explicação detalhada. É para um amigo meu que está a ponderar seriamente nisso. Efectivamente, na relação custo/tempo parece-me muito bem.

Há depois o "estigma" de teres ido tirar lá fora? Isto é. Chegas e a malta fica "olha este, foi gastar 3k€ para "passar à frente"? Corres o risco de te encostarem por teres ido tirá-lo ao estrangeiro?

Não há estigma nenhum. Até porque os cursos servem de muito pouco.

Não é com os cursos que arranjas bules. Precisas é dos cursos para o executares...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe quando vão abrir os cursos para treinador de futebol?

Procurei na AFPorto e não encontrei nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente era para agora algures. Em Lisboa chegaram a abrir pré-candidaturas. Depois perdi o rasto...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente era para agora algures. Em Lisboa chegaram a abrir pré-candidaturas. Depois perdi o rasto...

Em Lisboa pelo menos os de futebol já estão a decorrer. Os de futsal não sei

Compartilhar este post

Link para o post

Em Santarém o curso está a terminar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem são os prelectores em Santarém?

José Vasques e João Henriques, dos que conheço.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso na "minha" associação há anos que não abrem cursos nivel 1 e 2, mas neste momento só quero é que despachem com as m*rdas das equivalências, para quando abrirem os cursos ja ter isso definido e saber em que novo curso me posso inscrever...

Alias, até acho que não faz sentido já estarem a abrir cursos sem que o processo de equivalências ainda não esteja finalizado.

Compartilhar este post

Link para o post

José Vasques e João Henriques, dos que conheço.

Pessoa fantástica :)

Estás a tirar o curso?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. A minha área não é o treino. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Como eras para tirar há uns tempos fiquei na duvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, além da área de ser maricas, qual é?

Compartilhar este post

Link para o post

É somente essa área.

Estou a gozar, a minha masculinidade é inconfundível.

A minha área é o dirigismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...