Modulor Publicado 22 Agosto 2014 Alguem daqui já esteve de Erasmus em Budapeste? Dá-me só mais 10 dias que já te digo qq coisa 8-) Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 22 Agosto 2014 Vais? Eu tenho imensas opções e fico todo confuso fds :mrgreen: Depois deixa só a opinião sobre o essencial: Gajas (falando inclusive no nivel de badalhoquice) Facilidade em fazer cadeiras. Boa sorte! :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 23 Agosto 2014 ;) Para dizer isso ao pormenor só ao fim de uns meses, mas posso deixar aqui o meu feed depois do primeiro mês, para dar uma ideia mais superficial. Thanks :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 23 Agosto 2014 Ya na boa, vai relatando a experiência :wink: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 24 Agosto 2014 (editado) Estiveste em Italia, certo? Vou para Bolonha no segundo semestre do ano lectivo que se avizinha. Podes fazer um apanhado geral acerca da tua estadia, para ter uma ideia mais concreta de como é a experiencia Erasmus por la?;) Só vi agora. Eu estive em Bolonha também neste segundo semestre que passou! Em termos académicos não te consigo ajudar muito já que fui fazer a tese, ou seja, não passei pela parte de me inscrever a cadeiras, ir a aulas, inscrever em exames, ter exames, etc e etc. Mas se fores ter aulas normais e passares por tudo isso, prepara-te que são um bocado desorganizados, do que fui sabendo dos meus amigos de lá. Mas nada que te assuste, no fim tudo se resolve! Quanto ao resto, vais adorar. A cidade é universitária, cheia de estudantes, muito fixe, há sempre animação à noite e um montão de outros erasmus. Inscreve-te na ESN e na ESEG e aproveita as atividades deles, eles organizam viagens a preços muito fixes e para as festas também é tudo mais barato. A cidade é de tamanho médio, quando deres por ti já a dominas facilmente e vais a qualquer lado sem precisar de pensar muito. Arranja uma bicicleta, foi das melhores cenas que lá fiz. Dá-te grande liberdade nas deslocações e aquilo é tudo plano, tranquilo para andar. Eu comprei a minha roubada :lol: portanto não te admires se algum dia roubarem a tua :lol: Não gastes mais de 20€ numa, depois na altura falamos melhor para te poder orientar sobre isso se estiveres interessado! Aconselho a arranjares casa dentro das antigas muralhas. A cidade não é grande, como disse, mas assim tudo fica mais fácil. Casa não vai ser uma tarefa fácil, a maioria das pessoas ainda demorou um bocadinho até conseguir. E será normal que chegue o dia da partida e ainda não tenhas nada, terás de ficar num hostel e procurar lá. Foi o que me aconteceu, embora tenha ficado em casa de portugueses que já lá estavam e poupei o dinheiro do hostel. Nunca tive problemas de segurança, clima tranquilo. Preços de restaurantes e supermercado mais caros que cá, claro. Aproveita e faz viagens. Fim-de-semana, metes-te no comboio de manhã e voltas à noite, é óptimo andar a conhecer aquilo e Itália tem muito, muito para ver. Isto na viagens mais pequenas, quando quiseres ir ao sul, por exemplo, terás de ver hostels e isso, nada de novo. Daí aproveitares as viagens da ESN e da ESEG, eles tratam de tudo por ti, a preços mais baratos e levas mais 50 ou 100 erasmus atrás. Pá, a cena é só arranjares um grupo de amigos porreiro, que tanto pode ser com estrangeiros como com portugueses. Por acaso os portugueses deste semestre foram relativamente ativos nisso e criou-se um grupo no facebook onde toda a gente se foi juntando (aconselho a procurar no facebook tipo "portugueses em bolonha" e cenas assim, se estiveres interessado) e mais tarde um outro grupo secreto só para o pessoal do segundo semestre onde se organizavam todos os jantares, saídas, viagens, etc... já passou um mês desde que vim e ainda se continua a meter fotos no grupo, saudades :( E com isto a malta ficou rapidamente unida, deu-se bem e tava um grupinho bacano de 25 pessoas formado. Mais o pessoal estrangeiro que cada um conhece daqui e dali (da faculdade, de dividir casa, dos meetings erasmus etc) e tens a tua vida social preparada. :p Se tiveres isso, a cidade e o país oferecem-te tudo para um semestre excelente. :) Aconselho também a tirares um curso de Italiano, um A1 ou coisa assim, antes de partir. O italiano é fácil, tem muitas semelhanças com o português, mas vês que chegas com outro à vontade a qualquer sítio se sentires que consegues exprimir o que queres nem que seja com frases básicas e curtas. Depois com o tempo, melhoras. E isto se não fores mesmo ter aulas em italiano, aí já tens que dominar melhor (eu fiz tese em inglês e muita gente também fez as suas cenas em inglês mas outros em italiano, sobretudo malta de medicina, não sei se é o teu caso). Qualquer dúvida mais específica chuta, manda PMs ou escreve aí! Terei todo gosto em ajudar e relembrar algumas m*rda :biggrin: Editado 24 Agosto 2014 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 24 Agosto 2014 Mais de 5 linhas não leio. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 24 Agosto 2014 Terça lá vou eu 6 meses. Holanda mi espera! Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 24 Agosto 2014 Terça lá vou eu 6 meses. Holanda mi espera! Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 24 Agosto 2014 Vais? Eu tenho imensas opções e fico todo confuso fds :mrgreen: Depois deixa só a opinião sobre o essencial: Gajas (falando inclusive no nivel de badalhoquice) Facilidade em fazer cadeiras. Boa sorte! :compinchas: Tive um amigo lá na faculdade de engenharia e ele dizia que tinha que estudar tanto como estando em Portugal (o que é muito acima da média para Erasmus). Quanto a mulheres, podes ficar entusiasmado. Eu próprio estive lá duas noites e, não sendo o mesmo que Rep. Checa, Polónia ou os pequenos países de leste, é ainda assim muito bom. E se gostares de homens famosos, sempre tens o Caneira como presença assídua na noite de Budapeste. Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 24 Agosto 2014 Tive um amigo lá na faculdade de engenharia e ele dizia que tinha que estudar tanto como estando em Portugal (o que é muito acima da média para Erasmus). Quanto a mulheres, podes ficar entusiasmado. Eu próprio estive lá duas noites e, não sendo o mesmo que Rep. Checa, Polónia ou os pequenos países de leste, é ainda assim muito bom. E se gostares de homens famosos, sempre tens o Caneira como presença assídua na noite de Budapeste. Polónia é melhor em termos de vaquedo? :mrgreen: Eu estou na duvida Praga-Gdansk-Budapeste... Mais de 5 linhas não leio. :lol: :lol: Compartilhar este post Link para o post
Al-Khazal Publicado 27 Agosto 2014 Só vi agora. Eu estive em Bolonha também neste segundo semestre que passou! Em termos académicos não te consigo ajudar muito já que fui fazer a tese, ou seja, não passei pela parte de me inscrever a cadeiras, ir a aulas, inscrever em exames, ter exames, etc e etc. Mas se fores ter aulas normais e passares por tudo isso, prepara-te que são um bocado desorganizados, do que fui sabendo dos meus amigos de lá. Mas nada que te assuste, no fim tudo se resolve! Quanto ao resto, vais adorar. A cidade é universitária, cheia de estudantes, muito fixe, há sempre animação à noite e um montão de outros erasmus. Inscreve-te na ESN e na ESEG e aproveita as atividades deles, eles organizam viagens a preços muito fixes e para as festas também é tudo mais barato. A cidade é de tamanho médio, quando deres por ti já a dominas facilmente e vais a qualquer lado sem precisar de pensar muito. Arranja uma bicicleta, foi das melhores cenas que lá fiz. Dá-te grande liberdade nas deslocações e aquilo é tudo plano, tranquilo para andar. Eu comprei a minha roubada :lol: portanto não te admires se algum dia roubarem a tua :lol: Não gastes mais de 20€ numa, depois na altura falamos melhor para te poder orientar sobre isso se estiveres interessado! Aconselho a arranjares casa dentro das antigas muralhas. A cidade não é grande, como disse, mas assim tudo fica mais fácil. Casa não vai ser uma tarefa fácil, a maioria das pessoas ainda demorou um bocadinho até conseguir. E será normal que chegue o dia da partida e ainda não tenhas nada, terás de ficar num hostel e procurar lá. Foi o que me aconteceu, embora tenha ficado em casa de portugueses que já lá estavam e poupei o dinheiro do hostel. Nunca tive problemas de segurança, clima tranquilo. Preços de restaurantes e supermercado mais caros que cá, claro. Aproveita e faz viagens. Fim-de-semana, metes-te no comboio de manhã e voltas à noite, é óptimo andar a conhecer aquilo e Itália tem muito, muito para ver. Isto na viagens mais pequenas, quando quiseres ir ao sul, por exemplo, terás de ver hostels e isso, nada de novo. Daí aproveitares as viagens da ESN e da ESEG, eles tratam de tudo por ti, a preços mais baratos e levas mais 50 ou 100 erasmus atrás. Pá, a cena é só arranjares um grupo de amigos porreiro, que tanto pode ser com estrangeiros como com portugueses. Por acaso os portugueses deste semestre foram relativamente ativos nisso e criou-se um grupo no facebook onde toda a gente se foi juntando (aconselho a procurar no facebook tipo "portugueses em bolonha" e cenas assim, se estiveres interessado) e mais tarde um outro grupo secreto só para o pessoal do segundo semestre onde se organizavam todos os jantares, saídas, viagens, etc... já passou um mês desde que vim e ainda se continua a meter fotos no grupo, saudades :( E com isto a malta ficou rapidamente unida, deu-se bem e tava um grupinho bacano de 25 pessoas formado. Mais o pessoal estrangeiro que cada um conhece daqui e dali (da faculdade, de dividir casa, dos meetings erasmus etc) e tens a tua vida social preparada. :p Se tiveres isso, a cidade e o país oferecem-te tudo para um semestre excelente. :) Aconselho também a tirares um curso de Italiano, um A1 ou coisa assim, antes de partir. O italiano é fácil, tem muitas semelhanças com o português, mas vês que chegas com outro à vontade a qualquer sítio se sentires que consegues exprimir o que queres nem que seja com frases básicas e curtas. Depois com o tempo, melhoras. E isto se não fores mesmo ter aulas em italiano, aí já tens que dominar melhor (eu fiz tese em inglês e muita gente também fez as suas cenas em inglês mas outros em italiano, sobretudo malta de medicina, não sei se é o teu caso). Qualquer dúvida mais específica chuta, manda PMs ou escreve aí! Terei todo gosto em ajudar e relembrar algumas m*rda :biggrin: Ena, muito obrigado pela resposta! Acho que, à parte das questões de gajedo (:mrgreen:), tocaste em todos os pontos essenciais da minha dúvida! Antes de partir, e sendo que ainda vou ter algumas reuniões com a professora do meu dep. que trata todas as questões relacionadas com Erasmus, irei procurar por colegas da minha universidade que também partirão para Bolonha, só numa de não chegar lá completamente ''às aranhas''. Quanto ao curso de italiano, vou frequentar o curso livre do meu departamento, penso que cobrirá o nível A2/B1, salvo erro. Btw, consideras-te minimamente fluente em italiano depois da tua estadia? Mais uma vez, obrigado! Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 27 Agosto 2014 Btw, consideras-te minimamente fluente em italiano depois da tua estadia? Vais ver que o italiano tem muitas semelhanças com o português e espanhol. E como qualquer português safa portunhol, aquilo numa mistura chegas sempre a qualquer lado :lol: Agora a sério, o italiano de difícil não tem nada, a cena é que eu fui fazer a parte académica toda em inglês, então nunca senti real necessidade de aprender a língua. E vais ver que para as coisas básicas tipo supermercado/restaurantes/bares/wtv não vais ter dificuldade nenhuma para te entenderes com ninguém. E como também me dei pouco com italianos e mais com erasmus (e nesses, muitos portugueses e brasileiros ou então pessoal britânico ou de leste que safa bom inglês) nunca fui muito testado. E, para todos os efeitos, também não é daquelas línguas que seja uma grande mais-valia mais tarde no mercado de trabalho porque só se fala ali e em mais lado nenhum. Mas acaba por ser das poucas coisas que me arrependo, gostava de ter vindo de lá a falar melhor porque acho a língua mesmo engraçada, aposta nisso, é sempre bom aprender. Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 27 Agosto 2014 por acaso desenrasco algumas ceninhas de italiano.. "vien a letto con me" "succhia me il caso" Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 27 Agosto 2014 vaffanculo porco dio ma che cazzo fare porca madonna Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 27 Agosto 2014 froccio di m*rda, figlio de puttana[/boo] Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 29 Agosto 2014 fallo o caralio fallo o caralio que te f*da Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 29 Agosto 2014 E como são as gajas lá em Bolonha? Compartilhar este post Link para o post
DiNgO_BoSS Publicado 29 Agosto 2014 eish percebi tudo o que esta aqui escrito em italiano :heart: eu depois do meu erasmus comecei a ter dificuldade a falar foi o espanhol. quanto tento falar, sai italiano :lol: Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 29 Agosto 2014 Eu estou na duvida Praga-Gdansk-Budapeste... Cada pessoa terá a sua opinião, com base na experiência que teve, mas eu se tivesse escolher uma dessas três nem pensava duas vezes em ir para Praga. Mas um dos factores mais importantes para mim é a localização, para outra pessoa pode ser a exigência das cadeiras ou a safadeza das mulheres. Nessa perspectiva, Gdansk é muito longe de tudo e em Praga podes visitar um grande número de países muito rápida e economicamente. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Agosto 2014 scusi, babidi bupi? Compartilhar este post Link para o post
Teddy Westside Publicado 30 Agosto 2014 Cada pessoa terá a sua opinião, com base na experiência que teve, mas eu se tivesse escolher uma dessas três nem pensava duas vezes em ir para Praga. Mas um dos factores mais importantes para mim é a localização, para outra pessoa pode ser a exigência das cadeiras ou a safadeza das mulheres. Nessa perspectiva, Gdansk é muito longe de tudo e em Praga podes visitar um grande número de países muito rápida e economicamente. Esses critérios contam todos claro, assim como a afluência de outros Erasmus... Quantos mais, melhor. O que estou mais preocupado é mesmo a dificuldade em fazer cadeiras, quanto mais fácil melhor.´ Por acaso na minha universidade tenho muita oferta em quase todos os Países Europeus, tb gostava de Sófia por exemplo, mas toda gente me diz que Polónia no geral é o melhor. E o que achas de Lodz ou Wroclaw? É mais centralizado, em relação a Gdansk... Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 30 Agosto 2014 Eu vivi em Lodz e gostei, vivo em Wroclaw e gosto. Gdansk, apesar de ser no Norte, é agradável. Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 30 Agosto 2014 scusi, babidi bupi? fds chorei :lol: Compartilhar este post Link para o post