Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Têm perfis muito diferentes.

O Castelo tem o rei na barriga, tem muito mérito pelo que foi conseguindo e o Organização e Dinâmica do Jogo é uma autêntica bíblia (não falo dos outros porque não gosto de livros de exercícios) mas fica sempre a sensação que está a falar de cima de um pedestal.

O Garganta é das pessoas mais fascinantes que já tive oportunidade de ouvir falar, sobre o jogo ou não. Tem as ideias dele, com as quais eu também nem sempre concordo - e apenas lamento que às vezes sejam transmitidas enquanto verdades absolutas -, mas a clareza e a forma como fala sobre tudo e mais alguma coisa prendem qualquer um.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto nada do Castelo.

É um cientista... Perde-se todo no campo. E depois é daqueles gajos que apregoa uma visão do futebol altamente esquematizada e sistematizada...

Esse Garganta não conheço mesmo.

A nível de universitário o patrão disto tudo é o Silveira Ramos. Esse é que é alto génio!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse forum do treinador a que foste Ibra foi na Maia?

Viste a Lena?

Foi na Maia sim. E a Helena Costa falou da experiência no Qatar e no Irão, basicamente para contar as diferenças culturais e pouco mais.

Ibra, quem vai falar das lesões? O Massada?

Dr. Hélder Pereira. Falou sobretudo em lesões no joelho e nos tornozelos. Deve ser um dos gajos que opera a malta das ligas estrangeiras, tipo Michu e Falcao.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto nada do Castelo.

É um cientista... Perde-se todo no campo. E depois é daqueles gajos que apregoa uma visão do futebol altamente esquematizada e sistematizada...

É isso. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A piada está no que ele escreveu.

Quem conhece minimamente os trabalhos do Prof.Jorge Castelo sabe o quanto ele influenciou/influência o treino em Portugal. Vir dizer que ele tem uma visão do futebol altamente esquematizada e sistematizada é totalmente descabido.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até curto de ouvir o Castelo falar, em termos teóricos realmente acho que ele percebe bastante daquilo. Agora quando se tem que levar com ele durante 3 horas todas as quartas feiras as 8 da manhã...bem o caso muda um bocadinho de figura :mrgreen:

Agora, quando ele nos apresenta a teoria que explica no campo...aí o caso já muda de figura, geralmente nunca acho aquilo muito enriquecedor.

Compartilhar este post

Link para o post

É por haver muita malta a curtir do Castelo que o treino em Portugal está como está. Só assassinos...

Está pouco desactualizado está...

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, como está a situação de treinador? Como sabes deixei de andar por aqui e estou desactualizado :(

Infinito, a melhor das sortes! Quando puderes manda daí o que vais fazer porque estou curioso :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou dizer que conheço a fundo os trabalhos do Castelo, porque de certeza que há aqui pessoal que tem mais bagagem para falar disso do que eu, mas já li várias coisas dele e não gostei nada. Comparando, por exemplo, com o Silveira Ramos, o Vítor Frade ou o Garganta, foi, de longe, aquele cujas ideias me cativaram menos e o que me pareceu mais desactualizado. As intervenções públicas dele, quer nos comentários em directo dos jogos (felizmente já se deixou disso...), quer nos fóruns de treinadores, são uma desilusão completa. O feedback que recebi de gajos que trabalharam de perto com ele ou foram seus alunos em cursos de treinadores não é grande coisa. Mesmo aqui, as opiniões dividem-se demasiado.

Não digo que o tipo não tenha desempenhado um papel importante numa altura em que o treino estava pouco desenvolvido em Portugal (tal como o Queiroz, de resto), mas se o Castelo é uma das pessoas que mais percebe de futebol em Portugal, alguma coisa está mal...

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou dizer que conheço a fundo os trabalhos do Castelo, porque de certeza que há aqui pessoal que tem mais bagagem para falar disso do que eu, mas já li várias coisas dele e não gostei nada. Comparando, por exemplo, com o Silveira Ramos, o Vítor Frade ou o Garganta, foi, de longe, aquele cujas ideias me cativaram menos e o que me pareceu mais desactualizado. As intervenções públicas dele, quer nos comentários em directo dos jogos (felizmente já se deixou disso...), quer nos fóruns de treinadores, são uma desilusão completa. O feedback que recebi de gajos que trabalharam de perto com ele ou foram seus alunos em cursos de treinadores não é grande coisa. Mesmo aqui, as opiniões dividem-se demasiado.

Não digo que o tipo não tenha desempenhado um papel importante numa altura em que o treino estava pouco desenvolvido em Portugal (tal como o Queiroz, de resto), mas se o Castelo é uma das pessoas que mais percebe de futebol em Portugal, alguma coisa está mal...

Isto!

E não é de todo... O gajo é um dinaussauro cientista com a mania que é esperto...

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não está confirmado. Até ao fim da próxima semana deve estar acordado se tudo correr bem.

Compartilhar este post

Link para o post

O Castelo a par do Queiroz tiveram mais peso na forma como hoje falamos de determinado tipo de terminologia que parece aceite por todos do que no treino propriamente dito, embora andem naturalmente de mãos dadas. Daí eu ter dito que o Organização e Dinâmica do Jogo é uma bíblia. É provavelmente o livro mais rico e completo que já saiu sobre o jogo no nosso país, mas procura essencialmente categorizar e arquivar o jogo de forma quase obsessiva. Isto não é necessariamente mau, e muito a ele(s) devemos o facto de hoje todos sabermos do que falo se me referir aqui a cobertura, a exercício de carácter fundamental ou complementar, ou a exercício de fase II...

Claro que isto vale o que vale. Um catalogador conceptual não é um treinador, embora todo o trabalho que ele fez e faz tenha de facto tido um peso brutal na forma como se estuda o futebol hoje em dia. Sabe-se lá durante mais quantos anos as opções de futebol das licenciaturas e os cursos de treinador andarão a ensinar princípios e fases do jogo, por exemplo.

Agora, no treino o VF teve mais peso que essa cambada toda que aí falaram junta e a multiplicar por 10. Ajudou o fenómeno Mourinho, e agarrado que nem uma lapa (de forma perfeitamente pertinente) veio o conceito de Periodização Táctica que hoje em dia qualquer papagaio apregoa o uso sem sequer saber muito bem o que está a dizer. No entanto, o conceito de Periodização Táctica, a sua forma de operacionalizar e os seus princípios metodológicos têm um cérebro por trás que está longe de ser o do Castelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o crl da sms chegasse inteira ao meu telemovel já dizia se estava confirmado... m*rda de tlm...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o crl da sms chegasse inteira ao meu telemovel já dizia se estava confirmado... m*rda de tlm...

:lol:

estou-me a rir mas deve ser uma sensação de m*rda. não vem em mensagens separadas?

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, ao que parece sim, ver post acima...

Depois dou mais novidades...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte para essa tua nova etapa, seja onde for :)

A musica nao te deu um lamiré :lol:

Quem quiser saber mais que me mande mp..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...