Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Meteorologia e outros fenómenos naturais

Publicações recomendadas

Citação de challenger, há 9 horas:

Eu agora estou no Telheiro, depois da Cruz da Areia e há luz e internet fixa. Ainda não há é água.

Também moro na Batalha e não tenho nada.

Na Marinha Grande (perto do centro) tivemos luz e internet ontem por volta das 00:30. Água ainda não temos. Os meus pais já moram mais nos arredores e continuam de gerador a funcionar.

Amanha vamos dar uma ajuda na limpeza da cidade. Já estou a mobilizar também amigos de Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 5 horas:

Já agora, quem tiver danos em casa que previna da maneira que conseguir o mais rápido possível porque a chuva prevista para o inicio de Fevereiro é assustadora. 

Yap, as previsões não são nada animadoras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 horas:

Sabem o que me deixa mais consternado nestas situações de catástrofes? É ver os diretos das estações de televisão a entrevistar populações que reportam não terem acesso às coisas mais básicas para a sua sobrevivência: água, eletricidade e comunicações.

Fico sempre a pensar: porque raio as televisões têm comunicações e as pessoas dos locais atingidos não têm? Eu sei a resposta. Tem a ver com critérios economicistas. E até percebo. Não é possível ter redundâncias eficazes em todos os metros quadrados do território. Mas há com certeza condições de minimizar o sofrimento de quem é atingido por uma catástrofe.

E isto não é uma questão apenas do Estado. É o Estado (água e socorro), são as empresas públicas ou com participação pública (água e eletricidade) e são os privados (eletricidade, comunicações e combustíveis). A ideia que dá é que são sempre apanhados de surpresa. Nunca há geradores, nunca há ligações por satélite, nunca há meios suficientes e devidamente coordenados para atuar de imediato.

A única evolução que se deteta é que passámos de um ministro a dar ordens aos motoristas para encher jerrycans de gasóleo para distribuir aos hospitais para outro ministro a roer as unhas em estado de grande preocupação.

Basicamente é isto. E isto só contribui para as populações se sentirem abandonadas. O meu pai, raramente o vi tão cabisbaixo como ontem, estava mesmo completamente em baixo, e como ele quase todas as pessoas por quem passei naquela zona (moram numa freguesia onde morreram 2 pessoas, eu próprio conhecia uma delas). É que se as pessoas que moram no centro de Leiria se sentem abandonadas, imaginem toda a população das freguesias em redor que ainda não viram um agente da protecção civil, alguém da câmara ou sequer alguém da freguesia. Que nem sequer notícias sobre a situação conseguiam ter na rádio. Eu próprio ainda não tenho luz e só hoje consegui aceder à internet, as poucas notícias que tive foram nem meia dúzia de minutos nos noticiários da hora a partir do meio da manhã de quarta-feira. É só a partir de quinta-feira se começou a dar alguma destaque e foi na Antena 1, porque nas outras parecia que pouco tempo se dedicava ao assunto. Rádios regionais é para esquecer porque as 2 ou 3 que existem ficaram sem emissor. O Estado tem 3 rádios que estavam a funcionar perfeitamente na região, poderia ter perfeitamente ter articulado com a RDP para uma para ter um acompanhamento mais atento da situação (tal como aconteceu no apagão).

Sei que está meio confuso, mas não dá para ser muito racional na situação em que está a região.

Btw, metam o SIRESP bem abrulhadinho no rabinho. Odeio o Musk, mas metam um sistema de comunicação com base no Starlink ou numa das concorrentes (ou com base em ambas para estar sempre segurado), uma m*rda qualquer que realmente funcione em situaçoes de mínima catástrofe. Fui ao quartel no bombeiros do meu concelho para saber informações diz que não tinham comunicações para o exterior.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 5 horas:

Sabem o que me deixa mais consternado nestas situações de catástrofes? É ver os diretos das estações de televisão a entrevistar populações que reportam não terem acesso às coisas mais básicas para a sua sobrevivência: água, eletricidade e comunicações.

Fico sempre a pensar: porque raio as televisões têm comunicações e as pessoas dos locais atingidos não têm? Eu sei a resposta. Tem a ver com critérios economicistas. E até percebo. Não é possível ter redundâncias eficazes em todos os metros quadrados do território. Mas há com certeza condições de minimizar o sofrimento de quem é atingido por uma catástrofe.

E isto não é uma questão apenas do Estado. É o Estado (água e socorro), são as empresas públicas ou com participação pública (água e eletricidade) e são os privados (eletricidade, comunicações e combustíveis). A ideia que dá é que são sempre apanhados de surpresa. Nunca há geradores, nunca há ligações por satélite, nunca há meios suficientes e devidamente coordenados para atuar de imediato.

A única evolução que se deteta é que passámos de um ministro a dar ordens aos motoristas para encher jerrycans de gasóleo para distribuir aos hospitais para outro ministro a roer as unhas em estado de grande preocupação.

Não sei como é cá mas, nos Açores, devido à peculiaridade das tempestades, sismos e vulcões, desde miúdo que me lembro de haver ações de formação, simulacros.

Cada freguesia tem zonas localizadas para irmos; estão pré-definidos os locais os locais de abrigo das populações.

Vês o sismo de 98 e as tragédias da Ribeira Quente de 99 e, excetuando a tragédia em si, tudo correu conforme os planos de emergência.

Em 99, na Ribeira Quente, a proteção Civil já lá estava quando ocorreu uma das últimas derrocadas. E a Ribeira Quente só tem 1 acesso decente - tudo o resto é pelo mato numa descida íngreme ou pelo mar.

Os governos nacionais deviam aprender mais com o que se faz nas regiões autónomas porque, qualquer tragédia que acontece é um "aí Jesus" que ainda piora a própria tragédia 

Compartilhar este post

Link para o post

"Temos de nos adaptar e crescer"

É a frase que eu mais achava que ia ouvir vinda deste governo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui continua-se sem luz.

a câmara está a pôr geradores nas freguesias mais afetas 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Montero, há 6 minutos:

Por aqui continua-se sem luz.

a câmara está a pôr geradores nas freguesias mais afetas 

Onde? Os meus pais ainda não têm nada (têm rede móvel aos solavancos).

No meu concelho andaram a distribuir flyers às pessoas pelo concelho para lhes dar informação. E continuo a dizer, o estado tem 3 rádios a funcionar perfeitamente na região, das quais só uma faz um acompanhamento mínimo da situação.

Entretanto já tenho luz, água e internet fixa e móvel. Tenho um painel solar com cilindro todo rebentado lá em cima do prédio. Mas aparentemente foi o único estrago de maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus sogros só hoje tiveram eletricidade mas ainda não têm TV nem rede móvel.

Um bocado do telhado foi se mas já está reparado, felizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

É nestes momentos que percebemos a importância e a urgência da regionalização.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 3 minutos:

Já faleceram duas pessoas em quedas a reparar telhados. 

fds muito mau

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 54 minutos:

No meu concelho andaram a distribuir flyers às pessoas pelo concelho para lhes dar informação. E continuo a dizer, o estado tem 3 rádios a funcionar perfeitamente na região, das quais só uma faz um acompanhamento mínimo da situação.

Entretanto já tenho luz, água e internet fixa e móvel. Tenho um painel solar com cilindro todo rebentado lá em cima do prédio. Mas aparentemente foi o único estrago de maior.

Sertã 

funciona só a Meo aqui.

o que me vale é ter arranjado gerador 

Compartilhar este post

Link para o post

Sai uma pessoa da metrópole para conseguir a paz do campo, para ver a cidade de pé e o campo devastado e todo destruído.
Desastre total na minha zona, junta-se à remessa de problemas que falei, telhado totalmente destruído na minha habitação, 4h sem água, 2 dias completos sem eletricidade, e acabei de recuperar as comunicações com o mundo há apenas 1h.
O que vai acontecer mais de destrutivo?

Citação de challenger, há 57 minutos:

No meu concelho andaram a distribuir flyers às pessoas pelo concelho para lhes dar informação.

Eu nem isso tive. Nem a 1ª aos solavancos, nem a segunda.

Citação de Montero, há 2 minutos:

funciona só a Meo aqui.

Yup, aqui igual. Há redes que ainda não funcionam de todo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Sem água desde ontem à noite devido a reparações numa conduta, contudo dizem que está por horas o restabelecimento do fornecimento de água (houve locais que ficaram sem água no domingo à tarde e só hoje voltaram a ter)

Sem Internet, TV e telefone porque o camião de recolha de resíduos sólidos achou engraçado levar o cabo que faz a ligação para a minha casa à frente, só devem vir na manhã de segunda feira...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PRFA47, há 9 minutos:

Sem Internet, TV e telefone porque o camião de recolha de resíduos sólidos achou engraçado levar o cabo que faz a ligação para a minha casa à frente, só devem vir na manhã de segunda feira...

Tens dados móveis?

Compartilhar este post

Link para o post

É esperar pelo dia no inevitável terramoto para ver o que está a acontecer no distrito de Leiria se replicar para todos os restantes distritos mais periféricos. Não temos nenhuma capacidade de resposta.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 8 minutos:

É esperar pelo dia no inevitável terramoto para ver o que está a acontecer no distrito de Leiria se replicar para todos os restantes distritos mais periféricos. Não temos nenhuma capacidade de resposta.

Estou no distrito de Santarém, mas onde moro é mais Leiria que outra coisa qualquer (equivalente a Almada para Lisboa).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 17 minutos:

Tens dados móveis?

sim, mas sem grande qualidade, 4G ou 5G com duas barras ma melhor das hipóteses...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 3 horas:

Na boa, é ter mentalidade ronaldo e arranjar tudo

Quem morreu é porque não tem mentalidade ronaldo

Compartilhar este post

Link para o post

É surreal este menosprezar para com Leiria. Não percebo como é que não é tudo mobilizado em modo catástrofe nacional.

Ainda há bocado li Protecção Civil só pediu ao Exército quatro militares no dia a seguir à tempestade (e ainda estão apenas em cinco localidades).

Isto é a gozar com a malta, só pode.

É rezar que o mesmo não aconteça noutros sítios, ainda ontem passeei pela Ribeira no Porto e o rio esta bem cheio. Se a coisa não for bem gerida com a chuva que vem nos próximos dias vai ser mais um rasto de destruição.

Compartilhar este post

Link para o post

A tempestade também foi logo escolher concelhos do PS. 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um colega de equipa que é originalmente da zona e foi para lá na sexta. Ontem falei com ele e disse que esteve todo o dia a arranjar telhados, mas que hoje iria para Lisboa (onde mora) porque “apesar da destruição, não há muito mais a fazer”.

Hoje também li que já há bens alimentares suficientes. Portanto diria que agora passa por algo mais empresarial: levar mão de obra e materiais para a zona. Se tiverem contactos nas áreas da construção, materiais, etc., pode ser uma boa forma de ajudar.

De resto, podem ajudar à distância através de doações para a Caritas de Leiria (dá via MBWay) ou outras associações do género.

Citação de Ego Sum, há 12 minutos:

Também acho isso gravíssimo. A PC devia pedir mobilização máxima do exército, nem percebo a dúvida. Ok, não se pode deixar os quartéis vazios, mas não é previsível que sejamos invadidos entretanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá...para...falar ...como....um...ser....humano...normal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Dá...para...falar ...como....um...ser....humano...normal?

Falar normal a ler algo pela primeira vez é mais difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...