Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ze_miguel

Erasmus

Publicações recomendadas

Claro. Estive lá há um ano. A cidade é pequena. Tem cerca de 90 000 habitantes. Grandes vantagens? Estás no centro da Europa o que te facilita e muito se quiseres viajar. A cidade como é pequena ficas com uma relação com a malta de erasmus muito melhor e conheces muito mais gente. Eu quando estive em erasmus éramos cerca de 300. 200 eu conhecia de vista e falava a 100 na rua. Quando fui visitar amigos meus que estavam em Budapeste, Cracóvia, Viena, Paris, Florença etc isso não acontecia. As cidades são muito maiores e a malta ficava muito mais dispersa. Mas aconselho Maribor se for erasmus de um semestre. Se for de dois, já te aconselho a pensares numa cidade maior. Depois, na Eslovénia o estado subsidia-te metade de 22 refeições por mês. Comes em todos os restaurantes por valores entre 1,5€ e 3€. É mesmo brutal. Aconselho vivamente. E a noite é um abuso. Se precisares de mais informações, let me know.

Estás em que curso? Para te falar da faculdade.

Já tinha pensado em Maribor, tanto por curiosidade pelos países do leste como por o custo de vida ser inferior ao de cá. Fiquei ainda mais interessado ao ler a tua experiência :happy: E a nível de preço de viagens e de estadia? Outra hipótese seria Torino ou Barcelona, ou ainda Grécia

Ando em Ciências da Comunicação

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha pensado em Maribor, tanto por curiosidade pelos países do leste como por o custo de vida ser inferior ao de cá. Fiquei ainda mais interessado ao ler a tua experiência :happy:/> E a nível de preço de viagens e de estadia? Outra hipótese seria Torino ou Barcelona, ou ainda Grécia

Ando em Ciências da Comunicação

O custo de vida não é assim tão inferior ao de cá, atenção. Acaba por ser igual só que tens estes descontos nas refeições. As casas são mais baratas. Acaba por te ficar por 200€ com custos se fores para uma casa mesmo. Por isso, no global acaba por ser mais barato mas no dia-a-dia não é assim tanto. Um expresso custa 1€, uma cerveja de 0,5L 2€. O tabaco é que é menos 1€ do que cá, mais ou menos. A nível de viagem é impecável. Há lá uma agência de aluguer de autocarros que tem imensos descontos para estudantes de erasmus. É óptimo. Barcelona é uma cidade brutal mas sofre daquele mal que te disse há pouco. A cidade é grande, a malta dispersa-se. E Barcelona acho que.. meh. Se é para fazeres erasmus, vai para longe de casa. Barcelona é já aqui ao lado.

Em Ciências da comunicação não te consigo ajudar. Quando lá estive, ninguém estava lá desse curso. Mas não deve ser muito complicado. Os piores mesmo eram de Arquitectura e Medicina. Turim, um amigo meu esteve lá e não adorou à balda. Grécia é capaz de ser giro. Já ouvi falar bem. :)

Compartilhar este post

Link para o post

O custo de vida não é assim tão inferior ao de cá, atenção. Acaba por ser igual só que tens estes descontos nas refeições. As casas são mais baratas. Acaba por te ficar por 200€ com custos se fores para uma casa mesmo. Por isso, no global acaba por ser mais barato mas no dia-a-dia não é assim tanto. Um expresso custa 1€, uma cerveja de 0,5L 2€. O tabaco é que é menos 1€ do que cá, mais ou menos. A nível de viagem é impecável. Há lá uma agência de aluguer de autocarros que tem imensos descontos para estudantes de erasmus. É óptimo. Barcelona é uma cidade brutal mas sofre daquele mal que te disse há pouco. A cidade é grande, a malta dispersa-se. E Barcelona acho que.. meh. Se é para fazeres erasmus, vai para longe de casa. Barcelona é já aqui ao lado.

Em Ciências da comunicação não te consigo ajudar. Quando lá estive, ninguém estava lá desse curso. Mas não deve ser muito complicado. Os piores mesmo eram de Arquitectura e Medicina. Turim, um amigo meu esteve lá e não adorou à balda. Grécia é capaz de ser giro. Já ouvi falar bem. :)/>/>

Por acaso estava convencido que o custo de via na Europa do Leste é, de uma forma generalizada, inferior ao de cá. Maribor é excepçao ou tou a ser ignorante? E a nível de gajas? 8)/> Barcelona é a minha cidade de eleição mas tanto por os requisitos serem mais puxados como por ser aqui ao lado, deve ser para esquecer.

Editado por Alenitchev

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso estava convencido que o custo de via na Europa do Leste é, de uma forma generalizada, inferior ao de cá. Maribor é excepçao ou tou a ser ignorante? E a nível de gajas? 8)/>/> Barcelona é a minha cidade de eleição mas tanto por os requisitos serem mais puxados como por ser aqui ao lado, deve ser para esquecer.

Há uns países que é. Mas é mais tipo Polónia. Gajas é incrível... Fácil fácil fácil. E todas umas touras. Eu mesmo que tivesse média para Barcelona preferia ir para os países de Leste.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre às ordens. Se optares mesmo por ir para lá, diz-me. A coisa que mais me arrependo foi não ter falado com mais pessoas antes de ir para lá e ter aterrado lá completamente à nora.

Compartilhar este post

Link para o post

isso foi random ou pensavas que Ljubljana era na Eslováquia? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Dingo, jamaica, facil.

Eu atirava-me para o Vietname. E, se ele tiver condições, dava aquela voltinha de Tailândia, Vietname, Laos e Cambodja. Que se não fizer agora, tão cedo não deve conseguir. Isto se for o género dele, claro.

Editado por manelm

Compartilhar este post

Link para o post

Eu atirava-me para o Vietname. E, se ele tiver condições, dava aquela voltinha de Tailândia, Vietname, Laos e Cambodja. Que se não fizer agora, tão cedo não deve conseguir. Isto se for o género dele, claro.

oh filho, isso parece-me giro para fazer com uns amigos, durante 1 mês, agora estar ali 5 meses num "pais de 3ºmundo" não me parece muito engraçado a não ser que andes lá a fazer voluntariado

Compartilhar este post

Link para o post

oh filho, isso parece-me giro para fazer com uns amigos, durante 1 mês, agora estar ali 5 meses num "pais de 3ºmundo" não me parece muito engraçado a não ser que andes lá a fazer voluntariado

não me digas que falas assim, oh lopes...

Compartilhar este post

Link para o post

Dá-te uma bagagem e cultura gigante.

não me digas que falas assim, oh lopes...

De mãozinha na anca. Ai não!

Compartilhar este post

Link para o post

LOL

normalmente é oh filho...da p*ta, mas não quis ser mal educado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

não é nada o meu genero. nao tenho interesse nenhum em conhecer esses países :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A universidade de Ljubljana não aparece como opção ou escolheste mesmo ir pra Maribor? Estive uns dias em Ljubljana no verão e gostei muito do ambiente

Compartilhar este post

Link para o post

A universidade de Ljubljana não aparece como opção ou escolheste mesmo ir pra Maribor? Estive uns dias em Ljubljana no verão e gostei muito do ambiente

Eu na minha faculdade tinha as duas mas fui para Maribor porque quis. E não me arrependo. Ainda assim fui prai 10 vezes a Ljubljana durante o meu erasmus. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu na minha faculdade tinha as duas mas fui para Maribor porque quis. E não me arrependo. Ainda assim fui prai 10 vezes a Ljubljana durante o meu erasmus. :mrgreen:/>

Ah, ok. É que quando lá estive cheguei a dizer aos meus pais que ia pra lá em Erasmus :mrgreen: mas pensei que pudesse não existir

Compartilhar este post

Link para o post

Boas alguém que tenha estado nestes países ou que tenha conhecido pessoal que foi para lá pode dar algum feedback sobre estas hipóteses:

University of Ljubljana - Faculty of Economics

Univerza v Mariboru

Czech University of Life Sciences Prague - Faculty of Economics and Management

Budapest Business School College of International Management and Business

Kozminski University - Warsaw

Basicamente é por aqui, queria evitar Hungria e Polónia porque me dizem que em geral o nível de inglês é mais baixo e há mais dificuldades de comunicação mas também não sei se será bem assim... Se bem que Budapeste fosse aquela que ficava mais em conta e onde o custo de vida aparentemente é menor. E é para ir no primeiro semestre, as temperaturas costumam ser mais agressivas em Janeiro ou Fevereiro mas sei que à partida é para sofrer um bocado. :medinho: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

em Budapest não tive problema nenhum com o inglês, acho que a maior parte das pessoas com quem falava dominavam a língua

na Polonia as gajas falam inglês portanto é na paz, se bem que Varsóvia é caro pa crl

Compartilhar este post

Link para o post

Fui falar com a coordenadora de erasmus e afinal de contas foi um lapso o facto de não estar Génova nas opções.

Desta forma, já me decidi e vou colocar as seguintes opções:

1º Génova - Itália

2º Iasi - Roménia

3º Pádova - Itália

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...