Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Está a correr muito bem, todo o ambiente em volta do FC Porto é de sonho e as pessoas são fantásticas. Só esta época é que vou começar efectivamente a ver jogos ao vivo, até agora o meu trabalho foi mais de secretária.

Ainda bem que te está a correr fixe. Por acaso é um cargo que estou a gostar bastante e também estou a gostar das pessoas relacionadas com o departamento.

O meu trabalho desde sempre que foi observar jogos, vais ver que vais gostar.

Disses-te que o teu trabalho é mais de secretária. Como assim? Será que me podes explicar melhor no que consiste esse trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post

Calculo que tenha a ver com o processamento dos dados que chegam dos outros observadores.

Trabalhas onde, Karagounis?

Ricardo, se continuares por aí, pode ser que eventualmente daqui a menos tempo do que se possa pensar a gente se encontre... :wink:

Compartilhar este post

Link para o post
Calculo que tenha a ver com o processamento dos dados que chegam dos outros observadores.

Trabalhas onde, Karagounis?

Ricardo, se continuares por aí, pode ser que eventualmente daqui a menos tempo do que se possa pensar a gente se encontre... :wink:

Pois, talvez. Mas como o meu trabalho é só através de observação de jogos, tava curioso em saber.

Trabalho para o Dpto. de Prospecção do SLB.

Huuummm, isso quer dizer que também vais entrar para este meio?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenciono saltar do meio das equipas técnicas tão cedo.

Mas os nossos trabalhos é que se podem cruzar, num futuro próximo. Quem sabe...

Cá estaremos caso alguma coisa se confirme.

Compartilhar este post

Link para o post
Não tenciono saltar do meio das equipas técnicas tão cedo.

Mas os nossos trabalhos é que se podem cruzar, num futuro próximo. Quem sabe...

Cá estaremos caso alguma coisa se confirme.

Mas creio que sempre podes conciliar trabalhares numa equipa técnica e ao mesmo tempo trabalhares neste meio.

Tas ai todo misterioso e já me deixas-te curioso (até rima) :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não me importava, mas além da falta de tempo, não sei se estou autorizado em trabalhar simultaneamente em dois clubes.

Se o dia tivesse 40 horas eu estava já lá...

Este ano uma boa parte da nossa equipa irá ser constituída por um trabalhinho que me custou algum tempo, que foi em todos os jogos referenciar os miúdos mais interessantes, para ir pedir nomes e datas de nascimento aos treinadores, folhinhas essas que estão todas nos registos do futebol jovem do Estrela.

Fiz um pouco esse trabalho camuflado no papel de treinador adjunto...

Quanto ao resto, existem boas possibilidades de este ano ser o meu último no Estrela e na Amadora. Vamos ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, tou a ver. Por vezes não é uma questão de gosto ou de vontade é mais por uma questão de tempo....Compreendo perfeitamente.

Já tens alguma experiência na parte de observar jogadores, por isso de certeza que te ias adaptar bem ao cargo de observador.

Se entretanto seguíres esse caminho, teria todo o prazer de um mais tarde me cruzar contigo :wink: .

Compartilhar este post

Link para o post

ja agora como é que voces arranjaram esses postos de observadores nos clubes?

Compartilhar este post

Link para o post
ja agora como é que voces arranjaram esses postos de observadores nos clubes?

Depende dos casos....

Pode surgir através de uma proposta do clube, pode ser por "cunha", pode ser através de candidatura se houver falta de observadores perto da tua área de residência, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

És remunerado por isso? Ou não?

Já agora observas ai perto da tua casa certo? E as deslocações são por tua conta ou estão incluidas no "contrato"?

Compartilhar este post

Link para o post
És remunerado por isso? Ou não?

Já agora observas ai perto da tua casa certo? E as deslocações são por tua conta ou estão incluidas no "contrato"?

No meu caso, não sou remunerado. Posso receber uma lembrança por parte do clube, mas a nível de dinheiro não.

Sim, observo jogos perto da minha área de residência e as deslocações dão por minha conta.

Ou seja, é um trabalho feito sem "segundas intenções", feito essencialmente por gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente és explorado, aproveitando o teu gosto pegam nisso e exploram-te por assim dizer para conseguir lucrar com isso.

Não digo que isso seja mau, até porque é algo que agrada ás duas partes... mas...

Em relação as deslocações e afins eles poderiam ajudar mais nisso mas ok. Mas só vais aos jogos que queres ou são eles que te indicam os jogos ou tens tipo um X de jogos para analisar por época... etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora também fiquei curioso .. Como é que eu me candidato, por exemplo? Vou ali à secretaria do, por exemplo, vitória e pergunto pelo que ? Se há vagas para observador à borlix? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Basicamente és explorado, aproveitando o teu gosto pegam nisso e exploram-te por assim dizer para conseguir lucrar com isso.

Não digo que isso seja mau, até porque é algo que agrada ás duas partes... mas...

Em relação as deslocações e afins eles poderiam ajudar mais nisso mas ok. Mas só vais aos jogos que queres ou são eles que te indicam os jogos ou tens tipo um X de jogos para analisar por época... etc.

Depende do ponto de vista de cada um.

Não sou remunerado, mas sou "premiado" com uma lembrança, tenho direito a 2 bilhetes, tenho o privilégio de conhecer o centro de estágio.

Os jogos são completamente à minha escolha, vou aos que posso ir e aos que me dão mais jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

E é um trabalho "á balda", ou tens parâmetros que tens que seguir na analise dos jogos e assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Não creio que um clube de tamanha grandeza não lhe forneça orientações sobre os parâmetros a observar nos atletas.

Compartilhar este post

Link para o post
Não creio que um clube de tamanha grandeza não lhe forneça orientações sobre os parâmetros a observar nos atletas.

Esse mesmo clube de tamanha grandeza que nem sequer lhe paga as deslocações ou que só lhe dá como privilégio o ir ao Centro de Estagio e ir a dois jogos á borla?

Ir ao Centro de Estagio/Caixa Futebol Campus, também uma pessoa dita "normal" sem esse tipo de funções no clube vai e vai visitar aquilo. Acho que deveriam dar mais atenção a estas pequenas coisas, pois é ai que se vê a grandeza de um clube.

Parece-me pouco... acredito que por haver muitos como ele é que o clube não pode fazer mais mas acho que era melhor ter menos e de qualidade do que os ter assim espalhados e ao Deus dará. Já agora, ele faz os relatórios e tudo muito giro, mas será que avaliam? Mandam-te as notas para casa sobre o que acharam do teu relatório e a pedir mais info's ou a darem-te mais dicas sobre o que melhorar e assim, ou lêem simplesmente o que mandas para lá?

Compartilhar este post

Link para o post

O meu pai aqui há dias falou-me nisto. Disse que se fosse mais novo não hesitava e ia tirar o curso. Acho que, no seu estilo discreto, me estava a dar o toque para eu considerar o mesmo.

No entanto, acho que a área que mais me "encanta" é a observação, de jogadores e de equipas. O treino não é propriamente coisa que me fascine...

Compartilhar este post

Link para o post
E é um trabalho "á balda", ou tens parâmetros que tens que seguir na analise dos jogos e assim?

Por exemplo, apesar de poder observar os jogos que quiser, preferem e dão mais importância a jogos de infantis e escolhinhas, na observação dos jogos tenho que cumprir uma série de normas em relação a minha postura como observador, nos relatórios feitos aos jogadores há muito rigor. Para cada tipo de escalão, para cada posição há sempre parâmetros que devo seguir, respectivamente. Depois do meu relatório, que passa para aos mãos dos "superiores" o jogador em questão realizara uns treinos no clube, nesses treinos será alvo de uma análise e ai será decidido se o jogador poderá ingressar no clube ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Já sei que se for ver os jogos e estiver lá algum miúdo ai de Valença foste tu que o indicaste.

Eles dão te uma ficha para preencheres e afins, era isso que queria saber. ;)

Já em relação ao passar para as mãos de superiores e assim, é tudo via msn/email. Ou eles fazem-te alguma visita e dão-te alguma formação ou algum aconselhamento in loco? Nem que seja num jogo apenas mas acho que era importante esse tipo de acompanhamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Já sei que se for ver os jogos e estiver lá algum miúdo ai de Valença foste tu que o indicaste.

Eles dão te uma ficha para preencheres e afins, era isso que queria saber. ;)

Já em relação ao passar para as mãos de superiores e assim, é tudo via msn/email. Ou eles fazem-te alguma visita e dão-te alguma formação ou algum aconselhamento in loco? Nem que seja num jogo apenas mas acho que era importante esse tipo de acompanhamento.

Pode ser que encontres lá algum puto de Valença ou daqui perto :biggrin:

Ahhh sim, tenho uma série de fichas que devo preencher.

Eu preencho as fichas, faço os relatórios que tenho a fazer e depois envio via mail.

Ao longo do ano o clube organiza alguns eventos para dar formação às pessoas ligadas ao clube. Mas dentro do Dpto há muita comunicação, que sempre vai dando para corrigir umas coisas, tirar umas duvidas, trocar ideias, etc.

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Satisfatoriamente bem esclarecido!

:fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

É assim, este ano o meu trabalho foi mais de recolha de dados de jovens jogadores de outros países, e fui aconselhado mesmo por eles a usar o FM. :carinhoso:

Não, não sou remunerado, só a partir dos 18 anos. Até porque também só esta nova época é que vou passar a ser oficialmente colaborador do Futebol Clube do Porto.

Quanto a como arranjei o cargo, digamos que quem espera que as coisas lhe caiam nas mãos, bem pode esperar sentado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...