Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

O mundo não acabava com um meteorito, montes de espécies sobreviveriam. Nós é que não provavelmente.

A queda não provocaria muitas mortes (mas duvido que fossem tão poucas como 60000, seria mais na ordem dos milhões) mas as poeiras que iriam cobrir o planeta tapavam o sol durante meses e acabaríamos por morrer todos.

Quanto ao fim do planeta, a menos que venha aí um asteróide tipo do tamanho da lua, será quando o Sol expandir pouco antes de se acabar o combustível, engolindo o planeta.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quais eram os outros cenários?

1 - Meteorito

2 - Mega Tsunami provocado pelo desabamento de um vulcão nas Ilhas Canárias

3 - Mega Sismo no centro da América do Norte que ia abrir uma falha na placa de Santo André

4 - Arquitempestade (Chuvas torrenciais durante um período superior a 30 dias)

5 - Erupção de Yellowstone

O mundo não acabava com um meteorito, montes de espécies sobreviveriam. Nós é que não provavelmente.

A queda não provocaria muitas mortes (mas duvido que fossem tão poucas como 60000, seria mais na ordem dos milhões) mas as poeiras que iriam cobrir o planeta tapavam o sol durante meses e acabaríamos por morrer todos.

Exacto. A longo prazo, os efeitos seriam devastadores. Já para não falar que, se o asteróide fosse suficientemente grande, provocaria sismos bastante fortes que dariam origem a tsunamis de igual destruição.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a situação do meteorito prendia-se mais com a atmosfera e o ar tornarem a vida humana praticamente impossível. Só a vida debaixo de terra seria possível durante muitos, muitos anos...

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Meteorito

2 - Mega Tsunami provocado pelo desabamento de um vulcão nas Ilhas Canárias

3 - Mega Sismo no centro da América do Norte que ia abrir uma falha na placa de Santo André

4 - Arquitempestade (Chuvas torrenciais durante um período superior a 30 dias)

5 - Erupção de Yellowstone

A 2 e 3 só seriam catastróficas para os states e países envolventes.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje, quando eu vinha para casa com algum pessoal do meu laboratório, veio à conversa o seguinte: não há um método para determinar a idade absoluta de um humano. Isto porque estávamos a falar de futebol e das camadas jovens, e todos conhecemos casos de jogadores (especialmente africanos) que dizem ter uma idade quando na realidade têm outra.

Anyway, o que nos surgiu e que pode ser mais próximo disso é aquele estudo que diz que os telómeros se gastam com o passar dos anos, mas mesmo assim duvido que se consiga determinar isso em absoluto.

Pareceu-nos ridículo porque, numa altura em que a Ciência está tão avançada, não se sabe fazer algo tão "básico" como determinar a idade. :mrgreen:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, depois de pensarmos no assunto, até dissemos que seria algo rentável, porque provavelmente teria montes de aplicações e, portanto, haveria gente a querer comprar uma tecnologia do género. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, depois de pensarmos no assunto, até dissemos que seria algo rentável, porque provavelmente teria montes de aplicações e, portanto, haveria gente a querer comprar uma tecnologia do género. :mrgreen:

Mas e o tal exame aos ossos? Não é viável?

Engraçado porque existe maneira de saber a idade das árvores. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e o tal exame aos ossos? Não é viável?

Engraçado porque existe maneira de saber a idade das árvores. :lol:

Tanto quanto sei, a análise aos ossos apenas permite saber uma idade relativa.

Não sei se, pela análise interior do osso, se poderá ter mais conclusões, mas acho que não é muito bom andar aí a cortar braços às pessoas para determinar a sua idade. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Se a série Bones tem algum fundamento científico, mesmo com acesso total aos ossos de alguém, consegues apenas uma aproximação à idade real, dificilmente chegas a "x anos e y meses".

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, é o que eu dizia. Mas, teoricamente, deveria haver um mecanismo qualquer que fosse mais preciso. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje, quando eu vinha para casa com algum pessoal do meu laboratório, veio à conversa o seguinte: não há um método para determinar a idade absoluta de um humano. Isto porque estávamos a falar de futebol e das camadas jovens, e todos conhecemos casos de jogadores (especialmente africanos) que dizem ter uma idade quando na realidade têm outra.

Anyway, o que nos surgiu e que pode ser mais próximo disso é aquele estudo que diz que os telómeros se gastam com o passar dos anos, mas mesmo assim duvido que se consiga determinar isso em absoluto.

Pareceu-nos ridículo porque, numa altura em que a Ciência está tão avançada, não se sabe fazer algo tão "básico" como determinar a idade. :mrgreen:

É só perguntar à mãe.

Noobs 8)

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

A ser verdade, desvalorizava o seu valor?

Compartilhar este post

Link para o post

Se for verdade (o que não me parece que seja), não só desvaloriza o valor do próprio produto como faria um efeito dominó gigante. A começar pelo ouro, combustíveis, etc... Era um grande impacto na economia mundial.

Compartilhar este post

Link para o post

Pan, estou longe de ser um entendido nesta área, mas não haverão ali dados que poderão fazer sentido?

Obviamente e não era pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for verdade (o que não me parece que seja), não só desvaloriza o valor do próprio produto como faria um efeito dominó gigante. A começar pelo ouro, combustíveis, etc... Era um grande impacto na economia mundial.

Podias explicar melhor, sff? Gostava ter um mínimo de noção sobre o que aconteceria.

O preço dos combustíveis baixar era muito bom. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Pan, estou longe de ser um entendido nesta área, mas não haverão ali dados que poderão fazer sentido?

Pá, não. Não me parece, sinceramente. E não achas que se fosse possível produzir petróleo industrialmente, não haveria já as instituição de protecção da natureza e assim a reclamar ou a tentar potenciar isso, para evitar as explorações?

E, pelo que li, é um FACTO que o petróleo deriva de matéria-prima orgânica.

Compartilhar este post

Link para o post

Também sempre pensei que fosse um facto e não uma teoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda vi uma imagem no 9gag ontem ou assim: "The gravity is also a theory but I don't see people jumping off from buildiings" ou cena assim. Todos os estudos efectuados sugerem a origem orgânica, isso é teoria da conspiração, ainda por cima num site que não é fiável para conhecimento científico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...