Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nopla

[Núcleo] Pastel de Belém

Publicações recomendadas

kay32.jpg

A história de Carlos, o menino que virou Kay

Por Rui Miguel Melo

A- A A+

A vida de Carlos Graça, defesa-central do Belenenses, estende-se por Cabo Verde, país onde nasceu, Portugal, onde chegou aos 12 anos e se fez jogador... e o Brasil, por ter começado a dar os primeiros pontapés na bola no Corinthians de São Vicente - filial do clube de São Paulo - e, também, pelas novelas que a vizinha seguia, que lhe valeram a alcunha de Kay, que ficou até hoje.

«Numa telenovela brasileira, havia um personagem de nome Carlos que era chamado Kay. E passou-me a chamar isso. Só pode ter sido por isso», diz o central cabo-verdiano, sorrindo.

Kay chegou a Portugal apenas para passar férias. Um prémio do pai depois de conseguir boas notas na escola. Prestou provas no Benfica, agradou e ficou no clube...

Doze anos depois, após experiências nos escalões secundários, chegou ao futebol profissional através do Belenenses, depois de dar nas vistas no Operário. Assumiu-se como o patrão da defesa azul, quando o objetivo era aproveitar todos os minutos de competição.

«Sinceramente só pensava em jogar. Agora só espero não ter qualquer azar», sublinha.

Liderança não surpreende

Seis meses depois de chegar ao Restelo, o Belenenses lidera a 2.ª Liga, com mais dez pontos do que o Arouca, quarto classificado. Para Kay, surpresa só o avanço pontual.

«Pelo nosso trabalho, não é surpresa estarmos em primeiro, mas o avanço é grande. Mas a 2.ª Liga é traiçoeira. Se perdemos dois jogos seguidos estamos cá em baixo», avisa.

Compartilhar este post

Link para o post

São Matt Jones, obrigado pelos 3 pontos nesta altura natalícia! :heart:/>

Gostei do jogo, podiamos ter ido empatados para o intervalo, mas na segunda parte dominámos o jogo todo. Defesa do Arouca :lol:/> que mancos.

Arsénio tem estado muito bem, a forma como ele contornou o guarda-redes no golo é muito boa.

Cá vamos nós, com 6 pontos a mais que o SCP B e mais 13 que o Arouca.

RUMO AO NOSSO LUGAR!

Compartilhar este post

Link para o post

16792_515424598491046_1153886372_n.jpg

Esta foi a primeira foto do melhor plantel do MUNDO...

Uns baixos, outros altos; uns com GV, outros sem ela; uns com mau feitio, outros mais benovelentes; uns feios, outros menos feios; uns sempre alegres, outros mais sisudos... ou seja uma grande familia como qualquer outra.

Mas esta é a nossa familia, aquela que juntos lutaremos rumo à vitória, sempre unidos nos bons e maus momentos.

Boas festas para todos

Compartilhar este post

Link para o post
Fernando Ferreira, do Belenenses, pretendido

Fernando Ferreira, médio-centro que se tem destacado no Belenenses, tendo sido titular em todas as partidas da 2.ª Liga e apontado sete golos (é o melhor marcador da formação do Restelo), tem sido observado por emissários do Olhanense, que está interessado na contratação do jogador de 26 anos, se possível, na reabertura do mercado, já no início de 2013.

Sérgio Conceição é um confesso admirador das qualidades do jogador de 26 anos, que se encontra em final de contrato com os azuis, pelo que as Direções dos dois emblemas poderão conversar em breve.

@abola

Bazem daqui! Espero que lhe renovem o contrato, o Fernando não pode sair.

Compartilhar este post

Link para o post

nopla, quando tiveres tempo podes fazer um "relatório" da equipa? O teu 11 preferido, quem são os jogadores chave e quem achas que é jogador para outros voos?

Sempre gostei bastante do Belenenses, espero que consigam a subida.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

nopla, quando tiveres tempo podes fazer um "relatório" da equipa? O teu 11 preferido, quem são os jogadores chave e quem achas que é jogador para outros voos?

Sempre gostei bastante do Belenenses, espero que consigam a subida.

Ora bem, o nosso onze base deve ser dos mais fáceis de definir dos últimos anos. Não por falta de qualidade dos restantes membros do plantel, mas sobretudo pelo entrosamento existente entre os habituais titulares.

Costumamos jogar num 4-2-3-1 que facilmente se desdobra (sobretudo no processo ofensivo) num 4-3-3.

Matt Jones

Duarte Machado - Kay - João Meira - Nélson

- Fernando Ferreira - Diakité -

Arsénio - Fredy

Tiago Silva

Tiago Caeiro

O futebol do Belenenses assenta muito num futebol apoiado, de pé para pé, com base numa defesa coesa que sai sempre a jogar. Os laterais são segurissimos a defender e atacam bem, o que permite que os extremos estejam posicionados mais à frente no terreno. Um dos pontos chaves da equipa é a posição ocupada pelo Diakité, que serve de "tampão" antes da bola ultrapassar o nosso meio-campo. Outro aspecto bastante explorado é a velocidade dos nosso extremos, tanto o Arsénio como o Fredy usam e abusam da velocidade, sendo que o último utiliza bastante a vertente técnica. O Fernando Ferreira funciona como um 8 puro. Contudo, um dos aspectos que temos em falta é um verdadeiro organizador de jogo. Por muito que eu goste do Tiaguinho e saiba o que ele dá à equipa, acho que a posição que ele ocupa e as suas caracteristicas não são as de um organizador de jogo, mas sim as de um médio ofensivo (parecido com o que o Miguel Rosa desempenhava enquanto cá esteve, sem cair muito para a ala). A posição do ponta-de-lança, devia ser melhor explorada, uma vez que muitas vezes o Tiago Caeiro se encontra desapoiado e a jogar demasiadas vezes de costas para a baliza.

Além dos titulares, importa referir alguns jogadores que, apesar de não serem tantas vezes utilizados, também têm um papel preponderante na equipa. Como é o caso do Desmarets, do Rambé, do Si Salem ou do Filipe Ferreira.

As pedras basilares da equipa neste momento são: Matt Jones, guarda-redes com uns reflexos fantásticos, bom tanto dentro com fora dos postes. Duarte Machado, um verdadeiro capitão, que exemplo de jogador, tem qualidade para jogar em qualquer equipa de Portugal exceptuando os 3 grandes e o Braga. O Fernando Ferreira, a forma como pauta o jogo, como acelera e desacelera quando quer, a qualidade de passe e o remate, fazem dele um dos jogadores-chave do Belenenses. Fredy/Arsénio, tanto um como outro são velozes e bons tecnicamente, são os grandes dínamos da equipa. Resolvi só escolher um de cada posição, porque se não teria de por o 11 inicial todo. Deixo ainda uma palavra para uma das "Next Big Thing" do futebol português, Tiago Silva. Craquezorro, vai ser grande.

Espero ter sido útil. ;)/>/>

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas informações, nopla. Foste extremamente útil! :happy:/>

A vossa politica de contratações funcionou na perfeição, contratar Portugueses com qualidade e de divisões secundárias em vez do pack de zucas, como era hábito. Este ano ainda não tive oportunidade de vos ver jogar mas ouvi/li boas coisas e espero conseguir ver um jogo vosso nos próximos tempos. Tenho alguma curiosidade em ver o Tiago Silva, o Arsénio e o Fernando Ferreira. O Fredy já conheço há algum tempo.

Não fazia ideia que tinham um guarda-redes inglês, não é nada comum em Portugal. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Está aí um rapaz que conhecia de vista lá de S. Miguel, o Rui, q tal se porta?

Uma desilusão. Defendi-o desde o momento da sua contratação mas só tem feito porcaria quando joga.

Compartilhar este post

Link para o post

No Operário vi dois jogos dele e ele de facto fazia a diferença. Se calhar num plantel mais frágil teria mais oportunidades e seria mais útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, era ele. Disse-lhe uma vez ou outra bom dia ou boa tarde, mas conhecia mais de vista de umas conhecidas minhas. Falaram-me muito bem dele como jogador da bola, amigos meus q estavam lá na universidade e tinham jogado no Operário.

Também não deve ser fácil dar o salto, é uma realidade totalmente diferente quer em termos de local em si, quer de campeonato...

Compartilhar este post

Link para o post
Objetivos da Codecity Sports Management para o Belenenses, SAD

RUI PEDRO SOARES ASSIM ESCREVEU NA SUA PÁGINA DO FACEBOOK

Objetivos a 6 meses

1) Assegurar a subida à Liga Zon / Sagres;

2) Regularizar todas as dívidas de impostos que não estejam abrangidas pelos acordos PEC e reduzir paulatinamente o passivo corrente;

3) Organizar a SAD, dotando-a de uma estrutura profissional.

Objectivo a 3 anos:

1) Estabilizar o Belenenses na Liga Zon / Sagres;

2) Eliminar todo o passivo corrente (actualmente, aproximadamente 6 milhões de euros);

3) Atingir os 5 mil espectadores, em média, em cada jogo no Restelo.

Objetivos a 6 anos (2019, centenário do Clube Futebol Belenenses)

1) Estabilizar a presença do Belenenses nas competições europeias;

2) Eliminar integralmente o Passivo (actualmente, aproximadamente 8 milhões de euros);

3) Inaugurar o Centro de Estágio, desejavelmente nas Salésias.

Os objectivos são interessantes, quero ver até que ponto são exequíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Nopla sabes me dizer o preço da camisola alternativa do Belenenses sem personalização?

Compartilhar este post

Link para o post

Nopla sabes me dizer o preço da camisola alternativa do Belenenses sem personalização?

Deve ser 45€.

Rambém chamado para a CAN. É bom, fico feliz, contudo vamo-nos ver afltos.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, agradecia se alguém me pudesse esclarecer uma dúvida:

Sou sócio do Belenenses, mas por preguiça, não tenho as quotas em dia. Queria ver o jogo de amanhã com o Sporting B, faço-vos uma pergunta:

Posso comprar bilhete para a bancada poente, ou é exclusiva a sócios?

Da última vez que fui ver, contra o Portimonense, um senhor simpático ofereceu-se para que eu pudesse comprar bilhete de acompanhante, mas não sei se isso foi exclusivo daquele jogo em particular ou não.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...