Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

[Discussão] Jogos RPG

Publicações recomendadas

Ora bem, vamos lá analisar o Stranger of Paradise com calma.

Gráficos: 7/10. Não dá para avaliar o potencial do jogo por aqui, pois jogar a versão PS4 é aquela cena. Depois do update gráfico ficou muito agradável, com alguns fps break em zonas mais abertas e com mais vegetação.

Jogabilidade: 9/10. É um Nioh, basicamente. Tens combos que variam consoante a direcção do analógico que usas, se primes o R1 ou se manténs carregado, etc. O facto de haver, ao todo, 28 Jobs diferentes e poderes trocar a meio de uma batalha faz com que a fun seja imensa. Desde os tradicionais Marauders aos Samurai, passando pelos icónicos Red Mage, Dragoon, etc, temos de tudo. Brutal!

História: 8/10. Não dou o 9 ou o 10 porque começa de forma tão desconetada, tão sem sal, que parecia meh. E de repente, plot twist. Plot twist. Plot twist. Do nada, uma obra prima. Sem entrar em detalhes, fez-me sofrer, aquele final. Final esse que faz a ligação entre este Stranger of Paradise e o Final Fantasy original. É uma obra prima, ao bom estilo da Square. Algo rushy, fica sempre essa sensação. Mas a nostalgia de veres personagens de que te lembras em forma de pixeis aparecerem em versão quase "real" é algo inexplicável.

Diria que, entre jogabilidade e história, não restam dúvidas de que é um bom jogo. O ponto forte é a jogabilidade fluída e as diferentes dificuldades (ao todo creio serem 5!) para desfrutarem de como preferirem da jornada.

O ponto fraco - que nem é tanto assim ponto fraco - é de que estava à espera de um quase remake. E tens confrontos com o Kraken, Tiamat, Marilith e Lich, bem como com o Chaos. Mas do mapa original usamos 1/4, se muito. Embora esse facto também seja explicado pelo final, foi algo que me desiludiu. Isso e o facto de não ser Open World. Mas well, não se pode ter tudo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Meanwhile, com o trailer do KH4 e de outros jogos da Square, é cada vez mais certo que aquela lista que saiu hackeada é mesmo a lista de projectos da empresa. Um deles é... Remake do Final Fantasy IX. IT'S HAPPENING crl!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 14 horas:

Meanwhile, com o trailer do KH4 e de outros jogos da Square, é cada vez mais certo que aquela lista que saiu hackeada é mesmo a lista de projectos da empresa. Um deles é... Remake do Final Fantasy IX. IT'S HAPPENING crl!

honestamente tenho medo do que possa sair dali lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 minuto:

honestamente tenho medo do que possa sair dali lol

Acho que não vai sair nada de mau. Mas, tendo em conta o conteúdo mais "cartoonesco" do universo em si, pode não ter grande adesão mundo fora, ao contrário do que aconteceu com o VII Remake.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 9 minutos:

Acho que não vai sair nada de mau. Mas, tendo em conta o conteúdo mais "cartoonesco" do universo em si, pode não ter grande adesão mundo fora, ao contrário do que aconteceu com o VII Remake.

desde que não façam um IX Remake já fico feliz da vida 

Compartilhar este post

Link para o post

btw já saiu o 13 sentinels, fica a recomendação

na switch é cereja no topo do bolo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, Em 13/04/2022 at 15:17:

eu entendo o medo, tendo em conta que quem parece que tá cada vez mais perto de uma posição de liderança é o nomura... todo o receio sobre qualquer final fantasy é legítimo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 5 horas:

eu entendo o medo, tendo em conta que quem parece que tá cada vez mais perto de uma posição de liderança é o nomura... todo o receio sobre qualquer final fantasy é legítimo

É o ideal. O Nomura consegue fazer histórias e jogos geniais. Têm é de o deixar trabalhar sem censuras (como no caso do FF vsXIII em que o obrigavam a mudar a história a cada 3 meses). 

Compartilhar este post

Link para o post

jogos nem discordo, mas histórias...

as coisas em que foi efetivamente diretor e teve poder são todas questionáveis, o kingdom hearts a história já passou o ponto de salvação, vive do setup único que é, da nostalgia e de efetivamente ser um jogo divertido, também foi diretor do advent children que é igualmente uma salganhada, deve haver muito poucas pessoas que tenham gostado da ideia do final fantasy 7 remake (e eu até sou defensor porque estou a dar o benefício da dúvida até terem saído todas as partes, mas não consigo discordar de que se é suposto ser um remake é uma ideia altamente estúpida) e por aí em diante

não é que seja um incompetente, porque não acho que seja, mas o track record em termos de plot dos jogos em que tem mais poder é para lá de terrível, ainda que possam ser jogos fixes de jogar. mas para isso vou jogar assassins creed

no fundo acho que vai depender um bocado do sucesso do 16, que não me parece que ele esteja propriamente envolvido, dado que a larga maioria dos papéis mais importantes parece ser creative business unit 3

Compartilhar este post

Link para o post

o nomura é o kojima sem a visão para poder conter uma história boa mesmo com diálogo sofrível 

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar expliquei mal - a ideia base parte dele, por exemplo, no FFvsXIII. É dessa ideia que eu digo ser genial, a linha de partida. O resto sim, ele perde-se e isso nota-se no pacing dos jogos dele. (KH3 um bom exemplo).

Quanto ao VII Remake - Remake é só de nome. A história já está toda alterada.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o que deu o 15? Odiei tanto o 15, é raro começar um jogo sem o acabar, mas está nessa lista... ainda quero ver se um dia faço o esforço na PS5 para o acabar, mas, sinceramente, está longe de ser uma prioridade

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 23 minutos:

Esse é o que deu o 15? Odiei tanto o 15, é raro começar um jogo sem o acabar, mas está nessa lista... ainda quero ver se um dia faço o esforço na PS5 para o acabar, mas, sinceramente, está longe de ser uma prioridade

Só as personagens. A história do Nomura ia pegar no Noctis e na personagem da Luna (que nesse seria a Stella) e seriam filhos de reinos rivais. Ambos com o mesmo poder. Se jogaste o início lembraste do "peace treaty" entre Nilfheim e Lucis. Essa cena é ideia do Nomura e seria aí que o Noctis, já envolvido com a Stella/Luna, iria descobrir quem ela realmente era. Apaixonados mas inimigos por obrigação. Gladius, Ignis e Prompto tinham sido mortos, e ia ser um jogo "solo" em termos de party. No entanto, parece que dentro da Square sempre davam ideias novas que o Nomura tinha de acatar, e a história ia sendo alterada de 3 em 3 meses até ao ponto em que o Nomura saiu do projecto, veio o Tabata e cometeu aquele crime de guerra.

Eu continuo a achar que se derem uma equipa boa ao Nomura e lhe espetem com liberdade para ele ser "free" vai dar bom resultado. Em termos de gameplay não há melhor que ele. Sistemas de jogo idem. História? Peguem numa ideia do homem e desenvolvam com cabeça e têm um FF à antiga.

P.S.: Falaste do VII Remake mas não entendi - não curtiste a variação da história? Eu acho que ficou muito boa a alteração. E fiquei cheio de vontade de jogar o novo mal este saia. No entanto, a grande issue é o milking que a Square está a fazer daquilo ahah

Editado por Unclouded

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 1 hora:

P.S.: Falaste do VII Remake mas não entendi - não curtiste a variação da história? Eu acho que ficou muito boa a alteração. E fiquei cheio de vontade de jogar o novo mal este saia. No entanto, a grande issue é o milking que a Square está a fazer daquilo ahah

Epá, gostei e não gostei.

O principal ponto bom é o de tentar juntar toda a história do universo que, a certo ponto, já tinha sido "Kingdom Hearted" e estava toda separada e fragmentada.

O ponto mau é que para o fazerem causaram alterações à base do jogo e atiram uma pilha de material para cima de um jogo cujo plot só por si já estava no limite do campo do que se poderia considerar um belo prato de esparguete.

Isto já são jogos que só por si têm muito a acontecer, não precisam de mais camadas. Epá, não quero colar o senhor ao jogo, mas tenho de o fazer novamente, que quase parece um FF7:Remake;KingdomHearts de tão carregado que tá sem ter tempo para nada.

E novamente, não deixa de ser um ótimo jogo. Mudanças leves para encaixar o jogo num novo formato e tudo mais, pouca gente iria criticar. Toda a mudança que foi feita, que quase parece um comentário passivo-agressivo sobre quem quer efetivamente que os jogos mantenham a sua identidade

Spoiler

(com a cena dos Whispers manterem o plot no seu "destino" que é equivalente ao original, enquanto que os protagonistas querem fugir desse seu destino)

, não consigo não achar que é desnecessária.

Mas é como disse quando o mencionei originalmente: tenho dado e, até terminar o cash grab e estar completo, continuarei a dar o benefício da dúvida. Talvez, no fim, quando tudo estiver feito até seja algo giro, não acho o conceito tão mau quanto isso, só brutalmente desnecessário. Podiam perfeitamente ter aplicado o mesmo a um novo franchise a ou um novo Final Fantasy.

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 16/04/2022 at 11:04:

o 15 até é bem porreiro (até uma certa parte), paraste onde?
é que a certa altura o jogo é apressado pa crl e torna-se uma poia gigante. A história parecia super interessante e do nada dá um salto absurdo, deixando cair o aspeto político.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Victarion, há 6 minutos:

o 15 até é bem porreiro (até uma certa parte), paraste onde?
é que a certa altura o jogo é apressado pa crl e torna-se uma poia gigante. A história parecia super interessante e do nada dá um salto absurdo, deixando cair o aspeto político.

para aí nuns 20%, a gota de água foi com a câmera durante o combate, achei para lá de má e a história não me tava a dizer nada, portanto decidi cagar simplesmente para o jogo. legitimamente não tava a conseguir justificar a mim mesmo continuar o jogo, tirando ser um final fantasy

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 hora:

para aí nuns 20%, a gota de água foi com a câmera durante o combate, achei para lá de má e a história não me tava a dizer nada, portanto decidi cagar simplesmente para o jogo. legitimamente não tava a conseguir justificar a mim mesmo continuar o jogo, tirando ser um final fantasy

eu aconselho a voltares a tentar mas digo-te que o último quarto ou quinto do jogo não tem piada mesmo nenhuma, a história faz um nose dive. Supostamente o jogo iria durar mais, ter um desenlace mais saudável mas não houve possibilidade e tiveram de empacotar aquela m*rda toda à pressa.

Eu acho que mesmo assim vale pela viagem.
Caguei de alto para os episodes, achei que foram DLCs sem pimenta.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

O do Ignis e do Arduin não foram assim TÃO maus...

Mas sim, aquilo se tinham feito um fim com calma, aprofundando bem a componente política de Niflheim...

@El Shafto o que me motivou um pouco a jogar aquilo foi o filme, que é prequela do jogo. Viste?

Editado por Unclouded

Compartilhar este post

Link para o post

Yes, estão bem lá para cima nos meus RPGs, a par do Golden Sun e semelhantes

Gosto particularmente do primeiro, do segundo não fui muito fã apesar de lhe reconhecer méritos, não gostei muito do sistema de combate

Um cult hit da Wii que virou mainstream com o enorme sucesso do 2 e do remake e tornou-se um dos rostos do género nas consolas da Nintendo

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post

Se está ao nível de Golden Sun tenho de experimentar. Vou ter de pesquisar com os meus amigos Arrrrrr se têm disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, Em 18/04/2022 at 10:09:

O do Ignis e do Arduin não foram assim TÃO maus...

Mas sim, aquilo se tinham feito um fim com calma, aprofundando bem a componente política de Niflheim...

@El Shafto o que me motivou um pouco a jogar aquilo foi o filme, que é prequela do jogo. Viste?

o problema dos DLCs é que são após a main story. E não continuas com o percurso que já correste, isso para mim é fatelo pa crl.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Victarion, há 5 horas:

o problema dos DLCs é que são após a main story. E não continuas com o percurso que já correste, isso para mim é fatelo pa crl.

Sim, true.

E fazia falta a MC feminina ser a Stella e não a Luna.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 7 horas:

Se está ao nível de Golden Sun tenho de experimentar. Vou ter de pesquisar com os meus amigos Arrrrrr se têm disso.

Têm sim, com alguns glitchs gráficos, mas pelo menos no yuzu é chill

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...