Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Esse ? o pr?mio, a conclus?o, a aplica??o. A verdadeira ?rea de interven??o, o verdadeiro trabalho, o esfor?o e suor sem montra, n?o reside nos jogos...

E ? na aplica??o que se v? se o trabalho antes realizado foi bem feito, com bom esfor?o e dedica??o ou n

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre, creio que para tirar o curso de arbitragem o minimo de idade ? de 13 anos... Isto porque um colega meu que ? arbitro federado o tirou com esta idade... Agora resta saber se o tirou com essa idade ou mais novo...

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, a minha inscri??o est? feita. Como n?o fui federado vou ter que fazer um exame t?cnico-t?ctico.

Tenho dois pedidos a quem me puder ajudar:

1?- Algu?m me pode orientar acerca do que ? exigido a n?vel do referido exame t?ncio-t?ctico?

2?- Algu?m tem um programa curricular do curso N?vel 1 que me possa fornecer? O paulocesar n?o tem o N?vel 1?

Compartilhar este post

Link para o post

S? agora ? que reparei que este t?pico existe.

Eu j? me decidi mesmo, ? treinador que quero ser, e em principio para o ano, no 10? devo seguir Psicologia (ou a coisa mais pr?xima relacionada, por falta de tempo ainda n?o me informei, se possivel alguem me pode informar se ? mesmo Psicologia ou ? outra coisa com outro nome?) porque Desporto seria muito puxado para o meu p? esquerdo (j? pare?o o Mantorras, ando a coxear muito, as aulas de Fisica s?o um esfor?o autentico.) e depois assim mais tarde seguir Psicologia Desportiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Shaft, tu em Desporto n?o praticas desporto. Praticas o mesmo Desporto que os dos outros agrupamentos, sem tirar nem p?r. Eu este ano at? tenho tido menos aulas que os outros agrupamentos.

Tens dois blocos semanais de Educa??o Fis?ca, igual aos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu j? me decidi mesmo, ? treinador que quero ser, e em principio para o ano, no 10? devo seguir Psicologia (ou a coisa mais pr?xima relacionada, por falta de tempo ainda n?o me informei, se possivel alguem me pode informar se ? mesmo Psicologia ou ? outra coisa com outro nome?) porque Desporto seria muito puxado para o meu p? esquerdo (j? pare?o o Mantorras, ando a coxear muito, as aulas de Fisica s?o um esfor?o autentico.) e depois assim mais tarde seguir Psicologia Desportiva.

No 10? n?o h? nenhum curso especificado como Psicologia. Podes entrar em Psicologia praticamente a partir de quase todos os cursos do Secund?rio, eu recomendava Ciencias e Tecnologia porque ? importante a Biologia para Psic segundo me disseram, e depois escolhes Psic no 12?. Ou ent?o Humanidades se n?o te deres bem com Matem?tica. Para tirares Psicologia Desportiva, 1? tens de ser licenciado em Psicologia. E acho que a p?s-gradua??o em Psicologia Desportiva s? existe em Rio Maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tamb?m vou para Psicologia Desportiva :celebracao:

No 10? n?o h? nenhum curso especificado como Psicologia. Podes entrar em Psicologia praticamente a partir de quase todos os cursos do Secund?rio, eu recomendava Ciencias e Tecnologia porque ? importante a Biologia para Psic segundo me disseram, e depois escolhes Psic no 12?. Ou ent?o Humanidades se n?o te deres bem com Matem?tica. Para tirares Psicologia Desportiva, 1? tens de ser licenciado em Psicologia. E acho que a p?s-gradua??o em Psicologia Desportiva s? existe em Rio Maior.

Existe no Norte, n?o te sei ? dizer exactamente onde.

Compartilhar este post

Link para o post

9793 Psicologia do Desporto e Exerc?cio [Lic-1? ciclo]

Curso organizado de acordo com o Processo de Bolonha 3145 Instituto Polit?cnico de Santar?m - Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Compartilhar este post

Link para o post
Shaft, tu em Desporto n?o praticas desporto. Praticas o mesmo Desporto que os dos outros agrupamentos, sem tirar nem p?r. Eu este ano at? tenho tido menos aulas que os outros agrupamentos.

Tens dois blocos semanais de Educa??o Fis?ca, igual aos outros.

Isso deve ser s? na tua escola. Na minha pratico mais Desporto que os outros. Tenho dois blocos de E.Fisica como todos, mas depois tenho 4 blocos semanais de PDR, em que 2 desses Blocos s?o pr?ticos e dois te?ricos, portanto ? como se tivesse 4 blocos de E. Fisica por semana. Para n?o falar em ODD, a minha disciplina preferida onde s? se fala em Desporto, contratos profissionais, lei de bases a assim.

Diz-me AC, como tu eu tamb?m estou no 11?, depois disso vais para a Faculdade ?

Eu, n?o sou grande aluno, chumbei no 10?, mas tamb?m quero ser treinador de futebol, mas a faculdade provavelmente n?o ? o meu futuro. Sei que se n?o for para a faculdade posso na mesma frequentar o curso de treinador, mas isso vai-me tirar algumas oportunidades no futuro, ou ir para a faculdade ? irrelevante ?

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas aulas pr?ticas de PDR s?o raras, para teres uma ideia ainda n?o fiz nem uma este ano. E ainda bem.

Fui para desporto pela parte te?rica, n?o pela pr?tica. Para dizer a verdade estou saturado de EF e venero PDR e ODD.

Tu n?o tens um livro em PDR para dar? Ca raio...

N?o tenho raz?o de queixa das minhas notas, nunca chumbei e acabei o ano passado com cerca de 14 de m?dia. A estudar muito pouco...

Eu vou seguir para a faculdade para ter uma forma??o acrescida na ?rea do desporto, na ?rea do treino desportivo. Al?m disso, n?o tenciono sair da faculdade sem o III n?vel de treinador debaixo do bra?o. O III j? exige est?gio e tudo mais, tenho consci?ncia disso.

A ?nica coisa que eu acho execr?vel neste curso ? realmente o hor?rio. Demasiado para quem gosta t?o pouco de escola como eu...

Andas em que escola?

Compartilhar este post

Link para o post
As minhas aulas pr?ticas de PDR s?o raras, para teres uma ideia ainda n?o fiz nem uma este ano. E ainda bem.

Fui para desporto pela parte te?rica, n?o pela pr?tica. Para dizer a verdade estou saturado de EF e venero PDR e ODD.

Tu n?o tens um livro em PDR para dar? Ca raio...

N?o tenho raz?o de queixa das minhas notas, nunca chumbei e acabei o ano passado com cerca de 14 de m?dia. A estudar muito pouco...

Eu vou seguir para a faculdade para ter uma forma??o acrescida na ?rea do desporto, na ?rea do treino desportivo. Al?m disso, n?o tenciono sair da faculdade sem o III n?vel de treinador debaixo do bra?o. O III j? exige est?gio e tudo mais, tenho consci?ncia disso.

A ?nica coisa que eu acho execr?vel neste curso ? realmente o hor?rio. Demasiado para quem gosta t?o pouco de escola como eu...

Andas em que escola?

PDR, como ? Pr?ticas Desportivas e Recreativas sempre dei com aulas pr?ticas. No meu primeiro d?cimo as aulas eram todas pr?ticas sem excep??o, e a avalia??o era feita da seguinte forma. A stora mandava-nos observar na aula e tiravamos notas nas fichas de observa??o que realiz?vamos e depois na aula seguinte tinhamos que levar um relat?rio mostrando os par?metros que observamos e as conclus?es que tiramos depois de observar a equipa ou o jogador, de vez em quando faziamos observa??o individual, outras vezes colectiva.

O ano passado, no meu segundo d?cimo, j? come?ou a ser repartido, era uma aula pr?tica, outra te?rica. Eu inscrevi-me porque pensei que ia ser mais aulas pr?ticas como tinha sido no meu primeiro ano, mas quando me deparei com aulas exibidas em powerpoint, anulei a matricula, porque tinha tido positiva no primeiro ano.

Este ano, ? uma aula pr?tica e outra te?rica tamb?m, mas como temos 8 horas de PDR por semana isso implica que eu tenha 4 horas pr?ticas por semana, e assim passo 8 blocos no gin?sio.

Temos livro de PDR sim, ? um que diz Fair Play na capa, ? o mesmo que o teu certamente. Mas a stora at? hoje ainda nem sequer mandou levar o livro, estamos a tratar de um projecto que n?o implica a utiliza??o do livro.

Pois eu provavelmente n?o vou para a faculdade, tenho ? medo que depois isso me estrague a vida, mas tamb?m ir para l? e depois n?o conseguir concluir o curso, e ainda por cima entrar na de Lisboa certamente que n?o entro, ( estou a falar na FMH ), mas ? um caso a estudar.

Ando na Escola D. Pedro V, em Sete Rios.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o curso de n?vel 1 eles pedem os 5 anos de pr?tica mas isso ? s? para estabelecer crit?rios de selec??o. Se as vagas n?o forem todas preenchidas podem ter a certeza que a associa??o vos vai inscrever s? para ganhar mais dinheiro.

De qualquer das maneiras podem tirar cursos superiores de desporto e n?o ? em Educa??o Fisica, porque isso ? dar aulas, estou mesmo a falar em treino, na FMH (Faculdade Motricidade Humana), em Rio Maior ou no FCDEF (Faculdade de Desporto da Universdade do Porto). T?m cursos muito completos, para al?m de iniciarem o pessoal no meio, pois come?am a conhecer treinadores, ex-treinadores, futuros treinadores, dirigentes etc... e ainda t?m conhecimento dos semin?rios que por a? se fazem todos os anos que vos metem a par das novas tend?ncias do treino e ajudam na forma??o.

Quanto aos outros cursos n?o sei, mas o da FMH d? equival?ncia ao n?vel I (penso que o de Rio Maior n?o d?) e podem ter a certeza que o que aprendem no curso superior tem tudo aquilo que o nivel I vos vai dar (e at? mais).

Por isso se ainda tiverem duvidas se v?o tirar j? o nivel I ou n?o, eu aconselho a come?arem a tirar um curso superior, entrarem no meio atrav?s de seminarios e a darem treinos a mais jovens e podem at? tirar os cursos das associa??es enquanto est?o na faculdade.

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o tal exame t?cnico-t?ctico est? feito... Agora em Janeiro come?a a s?rio. Pelo que me disseram o curso dura cerca de 4 meses, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...