Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cesario_Dalta

[Tácticas] Tácticas do Dalta FM09 / 9.3

Publicações recomendadas

nao, n vendi o balboa. mas vendi o luisao. 9M. o balboa veio logo barafustar... lool. vou contratar o rivas. e muito rapido. achas que fique a titular?

EDIT: Ah, e palestras? como fazias?

Fizeste bem em vender o Luisão. Rivas? Titular ao lado do David.

Palestra, dou eu todas.

terreno de jogo pequeno ou grande?

Sempre o máximo, gosto de jogar num campo grande. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, resolvi arriscar e manter o sistema tactico como estava e ao fim de três jogos a equipa lá entrou nos eixos.

Parabéns, a táctica é fantastica. É a melhor que já usei neste FM

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, resolvi arriscar e manter o sistema tactico como estava e ao fim de três jogos a equipa lá entrou nos eixos.

Parabéns, a táctica é fantastica. É a melhor que já usei neste FM

Eu andava a preparar um update para o FM09 e tinha deixado o jogo um bocado para trás, mas decidi deixar o update para a semana e testar a táctica o mais possível. Por exemplo, tive agora uma época com o Inter em que só começou a dar resultados no final da época. Acabei por ganhar a LC, a Taça e o Campeonato. Mas o que mais me deixou realizado foi ter sido a defesa menos batida com mais de 15 golos de diferença para a segunda defesa menos batida. O segredo esteve, lá está, na velocidade dos laterais (Kolarov e Maicon) e a capacidade do MCesq (Muntari, que grande jogador).

Estou neste momento a testar mais um pouco a táctica noutro tipo de desafio. Peguei no Boavista e em três anos quero ser campeão da Europa. Por enquanto a equipa está a reagir bem, apenas sofrendo alguns golos estúpidos devido à falta de qualidade da zona central.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem eu nem sei como começar...não sei se isto foi um acaso (penso que não) ou se é mesmo da táctica.

Deixo aqui um SS:

valenciavrmadrid.png

Eu uso o 4-3-3 mas decidi experimentar a tua táctica e olha no que deu :mrgreen: Apenas modifiquei a parte dos remates de longe porque com Cardozo e Villa tem de ser à BOMBA.

Deixaste-me confuso agora. Achas que o Villa rende mais sozinho ou acompanhado?

Cesário :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Por norma não uso tacticas que não as minhas, mas como a situação era desesperante lá experimentei esta. Fiquei satisfeito em saber que o problema não era meu, é mesmo da equipa :lol:

Mas nota-se uma melhoria considerável, mas insuficiente para colocarem os meus coxos a marcar...

Compartilhar este post

Link para o post
Fizeste bem em vender o Luisão. Rivas? Titular ao lado do David.

Palestra, dou eu todas.

Sempre o máximo, gosto de jogar num campo grande. 8-)

Obrigado Cesário. Vou experimentar :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Cesario, mais uma questão...

Em relacao as palestras...

Eu sei que estas são de outra tactica, mas o que achas destas palestras?

Teamtalks (maintains high morale)

Kick-off: 'Nothing'. Rival team: 'For Fans'. When underdogs(^2/1): Home- 'We Can Win', Away- 'Wish Luck'.

Half-time: Winning: 'Nothing'. Drawing (playing well): 'Nothing'. Drawing (playing bad) or Losing: 'I want more/Disappointed, etc'.

Full-time: (Despite result) -5 'Disappointed', +8 'Delighted'. 5.0 to 7.9: (Team) 'Well done/Good effort, etc'.

Compartilhar este post

Link para o post
Cesario, mais uma questão...

Em relacao as palestras...

Eu sei que estas são de outra tactica, mas o que achas destas palestras?

Pessoalmente, eu costumo pedir pelos adeptos quando jogo fora, excepção feita em jogos contra equipas fraquíssimas em que peço a vitória. Ao intervalo, se estiver a ganhar por margem mínima peço para não se descuidarem, se estiver a perder digo que podemos alcançar a vitória. Quando estou a ganhar por muitos ao intervalo digo que estou satisfeito e meto "hoje não há pressão" a quem estiver a jogar menos bem. No final digo sempre satisfeito (jogos em casa) ou deliciado (jogos fora), exceptuando exibições menos conseguidas de certos jogadores (abaixo de 5,5) em que digo que estou desapontado.

Tem funcionado para mim, sempre.

E uma coisa que muitos se esquecem e que levanta a moral durante toda a época, que é dar o máximo de prémios monetários à equipa, pelas conquistas que se podem efectuar. Mesmo que não se ganhem, os jogadores mantêm o espírito elevado, dizendo (a maioria) sempre que se sentem contentes por poderem ver o seu esforço recompensado.

Compartilhar este post

Link para o post

Dalta, tou no City e tenho o Pogrebrenyak e o Ibisevic, ambos não têm rendido o que eu esperava, em cerca de 20 jogos (10 no caso do Ibisevic) apenas marcaram 2 e 1 golo, respectivamente. Alguma dica? O Robinho pelo contrário tem estado de pé quente, 20 jogos 12 golos.

Compartilhar este post

Link para o post

As instruções para jogadores menos móveis são mais intrincadas e complicadas de fazer. Eu próprio tive de rever algumas vezes as instruções para o Cardozo no Benfica, ao estilo do Pogrebrenyak. Menos bola nos pés, mais remates de longe, menos liberdade criativa, menos cruzamentos, menos passes em profundidade, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Também dei um olhinho e pensei em alterar, mas como nos ultimos 2 jogos ele tinha marcado 2 golos, decidi arriscar deixar e aparentemente agora já engatou. :mrgreen: tem sempre marcado 1 por jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Também dei um olhinho e pensei em alterar, mas como nos ultimos 2 jogos ele tinha marcado 2 golos, decidi arriscar deixar e aparentemente agora já engatou. :mrgreen: tem sempre marcado 1 por jogo.

Eu pessoalmente, costumo fazer melhores segundas época do que primeiras épocas. Tem a ver com a adaptação a certos ritmos de jogo, etc. Claro que há jogadores que agarram logo a táctica e começam a jogar que nem desalmados. Exemplos? Zhirkov e Aquilani. ME e MCdir, respectivamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro

Dalta,primeiro que tudo,excelentes táticas amigo :fixe:

agora umas perguntas :mrgreen:

1- o MCdir é o mais criativo e o MCesq o mais defensivo?

2- o PLesq é o menos criativo,menos movel?

3- o PLdir é o mais criativo,mais ágil,mais "mexido"?

Compartilhar este post

Link para o post
Dalta,primeiro que tudo,excelentes táticas amigo :fixe:

agora umas perguntas :mrgreen:

1- o MCdir é o mais criativo e o MCesq o mais defensivo?

2- o PLesq é o menos criativo,menos movel?

3- o PLdir é o mais criativo,mais ágil,mais "mexido"?

1º - Sim, mas também funciona com um Box-to-Box a MCesq. Desde que um jogador seja criativo e outro tenha trabalho e rendimento, o meio-campo funciona.

2º e 3º - As instruções são diferenciadas para os PLC mas eu aconselho a uma rotação nas posições dos jogadores, porque a meu ver essa adaptação a estilos de jogo diferentes são benéficas para a produção ofensiva. Vou-te dar um exemplo. Neste momento estou a testar novas movimentações no Inter, onde ganhei tudo na 1ª época e na 2ª vou pelo mesmo caminho (é muito fácil mas eu precisava de um clube grande para testar algumas particularidades tácticas), em que uso o Rossi e o Zlatan na frente de ataque. Para suplentes (suplente é eufemismo, porque eles acabam por jogar o mesmo) tenho o Balotelli e o Alexis Sánchez. Durante o jogo chego a trocar de posicionamento duas a trÊs vezes, levando a uma maior dificuldade nas marcações dos centrais.

Eu tive um ligeiro problema com lesões na segunda época, estando o Zlatan lesionado por dois meses e o Rossi por três, e o que fiz foi pôr o Sánchez a PLesq e o Balotelli a PLdir. Ao intervalo (dependendo do resultado) mudava-os e normalmente acabava em golos. Mais tarde percebi que essa pequena mudança táctica imprime, por si só, uma alteração no comportamento da defesa contrária.

Mais. Às vezes queremos que o avançado marque aqueles golos cruzados, em que o lateral ou extremo vai a correr pela linha e centra para o pontapé com a parte de fora do pé do avançado. Nestes casos o pé esquerdo a PLesq compensa. Se por outro lado queremos um golo derivado de incursões pelo interior do campo, com passes nas costas da defesa e uma finalização precisa, o pé esquerdo compensa a PLdir. Esta diversidade táctica é impossível de passar para a prática, apenas com instruções. Daí ter chegado a esta conclusão. Se querem mais golos, seja ele avançado móvel ou pseudo-Jardel o que interessa é esta dualidade de movimentos, esta adaptação a diferentes estilos de jogo.

Façam a experiência e depois digam se não se marcam mais golos.

Ah e uma coisa muuuuuuito importante que descobri nesta "navegação táctica" no Inter, nos cantos, convém ter um sujeito que marque bem cantos, mas mais que isso, tem que saber cruzar. O Fazio, neste momento está em fogo, tendo uma média de 8,02 e é o melhor marcador da equipa. E isso só aconteceu agora, porque me apercebi que ele marca mais quando a bola vem do canto com aquela ligeira curvatura que um bom cruzador sabe dar.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Dalta, li o teu texto todo com bastante atenção e gostei :)

Também comecei um save com o Inter e ainda vou na 1ª época, na pré-temporada.

Contratei o Jelle Van Damme, defesa polivalente, o Luca Cigarini e o Thomas Necid. Adquiri ainda 50% do passe do Alexis Sanchéz e comprei os restantes 50% do passe do Jiménez. Vendi o Hernan Crespo e o 3º redes, o Orlandoni.

Qual o 11 e a táctica, dentro das tuas 3, que aconselhas? Isto, tendo em conta a tua recente experiência com os nerazurri.

Agradecia também outros pormenores, como marcadores de cantos, livres e afins, dada a observação que tu fizeste acima. ;)

Plantel:

Toldo, Júlio César

Santon, Maicon, Zanetti

Maxwell, Van Damme

Materazzi, Samuel, Cordoba, Burdisso

Cambiasso, Bolzoni, Stankovic

Cigarini, Muntari, Jiménez

Figo, Mancini, Obinna

Ballotelli, Alexis Sanchéz

Zlatan, Cruz, Necid, Adriano

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, a equipa mudou bastante comigo, na segunda época até houve falta de harmonia nas primeiras duas semanas da liga porque eu vi-me obrigado a oferecer uns 50 jogadores a clubes. Como podes reparar tens muitos emprestados e co-propriedades para decidir na segunda época.

Deixa-me cá ligar o FM para te dar um aconselhamento mais profundo. ;)

EDIT: Aqui vai.

Compras 1ª Época (Total Gasto - 66M)

Diego (Werder Bremen) - 30M

Mattia Cassani (Palermo) - 1,3M

Kolarov (Lazio) - 4,3M

Alexis Sánchez (Udinese) - 3M (Co-Propriedade)

Alessandro Rosina (Torino) - 3M (CP)

Vincenzo Fiorillo (Sampdoria) - 2M (CP)

Felipe (Udinese) - 2M (CP)

Yury Zhirkov (CSKA) - 15,75M

Vincent Enyeama - 300m

Lorenzo De Silvestre (Lazio) - 3,5M (CP)

Alberto Paloschi (Milan/Parma) - 1M (500m / 500m)

Vendas 1ª Época (Total Feito - 41M)

Cristian Chivu (Benfica) - 7M + Amigável

Patrick Vieira (Lyon) - 3M + Amigável

Nelson Rivas (Fiorentina) - Empréstimo 500m

Julio Cruz (Feyenoord) - 500m + Amigável

Andrea Mei (Verona) - 100m

Hernán Crespo (Aston Villa) - 1,5M + Amigável

Victor Obinna (Genoa) - Empréstimo 250m

Esteban Cambiasso (Real Madrid) - 20M + Amigável + 45%transfer

Maxwell (PSV) - 8M + Amigável

Compras 2ª Época (Total Gasto - 76M)

Alessandro Rosina - 100m (restante da CP)

Vicenzo Fiorillo - 50m (restante da CP)

Alexis Sánchez - 3,2M (restante da CP)

Felipe - 600m (restante da CP)

De Silvestri - 500m (restante da CP)

Sergio Busquets (Barcelona) - Livre

Andrea Coda (Udinese) - 2M

Daniel Aquino (Murcia) - 4M

Federico Fazio (Sevilla) - 22M

Simone Pepe (Udinese) - 5M

Luis Jiménez - Livre (restante da CP)

Fernando Forestieri (Genoa) - 1,5M (CP)

Giuseppe Rossi (Villarreal) - 36,5M

Vendas 2ª Época (Total Feito - 80M)

Victor Obinna (Udinese) - Empréstimo 900m

Sulley Muntari (Villarreal) - 8M + Amigável + 25%transfer

Nelson Rivas (Hoffenheim) - 3M

Walter Samuel (Villarreal) - 5M

Nicolás Burdisso (Real Madrid) - 6M

David Suazo (Barcelona) - 10M + Amigável

Vincent Enyeama (Barcelona) - 2,1M + 45%transfer

Ricardo Quaresma (Real Madrid) - 21,5M

Adriano (Sevilla) - 8M

Mattia Cassani (Fiorentina) - 6M + 25%transfer

Alessandro Rosina (Villarreal) - 5,5M

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, força, agradeço-te :)

Claro, está tudo muito indefinido, mas eu procuro o máximo possível de sucesso a curto prazo, não fosse o Inter e então queria construri já umas bases bem sólidas para ir reforçando ano a ano sempre com 2/3 conquistas por época se possível.

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira época serviu para afinar algumas coisas que queria na táctica. Experimentei várias coisas diferentes. Jogadores noutras posições, etc. Contratei alguns jogadores apenas para fazer dinheiro, casos de Cassani, Enyeama, Rosina, etc. Tentei criar uma estrutura para a segunda época estar a meu gosto, com jogadores de confiança, e um Inter mais italiano.

O meu onze base na primeira época foi este:

GR: Julio César

DD: Maicon

DE: Kolarov

DC: Materazzi

DC: Cordoba

MCesq: Muntari

MCdir: Stankovic

ME: Zhirkov

MD: Mancini

PLC: Adriano

PLC: Zlatan

As estrelas jovens do Inter rodaram muito na equipa, casos de Bolzoni, Balotelli e Santon.

Para a segunda época a coisa mudou um bocado.

GR: Julio César

DD: Maicon / De Silvestri (que se tornou uma besta de lateral)

DE: Kolarov

DC: Felipe / Materazzi

DC: Cordoba / Fazio

MCesq: Bolzoni / Busquets / Zanetti

MCdir: Stankovic / Diego

ME: Zhirkov / Mancini

MD: Simone Pepe / Santon

PLC: Rossi / Balotelli

PLC: Zlatan / Sánchez

E muitos jogadores jovens estão inscritos para rodarem nos jogos mais fáceis, casos de Acquafresca, Paloschi, Aquino, etc.

Quanto aos CANTOS, bem ;) é assim:

- Marcação de cantos superior a 15

- Cruzamentos superior a 17

Os que tenho agora são o Pepe na esquerda e o Zhirkov na direita. É sempre imperativo ter os pés contrários na marcação dos cantos. E acho que os números falam por si. 29 assistências para o Zhirkov e 21 para o Pepe. Aliás o Pepe foi a maior surpresa que tive no FM até agora. Comprei-o para ser suplente do Mancini e porque era italiano mas agarrou de tal forma o lugar que já não deixa o Mancini entrar.

Daqui a pouco ponho algumas ss deste save para comparares.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro

Dalta,tou com o save no SLB.

GR-Quim

DR- Maxi

DE- Alonso

DC- David Luiz /Miranda

DC- Miguel Victor/Sidnei

MCesq - Tiago Gomes/Ramires/Ruben Amorim

MCdir- J.Pernambucano/C.Martins/Pablo Aimar

ME-Di maria/Desmarests

MD- Balboa/Juninho/Maxi

PLesq-Cardozo/Nuno Gomes/Aimar

PLdir- G.Pandev/Aimar

é esta a equipa... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, nota-se bastante trabalho nesses dois anos. E permite-me deixar o meu aplauso para a ideia, o projecto que idealizaste e que puseste em prática. Muito bem concebido e melhor executado.

Obrigado pelo apontamento dos cantos, é sempre bom aprender algo mais :) Os pés contrários já sabia, agora essa dos cruzamentos faz todo o sentido e toda a lógica e não fazia ideia. Genial!

Vou enfrentar a Roma, no primeiro desafio oficial da época ainda com bastantes baixas, mas em princípio o meu onze baze será este:

GR: Júlio César

DE: Maxwell

DC: Samuel / Córdoba

MD: Balotelli / Alexis Sanchéz

ME: Mancini

MCdir: Cambiasso / Stankovic

PL: Adriano / Balotelli

PL: Zlatan

Mais uma vez obrigado, 5* ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Dalta,tou com o save no SLB.

GR-Quim

DR- Maxi

DE- Alonso

DC- David Luiz /Miranda

DC- Miguel Victor/Sidnei

MCesq - Tiago Gomes/Ramires/Ruben Amorim

MCdir- J.Pernambucano/C.Martins/Pablo Aimar

ME-Di maria/Desmarests

MD- Balboa/Juninho/Maxi

PLesq-Cardozo/Nuno Gomes/Aimar

PLdir- G.Pandev/Aimar

é esta a equipa... :)

Que equipaça! Aconselho-te o Cassani para Defesa Direito. Evolui e se jogar é pretendido na segunda época por muitos clubes italianos.

Sim, nota-se bastante trabalho nesses dois anos. E permite-me deixar o meu aplauso para a ideia, o projecto que idealizaste e que puseste em prática. Muito bem concebido e melhor executado.

Obrigado pelo apontamento dos cantos, é sempre bom aprender algo mais :) Os pés contrários já sabia, agora essa dos cruzamentos faz todo o sentido e toda a lógica e não fazia ideia. Genial!

Vou enfrentar a Roma, no primeiro desafio oficial da época ainda com bastantes baixas, mas em princípio o meu onze baze será este:

GR: Júlio César

DE: Maxwell

DC: Samuel / Córdoba

MD: Balotelli / Alexis Sanchéz

ME: Mancini

MCdir: Cambiasso / Stankovic

PL: Adriano / Balotelli

PL: Zlatan

Mais uma vez obrigado, 5* ;)

Tiveste sorte. Eu tinha o Cordoba, Samuel e Rivas lesionados. Tive que usar o Zanetti a Central... mas ganhei. O Zlatan e o Adriano formaram uma excelente dupla. O Adriano chegou a valer mais de 12Milhões mas andou sempre parvo durante toda a época, sempre a dizer que está "satisfeito com as actuais condições do clube" e isso para mim é sempre sinal de pouco profissionalismo, quando pude vendi-o logo. O Maicon ficou insatisfeito durante uns dois meses porque eu rejeitei uma proposta de 30M limpos por ele. Depois passou-lhe com as constantes vitórias.

P.S.: Daqui a nada posto algumas SS.

Compartilhar este post

Link para o post

Em dia de supertaça e sem contar com Santon, Balotelli, Cigarini e Obinna, ainda em viagem após os Pequim '08:

1-4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
class1epoca.jpg

Nesta época já vou com 14 pontos de avanço da Fiorentina e faltam ainda 11 jogos.

Entretanto o clube foi adquirido por um bandalho qualquer :mrgreen:

intercomprado.jpg

E aqui um pequeno bug do FM. Eu bem que lhe pedi umas quinze vezes para reconsiderar o abandono, já que tem potencial para ser igual ou melhor que o Zlatan.
kerlonwtf.jpg

bolzonic.jpg
O Bolzoni foi, para mim, a maior evolução em termos de jovens no Inter. Tornou-se num trinco de referência e tem alternado a titularidade com o Busquets.

desilvestrione.jpg
desilvestritwo.jpg
O De Silvestri evoluiu de maneira incrível e tem conseguido tirar o Maicon algumas vezes da equipa titular.

plantel2epoca.jpg
Este foi o plantel (imenso) que tive de tratar na segunda época. Deu um trabalho do caneco mas consegui.

Compartilhar este post

Link para o post

Fogo, trabalho árduo aí pelos lados de Milão :mrgreen:

Mais a sério, excelente a notícia do investimento no clube, péssima a notícia da retirada do "foquinha", tanto potencial, que bug :facepalm:

Grande primeira época, eu já não pediria tanto :carinhoso: Conseguiste cedo um domínio interno que se prevê longínquo. Eu não prevejo tanta mudança nem instabilidade mas é meu desejo construir uma equipa o mais competitiva possível se bem que me pareça algo distante ainda este objectivo.

Mais uma vez um enorme obrigado e vou-te informando dos meus eventuais progressos no save. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha Dalta, vá lá, apesar de todas os obstáculos lá venci a batalha com a Roma:

2-1.jpg

Que batalha, com Cambiasso a central e com ainda mais toques e contusões mesmo durante a partida.

Doni 7.0 Júlio César 7.4

Algo inconsistente o jogo por parte das duas equipas. Ainda tenho muito trabalho pela frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...