Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Isso é das ideias feitas mais ridículas que existem...

Sem dúvida.

O escalão de Escolinhas até deve ser o escalão mais difícil e atractivo de se treinar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, aos 14. Nos escalões mais baixos existem inúmeros árbitros menores de idade.

Desde que não sejam totózinhos e influenciáveis por alguns e tenham a certeza do que estão a fazer... os treinadores abusam e sei do que falo.

Há muita manha, e eu neste momento sei identificar o tipo de árbitro que quase pede desculpa por tomar uma decisão contra nós (já apanhei destes) e que quase treme quando ouve um grito do banco a protestar com a decisão dele, e o tipo de árbitro que não permite que se diga uma palavra contra o trabalho dele.

Os primeiros são um docinho nos jogos mais quentes, em jogadas mais divididas ou em bolas junto à linha perto do nosso banco um " 'tá fora!" ou um "nossa!" e eles decidem logo a nosso favor.

É aos montes.

Compartilhar este post

Link para o post
Os primeiros são um docinho nos jogos mais quentes, em jogadas mais divididas ou em bolas junto à linha perto do nosso banco um " 'tá fora!" ou um "nossa!" e eles decidem logo a nosso favor.

É aos montes.

Oh, tantos desses. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, mas tira o cavalinho da chuva.

As hipóteses do Sporting te responder são, digamos que, mínimas. :biggrin:

A esperança é a ultima a morrer. [-o<

Compartilhar este post

Link para o post
Mas antes ainda morrem muitos. :mrgreen:

Lulz para o mail do departamento de futebol juvenil do vitória. O mail não funciona, dá erro. :lol: Mandei para o Geral. :mrgreen:

Seja o que eles quiserem. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post
Lulz para o mail do departamento de futebol juvenil do vitória. O mail não funciona, dá erro. :lol: Mandei para o Geral. :mrgreen:

Seja o que eles quiserem. :carinhoso:

Eu não quis agoirar, mas já suspeitava.

Uma vez precisei de falar com eles, e deu erro também.

Umclubedaprimeiradivisãonacionalsemdinheiroparaterinternetseriousbusiness.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uma vez liguei para lá e também não me atenderam em quase nenhuma linha...

E o Mourinho chegou a ser profissional de futebol enquanto jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso esta cena do curso parece porreira. Não é que me veja a treinar alguma equipa, ou assim, mas até gostava de tirar o curso na mesma...nem que fosse pelo gozo de o fazer.

Alguém me podes esclarecer sobre as qualificações que cada nível do curso dá?

Compartilhar este post

Link para o post
Por acaso esta cena do curso parece porreira. Não é que me veja a treinar alguma equipa, ou assim, mas até gostava de tirar o curso na mesma...nem que fosse pelo gozo de o fazer.

Alguém me podes esclarecer sobre as qualificações que cada nível do curso dá?

Isso está constante de uma norma da FPF, mas nao estou a descobrir de momento.

MAs basicamente:

Nivel IV - Seleccionador Nacional e Treinador principal na 1ª Liga

Nivel III - Treinador Adjunto na 1ª Liga e principal na 2ª Liga.

Nivel II - Treinador Principal em na II Liga B e III Div. e camadas jovens nacional

Nivel I - Treinador Principal nos Distritais e Adjunto na III DIV e camadas jovens nacional

Compartilhar este post

Link para o post

Fala-se de mim por aqui e eu não sei?! LOL

Para quem perguntou, sim colaboro com o Departamento de Prospecção do SL Benfica, segundo percebi, tal como o Karagounis_10...

Se gostam de se levantar de manhã, apanhar chuva, ver chutão para a frente, apanhar velhotes a comer tremoços, gajos burros e de vez em quando ter de fugir de directores mal humorados, meus amigos tentem ser observadores eheh

Um abraço para todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Se gostam de se levantar de manhã, apanhar chuva, ver chutão para a frente, apanhar velhotes a comer tremoços, gajos burros e de vez em quando ter de fugir de directores mal humorados, meus amigos tentem ser observadores eheh

Tudo dito. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Fala-se de mim por aqui e eu não sei?! LOL

Para quem perguntou, sim colaboro com o Departamento de Prospecção do SL Benfica, segundo percebi, tal como o Karagounis_10...

Um abraço para todos!

Como eu te entendo, as coisas não são o mar de rosas que parecem ser....

Pelos vistos somos colegas :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

O Alex, e como é que se tira esse tal curso de àrbitro?

Compartilhar este post

Link para o post

Associação de Futebol de Lisboa, ligas para lá, dás os teus dados, e eles mandam-te uma carta com dados e ficha de inscrição para casa quando o curso se iniciar.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma duvida, se tirarmos o curso de arbitro temos que obrigatoriamente "ser arbitro" ? Ou seja, é possível tirar o curso de árbitro e nunca apitar um jogo?!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tirei o curso aos 18 anos, mas depois de entrar para a faculdade saí pois perderia o direito à bolsa de estudo

Compartilhar este post

Link para o post
Ola tenho 15 e anos e vou começar a tirar o curso de arbitro

:prayer: :prayer: Eu sou árbitro.

Que associação?

Tenho uma duvida, se tirarmos o curso de arbitro temos que obrigatoriamente "ser arbitro" ? Ou seja, é possível tirar o curso de árbitro e nunca apitar um jogo?!

Sim. Basta falares com os responsáveis da tua associação. Até podes arbitrar uma época, parar outra, e depois recomeçar, se arranjares um novo emprego, ou um estágio para longe, etc. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Sim. Basta falares com os responsáveis da tua associação. Até podes arbitrar uma época, parar outra, e depois recomeçar, se arranjares um novo emprego, ou um estágio para longe, etc. ;)

Nunca me fascinou ser arbitro. Apenas gostava de tirar o curso para aprender algumas coisas, pela experiência de tirar o curso, etc.... Pois não tenho intenção de ser arbitro, a não ser que fosse de escolinhas e infantis :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de estar a ler isto, deu-me vontade de tentar fazer alguma coisa nesta área. Ao menos se fosse treinador, seria um treinador que aposta nos flops xD

Compartilhar este post

Link para o post
Nunca me fascinou ser arbitro. Apenas gostava de tirar o curso para aprender algumas coisas, pela experiência de tirar o curso, etc.... Pois não tenho intenção de ser arbitro, a não ser que fosse de escolinhas e infantis :biggrin:

Isso já é parte dos núcleos de Árbitros, têm sessões por semana, em que tás a passar a tua experiência e a aprender muito, além do convívio. No futebol de 7, são estes núcleos que designam, não faz parte da associações. Mas é uma seca do crl os jogos dos putos. Não há casos, o futebol é mau, não curto.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é das ideias feitas mais ridículas que existem...

Gosto de ter ideias ridículas para ser diferente dos outros.

Sem dúvida.

O escalão de Escolinhas até deve ser o escalão mais difícil e atractivo de se treinar.

Não disse que deixaria de ser atractivo ou não. É sem duvida o mais exigente e aquele em que és capaz de perder a paciência mais facilmente. Mas também é aquele onde muito possivelmente não te dão grande valor. Acho que é um trabalho para quem além de treinador consegue ser um "pai" para os miúdos, como dependendo do feitio dos miúdos e afins isso é sempre incerto. A minha maneira de ser se já me irrita certas/certos pitas/pitos pela atitude que tem perante algumas coisas e algumas brincadeiras parvas e assim preferia sempre desenvolver outro tipo de trabalho. E não ter que passar por isso para me por a prova.

Sei que vou amadurecer e sei que vou ficar mais adulto e mais culto e com outra opinião mas neste momento preferia treinar os mais velhos aos escolinhas. Não digo que não sejam interessante mas aqui na minha zona por exemplo o Corroios os misters treinam 40 putos por sessão de treino. E ai não há ponta por onde se pegue sem ser treino físico e jogar a bola. De resto é mentira porque é inviável.

Compartilhar este post

Link para o post

Não funciona assim tão linearmente com isso, Nestum.

Uma equipa de futebol de 7 é normalmente composta por cerca de 14 elementos. As formações por norma têm mais crianças, e numa instituição normal, na pior das hipóteses colocam-te com 12 miúdos.

Na competição não fazes só isso, com 14 elementos. Nós este ano desenvolvemos um trabalho que fez quase uma mutação nos miúdos do começo da época para agora.

Simples exercicíos de movimentações pré-definidas na fase de jogo atacante (conforme o sistema que adoptares: nós jogávamos em 2x3x1), contigo a corrigir e a dar indicações para dentro de campo sobre os posicionamentos e a forma como a bola deve circular, e repetidos sistematicamente, já te criam fio de jogo.

Experimenta fazer isto a seguir com oposição, aumenta o número de jogadores oponentes de seguida, e já vais ver o jogo a fluir.

Este tipo de exercicíos feitos especificamente para o modelo de jogo (ou seja, não podes aplicar de forma igual em duas equipas, porque duas equipas têm transições/movimentações pré-definidas/rotinas diferenciadas) trazem-te resultados muito interessantes a este nível.

Nós na pré-época chegámos a levar 10 do Sporting, quando pegámos na equipa sem saber ler nem escrever, e por volta de Março infligimos a primeira derrota da época (desde Outubro) ao Benfica na Reboleira, numa jogada no último minuto feita ao primeiro toque, em que eles nos ficaram a ver jogar (ficou 2-1).

Com 40 miúdos, agora é óbvio que é completamente impossível de trabalhar. Se me fizesse algo parecido montava dois campos, chutava duas bolas para o ar, e mandava-os jogar.

Com uma equipa normal de futebol de 7, com os 14 elementos (considero ser o número ideal, o ano passado foram 15, e eram demais - ficavam 3 de fora todas as semanas, e porque nós tínhamos de olhar a resultados e existia um desnível ainda grande de uns 9 que faziam sempre falta e do resto da equipa, rodava sempre entre os mesmos), já podes trabalhar imensas coisas.

E quanto à paciência, aí entra outra parte do treino e da capacidade do treinador: a liderança... Por muitos problemáticos que os miúdos sejam a nível de comportamento, é importante que construas a tua imagem perante eles de tal forma, que mesmo que eles estejam a partir o balneário aos bocados, mal tu abras a porta eles se encolham e nem as moscas se oiçam. Isto é importante e faz falta, pelo menos nestas idades. Respeito ao líder, para não teres problemas mais tarde. E isto constrói-se logo de começo. Posso-me orgulhar de que este ano quando eu levantava a voz no balneário, durante o minuto seguinte nem uma mosca se ouvia...

Compartilhar este post

Link para o post
Não funciona assim tão linearmente com isso, Nestum.

Óbvio que as coisas nunca são assim tão lineares. Cada identidade tem a sua forma de ser/pensar.

Uma equipa de futebol de 7 é normalmente composta por cerca de 14 elementos. As formações por norma têm mais crianças, e numa instituição normal, na pior das hipóteses colocam-te com 12 miúdos.

Na competição não fazes só isso, com 14 elementos. Nós este ano desenvolvemos um trabalho que fez quase uma mutação nos miúdos do começo da época para agora.

Simples exercicíos de movimentações pré-definidas na fase de jogo atacante (conforme o sistema que adoptares: nós jogávamos em 2x3x1), contigo a corrigir e a dar indicações para dentro de campo sobre os posicionamentos e a forma como a bola deve circular, e repetidos sistematicamente, já te criam fio de jogo.

Experimenta fazer isto a seguir com oposição, aumenta o número de jogadores oponentes de seguida, e já vais ver o jogo a fluir.

Este tipo de exercicíos feitos especificamente para o modelo de jogo (ou seja, não podes aplicar de forma igual em duas equipas, porque duas equipas têm transições/movimentações pré-definidas/rotinas diferenciadas) trazem-te resultados muito interessantes a este nível.

Nós na pré-época chegámos a levar 10 do Sporting, quando pegámos na equipa sem saber ler nem escrever, e por volta de Março infligimos a primeira derrota da época (desde Outubro) ao Benfica na Reboleira, numa jogada no último minuto feita ao primeiro toque, em que eles nos ficaram a ver jogar (ficou 2-1).

Obviamente que no inicio não se pode esperar que tudo corra bem e que já tenham assimilado tudo e que o demonstrem, a paciência e a insistência são base para o sucesso. E acredito que com o passar do tempo se vai vendo que o trabalho até dá frutos e que estamos a chegar a bom porto. Obvio que não vais pedir mundos a fundos a miudos com essa idade, movimentos basicos e trocas de bolas simples que possas ir trabalhando e alguns aspectos posicionais. Nada que implique grandes movimentações mas que ao mesmo tempo seja algo "inovador" e seja algo que se faça notar e se dê a mostrar.

Com 40 miúdos, agora é óbvio que é completamente impossível de trabalhar. Se me fizesse algo parecido montava dois campos, chutava duas bolas para o ar, e mandava-os jogar.

Dei-te esse exemplo porque é assim que funciona ali naquele clube, aquilo é mais para os miudos terem uma actividade. Tem 4 treinadores e depois tem 40miudos que são divididos em grupos e fazem exercicios com bola e depois sai um jogo de futebol. Depois ve-se em torneios que levam bailinho e que não percebem nada e andam lá só por andar... Assim também acredito que a tarefa dos treinadores seja dificil.

Com uma equipa normal de futebol de 7, com os 14 elementos (considero ser o número ideal, o ano passado foram 15, e eram demais - ficavam 3 de fora todas as semanas, e porque nós tínhamos de olhar a resultados e existia um desnível ainda grande de uns 9 que faziam sempre falta e do resto da equipa, rodava sempre entre os mesmos), já podes trabalhar imensas coisas.

Claro que podes trabalhar muita coisa, se bem que uma equipa de 11 é bastante diferente mas com uma de 7 já consegues fazer coisas interessantes e trabalhar muita coisa.

E quanto à paciência, aí entra outra parte do treino e da capacidade do treinador: a liderança... Por muitos problemáticos que os miúdos sejam a nível de comportamento, é importante que construas a tua imagem perante eles de tal forma, que mesmo que eles estejam a partir o balneário aos bocados, mal tu abras a porta eles se encolham e nem as moscas se oiçam. Isto é importante e faz falta, pelo menos nestas idades. Respeito ao líder, para não teres problemas mais tarde. E isto constrói-se logo de começo. Posso-me orgulhar de que este ano quando eu levantava a voz no balneário, durante o minuto seguinte nem uma mosca se ouvia...

Isso é algo que vais ter que indo adquirindo ao longo do tempo... Vai de cada um, podes começar mais ameno e depois seres severo como pode ser o contrario. Há que haver a adaptação e conseguir uma mentalidade para tal. Mas tudo se consegue com esforço e dedicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...