Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Eu até entendo a necessidade de achar que tem de haver algo grandioso que tenha mão nisto, o problema dessa teoria é que sofre precisamente do mesmo problema que tenta resolver, e de onde veio esse algo ou alguém que tem mão nisto? E quem ou o quê por sua vez criou esse? É um ciclo infinito. Sendo assim, esse argumento de nada serve.

eu não acredito em nada digo desde já, epá mas faz-me confusão serem apenas coincidências.

Compartilhar este post

Link para o post

Do nada explodiu tudo!

Eu cá acredito que isso faz parte da mente humana: A evolução fez-nos de tal maneira que queremos sempre saber mais e o porquê das coisas, e aquilo que não faz sentido não é bem aceite.

Editado por L1ght

Compartilhar este post

Link para o post

então fazemos supostamente parte de um acaso apenas?

Até provas em contrário sim. É difícil compreender o conceito do "nada" antes do início do Universo, mas a verdade é que tu conheces o nada como a ausência de algo. Falas de conceitos que envolvem a existência de matéria. Ali era o puro estado de energia que se converteu em matéria.

Compartilhar este post

Link para o post

então fazemos supostamente parte de um acaso apenas?

E porque não? Ou achas que tudo o que acontece está predeterminado ou é controlado por algo ou alguém?

Compartilhar este post

Link para o post

E porque não? Ou achas que tudo o que acontece está predeterminado ou é controlado por algo ou alguém?

Eu acredito que qualquer acontecimento está predeterminado pelas leis físicas que se estabeleceram nesse preciso momento. Apesar da nossa liberdade para realizar determinada acção, os eventos importantes para a física ocorrem sempre segundo as mesmas leis. Daí o aparecimento do universo ser uma singularidade, porque não há nada que o preveja, descreva ou controle.

Atenção que quando falo em tudo estar controlado pelas leis físicas falo: eu escolho pôr um copo de água num congelador. Ele arrefece sempre da mesma maneira. Exemplo estúpido, mas tu percebeste. Nada controla os acontecimentos, mas uma vez que eles começam a acontecer, acontecem sempre da mesma forma e prevista pelas leis físicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, antes do big bang, não havia nada, pois não havia antes visto não existir tempo. Simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso que estamos a discutir, Einstein.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito que qualquer acontecimento está predeterminado pelas leis físicas que se estabeleceram nesse preciso momento. Apesar da nossa liberdade para realizar determinada acção, os eventos importantes para a física ocorrem sempre segundo as mesmas leis. Daí o aparecimento do universo ser uma singularidade, porque não há nada que o preveja, descreva ou controle.

Atenção que quando falo em tudo estar controlado pelas leis físicas falo: eu escolho pôr um copo de água num congelador. Ele arrefece sempre da mesma maneira. Exemplo estúpido, mas tu percebeste. Nada controla os acontecimentos, mas uma vez que eles começam a acontecer, acontecem sempre da mesma forma e prevista pelas leis físicas.

Certo e eu concordo. Mas por exemplo, pegando no exemplo da evolução. Se pegares em 1000 Terras na altura em que era apenas um mundo sem vida mas cheio de potencial, achas que mesmo havendo as mesmas leis da física em todas, haveria uma evolução de espécies até aparecerem os animais existentes no presente? Claro que não, somos o resultado de milhares de anos de leis do mais forte e mutações e essas são aleatórias, são acontecimentos que apesar de controlados pelas leis da física igualmente em todas as Terras, aconteceriam em indivíduos diferentes, em alturas diferentes e seriam diferentes por si só. É nesse sentido que falo, os acontecimentos podem ser regidos pelas mesmas leis mas continuarem a ser aleatórios ou acasos.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo e eu concordo. Mas por exemplo, pegando no exemplo da evolução. Se pegares em 1000 Terras na altura em que era apenas um mundo sem vida mas cheio de potencial, achas que mesmo havendo as mesmas leis da física em todas, haveria uma evolução de espécies até aparecerem os animais existentes no presente? Claro que não, somos o resultado de milhares de anos de leis do mais forte e mutações e essas são aleatórias, são acontecimentos que apesar de controlados pelas leis da física igualmente em todas as Terras, aconteceriam em indivíduos diferentes, em alturas diferentes e seriam diferentes por si só. É nesse sentido que falo, os acontecimentos podem ser regidos pelas mesmas leis mas continuarem a ser aleatórios ou acasos.

Concordo. Aí está a aleatoriedade, mas a lei do mais forte imperou dependendo do ambiente que se fez sentir na Terra. E esse ambiente depende directamente da posição da Terra, da acção da lua sobre as marés, do movimento da Terra, e esses fenómenos são controlados pelas Leis da Física que se estabeleceram no Big Bang. Está tudo relacionado. Mas não podemos excluir o acaso. Na verdade, temos toda a sorte do mundo no facto de ter aparecido um calhau à distância exacta do Sol para gerar vida e por ter aparecido uma mutação que nos fez ser uma espécie que se adaptou ao habitat onde vivia e prosperar.

Compartilhar este post

Link para o post

Nikel e restantes, em teoria não é possível surgir um Universo em qualquer parte do Universo onde estamos inseridos?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até entendo a necessidade de achar que tem de haver algo grandioso que tenha mão nisto, o problema dessa teoria é que sofre precisamente do mesmo problema que tenta resolver, e de onde veio esse algo ou alguém que tem mão nisto? E quem ou o quê por sua vez criou esse? É um ciclo infinito. Sendo assim, esse argumento de nada serve.

essa questão é interessante, mas a minha crença é que antes do Universo não existia tempo nem espaço, Deus não nasceu pq é infinito e intemporal, não precisou de nascer pq sempre existiu.

Editado por Cristiano_Ronaldo

Compartilhar este post

Link para o post

essa questão é interessante, mas a minha crença é que antes do Universo não existia tempo nem espaço, Deus não nasceu pq é infinito e intemporal, não precisou de nascer pq sempre existiu.

Dude.

Compartilhar este post

Link para o post

levantaram-me uma questão interessante.

o conceito de divino e a sua extrapolação para o tal nascimento do universo e consequente aparecimento das coisas ( espécies, por aí )

no fundo o divino é algo que nos assiste durante a nossa existência e encaixa naquilo que conseguimos explicar.

esse divino não é conotado com a religião e que porventura nunca iremos saber o seu real significado. agora, numa forma hipotética não acham que todos nós no fim das nossas vidas não merecíamos uma explicação?

Compartilhar este post

Link para o post

o conceito de divino e a sua extrapolação para o tal nascimento do universo e consequente aparecimento das coisas ( espécies, por aí )

no fundo o divino é algo que nos assiste durante a nossa existência e encaixa naquilo que conseguimos explicar.

esse divino não é conotado com a religião e que porventura nunca iremos saber o seu real significado. agora, numa forma hipotética não acham que todos nós no fim das nossas vidas não merecíamos uma explicação?

Uma pedra merece explicação quando é erodida? Uma minhoca merece explicação quando está prestes a morrer? Uma margarida merece explicação?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pedra merece explicação quando é erodida? Uma minhoca merece explicação quando está prestes a morrer? Uma margarida merece explicação?

True.

Isso parece-me mais uma questão antropocentricamente interessante

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo baseado num antropocentrismo que nos é inerente. Desde sempre temos a perceção que o Homem é o rei disto tudo, como se estivesse acima dos outros animais. Tudo bem que nos destacamos grandemente, e não é preciso ir muito longe para perceber isso, mas a vida é o que é, e não é mais senão isto.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho ideia que havia um tópico mais bacano para isto mas não encontrei.

4660261_460s.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já agora, fica aqui uma pergunta meio parva, mas pronto :lol:

Ontem enquanto tentava adormecer, estava a olhar para a janela e vejo algo bem longe, de onde eu estava aquilo era do tamanho de uma estrela, a piscar sempre de dois em dois segundos certinho enquanto se movia na mesma direção. Passados uns 20 segundos lá desapareceu do meu raio de alcance. Tava tão longe que não consegui perceber o formato daquilo, portanto, que raio pode ter sido aquilo? Se calhar até só foi um avião, mas já cá estou há uns anos e àquela hora e daquela forma nunca me lembro de ter visto algo assim lol pode ter sido um satélite ou coisa que o valha?

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, fica aqui uma pergunta meio parva, mas pronto :lol:

Ontem enquanto tentava adormecer, estava a olhar para a janela e vejo algo bem longe, de onde eu estava aquilo era do tamanho de uma estrela, a piscar sempre de dois em dois segundos certinho enquanto se movia na mesma direção. Passados uns 20 segundos lá desapareceu do meu raio de alcance. Tava tão longe que não consegui perceber o formato daquilo, portanto, que raio pode ter sido aquilo? Se calhar até só foi um avião, mas já cá estou há uns anos e àquela hora e daquela forma nunca me lembro de ter visto algo assim lol pode ter sido um satélite ou coisa que o valha?

Avião ou satélite/estação espacial.

Já agora, com essas imagens lembrei-me de um facto que talvez nem todos saibam. Sabem de onde vem a expressão dark side of the moon? Ou melhor, porque é que existe um "lado escuro da lua"? A lua tem um período de rotação igual ao período orbital (cerca de 30 dias). Isto faz com que a lua tenha sempre a mesma face virada para nós porque a rotação da lua compensa a sua órbita à nossa volta. Ou seja, da Terra, nunca vemos o outro lado da Lua, vemos sempre o mesmo.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...