Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

De um clube. Não sei é qual :lol:

Eles no próprio "guião" do curso dizem. "Shaping a Team - Back Four Defending" - Give one option to the full back and one option to the centre back. É isto. Quando é "qlq coisa - attacking" é give two options to full back, two options to centre back.

És obrigado a trabalhar na direção de uma baliza, em meio campo, sempre com 16 jogadores e não podes fazer mais nada. Não há cá fazeres os teus exercícios para o efeito ou organizares coletivamente, muito menos preveres um erro e corrigires do ponto de vista organizacional. Correções só depois de erros individuais e sempre com incidência individual.

É a mecanização do jogo. A robotização do mesmo. É um clássico por aqui. Jogadores que decoram o jogo e não o aprendem, não são versáteis dentro dele nem o compreendem inteligentemente.

Calhou-me Mid 4 Attacking para a avaliação final. Estou mesmo a ver a pedir a um dos médios para baixar junto dos centrais e os gajos a dizer que estou a trabalhar 3 centrais :lol:

Já agora, Poeira, tu que acompanhas tudo e mais alguma coisa, que equipas é que achas que têm os 4x4x2's mais interessantes de observar?

What? É preciso o erro acontecer para ser corrigido? :estrelas:

Pois, é por isso que o treinador português em geral depois dá baile nessa malta. Eles acham que podem prever o jogo, que podem estabelecer "regras" para certas situações específicas do jogo. E depois a coisa dá para o torto e eles não conseguem compreender onde está o erro. Pois claro que não. Quem não assume o jogo como um fenómeno imprevisível, nunca vai conseguir entender porque é que por vezes as coisas dão para o torto, mesmo que no papel esteja tudo correcto. É por isso que eles deliraram quando o Gauld apareceu por aí, por exemplo. Um escocês com aquela compreensão do jogo, que tem a percepção de que não há duas situações de jogo iguais, que não se prende à zona do terreno predefinida para a posição que ocupa, que varia bastante as suas acções e que pensa o jogo à frente dos outros é tipo, a total antítese daquilo que é o típico jogador escocês. Que é previsível, limitado nas suas acções e reactivo, e não pro-activo.

Quanto às equipas, se fosse na época passada, diria Liverpool e Salzburgo, sem pensar duas vezes. Mas agora o Liverpool mudou de esquema (com a saída do Suárez e a lesão do Sturridge) e o Schmidt saiu do Salzburgo, e com isso a qualidade do futebol da equipa diminuiu radicalmente. Portanto, em termos de complexidade táctica, Atlético Madrid, obviamente. É uma equipa que parte do 4x4x2, mas que tem uma flexibilidade táctica assinalável. O Dortmund também pode ser um bom exemplo. Embora ainda não tenha visto muito deles, pareceu-me que estão progressivamente a passar do 4x2x3x1 para um 4x4x2 mais complexo, com o Aubameyang numa zona mais central e mais próximo do Immobile/Ramos. O próprio Benfica pode ser interessante para se explorar, e de certeza que estás à vontade para falar sobre isso. Penso que qualquer uma destas 3 pode ser um exemplo interessante de se analisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu as referências do Benfica tenho bem presentes como é óbvio. Atlético também claro.

Curtia de uma equipa assim menos óbvia mas bem trabalhada. Menos óbvia no sentido de os jogos não serem tão unidirecionais. É que o Benfica é fixe, mas muitos dos jogos é jogar contra autocarros e contra equipas que não colocam realmente à prova o sistema em si.

Não tenho acompanhado a Bundesliga. Vou dar um olho no Dortmund. A liga alemã é competitiva e os gajos até nem estão a começar bem, por isso deve ser uma análise interessante.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso essa cena que o Infinito falou encaixa que nem uma luva numa cena que li este ano para um projeto que fiz na faculdade (sei que o Infinitio não gosta da faculdade, mas cá vai na mesma :mrgreen: )

"Os modelos tradicionais do treino de futebol têm tido um maior enfoque sobre a forma mais correcta de realizar uma acção. A tentativa de se preparar uma equipa para o jogo através da prática repetitiva de padrões de movimentos isolados é uma abordagem reducionista e é uma preparação adequada para a produção de padrões de movimentos consistentes em ambientes previsíveis"

Movimentos isolados e ambientes previsíveis...acontece que um jogo de futebol, de previsível não tem nada... e por alguma razão este tipo de coisas está associado a modelos tradicionais

Editado por FabioK

Compartilhar este post

Link para o post

Pois.. E agora? Preciso do diploma vou-lhes dizer o quê? Que não pescam daquilo?

f*dido né ? :lol: No fundo o que conta no fim é o papel...o que sabes ou não acaba por ser um bocado secundário.

E era só para mostrar também que estamos à frente de todos a este nível.

Atenção que isto é uma opinião pessoal (a 2º frase)

Editado por FabioK

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos claramente à frente de muitos, mas também há muita m*rda aqui em Portugal...

Se fossem todos bons....havia de ser aqui uma alegria :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta semana já falamos... :mrgreen:

Só na próxima que há taça brali!

Sou menino de ir ao banco a primeira vez este ano, não gosto de jogar em losango e o jogo foi miserável..

Compartilhar este post

Link para o post

Só na próxima que há taça brali!

Sou menino de ir ao banco a primeira vez este ano, não gosto de jogar em losango e o jogo foi miserável..

Afinal tenho é jogo treino contra o castêlo amanhã. Os treinos à segunda são um abuso do crl, 2h 30m e só vemos 45 de bola, o resto é fisico. E supostamente é light. :lol:

Estou todo f*dido, quando chegar a casa vou fazer um banho de gelo para ver se fico melhor. Vocês jogam onde?Nevogilde?

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal tenho é jogo treino contra o castêlo amanhã. Os treinos à segunda são um abuso do crl, 2h 30m e só vemos 45 de bola, o resto é fisico. E supostamente é light. :lol:

Estou todo f*dido, quando chegar a casa vou fazer um banho de gelo para ver se fico melhor. Vocês jogam onde?Nevogilde?

Clássico.

Compartilhar este post

Link para o post

Clássico.

Já estou um bocado melhor mas fds, vamos lá ter calma, chegar ás 23 30 a casa é um bocado tarde para dizer pouco, considerando que tenho de me levantar bem cedo para ir para o curso.

Mas pronto, é um sacrifício que tem de ser feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah isto é que é o treino de recuperação após o jogo? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah isto é que é o treino de recuperação após o jogo? :mrgreen:

É sempre certo que corremos 15 minutos, mas nesses 15 minutos quando começo a ver o prof a encher o campo de circuitos cheios de cones, barras, postes, bolas medicinais e exercícios corporais onde o único objectivo é levar-te ao limite fisicamente e mentalmente, pergunto-me sempre se tivemos mesmo jogo no dia anterior ou não.

Mas é certo que fazemos aquilo sem problemas. Também porque já o fazemos desde o primeiro dia :mrgreen: . Até o alcino com 40 anos, parece que tem 25 com as melhorias físicas que isto lhe fez. O gajo já joga que se farta (também jogou na 2 liga, que remédio :mrgreen: ).

O banho de gelo fez tão bem. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre certo que corremos 15 minutos, mas nesses 15 minutos quando começo a ver o prof a encher o campo de circuitos cheios de cones, barras, postes, bolas medicinais e exercícios corporais onde o único objectivo é levar-te ao limite fisicamente e mentalmente, pergunto-me sempre se tivemos mesmo jogo no dia anterior ou não.

Mas é certo que fazemos aquilo sem problemas. Também porque já o fazemos desde o primeiro dia :mrgreen: . Até o alcino com 40 anos, parece que tem 25 com as melhorias físicas que isto lhe fez. O gajo já joga que se farta (também jogou na 2 liga, que remédio :mrgreen: ).

Sim, jogamos no Foz. O nosso "presidente" (isto basicamente é uma empresa) ficou com o pasteleira e vai lá por sintético e etc... Mas as obras atrasaram.

É sintético, mas é pequeno, principalmente estreito.

Compartilhar este post

Link para o post

Com jeitinho faziam-se uns circuitos e ainda se tinha levado o Eusébio ao último Europeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer treinos de recuperação com exercícios desses, coisa linda :lol:

É o clássico da distrital.

Compartilhar este post

Link para o post

Meninos.

O meu treino-padrão da Segunda chegou a ser...3/4 séries de estafetas. Primeiro a toda a volta do campo, depois de canto a canto. Era só velocistas no final da época :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, jogamos no Foz. O nosso "presidente" (isto basicamente é uma empresa) ficou com o pasteleira e vai lá por sintético e etc... Mas as obras atrasaram.

É sintético, mas é pequeno, principalmente estreito.

Fixe, sei bem qual é o campo, afinal de contas fui ganhar aí 2-0 com o nogueirense no ano passado. 8)

Com jeitinho faziam-se uns circuitos e ainda se tinha levado o Eusébio ao último Europeu.

Para um gajo que estava mais que fora de forma quando se juntou a nós e mal fazia uma parte, conseguir acabar agora o jogo é de admirar.

Fazer treinos de recuperação com exercícios desses, coisa linda :lol:

É o clássico da distrital.

A juntar à paleodieta, tem tudo para funcionar bem. :lol:

Meninos.

O meu treino-padrão da Segunda chegou a ser...3/4 séries de estafetas. Primeiro a toda a volta do campo, depois de canto a canto. Era só velocistas no final da época :lol:

No Desportivo? É que se foi, então isso não é nada :mrgreen: .

Compartilhar este post

Link para o post

Yap. Mas este é só o mais curioso de que me lembro. Eram todos dentro desse registo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu onde jogo fazemos a típica corrida à volta do campo e o aquecimento, com uns meínhos pelo meio e a partir daí é tudo exercícios com bola, que envolvem corrida, mas sempre a ter um bocado de bola... nem que seja remate após fazer circuito de corrida/agilidade ou passe...

Compartilhar este post

Link para o post

Esses circuitos tiram quanto tempo ao que verdadeiramente interessa? Deve ser um complemento de uma sessão, na minha opinião não se deve fazer um planeamento à volta de circuitos... Independentemente de como acabem.

E essa do correr à volta do campo. :lol:

Há uma ou duas semanas fui ver um treino de um amigo meu e no outro lado do meio campo estavam três mecos com uma equipa de sub-10, primeira coisa que fizeram: correr à volta do campo. Pareciam andorinhas desnorteadas, cada uma para seu lado, só se ouvia o treinador: "Junta, Junta!!!".

Compartilhar este post

Link para o post

Esses circuitos tiram quanto tempo ao que verdadeiramente interessa? Deve ser um complemento de uma sessão, na minha opinião não se deve fazer um planeamento à volta de circuitos... Independentemente de como acabem.

O treino à segunda é de 2h 30 e só vemos 45 de bola. No resto da semana são 15 m a correr para o prof organizar as coisas mas o resto

é com bola.

Compartilhar este post

Link para o post

nem vale a pena dizer o quão ridiculo isso é( a cena de fazer esses treinos) :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...