Daniel Nogueira Publicado 19 Outubro 2016 Server 11 - Ano 203, Semana 1 Furillo acabou o seu penúltimo ano de júniores no top 10 vencendo 2 JG1 e vários JG2. Começou o novo ano na 1ª posição do ano, que não deverá manter durante muito tempo. No entanto promete dar luta pelos primeiros lugares do ranking. Abas venceu 2 JG2 no final do ano, entrando no seu ultimo ano de júnior na 16ª posição. Não espero grande coisa este ano sendo que já será bom se melhorar o ranking de inicio do ano. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 19 Outubro 2016 (editado) Server 11 - Ano 203 Com a mudança de ano passou a 2º do ranking. Vai ser complicado porque, por exemplo, é 30 semanas mais novo que o 1º e 3º classificados e tem menos treinos e acaba por ter o Furillo e o Chirino como adversário em terra batida, enquanto o Deng terá caminho livre em hard court. Espero, pelo menos, acabar o ano em 3º e conquistar o Italian Open em júniores. Novo ano, novo jovem. Não vai ser um portento mas tem capacidade para tentar ter bons resultados a nível sénior. A resistência dele é que me chateia um bocado, mas a ver vamos como se vai safar este ano em torneio de menor dimensão. Editado 19 Outubro 2016 por Koper Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 19 Outubro 2016 Mandei um convite para os senhores admin do clube CMPT :) Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 19 Outubro 2016 (editado) Estás a falar da derrota do Cea contra o Akanovic? Eu não me queixei da aleatoriedade do jogo nesse caso, até antevi a derrota quando ainda a competição ias nas primeiras rondas. Esta discussão é uma tontice :mrgreen: Questionei a aleatoriedade das semi-finais e da finais, nada mais. Já o fiz antes, sou um gajo chato. Nesse jogo havia outro fator determinante. A % do piso que inclinou o jogo de forma decisiva para o Akanovic. É espanhol, é cocó. O serviço não compara com o serviço. Daí eu ter falado da combinação serviço+velocidade. Simplificando as contas: O Miklosko servia com 2.5 e o Deng recebia com 3.4. Dava-te uma vantagem de 0.9. Por outro lado o Deng servia com 2.2 e o Miklosko recebia com 3.8. Vantagem do Miklosko de 1.6. É uma diferença de 7 décimas.Essa diferença transparece em todas as stats relativas ao serviço. O Miklosko fez 3 ases e o Deng nenhum; Fez 2 duplas faltas para 7 do Deng; Teve 74% no 1º serviço para 59% do Deng; É uma diferença significativa e que justifica a vitória. No entanto não justifica a "tareia". Essa é explicada pela conversão de 100% nos BP por parte do Miklosko. E esse valor é estranho se olharmos para a mentalidade de cada um. Por isso eu ter dito que a diferença na mentalidade terá sido anulada pela diferença na combinação Serviço+Velocidade. E, é claro, a fator random também terá tido a sua influência por ter caído, presumivelmente, sempre para o lado do Miklosko nesses pontos decisivos. Claro que esta análise é válida porque os valores de Técnica, Força, Fadiga, Forma e % de Piso estavam muito semelhantes entre ambos. Como é que calculas o valor adicional que dá a Força, Velocidade e Resistência durante o jogo? A servir e receber. Foi ao FAQ no jogo e aquilo não é muito esclarecedor. É que olhando para os valores totais de ambos, esperava que o Deng não tivesse dificuldades em servir mas que fosse uma missão quase impossível de receber o do Miklosko. No entanto, o serviço do Miklosko foi de facto intocável mas o Deng foi medíocre. Servidor 11 - Ano 203 Ano final de júnior do Deng. Como os outros dois jogadores que tenho no servidor 4, foi um jogador dispensado por outro treinador e consequentemente, está bastante atrasado nos treinos. Dito isto, a não ser que alguém faça um Ronin e saque um Akanovic das profundezas do ranking júnior, não vai ter muita concorrência em hardcourt. Espero que ganhe também Wimbledon, seria bonito. Editado 19 Outubro 2016 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 19 Outubro 2016 btw, alguém no servidor 11 quer fazer dupla de pares com o Deng? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Outubro 2016 1º título Challenger para o Acero! :prayer: E o Top100 já não está longe. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Outubro 2016 (editado) SERVER 3 Cordona revalida o título no Australian Open! :celebracao: Foi inesperadamente difícil. Este alemão de 22 anos apareceu sabe-se lá vindo de onde. Está no 42º lugar do ranking mas já está uma bestinha com 4.8 em técnica, 4.0 em serviço, 4.1 em força e 4.4 em resistência. A velocidade (3.2) e mentalidade (3.4) é que estão um bocadinho abaixo. O meu domínio não vai durar tanto tempo como eu pensava que poderia durar. E posso agradecer à mentalidade superior do Cordona esta vitória. Salvou 4 MP quando servia a 5-6 no 5º set e depois não perdoou logo no 1º BP para fazer o 7-6 e venceu ao 1º MP. Já estava a ver a vida a andar para trás... Editado 19 Outubro 2016 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Outubro 2016 Como é que calculas o valor adicional que dá a Força, Velocidade e Resistência durante o jogo? A servir e receber. Foi ao FAQ no jogo e aquilo não é muito esclarecedor. É que olhando para os valores totais de ambos, esperava que o Deng não tivesse dificuldades em servir mas que fosse uma missão quase impossível de receber o do Miklosko. No entanto, o serviço do Miklosko foi de facto intocável mas o Deng foi medíocre. A Força contribui com 20% do seu valor para o cálculo em todos os pontos disputados. A resistência não tem qualquer influência. Quanto à Velocidade tens razão. Eles nunca foram esclarecedores quanto ao seu impacto. Apenas foi transmitido que uma proporção do seu valor é utilizado nos pontos em que o jogador está a receber, sem nunca ter sido divulgado que proporção é essa. Por isso é que eu disse que estava a simplificar as contas e utilizei o valor na sua totalidade. A questão era relevante apenas para salientar a diferença. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Outubro 2016 Descartes, explica-me lá como é que um jogador com 0.1 de Serviço faz 42 DF e um jogador com 0.5 faz 46! Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Outubro 2016 (editado) Descartes, explica-me lá como é que um jogador com 0.1 de Serviço faz 42 DF e um jogador com 0.5 faz 46! Sem qualquer outra informação? É para eu adivinhar? Então cá vai uma série de hipóteses: 1 - Porque o jogador A tem mais velocidade que o jogador B; 2 - Porque o jogador B estava com a forma numa miséria; 3 - Porque o jogador B estava tão cansado que nem conseguia levantar a raquete; 4 - Porque o jogo se disputou no país do jogador A; 5 - Porque o jogador A tem mais técnica que o jogador B; 6 - Porque o jogador A tem mais força que o jogador B; 7 - Porque o jogo se disputou no piso preferido do jogador A; 8 - Uma combinação qualquer entre as 7 hipóteses anteriores. Editado 19 Outubro 2016 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Outubro 2016 Sem qualquer outra informação? É para eu adivinhar? Então cá vai uma série de hipóteses: 1 - Porque o jogador A tem mais velocidade que o jogador B: +0.1 2 - Porque o jogador B estava com a forma numa miséria: os valores que indiquei já contabilizavam a forma. 3 - Porque o jogador B estava tão cansado que nem conseguia levantar a raquete: não aplicável. 4 - Porque o jogo se disputou no país do jogador A: "Davis Cup" júnior tem factor casa? 5 - Porque o jogador A tem mais técnica que o jogador B: o jogador A tem -0.3 6 - Porque o jogador A tem mais força que o jogador B: o jogador A tem +0.5 = +0.1 técnica 7 - Porque o jogo se disputou no piso preferido do jogador A: +10% no jogador A = +0.1 técnica 8 - Uma combinação qualquer entre as 7 hipóteses anteriores: tudo depende do 4 se aplicar ou não. a minha dúvida é mesmo essa que dá a entender. para uma DF supostamente só conta o valor de serviço de cada jogador. ou o jogo consegue espelhar a maior técnica do adversário numa necessidade do jogador B arriscar mais no serviço? estou a tentar pensar em estatísticas neutras. o jogador A, p.e., ganhou 51.5% dos pontos ao longo do encontro, mas converteu 22/31 (71%) vs 19/45 (42%) de break points num jogo renhido à melhor de 5 sets e que deveria tornear um bocado o factor aleatório, quando a vantagem na mentalidade é de apenas +0.1 = +0.03 técnica. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Outubro 2016 a minha dúvida é mesmo essa que dá a entender. para uma DF supostamente só conta o valor de serviço de cada jogador. ou o jogo consegue espelhar a maior técnica do adversário numa necessidade do jogador B arriscar mais no serviço? estou a tentar pensar em estatísticas neutras. o jogador A, p.e., ganhou 51.5% dos pontos ao longo do encontro, mas converteu 22/31 (71%) vs 19/45 (42%) de break points num jogo renhido à melhor de 5 sets e que deveria tornear um bocado o factor aleatório, quando a vantagem na mentalidade é de apenas +0.1 = +0.03 técnica. Eu acho que o motor de jogo é muito mais simples que isso. O jogo calcula os resultados ponto a ponto. Em cada ponto o Jogador A apresenta-se com um determinado valor que decorre de uma série de variáveis ponderadas. O mesmo acontece com o Jogador B. O jogador que, para aquele ponto em concreto, tiver resultado superior, ganha o ponto. A definição do que são ases ou duplas faltas depende, no que julgo perceber, da diferença entre o resultado dos valores com que os Jogadores se apresentam à disputa de cada ponto. Se o jogador A, a servir, tiver um resultado superior a determinada margem, é contabilizado um ás. Se, pelo contrário, o resultado for favorável ao jogador B e superior a uma determinada margem é-lhe contabilizada uma dupla falta. Sempre foi assim que entendi o jogo. Aplicação pura e dura de um algoritmo que considera variáveis. A técnica, 20% da força, os descontos ou reforços relativos à fadiga e forma, a mentalidade quando se trata de Break-Points ou Tie-Break, o serviço quando o jogador serve, a velocidade quando recebe e a vantagem caseira quando se aplica. E um fator aleatório, claro. Caso contrário os jogos acabariam sempre com 60 60 ou 76 76. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Outubro 2016 (editado) SERVER 4 Está na altura de apresentar o conjunto de dados que comecei a elencar no "ano passado" mais ou menos por esta altura em que acabámos de ultrapassar metade do ano. Quanto ao próximo ano nos juniores, se as posições atuais se mantivessem, teríamos o seguinte ranking no seu início: 1 - Alejandro De la Madrid; 2 - Emil Frohlander (Eu); 3 - Jan Zelenohorsky (Koper); 4 - Karel Radvanec (Ronin); 5 - Pedram Khalilian; 6 - Didier Gratien (Inka); 7 - Baltasar Broberg; 8 - Neil Bonde; 9 - Aleksandr Kissin (Castano); 10 - Kurt Guggenberger. ... 20 - Martin Feldbaek (João Pedro) O CMPT vai continuar a dar cartas. E desta vez até o Ronin já nos apresenta o seu trunfo. É para ele a minha aposta para o ano que vem. O Radvanec, com maior ou menor dificuldade no piso duro, vai dominar. Agora a lista de jogadores CMPT Sub-23 com 17 anos ou mais que têm perspetivas de futuro (mínimo Top 20) nos séniores, analisados com base no seu "valor de mercado": 1 - Steffen Eppstein - 22y40w - 20º - 2224p (Bazamore) [NOVO] 2 - Friederich Schliemann - 21y46w - 23º - 1499p (Koper) [-138p] 3 - Karel Radvanec - 17y26w - 27º J - 1499p (Ronin) [NOVO] 4 - Rob Culbertson - 19y25w - 215º - 1104p (Danskin) [+92p] 5 - Sancho Ayerza - 18y42w - 872º - 1057p (Mesquita) [+243p] 6 - Yves Cea - 18y17w - 1º J - 1057p (João Pedro) [+243] 7 - Ozren Akanovic - 18y25w - 2º J - 1057p (Ronin) [+207] 8 - Jacint Garnica - 19y18w - 481º - 1012p (Mesut) [+85p] 9 - Vassili Daman - 18y08w - 11º J - 1012p (João Pedro) [+328p] 10 - Agusto Sosa - 18y03w - 4º J - 969p (Eu) [+255p] 11 - Ruben Riva - 17y35w - 7º J - 888p (Daniel Nogueira) [NOVO] 12 - Jan Zelenohorsky - 17y11w - 26º J - 779p (Koper) [NOVO] Da lista do ano passado saiu o Jonessen que o João Pedro dispensou na passagem a sénior. Tal como fiz no ano passado junto uma referência àqueles que estão no limite para passarem para a lista mas ainda não chegam lá. Que, curiosamente (ou talvez não) são os mesmos: o Balandier do Elliott, o Samarani do Daniel e o Gent do Danskin. Uma última nota para justificar os valores algo inflacionados do Eppstein e do Ayerza. Têm valores na característica "Pares" elevados em comparação com os restantes e isso aumenta-lhes o valor global. Eles não são tão bons como aparentam...:D Editado 20 Outubro 2016 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 20 Outubro 2016 No server 2, o meu Ford entra começa o último ano de júnior como nº1 do ranking. Para manter! Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 20 Outubro 2016 Uma última nota para justificar os valores algo inflacionados do Eppstein e do Ayerza. Têm valores na característica "Pares" elevados em comparação com os restantes e isso aumenta-lhes o valor global. Eles não são tão bons como aparentam...:D Escusavas de espetar ainda mais a faca, o raio do Ayerza anda a ver-se desgraçadinho para passar mais que uma ronda em futures, cum crl! :lol: Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 20 Outubro 2016 O Garnica já ganhou alguns Futures. Assim se vê quem é que levava a dupla às costas. 8) Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 20 Outubro 2016 O meu Culbertson também. Aliás, com 19 anos, creio que não haja melhor classificado do que ele! Já entrou no top 200. :) Compartilhar este post Link para o post
Daniel Nogueira Publicado 20 Outubro 2016 O Samarini também já ganhou uns quantos. Vai em 226º. :) Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Outubro 2016 O Garnica já ganhou alguns Futures. Assim se vê quem é que levava a dupla às costas. 8) Era o Ayerza devido ao seu valor em pares. 8) =============== No Server 4 já concluí o processo de recrutamento de treinadores. Fiquei com um lugar vago e decidi seguir o exemplo do João Pedro e criar um jogador. Não tive a sorte dele... Quem tiver curiosidade pode vê-lo na lista. É o australiano Weatherholtz. Escolhi para característica mais forte a resistência. Veio com 3.6 apenas. Para característica mais fraca a mentalidade. Tem 3.3. O pior foi o valor que lhe calhou na força. 2.3 ou 2.5... Uma tristeza... Foi logo dispensado. Contratei então um jogador mais ou menos só para ocupar o espaço vago e estou no mercado à procura de novidades decentes. Compartilhar este post Link para o post
Daniel Nogueira Publicado 20 Outubro 2016 Era o Ayerza devido ao seu valor em pares. 8) =============== No Server 4 já concluí o processo de recrutamento de treinadores. Fiquei com um lugar vago e decidi seguir o exemplo do João Pedro e criar um jogador. Não tive a sorte dele... Quem tiver curiosidade pode vê-lo na lista. É o australiano Weatherholtz. Escolhi para característica mais forte a resistência. Veio com 3.6 apenas. Para característica mais fraca a mentalidade. Tem 3.3. O pior foi o valor que lhe calhou na força. 2.3 ou 2.5... Uma tristeza... Foi logo dispensado. Contratei então um jogador mais ou menos só para ocupar o espaço vago e estou no mercado à procura de novidades decentes. Muito fraquinho realmente, não tiveste sorte nenhuma. :-| Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Outubro 2016 (editado) Servidor 2 Ano 226 Fez quanto a mim um último ano de júnior excepcional, tendo em conta que tinha um atraso considerável na técnica e no serviço em relação à concorrência, fruto de ter sido contratado com 15 anos e muitas semanas depois de ter sido dispensado pelo seu anterior treinador. Conseguiu inclusive chegar ao 3º lugar do ranking, tremeu um pouco a meio do ano, nomeadamente na época em que os torneios principais eram todos em terreno duro, mas no final do ano conseguiu vencer em duas semanas consecutivas dois JG1, bem como vencer todos os torneios JG1 e JG2 em que participou desde a semana 36, e voltou a recuperar lugares em força, terminando num magnífico 4º lugar. Agora para a luta nos seniores e depois de já ter conseguido recuperar praticamente todo o atraso que tinha quando o contratei, deposito neste espanhol muitas esperanças e oxalá que o seu ex-treinador mais tarde se arrependa de o ter despedido. O William Haegmann é um Patrick Varga (jogador acima) mais novo e sueco. Com a mudança de ano também entrou directamente para o 3º lugar do ranking junior, mas sem qualquer esperança de melhorar esta classificação através de resultados significativos na vertente de singulares, isto porque a concorrência directa parte com um avanço considerável, ainda assim convenci o líder do ranking a fazer parceria para os GSL e deu resultados logo na semana 4, com a vitória na Austrália. Ainda assim, considero o atraso do sueco mais difícil de recuperar que o atraso do espanhol, e embora ele venha a ter todas as características físicas a rondar o valor de 4, o que é excelente, não sei se vai conseguir atingir todo o seu potencial, por causa do atraso. Ainda tenho esperança nele. Vamos ver. Provavelmente a minha estrela da companhia no servidor 3. Consegui contratá-lo bastante jovem, e por isso ao contrário do que normalmente acontece, este norte-americano está bastante bem treinado e desenvolvido para a idade. Consegue recorrentemente vitórias em JG4. Decidi especializá-lo na terra batida e até não foi mal pensado, porque ao que parece a concorrência mais forte será em terreno duro, e ele poderá levar vantagem na parte da época de terra batida, e ter uma palavra a dizer nos torneios disputados em outros pisos. Contratado no decorrer do ano, fechou as contas no que ao meu plantel do servidor 3 diz respeito. Tenho tudo aquilo que poderia pedir. Dois jogadores mais velhos e dois jogadores mais novos, que se complementam perfeitamente, e que poderão ter boas carreiras a nível individual e mais tarde dar continuidade em pares, com carreira igualmente galardoadas nessa vertente. Este italiano terá valores a rondar os 3.7 em força, 3.9 em velocidade e 4.2 em resistência. Muito bom. Servidor 11 Ano 202 Primeiro ano de sénior para o alemão, começou calmamente nos torneios amadores onde rapidamente amealhou os pontos suficientes para entrar nos futures. Aí foi mais difícil entrar no ritmo certo, mas sem qualquer pressa, fui inscrevendo-o muito mais em torneios de prática porque me interessa bastante mais treiná-lo do que ganhar pontos, neste momento. Ainda assim terminou o ano em grande forma, e vai neste momento em seis torneios seguidos de futures onde o mínimo que consegue são as meias-finais. Fui um último ano de júnior sem qualquer stress nem pressão, porque sabia perfeitamente que ele não estava destinado a grandes vitórias, dada a sua FA. Acredito que ele possa vir a ser um tenista muito importante da sua geração, mas ainda faltam alguns anos até o seu nome ser reconhecido. Neste momento o foco é outro. Tem que acumular toda a experiência possível. Talvez a vitória mais sonante tenha mesmo sido a que conseguiu no Torneio do Clube CMPT, num terreno que estava longe de ser a sua especialidade. Com valores futuros de 3.7 de força, 3.3 de velocidade e 3.9 de resistência, sei que não estou na presença de uma verdadeira super-estrela, mas parece-me que neste momento já me afeiçoei demasiado a ele e já decidi que o quero manter toda a carreira. Neste último ano, sem dúvida que o ponto alto foi a vitória com o seu país na Taça do Mundo sub 15. A nova coqueluche. Consegui contratá-lo numa mudança de semana, mas como tinha quatro jogadores no plantel, tive que passar por aquele processo que apenas demora alguns segundos mas parecem horas, de dispensar o actual jogador para depois ir contratar o novo, esperando que entretanto ninguém tenha sido mais rápido. No processo libertei o actual jogador do Descartes. Terá valores a rondar os 4 na força, 3.9 na velocidade e 4.1 na resistência. Encontro-me a fazer uma experiência com este francês. Na verdade ele não está tão mal treinado quanto parece, tem neste momento mais de 7000 pontos de experiência por utilizar, a questão é que eu estou a querer deixá-lo propositadamente mais fraco, para que ele apenas se aguente em torneio de JG5 e JG4, inscrevo-o durante semanas consecutivas apenas em prática e quando a forma está praticamente no vermelho inscrevo-o em singulares e pares num JG5 ou JG4, esperando que ele vá o mais longe possível, para subir a forma e me dar mais algumas semanas para apenas me concentrar em torneios de prática. Editado 20 Outubro 2016 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 20 Outubro 2016 João, acho que é melhor colocares o Cea a treinar terra batida para que ele entre na categoria sénior na maior força na sua superfície preferida ;) Só estou a pensar no melhor para o teu tenista ;) ;) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 20 Outubro 2016 Eu só quero vencer o US Open em singulares. Se o fizer, pelas minhas contas, já não perco o nº1. Por isso, até lá, ele treina duro. Se o Akanovic ganhar, logo se vê. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 20 Outubro 2016 Contratei então um jogador mais ou menos só para ocupar o espaço vago e estou no mercado à procura de novidades decentes. vai um alemão bem treinado? Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 20 Outubro 2016 Eu só quero vencer o US Open em singulares. Se o fizer, pelas minhas contas, já não perco o nº1. Por isso, até lá, ele treina duro. Se o Akanovic ganhar, logo se vê. O Akanovic ganhou ao Cea num torneio de prática em hardcourt. Tou com medo. Compartilhar este post Link para o post