nopla Publicado 4 Novembro 2012 (editado) Ser do Belenenses no século XXI POR VITOR SERPA A história bateu mais cedo à porta do Belenenses, mas não é necessariamente mau... Tenho por experiência própria uma sensação, aliás, um pouco irritante do que é ser-se do Belenenses em pleno século XXI. E isto porque julgo que depois da minha geração (os nascidos no início dos anos cinquenta) se foram reduzindo os casos de belenenses assumidos e sem desvios. A maioria das gentes do futebol fica incrédula quando alguém afirma que é do Belenenses. «É um clube simpático, sim, mas também por isso, do Belenenses e da Académica, somos todos» — assinalam com um sorriso a sublinhar o pensamento vulgar. Não é verdade. Do Belenenses e da Académica ainda são alguns, mesmo que não muitos, e do Belenenses e da Académica foram antes, muitos e muitos pelo pais fora, em especial no caso dos azuis, que tiveram fortíssimas manchas de adeptos nas zonas de Aveiro, Trafaria. Sesimbra. Sines, muitas zonas do Algarve e, claro, chegaram a ser maioritários nos bairros populares de Belém e da Ajuda. Houve uma fase da minha infância em que via tudo do hóquei em patins, ainda no rinque ao ar livre, por detrás do Estádio do Restelo, aos jogos de futebol da equipa principal, das reservas e de juniores. Aprendi a nadar e fiz natação nos tanques do jardim colonial, fui federado de andebol numa época áurea da modalidade no clube. Vivi o Belenenses por dentro, com o meu pai, nos grandes tempos de Acácio Rosa e do juiz Gouveia da Veiga e mantenho acesa a memória das grandes equipas de Belém, com o Zé Pereira, o Pires, o Paz, o Vicente, o Di Pace, o Dimas e, claro, o Matateu, de quem há dias me falava com profunda admiração o grande Luiz Suarez, na festa da entrega da Bota de Ouro ao Messi, em Barcelona. Eu e o Belenenses crescemos juntos e, por isso, quando, recentemente, um sempre aparentemente jovem político se desinteressou de ser presidente do clube por se ter voltado a apaixonar pelo seu mais rendoso lugar no Parlamento sorri com o mais profundo desdém, ao recordar uma afirmação sua sobre o que ele achava ser a minha preferência clubista. Com aquele rigor de análise — foi o que logo pensei — os pobres dos portugueses iriam estar — como estão — entregues à bicharada. Os anos e a profissão de jornalista na área do desporto levou-me a criar uma carapaça que me defendia da afetividade clubista. Sei que não é vulgar, que há muitos jornalistas nesta mesma área que assumem o seu clubismo, mas eu tive, um dia, o privilégio de pedir ao Vítor Santos, chefe de redação mítico de A BOLA, que nunca me marcasse uma crónica do Belenenses, porque de tanto querer mostrar independência mais o poderia prejudicar. E assim foi, ao longo dos anos. Hoje, regresso-me a essa condição de belenense na crónica de A BOLA, talvez, tendo por guia a acesa memória de meu pai. Passaram os anos e sinto-me perfeitamente imune a qualquer probabilidade de confusão entre o dever e a devoção. E é por isso que não me perturba a convicção de que o Belenenses possa encontrar o seu novo futuro na novidade da distinção maior entre o clube e a sua SAD. Sempre defendi que o clube tem obrigações morais, éticas e históricas que a empresa do negócio do futebol não tem. Não têm de ser necessariamente desligadas e muito menos desavindas, mas o clube é a paixão e o seu futebol a ilusão. Não me inquieta, demasiado, a possibilidade do clube perder, na prática, o controlo da SAD. Penso que, mais tarde ou mais cedo, isso será inevitável em todos os clubes do mundo e, especialmente, em Portugal. Só que a história bateu mais cedo à porta do Belenenses. Não é necessariamente mau... @abola Sinceramente não desgostei de ler. Assumindo, no entanto, que o meu medo é muito maior que o dele e que o facto de termos perdido o controlo da SAD me deixa apavorado, apesar de reconhecer que é um "mal" necessário. Ah e gostei da entrevista do Fernando Ferreira. Quando lhe perguntaram se queria jogar num grande ele responde "já estou num grande!". Tem sido um dos melhores jogadores desta época e é para renovar antes de Janeiro... Editado 4 Novembro 2012 por nopla Compartilhar este post Link para o post
Don Carlo Publicado 4 Novembro 2012 Como tem estado o Ricardo Alves? E já agora o André Teixeira? Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 4 Novembro 2012 Como tem estado o Ricardo Alves? E já agora o André Teixeira? Nenhum dos dois tem jogado muito. Eu gosto mais do Ricardo Alves do que do André Teixeira, comete demasiados erros infantis e ainda é muito tenrinho. O Ricardo Alves marcou um golão de livre contra o Anadia btw. E pronto, a proposta de investimento na SAD foi aprovada. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 4 Novembro 2012 Amanhã há jogo de treino contra o Mafra. Os menos utilizados Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 4 Novembro 2012 Amanhã há jogo de treino contra o Mafra. Os menos utilizados Depois diz o que achaste da equipa! Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 5 Novembro 2012 Sócios aprovam venda de maioria de capital da SAD Os sócios do Belenenses aprovaram este domingo, em Assembleia Geral (AG) extraordinária, a proposta de alienação da maioria do capital social da SAD a um grupo de investidores liderado pelo ex-administrador da PT Rui Pedro Soares. Após quase quatro horas de reunião, a proposta foi submetida a votação, tendo sido aprovada com 197 votos a favor, 20 contra e 27 abstenções. Desta forma, os associados do clube do Restelo deram "luz verde" para que o presidente António Soares prossiga e finalize as negociações para a cedência da maioria do capital da sociedade gestora do futebol profissional à Codecity Players Investment (CPI), fundo de investimento liderado por Rui Pedro Soares. A operação e respetivos trâmites deverão ficar concluídos nos próximos dois meses, sendo que o fundo de investimento será detentor de 60 a 80 por cento da sociedade anónima. No final da AG, o presidente do clube, António Soares, referiu que este é um dos passos para atingir "a estabilidade financeira". "Um dos objetivos é perseguir a estabilidade financeira que não conseguimos ter nos dois últimos anos e que nos custou, entre outras coisas, a subida de divisão na última época. Era bom que não tivéssemos passado por isso, mas se estamos a passar é porque precisamos", afirmou. António Soares explicou ainda que a percentagem concreta a ser alienada dependerá da capacidade do clube em subscrever o aumento de capital, que será efetuado através de uma operação-harmónio, mas sempre com a salvaguarda de que poderá ir "comprando ações progressivamente, até chegar aos 40 por cento", valor máximo legal. Por outro lado, Rui Pedro Soares mostrou-se "feliz" com o desfecho da AG, ainda que compreenda alguma tristeza dos sócios belenenses, pelo facto de aprovarem a perda da maioria de capital do clube. "O Belenenses é um dos primeiros clubes em Portugal [depois de Estoril e Beira-Mar] que não terá a maioria do capital da sua sociedade desportiva, mas muitos outros o farão a partir de agora. Esperamos corresponder às expetativas. Compreendo a tristeza dos sócios, mas foi uma inevitabilidade e espero que lembrem este dia como o dia que marcou uma viragem", disse. O antigo administrador da PT adiantou que a CPI vai "investir o dinheiro que for necessário para assegurar a solvibilidade e vitalidade" da SAD "azul", através de um "gestão profissional", sendo que "as receitas correntes vão pagar as despesas correntes e receitas extraordinárias vão abater o passivo". Rui Pedro Soares acredita que o Belenenses "tem condições para ser um dos mais fortes clubes em Portugal", mas garante que, apesar da subida de divisão ser importante em termos desportivos, também está preparado para o contrário. "No meu quadro de investimento, em termos financeiros, o Belenenses não subir à Liga está dentro do nosso modelo de negócio", concluiu. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/Belenenses/interior.aspx?content_id=786751 Pronto. Lá está o intruja à frente do Belenenses. Eu quero muito estar enganado, mas não auguro nada de bom... Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 5 Novembro 2012 Tens alguma perspectiva do que possa acontecer, Desc? Ou das intenções do sujeito. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 5 Novembro 2012 (editado) Depois diz o que achaste da equipa! Na primeira parte jogaram os titulares, estava 1-1 Na segunda parte os menos utilizados e acabou 2-1 Marcou o Fredy numa grande jogada individual e o Rambé de cabeça após livre lateral. Só joguei a primeira parte, a segunda não tive atento, mas o Fernando Ferreira e o Fredy são os dois muito acima da média. Pro Mafra fui eu que fiz, estivemos a ganhar 0-1 E nós jogamos com os menos utilizados ;) Editado 5 Novembro 2012 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 5 Novembro 2012 Pronto. Lá está o intruja à frente do Belenenses. Eu quero muito estar enganado, mas não auguro nada de bom... Mais um emprestado, mas desta vez para presidente. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 5 Novembro 2012 Pronto. Lá está o intruja à frente do Belenenses. Eu quero muito estar enganado, mas não auguro nada de bom... Somos dois. Tenho muito medo mesmo, mesmo sabendo que não havia muito por onde fugir. Na primeira parte jogaram os titulares, estava 1-1 Na segunda parte os menos utilizados e acabou 2-1 Marcou o Fredy numa grande jogada individual e o Rambé de cabeça após livre lateral. Só joguei a primeira parte, a segunda não tive atento, mas o Fernando Ferreira e o Fredy são os dois muito acima da média. Pro Mafra fui eu que fiz, estivemos a ganhar 0-1 E nós jogamos com os menos utilizados ;) Parabéns pelo golo Schizo! Não gostaste do Tiago Silva? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Novembro 2012 obrigado Teve pouco activo, mas nota-se que tem bons pés. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 18 Novembro 2012 Nona vitória consecutiva em casa, muito bom! É manter o registo sábado. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Novembro 2012 Rumo aos Quartos Belém!! Belém!! Belém!! Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 24 Novembro 2012 Parece que o Rafael Veloso vai assinar por 3 anos e o Sporting fica com 50% do passe. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Novembro 2012 Também já ouvi isso nopla ;) Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 24 Novembro 2012 Também já ouvi isso nopla ;)/> Que tens a dizer acerca do Rafael Veloso? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Novembro 2012 Que tens a dizer acerca do Rafael Veloso? Do que vi não gostei. E os comentários que oiço de jogadores que jogaram com e contra ele também não são favoráveis. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 5 Dezembro 2012 Morreu a senhora Ana Linheiro, ex-nadadora, funcionária do museu e uma das figuras do Belenenses. :( Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 5 Dezembro 2012 É bom sermos reconhecidos e sermos o ídolo de alguém. A equipa, após ler esta notícia, gostaria de oferecer a camisola a este pequeno grande adepto, portanto quem souber de quem se trata, agradecemos que nos contacte. Obrigado! Arsénio Nunes http://cronicasazuis.blogspot.pt/2012/12/fabril-barreiro-demasiado-pequeno-para.html?spref=fb Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 7 Dezembro 2012 Grande atitude do Arsénio, sim senhor. Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 7 Dezembro 2012 Porreiro era se um de vocês conhecesse o miúdo... Não será neto do Desc? Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 15 Dezembro 2012 Belenenses inaugurou o Estádio Santiago Bernabéu há 65 anos Real Madrid venceu a equipa portuguesa. por 3-1; desde então foi palco de inúmeras conquistas MADRID — Pelo título da peça já terá percebido o que aconteceu no longínquo dia 14 de dezembro de 1947, fez ontem 65 anos. Nesse dia o Belenenses foi o convidado de honra para a inauguração da nova casa blanca, então conhecida por Novo Chamartin. Atualmente o Estádio tem o nome de Santiago Bernabéu, então presidente do clube, já passou por várias operações plásticas e foi palco de grandes conquistas, a primeira logo na estreia, embora simbólica, com a vitória sobre o Belenenses por 3-1. Com Caneja, Clemente, Corona, Pont, Ipin, Huete, Alsua, Alonso, Barinaga, Nfolowny e Vidal de inicio, os golos merengues foram obtidos por Barigana e Alonso (2), enquanto no Belenenses, que alinhou com Sério, Vasco, Feliciano, Amaro. Figueiredo, Serafim, Rocha, Quaresma, Teixeira, Duarte e Narciso, o tento de honra foi apontado por Quaresma. Com o Real Madrid obrigado a jogar durante uma época no Estádio Metropoliao, casa do rival Atl. Madrid, nestes 65 anos o Santiago Bernabéu sofreu sucessivos melhoramentos: em 1957 foi instalada a iluminação elétrica; em 1972 foi a vez do marcador eletrônico, a que se seguiram as obras de ampliação para receber a final do Campeonato do mundo de 1982. Em 2007, quando festejou as 60 primaveras, a UEFA ofereceu o estatuto de estádio de elite à casa dos merengues, algo que não impediu, logicamente, que o palco se adapte (ainda mais, diga-se) aos tempos modernos. Por isso, em breve o Estádio Santiago Bernabéu será alvo de melhoramentos, com o final das obras previsto para 2014. A BOLA escrevia: «Magnífica exibição» No dia seguinte, o número 292 de A BOLA destacava naturalmente a honra da presença do Belenenses «no encontro inaugural da Castelhana da capital espanhola”. O enviado-especial a Madrid. Cândido de Oliveira, um dos fundadores, escrevia: «Magnífica exibição dos lisboetas», apesar da derrota por 1-3 @abola Orgulho. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 18 Dezembro 2012 (editado) Sem espaço no Benfica Tiago Silva é a joia que mais brilha no Restelo Um sonho | É deste modo, sem rodeios, que Tiago Silva descreve os primeiros meses no plantel principal do Belenenses A aventura começou em junho, depois de cumprido o último ano de júnior no Restelo, quando Van der Gaag chamou o médio de apenas 19 anos para o estágio de pré-temporada. «Tinham-me dito que iria ficar no Belenenses, porque iam avançar com uma equipa B. Esse projeto acabou por não avançar e fui para a pré-época. Ia confiante das minhas capacidades, mas sinceramente não tinha noção de que iria ficar», revela a A BOLA Tiago Silva, que leva já seis golos marcados pelos azuis: - Jamais tinha pensado que iria chegar ao final do ano com tantos jogos e golos. É um sonho tornado realidade. Poder ajudar a equipa, estarmos na liderança do campeonato e com bom futebol... não podia pedir melhor. Na luz até aos 17 anos Desde os sete anos que Tiago Silva perseguia o sonho de ser jogador profissional, algo que se concretizou no início desta época, quando assinou contrato até 2016 com o Belenenses. O sonho, porém, começou no Benfica, onde esteve durante dez anos. A saída, segundo o próprio, deveu-se à falta de oportunidades: - Desde os escolas até aos iniciados jogava sempre. Depois, no primeiro ano de juvenil, era apenas suplente utilizado. Ainda tentei a sorte como extremo esquerdo, mas tinha amigos no Belenenses que me falaram bem do clube e do Romeu, que era o treinador, por isso decidi mudar. Sabia que não ia ter tudo de mão beijada como no Benfica, mas foi melhor para mim. Não me arrependo de nada. SELEÇÃO, O OUTRO SONHO Em grande destaque no Belenenses, Tiago Silva persegue agora outro objetivo: chegar às seleções nacionais, onde, até agora, nunca teve uma oportunidade. «Fui treinado pelo Romeu, cheguei a ser chamado pelo Rui Jorge [atual selecionador dos sub-21] nos juniores, mas sei que isso não me dá qualquer privilégio. No início da época nem pensava nisso mas agora sei que tenho valor para lá chegar.» É tão ridiculo este gajo nunca ter ido à seleção...Não consigo entender, não mesmo. Editado 18 Dezembro 2012 por nopla Compartilhar este post Link para o post