Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

Preciso de alguma coisa rápida hoje para o almoço, tenho de estudar para um teste que tenho à tarde por isso não há muito tempo para algo complicado. Sugestões (qualquer coisa sem ser massa, comi isso ao almoço e ao jantar)? :p

Editado por Someone

Compartilhar este post

Link para o post

agora fiquei com fome :(

btw

vocês aprenderam a cozinhar com os vossos pais/amigos ou foi sozinho?

acho que está na hora de aprender a cozinhar

Compartilhar este post

Link para o post

Para cozinhar é o mesmo que seguir um guião de laboratório. Peguem numa receita e façam o que diz, primeiro não sai tão bom, mas come-se bem. Depois com o tempo ganham mais prática e já vão sabendo fazer umas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

agora fiquei com fome :(

btw

vocês aprenderam a cozinhar com os vossos pais/amigos ou foi sozinho?

acho que está na hora de aprender a cozinhar

Nunca tive propriamente "aulas" com os meus pais, mas sempre gostei de ver como se faziam as coisas e de comentar as receitas. Basicamente para se saber cozinhar tem que se começar por ter noção das bases, ou seja, saber o que combina bem com o quê, o que fica melhor cozido/estufado/frito/assado, o que é um estrugido, a diferença entre arroz molhado ou seco, quanto tempo demora a massa a cozer, etc, etc. Importante tambem é saber fazer compras...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá não posso sair da beira do fogão, senão é certo que a coisa queima. Mas vou-me safando muito bem, até, apesar de não arriscar muito. Próximo passo: cozinhar peixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tive muitas oportunidades para cozinhar sozinho, tirando cozer peixe e bacalhau com batatas e legumes, a primeira vez que tentei cozinhar sozinho fritei um bife de vaca que ficou mesmo no ponto, com uma massa que gosto muito, é massa tipo rosca ou lá como se chama (isto) que depois de cozida meto numa frigideira com azeite e imenso alho picado, deixo alourar e fica muito saborosa, tanta massa dessa que como. :tonqe:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá não posso sair da beira do fogão, senão é certo que a coisa queima. Mas vou-me safando muito bem, até, apesar de não arriscar muito. Próximo passo: cozinhar peixe.

Eu peixe só cozinho assado ou cozido. Não há nada que saber... A maior dificuldade com o peixe é mesmo saber comprar.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar na praça/mercados > *

No caso que falas do peixe, nota-se logo uma diferença enorme quando se come um peixe comprado na praça de um comprado no supermercado.

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer peito de frango estufado com arroz para o jantar, alguém servido?

Ja se comia já...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um jantar de Natal na sexta em casa de amigos, estava a pensar levar bacalhau com natas já que cada pessoa vai levar uma coisa tipica do seu país/região. Alguem sabe fazer? Nunca me aventurei muito em pratos complicados.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um jantar de Natal na sexta em casa de amigos, estava a pensar levar bacalhau com natas já que cada pessoa vai levar uma coisa tipica do seu país/região. Alguem sabe fazer? Nunca me aventurei muito em pratos complicados.

É do mais simples. Há várias maneiras, mas esta é a minha preferida: Cozes o bacalhau e desfias. Fazes um refogado (com a quantidade de cebola a depender do gosto pessoal, bem como a cebola ir picada ou às rodelas) e juntas o bacalhau só para alourar. Temperas com pimenta, louro e uma pitada de cominhos. À parte cozes batatas aos cubos, que quando estiverem quase quase cozidas escorres e despejas num tabuleiro. Juntas o bacalhau refogado, natas a gosto (coloca em excesso senão fica seco) e mistura bem. Pão ralado por cima, e forno com ele até tostar. Vai espetando o garfo para ver se não seca. Põe a mesa, abre a vinhaça e abre-me a porta.

EDIT: não te esqueças de por sal a cozer as batatas, não muito por causa do bacalhau. Ah, e antes de colocares no forno prova para ver o sal. Se precisares junta mais, mas tem que ser sal fino porque em pedra já não se dissolve e trincar uma pedra de sal é desagradável.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não como peixe há algum tempo e só sei fazer pescada com caril, queria comer peixe ao jantar mas não me apetece comer pescada novamente. Alguém sabe de algum prato de peixe que seja rápido de fazer e que saiba bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Já não como peixe há algum tempo e só sei fazer pescada com caril, queria comer peixe ao jantar mas não me apetece comer pescada novamente. Alguém sabe de algum prato de peixe que seja rápido de fazer e que saiba bem?

Perca grelhada com puré :heart:

Ou uma truta salmonada assada no forno, só com sal e 1 dedo de azeite, acompanhada de umas batatinhas a murro assadas com quantidades estúpidas de alho :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

É do mais simples. Há várias maneiras, mas esta é a minha preferida: Cozes o bacalhau e desfias. Fazes um refogado (com a quantidade de cebola a depender do gosto pessoal, bem como a cebola ir picada ou às rodelas) e juntas o bacalhau só para alourar. Temperas com pimenta, louro e uma pitada de cominhos. À parte cozes batatas aos cubos, que quando estiverem quase quase cozidas escorres e despejas num tabuleiro. Juntas o bacalhau refogado, natas a gosto (coloca em excesso senão fica seco) e mistura bem. Pão ralado por cima, e forno com ele até tostar. Vai espetando o garfo para ver se não seca. Põe a mesa, abre a vinhaça e abre-me a porta.

EDIT: não te esqueças de por sal a cozer as batatas, não muito por causa do bacalhau. Ah, e antes de colocares no forno prova para ver o sal. Se precisares junta mais, mas tem que ser sal fino porque em pedra já não se dissolve e trincar uma pedra de sal é desagradável.

:prayer:

A receita que tenho aqui é um bocado diferente, mas essa parece mais simples.

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer:

A receita que tenho aqui é um bocado diferente, mas essa parece mais simples.

Há quem coza o bacalhau em leite e água, há quem junte queijo ralado, há quem ponha noz moscada, etc.

É como te disse, faço da maneira mais simples, e é a que gosto mais.

Já que falas em bacalhau, experimenta mais um truque aqui do Je: faz bacalhau à brás com batatas a sério (frita-as tu) e... coloca rodelas finas de chouriço no refogado :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, na receita dos meus pais o bacalhau coze-se em leite e as batatas são fritas aos cubos, não cozidas. A tua parece mais saudavel :mrgreen:

À Brás tambem nunca fiz mas o meu pai frita sempre as batatas, essa do chouriço é que deconhecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, na receita dos meus pais o bacalhau coze-se em leite e as batatas são fritas aos cubos, não cozidas. A tua parece mais saudavel :mrgreen:

São gostos. Por isso é que disse para cozeres as batatas até estarem quase quase quase cozidas, porque ao contrários das fritas, têm tendência para ficarem empapadas no forno ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de vir aqui ver o que tinham dito quando perguntei um prato de peixe para fazer.

Experimentei fazer bacalhau à Brás e até saiu muito bom, o que me surpreendeu. Hoje a noite não sei o que comer ainda, tenho ali um bife, talvez faça arroz e coma com salada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o bacalhau com natas pronto para ir ao forno quando chegar o pessoal, vamos lá ver que tal :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

escreve cmpt com um tempero qualquer e tira pic.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...