Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

4x4x2 bem trabalhado é e sempre será um bom sistema. Tens várias equipas de top a jogar em 442. Não é como eles o trabalham...:lol:

Pá é tipo. O lateral dá a linha e não sai a pressionar... Parece FM o que estes crls querem :lol: Tou-me bem a cagar. Não vou falar assim com os meus jogadores. Vou fazer a minha magia e isso vai ser perceptível espero.

Mas isso o lateral é que tem que decidir consoante o momento que estiver a enfrentar... eles não querem que sejas tu a dar essas opções? 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

Eles acham que o futebol é todo compartimentalizado... Acham que há os 4 de trás, os 4 do meio, os 2 da frente, que o o médio ou faz isto ou faz aquilo, o extremo ou faz aquilo ou acoloutro... pá...

ZERO!

Não compreendem que o futebol é um jogo de individuos jogado coletivamente. São uma série de pequenos momentos de decisão individualizada que se unem e provocam uma reação inteligente a um contexto, que formam um pensar coletivo dinâmico e versátil. Que a inteligência é mais importante que a mecanização. Que os jogadores devem passar por todo o tipo de contextos e não apenas automatizar alguns ou "decorar" o jogo.

Que num momento são 6 defesas, noutro são 2, que num contexto um 3x2 resolve-se de uma maneira, noutro resolve-se de outro. Que princípios não são leis e que decidir não é automatizar.

O jogo deles é partido, quebrado e desorganizado. A linha defensiva joga longe dos médios, que jogam longe dos avançados. Não há dinâmica, não há mobilidade, não há equilíbrio... A defesa não sabe controlar nem a largura nem a profundidade e acham normal dizerem coisas como "É impossível controlar a bola a entrar de frente num avançado".

Organizar uma defesa para eles é meter 11 contra 8 num meio campo, fazer sair a bola dos 8 e dar duas ou três soluções automáticas aos defesas para abordarem o jogador com bola.

Eu fiz um esforço para não vomitar durante o 1º dia deste curso, a sério que fiz...

E infelizmente vou ter de fazer cenas em que não acredito, mas faz parte...

EDIT:

E depois fazem-me um exercício, supostamente para séniores, o que torna tudo mais grave, em que me metem dois gajos a 20 metros um do outro, um outro no meio dos dois e o do meio recebe vira e passa, recebe vira e passa... Epá... Fdx :lol: Olha eu chegar a um treino, pegar no Benzema, no Ronaldo e no Modric e pôr-me a fazer isto! :funny:

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Já voltei a jogar esta semana e fiquei tão f*dido com o jogo, a dar chocolate forte e feio ganhamos um penalti, falhámos e depois eles caíram em cima de nós, fui acalmando a tempestade o máximo que consegui, mas depois um penalti extremamente escusado deu golo o que mandou a equipa ainda mais abaixo tendo estado tão bem, durante tanto tempo, um gajo bem que tentou safar até que eles marcaram um chouriço de golo autêntico. Ironicamente foi depois de terem ficado com menos um.

Resta olhar para a frente, agora é contra o bougadense.

Compartilhar este post

Link para o post

Ó infinito, isso de não conseguires dormir por causa da sessão de treino que tens que planear é uma treta pah, não consegues dormir porque estás sempre a ver o secret story!

Compartilhar este post

Link para o post

Eles acham que o futebol é todo compartimentalizado... Acham que há os 4 de trás, os 4 do meio, os 2 da frente, que o o médio ou faz isto ou faz aquilo, o extremo ou faz aquilo ou acoloutro... pá...

E depois fazem-me um exercício, supostamente para séniores, o que torna tudo mais grave, em que me metem dois gajos a 20 metros um do outro, um outro no meio dos dois e o do meio recebe vira e passa, recebe vira e passa... Epá... Fdx :lol: Olha eu chegar a um treino, pegar no Benzema, no Ronaldo e no Modric e pôr-me a fazer isto! :funny:

Esse exercício é muitas vezes utilizado mas para escalões jovens. Num contexto de seniores, só se for para trabalhar um pouco vertente fisica mas com bola. Mas isso era muito pouco tempo...

Vendo o que dizes sobre eles, não comeces a divagar muito no treino porque os gajos vão-te lixar a cabeça. Ao olhar para isso também percebo o típico 4-4-2 british, transições sempre a bombar.

Vai colocando aí cenas interessantes, vamos ver os dotes do mister infinito em terras de sua majestade :)

Compartilhar este post

Link para o post

E o Costinha e o Maniche que andam por cá (não neste preciso momento. Estão à espera do Accessment creio) a tirar o UEFA B? Sim, ouviram bem, o UEFA B! Fdx, e eu não posso treinar na 1ª Liga porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Eles nem o têm ainda :lol: Aliás, acabaram agora a C License... :mrgreen:

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Eles nem o têm ainda :lol: Aliás, acabaram agora a C License... :mrgreen:

Sem palavras :lol: Só mesmo neste país.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já se sabia disso. O Alex do Académico de Viseu é outro.

Isso é porque os Alex's são todos uns corruptos... 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, passas horas a planear, chegas ao curso e dizem que foste brilhante, excelente feedback, informação, exercícios do crl, mas.... O critério pede outras coisas menos complexas... Ehh...hmmm.... O QUÊ CRL? NÂO ME f*dam SEUS FILHOS DA p*ta!

Foi só demonstração. Avaliação é só lá para Novembro...

Este país crl :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como é a formação de treinadores e a formação académica noutros países. Agora o que sei é que Portugal tem muitos bons treinadores porque a nossa formação é muito boa.

Eu ainda a pouco tempo falei com um professor universitário espanhol, que também está ligado ao treino de futebol profissional e o gajo gabou imenso a nossa formação académica e os nossos professores...

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, passas horas a planear, chegas ao curso e dizem que foste brilhante, excelente feedback, informação, exercícios do crl, mas.... O critério pede outras coisas menos complexas... Ehh...hmmm.... O QUÊ CRL? NÂO ME f*dam SEUS FILHOS DA p*ta!

Foi só demonstração. Avaliação é só lá para Novembro...

Este país crl :facepalm:

Resumindo: "epá, isso foi tudo muito bonito e bem feito, mas nós queremos é kick and rush, para honrar a tradição!". Algo do género?

Compartilhar este post

Link para o post

Clean sheet!

Jogaço, nem respiravam quando atacávamos e defensivamente também estivemos muito bem, tive duas ações incorretas no inicio mas

depois acordei e fiz o que tinha a fazer.

Pecou por só ter entrado uma que podiam ter sido 4. A meio da semana é contra o fânzeres para a taça brali, é para cumprir calendário

visto que perdemos contra o pasteleira o 1 jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo: "epá, isso foi tudo muito bonito e bem feito, mas nós queremos é kick and rush, para honrar a tradição!". Algo do género?

Népia.

Foi tipo.

Organização defensiva com foco na linha de 4. Trabalhei sobre os princípios de bola descoberta e bola coberta com a linha a controlar a profundidade com uma classe do crl para 15 min de exercício com gajos que não conheces. Meio campo super organizado, tanto que durante 2 minutos o central deles esteve a bater bola para o meu GR diretamente. Nem tinham por onde sair. Em 15 minutos sofri 0 remates, 0 golos, fartei-me de recuperar bolas no meio campo, etc, etc...

Mas... Não era nada disso que eles queriam. Queriam era que parasse e dissesse: "lateral, quando a bola entrar no extremo sobe e pressiona (demonstração...)" "central, quando vem de frente sai e os 3 formam nova linha (demonstração)"... Tipo, os meus jogadores estavam a fazer tudo isso, só não precisei foi de parar e demonstrar de forma mecânica nada... Mas era o critério...

Eu para mim o critério devia ser que em 15 minutos de organização defensiva sofremos 0 golos e concedemos 0 remates, mas pronto...

Ah e parei uma vez a pedir comunicação ao central que estava naquele momento a liderar a linha porque estava o outro central plantado a dar 10 metros de profundidade e eu já estava a ver bola a entrar no espaço e o gajo a pôr tudo em jogo e o gajo diz que eu não posso fazer isso porque a bola ainda estava longe da baliza... Mas tipo? O meu trabalho não é organizar, prever e minimizar os erros? É que aquilo não era um problema naquele segundo, mas ia ser passado uns 4 ou 5...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Népia.

Foi tipo.

Organização defensiva com foco na linha de 4. Trabalhei sobre os princípios de bola descoberta e bola coberta com a linha a controlar a profundidade com uma classe do crl para 15 min de exercício com gajos que não conheces. Meio campo super organizado, tanto que durante 2 minutos o central deles esteve a bater bola para o meu GR diretamente. Nem tinham por onde sair. Em 15 minutos sofri 0 remates, 0 golos, fartei-me de recuperar bolas no meio campo, etc, etc...

Mas... Não era nada disso que eles queriam. Queriam era que parasse e dissesse: "lateral, quando a bola entrar no extremo sobe e pressiona (demonstração...)" "central, quando vem de frente sai e os 3 formam nova linha (demonstração)"... Tipo, os meus jogadores estavam a fazer tudo isso, só não precisei foi de parar e demonstrar de forma mecânica nada... Mas era o critério...

Eu para mim o critério devia ser que em 15 minutos de organização defensiva sofremos 0 golos e concedemos 0 remates, mas pronto...

Ah e parei uma vez a pedir comunicação ao central que estava naquele momento a liderar a linha porque estava o outro central plantado a dar 10 metros de profundidade e eu já estava a ver bola a entrar no espaço e o gajo a pôr tudo em jogo e o gajo diz que eu não posso fazer isso porque a bola ainda estava longe da baliza... Mas tipo? O meu trabalho não é organizar, prever e minimizar os erros? É que aquilo não era um problema naquele segundo, mas ia ser passado uns 4 ou 5...

Ah entendo. Sinceramente, pela descrição (que neste caso é sempre enganosa, que isto bom mesmo é ver para crer), essa abordagem pretendida mais parece a abordagem que se tem na formação, do que a abordagem que se tem com uma equipa sénior. Não se vai ensinar um lateral a defender no 1x1 ao nível sénior. Ele já tem que saber isso. O reposicionamento da linha defensiva já é diferente, porque é uma dinâmica colectiva, que não depende apenas de uma individualidade.

Já agora, os gajos eram jogadores de algum clube aí da zona? Ou eram do "Sindicato", por assim dizer, jogadores sem clube?

Compartilhar este post

Link para o post

Clean sheet!

Jogaço, nem respiravam quando atacávamos e defensivamente também estivemos muito bem, tive duas ações incorretas no inicio mas

depois acordei e fiz o que tinha a fazer.

Pecou por só ter entrado uma que podiam ter sido 4. A meio da semana é contra o fânzeres para a taça brali, é para cumprir calendário

visto que perdemos contra o pasteleira o 1 jogo.

E nós mais uma vitória, no Sobreirense. Já vamos em 2º!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah entendo. Sinceramente, pela descrição (que neste caso é sempre enganosa, que isto bom mesmo é ver para crer), essa abordagem pretendida mais parece a abordagem que se tem na formação, do que a abordagem que se tem com uma equipa sénior. Não se vai ensinar um lateral a defender no 1x1 ao nível sénior. Ele já tem que saber isso. O reposicionamento da linha defensiva já é diferente, porque é uma dinâmica colectiva, que não depende apenas de uma individualidade.

Já agora, os gajos eram jogadores de algum clube aí da zona? Ou eram do "Sindicato", por assim dizer, jogadores sem clube?

De um clube. Não sei é qual :lol:

Eles no próprio "guião" do curso dizem. "Shaping a Team - Back Four Defending" - Give one option to the full back and one option to the centre back. É isto. Quando é "qlq coisa - attacking" é give two options to full back, two options to centre back.

És obrigado a trabalhar na direção de uma baliza, em meio campo, sempre com 16 jogadores e não podes fazer mais nada. Não há cá fazeres os teus exercícios para o efeito ou organizares coletivamente, muito menos preveres um erro e corrigires do ponto de vista organizacional. Correções só depois de erros individuais e sempre com incidência individual.

É a mecanização do jogo. A robotização do mesmo. É um clássico por aqui. Jogadores que decoram o jogo e não o aprendem, não são versáteis dentro dele nem o compreendem inteligentemente.

Calhou-me Mid 4 Attacking para a avaliação final. Estou mesmo a ver a pedir a um dos médios para baixar junto dos centrais e os gajos a dizer que estou a trabalhar 3 centrais :lol:

Já agora, Poeira, tu que acompanhas tudo e mais alguma coisa, que equipas é que achas que têm os 4x4x2's mais interessantes de observar?

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...