Black Hawk Publicado 2 Janeiro 2018 Confere, Marrocos torna-se um sorvedouro de homens e dinheiro se para lá formos sozinhos. Quando damos conta temos hordas de marroquinos (os gajos têm mais manpower do que nós, julgo) e aliados argelinos, tunisinos e até mamelucos ou otomanos. No Eu2 a certo ponto cheguei a ter 40 e tal galés otomanas em Lisboa a descarregar 30 mil soldados... Nisso está realista. Portugal conquistou umas quantas praças no norte (Ceuta, Tânger, Arzila, por aí) e mais umas no litoral atlântico, mas nunca dominou o território. Quando o tentou fazer... Bem, acho que todos sabemos como correu. Sobre os espanhóis, tenho lidado com eles não lidando de todo. Casamentos reais e alianças militares sempre em dia, entro em todas as guerras que eles quiserem mas sem nunca nelas participar, o que quero é que eles esqueçam que eu existo. Bem sei que mais cedo ou mais tarde me hão de atacar, mas quero adiar isso o mais possível até ter uma boa base de cidades pelo mundo a gerar manpower e receitas para lutar de igual para igual. Abandonei o save em que estava, cheguei a finais do século XVI. Já tinha descoberto quase tudo o que havia para descobrir, colonizado/conquistado aquilo que Portugal fez na realidade e até um pouco mais. Comecei um novo num nível mais difícil e agora sim, isto é um desafio. Bem mais difícil que o Eu2, bem mais lento, as descobertas e colónias surgem bem próximas das datas reais. Já não me divertia a jogar EU há muito tempo. Btw, acabei de descobrir que no Eu3 dá para mudar o nome das colónias e cidades que dominamos. Tenho andado a divertir-me a aportuguesar os nomes das províncias ou a dar-lhes os nomes que lhes demos quando por lá andámos. Isto é giro :mrgreen: PS: esse evento de Goa acontece no Eu3? Dava-me um jeito do carago chegar à Índia e ter um porto por lá sem ter de declarar guerra a meio mundo. No Eu2, Goa nem sequer estava ocupada, bastava enviar colonos para lá. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 3 Janeiro 2018 (editado) Há? Como é isso? btw, que DLC valem a pena, e porquê? Abres o menu do aliado e na parte inferior direita, onde tem as relaçoes do teu aliado com os outros paises, tem 3 sub-menus, e no terceiro, onde aparece o trust e os favors, ha uma opçao, que diz pra eles se prepararem Curioso, pra mim foi mais facil , de inicio, dar nos marroquinos, mas esperei que ficassem sem aliados e depois ataquei (sozinho) e saquei logo o norte todo, voltando depois pra terminar o trabalho. Editado 3 Janeiro 2018 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 3 Janeiro 2018 @SiulPi: Obrigado pelas respostas. Quanto ao siege já corrigi a forma como faço e, efectivamente, dá mais resultados. @Tio: Eu acabei por ir para o Norte de África aliado com Castille. Aproveitei foi o facto de um dos aliados de Marrocos estar em guerra e declarei guerra a Granada. Limpei granada rapidamente (e sem praticamente baixas). Depois entrei por Ceuta e saquei Tangiers. Again, sem grandes baixas (tinha um exercito de 17k e apenas por uma vez precisei da ajuda de Castille). Dominei Tangiers e Mellila. Chegado a este ponto optei por dividir o save em 2. Para efeitos das questões que vos quero colocar, vamos só falar do Save 1 para já (:mrgreen: desculpem lá o wall of text, as 1000 perguntas e o pinguinho, mas este jogo é viciante p crl :lol:). Save 1 (situação em traços gerais): - Tornei Granada vassalo; - Caguei em Mellila e fiz core a Tangiers; - Avancei com a Tecnologia Administrativa; - Ideias: Diplomatic -> Colonial Ventures + Quest for the New World - "Ocupei" Cabo Verde - Meti o explorador a tratar da vida dele; - Tenho um saldo positivo (120 ducats), manpower está óptimo (a guerra correu-me mesmo bem) mas perdi 2 barcos. Save 1 - Dúvidas: - Exercito: Com o fim da guerra, tenho 16 em 17. Compensa manter os 16, limitando-me a colocar a 0 o dinheiro gasto na manutenção das tropas? - Tangiers/Ceuta: Fazia parte da missão transformar em Core. Tenho 2 fortes. Compensa manter os 2? Estava a pensar destruir o de Ceuta (porque é Highlands). Vi um gameplay onde o tipo destruía (ou desactivava). Devo deixar quantos regimentos em Tangiers para axantrar o unrest? Neste momento tenho lá 8k e trouxe 8k para Portugal continental. - Granada Percebo que a opção de vassalagem é boa para não ter penalidades de overextension (que presumo que vá ter com a colonização?). Percebo, também, que é bom para não gastar preciosos Admin. Points (porque estou a precisar deles para todas as m*rda de colonialismo/exploração). Agora não consigo ter a certeza se estou a ganhar dinheiro com eles. E já agora se entrar em guerra, são obrigados a entrar comigo? Posso, todavia, optar, quando quiser, por anexá-los? - Cabo Verde: Escolhi esta missão de colonizar Cabo Verde. Enviei o gajo para lá. Agora aquilo precisa de 1000 colonos. Pelas minhas contas é coisa para demorar 3-5 anos (se é que não é mais). Quando devo dar "recall" ao gajo e ir para o próximo destino? - Próximo destino: Colonizar demora sempre tanto tempo? Devo dar recall ao gajo que mandei para Cabo Verde (antes de chegar aos 1000) e mandar para o próximo destino (qual??) ou deixar o gajo acabar Cabo Verde? - Native policies: Qual é a que melhor se adequa a Portugal? - Admin. Technology: Reparei que estava a levar com uma penalização de "ahead of time" ou algo assim do género. O que fazer? - Guerra(s): Para fechar a longa lista de dúvidas, assim que expirarem as tréguas, é sensato declarar novamente guerra a Granada e/ou Marrocos e conquistar, no caso de Marrocos, mais terras? E como dúvida geral. É normal eu só ter 2 casamentos reais (Inglaterra e Castilha que fiz logo desde o início). Tento fazer com França, Austria, etc. e nada. Está sempre a encarnado e com não sei quantos pontos negativos. Notem, ainda, que desde o primeiro segundo que não sou aliado de Inglaterra e que apenas tenho um aliado, Castilha. Não obstante estar sempre a tentar "improve relations" com França (e outros), não consigo propor-lhes aliança. É normal? Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 3 Janeiro 2018 Save 1 - Dúvidas: - Exercito: Com o fim da guerra, tenho 16 em 17. Compensa manter os 16, limitando-me a colocar a 0 o dinheiro gasto na manutenção das tropas? Creio que sim, não há grandes problemas nisso. Eu pessoalmente não costumo deixar a manutenção a 0, mas com Portugal não há grande problema nisso, desde que não estejas perto de uma guerra ou a tratar de nativos rebeldes. - Tangiers/Ceuta: Fazia parte da missão transformar em Core. Tenho 2 fortes. Compensa manter os 2? Estava a pensar destruir o de Ceuta (porque é Highlands). Vi um gameplay onde o tipo destruía (ou desactivava). Devo deixar quantos regimentos em Tangiers para axantrar o unrest? Neste momento tenho lá 8k e trouxe 8k para Portugal continental. Eu apagava um dos fortes, não vale a pena ter os dois, só gasta dinheiro. Já não me lembro o terreno de Tânger, mas é apagar o que estiver a menor altitude. Se Tânger for terreno normal e Ceuta highlands, apaga o de Tânger. Mas é ver qual é o que tem terreno mais alto (Mountains > Highlands) - Granada Percebo que a opção de vassalagem é boa para não ter penalidades de overextension (que presumo que vá ter com a colonização?). Percebo, também, que é bom para não gastar preciosos Admin. Points (porque estou a precisar deles para todas as m*rda de colonialismo/exploração). Agora não consigo ter a certeza se estou a ganhar dinheiro com eles. E já agora se entrar em guerra, são obrigados a entrar comigo? Posso, todavia, optar, quando quiser, por anexá-los? Granada é obrigada a juntar-se às tuas guerras como vassalo, sim. Tu como senhor deles não vais ganhar muito dinheiro com Granada, como é normal nas relações de vassalo. E sim, podes anexá-los, desde que passe 10 anos desde a vassalização e desde que tenhas uma relação de 190 com eles. Depois o botão de "annex vassal" aparece na ficha de Granada. - Cabo Verde: Escolhi esta missão de colonizar Cabo Verde. Enviei o gajo para lá. Agora aquilo precisa de 1000 colonos. Pelas minhas contas é coisa para demorar 3-5 anos (se é que não é mais). Quando devo dar "recall" ao gajo e ir para o próximo destino? Quando chegar aos 1000 colonos aquilo fica província normal e ficas com um colonizador livre automaticamente - Próximo destino: Colonizar demora sempre tanto tempo? Devo dar recall ao gajo que mandei para Cabo Verde (antes de chegar aos 1000) e mandar para o próximo destino (qual??) ou deixar o gajo acabar Cabo Verde? Eu recomendo mandares para aquela província na Costa do Marfim que tem o trade node, já não me lembro do nome. Ficas a ganhar bom dinheiro no trade e depois serve de ligação com o node da África do Sul. Geralmente o que tens de fazer é saltar pocinhas até chegares ao trade node de Zanzibar, onde tens ligações para o Sudeste Asiático, que é rico para crl, para a Arábia e depois para Índia. Basicamente pode ser Cabo Verde - Costa do Marfim - Cidade do Cabo. - Native policies: Qual é a que melhor se adequa a Portugal? "Trading with natives" - Admin. Technology: Reparei que estava a levar com uma penalização de "ahead of time" ou algo assim do género. O que fazer? Guardas pontos administrativos para depois ou então usa em outras coisas, tipo development das províncias e afins. Não vale a pena fazer upgrade de tecnologias quando ainda estás à frente do tempo. - Guerra(s): Para fechar a longa lista de dúvidas, assim que expirarem as tréguas, é sensato declarar novamente guerra a Granada e/ou Marrocos e conquistar, no caso de Marrocos, mais terras? Podes fazer isso, mas recomendo mais concentrar na colonização em si do que andar à porrada com Marrocos. Só se libertares vassalos em Marrocos ou então for só para o saque, porque não vale a pena anexar terras de Marrocos. O preço do core é 50% mais alto que o normal, devido às "Berber Traditions". E como dúvida geral. É normal eu só ter 2 casamentos reais (Inglaterra e Castilha que fiz logo desde o início). Tento fazer com França, Austria, etc. e nada. Está sempre a encarnado e com não sei quantos pontos negativos. Notem, ainda, que desde o primeiro segundo que não sou aliado de Inglaterra e que apenas tenho um aliado, Castilha. Não obstante estar sempre a tentar "improve relations" com França (e outros), não consigo propor-lhes aliança. É normal? Mesmo com o improve relations poderá haver outras coisas a criar handicaps, como o facto de seres mais fraco militarmente que a França ou que a Áustria ou então simplesmente a distância entre os países. Com a França é mais fácil do que com a Áustria, mas se calhar precisas de fazer "send gift" ou contratar um advisor diplomata que te dê mais "diplomatic reputation". Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Janeiro 2018 Dúvida: vocês dão prioridade a colonizar África, cujos territórios ficam sempre nossos ou ir para a América que é mais simples mas tem aquela m*rda da criação de países "associados"? Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 4 Janeiro 2018 (editado) Isto dos favors é uma seca dos diabos. Quero entrar em guerra cedo no save e não consigo chamar ninguém, enquanto que os meus rivais conseguem chamar todos os seus aliados. Ouvi dizer que uma das formas de convencer os aliados a ir era prometendo-lhes províncias, confere? Como o faço? E o que acontece se não conseguirmos aquelas províncias, ou se ficar com elas para mim? Editado 4 Janeiro 2018 por doom_master Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 5 Janeiro 2018 Isto dos favors é uma seca dos diabos. Quero entrar em guerra cedo no save e não consigo chamar ninguém, enquanto que os meus rivais conseguem chamar todos os seus aliados. Ouvi dizer que uma das formas de convencer os aliados a ir era prometendo-lhes províncias, confere? Como o faço? E o que acontece se não conseguirmos aquelas províncias, ou se ficar com elas para mim? Ao lado do quadrado onde checkas se chamas um aliado ou não, tem um símbolo, carregas nele Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 11 Janeiro 2018 (editado) Comecei a minha primeira campanha. Estou com Burgundy (como gostei tanto deles no EU3 :mrgreen:). Mas tive de meter aquilo em very easy. Eu sei que é à menino, mas em normal levo tanta porrada. Para além disso, não estou com os DLC todos. Tenho de ver se compro o Art of War, que é importante para transferir os sieges. Editado 11 Janeiro 2018 por claudiojp Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 11 Janeiro 2018 Quem me consegue explicar assim por alto o que é isto dos Estates e como jogam com eles? O save estava a correr muito bem, tenho andado a devorar províncias, do nada tenho todos os estates a pedir-me para lhes dar 15% do território wtf O que faço? Porquê? Dar-lhes terras não me lixa porque ganham bué autonomia? Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 11 Janeiro 2018 Os Estates são bons para ganhares bónus, tipo mais manpower, menos manutenção de tropas, mais trade efficiency, etc. Quando conquistas território é natural que eles peçam mais terras, por isso tens mesmo de atribuir mais terras aos Estates. Uma boa cena a fazer é atribuir aos burgueses terras que tenham produtos rentáveis ou que tenham bónus de trade, como Lisboa e Porto em Portugal. Terras que precises de converter a religião ficam bem com o clero, porque dá bonus de missionários e acho que baixa o unrest. E terras da Nobreza dão bónus de manpower ou tax, já não me lembro. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 12 Janeiro 2018 Nobreza dá manpower. Não devo temer pelo aumento ridículo de autonomia nessas regiões tão importantes? Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 26 Janeiro 2018 Gostam do meu mapa de Burgundy? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 16 Fevereiro 2018 Europa tá a ficar fácil, ando é com o cu apertado por causa da Russia e dos Ottomans, que aparentemente conseguiram ficar aliados. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 16 Fevereiro 2018 Bom império. Aquela mancha na América do Sul e na costa oeste da América do Norte é tua? Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 16 Fevereiro 2018 Na, só estou presente na Europa. Se calhar devia-me ter expandido mais nas fases iniciais do jogo, mas decidi apenas ficar com as províncias que não me custassem DP. Agora nestes últimos 100 anos é que me decidi por uma expansão mais agressiva. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 13 Março 2018 Europa UniversalisPage Liked · 11 hrs · The Revolution is a very significant event in the Age of Revolutions and a daring ruler can take advantage of it to great effect! If a European power becomes the Target of the Revolution they receive some hefty bonuses including a 40% land force limit modifier and +10% land! They also get access to arguably the best CB in the game: Spread the Revolution. This CB gives 0 diplomatic cost for all provinces and a huge 50% discount on province warscore costs. If all this sounds good to you then one that final age rolls around you may wish to consider a few … questionably policies to lower stability and encourage the revolution in your nation! Wtf, que abuso :o Isso até dá azo a domínios absurdos como este: Isto faz parte de algum patch ou é de um DLC pago? Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 21 Março 2018 Quando tas na tua vidinha de pais pequeno, a tentar nao dar numa de d.sebastiao no norte de africa,de repente morre o rei espanhol, entram em união pessoal comigo ( nem tinha reparado que era iminente), frança fica f*dida, declara-me guerra, bad luck, sou aliada da Inglaterra e otomongos Cheira-me que ta ganho Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 22 Março 2018 (editado) 3 anos de guerra sem avanços nem recuos e saco um white peace (antes tinha sacado a Saxony como vassalo no peace deal à parte) Editado 22 Março 2018 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 5 Abril 2018 A Steam está a oferecer o Crusader Kings 2 até sábado (18h) Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 6 Abril 2018 Obrigado, andava de olho nesse há uns tempos! Mas tem uma learning curve ainda mais f*dida, não é? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 6 Abril 2018 Obrigado, andava de olho nesse há uns tempos! Mas tem uma learning curve ainda mais f*dida, não é? Eu já experimentei começar umas 4 vezes e nem passo do tutorial :lol: Acho que agora faço o download do mod de ASOIAF e tento outra vez. Aí ao menos há menos "realms" e deve ser mais fácil. Mas também eu sou um pleb que nunca jogou EU, só Civ :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 6 Abril 2018 Obrigado, andava de olho nesse há uns tempos! Mas tem uma learning curve ainda mais f*dida, não é? Eu pelo menos achei que sim, já fiz 3 saves com Wessex até ter alguma coisa com jeito e mesmo assim :estrelas: Mas acho o jogo muito mais interessante, tens muita coisa para fazer. Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 6 Abril 2018 ui nem queria, ver se aprendo finlmente a jogar essa m*rda Compartilhar este post Link para o post