Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nopla

[Núcleo] Pastel de Belém

Publicações recomendadas

Citação de O Pastel, há 2 horas:

@Descartes, já agora, gostava de saber a tua visão desta época, do projeto de subida do Belenenses, destas saídas, do projeto Lidl, em resumo, a nossa atualidade. Peço isto porque tens uma visão mais racional que a minha e dos que costumamos comentar aqui e, mesmo noutros temas, pareces uma pessoa informada e ponderada. 

Responder a essa pergunta exige alguma contextualização.

É sabido que o Belenenses se encontrava numa situação financeira insustentável, em que, para cumprir com os seus compromissos, andava a ser ajudado pelo Benfica por via de negócios muito pouco transparentes conduzindo a uma posição de subserviência para mim insuportável. Ao alienar percentagens dos passes desportivos dos jogadores por trocos para pagar as contas nós estávamos, na prática, a vender a honra e a dignidade. Nessa altura lembro-me de escrever que preferia ver o clube a descer de Divisão ou a começar de novo do que a manter-se à tona devido aos favores do Benfica. E não era por ser o Benfica.

Por isso compreendi a venda da SAD. Apesar de ser àquele personagem por quem não nutro qualquer simpatia ou respeito. Antecipei que as coisas não iam acabar bem. Mas compreendi. Era uma questão de sobrevivência.

Diga-se, em abono da verdade, que ele cumpriu com o que prometeu aos Belenenses. Assumiu as dívidas, que foi regularizando e devolveu saúde financeira. O problema foi a parte que ele não nos contou. Que pretendia, com a compra da SAD, comprar o clube. E o clube é muito mais do que uma equipa de futebol profissional. São as restantes modalidades, é o património, é a história, são os símbolos. Ele quis ficar com isso tudo. A atual direção não deixou. Foi à luta, tentou reverter o processo, e perdeu. Perdeu em toda a linha. Era um risco que existia desde o momento em que vendeu a SAD. Perdeu mas manteve a honra, a dignidade, o património, a história e a maioria dos adeptos. Perdeu os anéis mas ficaram os dedos. E eu aplaudi de pé.

Só falta o pormenor de nos desvincularmos dos 10% que ainda temos na SAD. Questão formal que, mais tarde ou mais cedo, terá que acontecer. Desde a separação que se materializou com a constituição de uma nova equipa que, humildemente, começou na divisão mais baixa dos quadros competitivos que a Belenenses SAD detida pela Codecity passou a ser, para mim, completamente indiferente. Não me importa mais do que um Benfica, Braga, Portimonense ou Arouca. Tem o espaço que tem no futebol português e não lhes desejo particular sucesso ou insucesso.

Dito isto, quanto ao projeto desportivo do Belenenses que passa por começar de novo ambicionando regressar o mais depressa possível às Ligas Profissionais, recolhe todo o meu apoio. A época que agora terminou, com brilhantismo, cumpriu os mínimos exigíveis. E espero que nos próximos 2 anos se consiga repetir o feito. O Belenenses tem todas as condições para construir equipas qualitativamente superior aos adversários que por aqui encontrará. Nos Nacionais a dificuldade aumenta mas espero que o sucesso se mantenha partindo de políticas com os pés bem assentes na terra.

O projeto Lidl conheço mal. Sei que é imprescindível encontrar fontes de receita alternativas que permitam estruturar o projeto desportivo cada vez mais exigente. Por isso concordo e espero que corra bem.

Quanto às saídas dos jogadores encaro-as com normalidade. É óbvio que neste percurso haverá sempre jogadores a sair e outros a entrar. Espero que se consigam colmatar as saídas com elementos de igual qualidade ou superior. O facto de terem transitado para a SAD é-me completamente indiferente. Admito que os 3 rapazes tenham recebido propostas vantajosas que lhes permitem melhorar a sua qualidade de vida e perspetivas de futuro. Por isso acho muito bem terem aceitado. Da nossa parte, não havendo condições (ou interesse) em segurá-los, só nos resta fazer pela vida e montar uma equipa que nos permita voltar a subir para o ano que vem.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

O Descartes tem toda a razão. É perfeitamente normal, válido e respeitoso terem aceite a proposta do Belenenses. Entre ganharam 1000€ e tal e euros ou mais com uma primeira liga ao virar da esquina e continuarem perto de casa ou estarem a ganhar 200€ ou 300€ (deve ser o que o Belenenses paga) na penúltima divisão distrital, eu sei bem que o escolhia. Mesmo que eles acreditem no projecto, mantendo-se com a equipa, só começam a ganhar dinheiro daqui a 2 ou 3 anos (continuaria a ser uma miséria). E ninguém se pode de andar ao luxo de andar nas distritais ou CNS até aos 23 ou 24 anos quando pode começar a orientar a vida antes. Por mais que doa aos adeptos, estes miúdos têm um sonho legítimo e não podem viver do ar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 9 horas:

O Descartes tem toda a razão. É perfeitamente normal, válido e respeitoso terem aceite a proposta do Belenenses. Entre ganharam 1000€ e tal e euros ou mais com uma primeira liga ao virar da esquina e continuarem perto de casa ou estarem a ganhar 200€ ou 300€ (deve ser o que o Belenenses paga) na penúltima divisão distrital, eu sei bem que o escolhia. Mesmo que eles acreditem no projecto, mantendo-se com a equipa, só começam a ganhar dinheiro daqui a 2 ou 3 anos (continuaria a ser uma miséria). E ninguém se pode de andar ao luxo de andar nas distritais ou CNS até aos 23 ou 24 anos quando pode começar a orientar a vida antes. Por mais que doa aos adeptos, estes miúdos têm um sonho legítimo e não podem viver do ar.

O dos juniores é me perfeitamente indiferente, o Jójó tenho pena porque via nele bastante potencial para estas andanças e ainda era júnior de 1º ano... O Castro não aceito. Era o jogador mais acarinhado pelos adeptos e tinha mais 2 propostas da primeira liga, com certeza teria também de clubes da segunda liga. 

E os três não passam de meros peões nas mãos do Rui Pedro Soares (quem não se lembra do circo montado à volta do Camará, que depois quando acabou o RPS mandou embora?), estão a assinar pelo clube cujos adeptos passaram o ano inteiro a gozar com eles, a dizer "na distrital até eu marco livres diretos!", houve inclusive "adeptos" (entre aspas porque são aquelas personagens que me dão verdadeiramente nojo, que ainda no início da época tinham fotos com camisolas dos estarolas...) que foram a jogos do Belenenses insultar os nossos atletas, apertaram a mão ao dirigente que chamou "folclore" ao futebol distrital e rebaixou aquela equipa durante o ano anterior. No meio de tudo isto, especialmente o Castro, não compreendo a decisão.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

nao tendo futebol profissional vai ser quase impossivel segurar os melhores valores. Mesmo que se apresente um projeto xpto, super sustentável e credível. Infelizmente, hoje em dia, há muitos fatores para além da vontade do jogador e esses existem nao so nas ligas profissionais como nas amadoras e na formação. Atualmente, qualquer sujeito é empresário. 

dos juniores que representaram o clube na época 2018/2019 permanecerão uns 4 ou 5 e estou a ser muito ambicioso. A distribuiçao vai ser feita por Estoril, Alverca, Tondela, Paços... E por aí fora. O Rodriguez foi para o Paços e esta epoca representou, e bem, os seniores do clube. 

muita pena de ver este cenário, pena pelos treinadores que se fartam de trabalhar e, muitas vezes, fazendo omeletes sem ovos montando equipas de 3ªs fases que se batem de igual para igual com clubes com condições estupidamente superiores. Os recursos humanos vão ser mantidos, até ver, mas paira um clima de desconforto e desconfiança. Porque, quem antes ia ao Sporting recrutar, está a ir ao Alta de Lisboa ou Sintrense. Não ha milagres!!! 

Compartilhar este post

Link para o post

@johan, na AG o Patrick disse que só na semana passada tinham saído 5 para o Famalicão. A verdade é essa, estou muito preocupado com a nossa formação nas diversas modalidades. Temos infraestruturas decadentes e insuficientes, que não vamos conseguir melhorar assim tão rapidamente (foram 30 anos para iniciar a requalificação do Restelo!!) e não temos condições financeiras para nos batermos com clubes de média linha, suportados por apoios camarários (mais nas modalidades ditas amadoras) ou investidores... E o cenário é mais ou menos este em toda a linha.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta que está mais ligada ao clube ouvi o rumor que estavam muito interessados em comprar os direitos desportivos do Sintra Football (clube recem promovido ao CP). Eu sinceramente duvido disso porque não vejo o presidente do Sintra a fazer uma coisa destas mas isso tem algum fundo de verdade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 8 minutos:

Malta que está mais ligada ao clube ouvi o rumor que estavam muito interessados em comprar os direitos desportivos do Sintra Football (clube recem promovido ao CP). Eu sinceramente duvido disso porque não vejo o presidente do Sintra a fazer uma coisa destas mas isso tem algum fundo de verdade?

Não deve passar de rumor. Na época passada tentaram comprar os direitos do Mosteirense que iria subir ao Campeonato de Portugal, segundo se diz, e a FPF não autorizou. Não é agora que vão deixar.

Compartilhar este post

Link para o post

O texto de despedida do Jójó é capaz de não agradar ao novo patrão 😂

É um bocado surreal. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Jojó fez um texto muito bonito sobre o Belém no insta. Confesso, fiquei algo comovido. Por mim voltava já e pode voltar quando quiser. Mandei-lhe mensagem a agradecer e ele respondeu, como sempre, de maneira bastante simpática. Deu-me completamente a volta, e bem. Não podemos ter remorsos com jogadores que só querem uma vida melhor. Principalmente jogadores como este.

Compartilhar este post

Link para o post

@Jamarcus não concordo, o texto é surreal para quem acabou de trocar o Belenenses pela Codecity. Fico muito feliz que ele tenha percebido a grandeza do Belenenses, mesmo numa distrital, mas claramente não percebo o conflito com a SAD e daqui a uns meses vai ser giro ver a espinha dobrar e ter de passar a dizer que eles é que representam o Belenenses etc. 

O texto está muito bom mesmo, mas revela uma falta de noção enorme, mais até ingenuidade talvez. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 1 hora:

@Jamarcus não concordo, o texto é surreal para quem acabou de trocar o Belenenses pela Codecity. Fico muito feliz que ele tenha percebido a grandeza do Belenenses, mesmo numa distrital, mas claramente não percebo o conflito com a SAD e daqui a uns meses vai ser giro ver a espinha dobrar e ter de passar a dizer que eles é que representam o Belenenses etc. 

O texto está muito bom mesmo, mas revela uma falta de noção enorme, mais até ingenuidade talvez. 

Sim, isso é verdade. Parece muito ingénuo mesmo, mas parece-me que está genuinamente agradecido ao Belém e aos adeptos. Não sei se ele vai dizer isso sobre a equipa da SAD ou não, é esperar. Espero que não.

Compartilhar este post

Link para o post

O Miguel Oliveira é reforço vindo do Sintrense B, sendo um ex-júnior parece-me o substituto natural do Tomás Castro.

Fora de campo, o “projeto Lidl” está oficialmente aprovado e pronto para avançar! Grande notícia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 1 minuto:

Este sábado às 17h no Pavilhão Acácio Rosa será o jogo de despedida do Marcão, entre atuais jogadores do Belenenses e as glórias da equipa de 2007-10, Pedro Cary, Diego Sol, Jardel, entre outros.

Todos ao Acácio Rosa prestar homenagem a este ídolo!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

INFORMAÇÃO AOS SÓCIOS: MARCA BELENENSES – ÉPOCA 2019/20

O Clube de Futebol “Os Belenenses” informa que, neste dia, foi enviada uma carta à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, com conhecimento à Federação Portuguesa de Futebol.

Nesta missiva são dadas instruções expressas de que não está autorizada a utilização das marcas #Belenenses (nominativa ou figurativa) para identificar qualquer das SAD participantes na Liga NOS, na Liga Revelação (prova do escalão sub-23), na Taça da Liga e na Taça de Portugal, pelo que não poderá ser usado pela SAD detida maioritariamente pela empresa Codecity, em caso algum, o nome “Belenenses”, devendo ser utilizado por essa entidade o nome “B”, marca (nominativa e figurativa) que de resto registou.

O conteúdo da mesma é aqui tornado público para que possa ser do conhecimento generalizado, quer a posição, quer a fundamentação do Clube, de modo a impedir o uso abusivo das marcas registadas que lhe pertencem; uso esse que provoca prejuízos avultados, danos irreparáveis à reputação do CF Os Belenenses e confundibilidade (em proveito financeiro não autorizado de várias organizações) entre uma SAD participante nas provas em causa e o verdadeiro e único detentor das marcas Belenenses.

Belenenses há só um. Completa em Setembro 100 anos e joga no Estádio do Restelo. Tem milhares de atletas em várias modalidades e escalões. No futebol senior esta temporada subiu à 2.ª divisão da AF Lisboa e está a fazer o seu caminho para regressar ao lugar a que pertence, no topo da pirâmide do futebol em Portugal.

Na sequência de contactos realizados em momentos anteriores, e à entrada para uma nova temporada desportiva, entendeu o CF Os Belenenses relembrar os agentes desportivos de que existem decisões judiciais – providência cautelar, confirmada por unanimidade por um Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa – que impedem a SAD que joga no Estádio do Jamor de continuar a utilizar as marcas (nominativa e figurativa) pertencentes ao CF Os Belenenses.

Demos também conta de que a referida SAD registou a 11 de março de 2019 a marca nacional 619910 (cujo pedido juntamos também em anexo) com o tipo de sinal misto (nominativo e figurativo). O símbolo é utilizado pelas equipas da referida sociedade desde a data do registo, mas o nome registado (“B”) continuou a ser substituído abusivamente pela marca Belenenses.

Desta forma, e perante tão flagrante violação de decisões judiciais, havendo já uma nova identidade marcária definida e registada pela referida SAD, informámos aqueles interessados de que qualquer utilização indevida da marca Belenenses sem a autorização expressa do clube poderá e deverá ser alvo do devido pedido de indemnização – será entendido como cumplicidade a permissão (e promoção) para que a referida “B” SAD continue a utilizar o nome Belenenses ou qualquer que com este possa confundir-se.

Este post devia ficar em inamovível, só para não ver (constantemente) a maior parte dos users deste fórum a referir-se à "B" SAD como Belenenses. Espero que fiquem mais esclarecidos depois disto.

http://www.osbelenenses.com/2019/06/informacao-aos-socios-marca-belenenses-epoca-2019-2020/?fbclid=IwAR0CqtwLF1z0ej0nymiJ2WbJYv-X6NG2J-qhemr9sqFbA2el5voaV3dWVuQ - Têm aqui os anexos todos, caso queiram consultar.

Informação aos sócios: Marca Belenenses â Ãpoca 2019/20

Editado por nopla
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que seja a separação total entre as duas entidades e que, de uma vez por todas, a comunicação social, Liga e demais deixem de utilizar indevidamente o nosso nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou desiludido pelo facto de ainda não terem anunciado a renovação do Serra. Era um dos jogadores mais importantes a manter. Assim sendo, falta um central e um ponta de lança, que nem o Botas (falo sem saber, mas fui lendo umas coisas, só isso), nem o Braga me parecem ser o que precisamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Apresentamos hoje o João Oliveira, lateral direito que vem do Futebol Benfica do Pró-Nacional. À primeira vista parece um craque, tem uma carreira consolidada no Campeonato de Portugal, com passagens por Pinhalnovense, Mafra, Oriental e Casa Pia, quase sempre como titular.

Compartilhar este post

Link para o post

o patrick está a tentar trazer o Coito do Casa pia... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de johan, há 54 minutos:

o patrick está a tentar trazer o Coito do Casa pia... 

ui ui achas que o facto dele querer continuar a conciliar o futebol com fisioterapia nos pode ajudar? Mesmo assim há de ter melhores propostas do Campeonato de Portugal...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nopla, Em 02/07/2019 at 10:28:

Estou desiludido pelo facto de ainda não terem anunciado a renovação do Serra. Era um dos jogadores mais importantes a manter. Assim sendo, falta um central e um ponta de lança, que nem o Botas (falo sem saber, mas fui lendo umas coisas, só isso), nem o Braga me parecem ser o que precisamos.

Serra renovou. 💙

Compartilhar este post

Link para o post

com que então vieram buscar um jogador ao Estrela ahah , que façam bom proveito dele 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dialectus, há 12 horas:

com que então vieram buscar um jogador ao Estrela ahah , que façam bom proveito dele 🙂

Que dizes dele? No jogo contra nós jogou bem, mas não sei mais. Deve vir para terceiro guarda-redes.

Compartilhar este post

Link para o post

Temos 4 guarda-redes e nenhum me parece o certo...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 3 horas:

Que dizes dele? No jogo contra nós jogou bem, mas não sei mais. Deve vir para terceiro guarda-redes.

é inconsistente , teve jogos que fez boas exibiçoes como teve jogos onde foi pessimo , ate pq entretanto ele deixou de ser titular a meio da 2ªvolta para entrar o Tiago Costa , que para mim foi melhor gr que o Bernardo , nunca o achei nada de especial.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...