Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pauloscp

Haverá dois sóis em 2012

Publicações recomendadas

Uma segunda estrela pode aparecer no céu já em 2012, revelou Brad Carter, professor de Física da Universidade Southern Queensland, na Austrália.

Segundo o investigador, uma explosão dez milhões de vezes mais brilhante que o sol formar-se-á e aparecerá Betelgeuse - uma estrela em fim de ciclo devido ao fim do combustível no seu centro.

Brad Carter frisa que, com a explosão na nebulosa de Orion, «a terra receberá de imediato um intenso brilho durante um breve período de tempo, cerca de duas semanas, vindo a desvanecer-se posteriormente e podendo não ser visível em todos os pontos da terra». Outros investigadores, contudo, são adversos a esta teoria, defendendo que a explosão pode provocar um buraco negro a uma distância de 1.300 anos luz do nosso planeta.

A detonação da velha estrela do céu nocturno - Betelgeuse - fará com que se possa observar uma chuva de neutrinos, iluminando o céu de noite. Esta explosão não afectará a vida na terra, já que a Betelgeuse é formada por elementos existentes na terra como alcatrão, ouro, prata e urânio.

Brad Carter afirma que a presença desta nova estrela só irá beneficiar a Terra já que «fornecerá elementos necessários para a sobrevivência e continuidade da espécie animal». Após a explosão, a mistura dos componentes da nova estrela farão com que a noite na terra seja 99 por cento iluminada, tornando-se também em dia.

Esta notícia, segundo o news.com.au, está a ser encarada como um presságio do apocalipse. Associado ao «Star Wars», a provável explosão da Betelgeuse já está a despertar o pânico entre algumas pessoas, provocando a procura a produtos enlatados e locais onde se possam abrigar.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/sol-sistema-solar--brad-carter--betelgeuse-tvi24/1228471-4069.html

Quando os tempos forem chegados, uma grande transformação se produzirá, de tal modo que muitos julgarão a Terra fora de órbita ... Uma grande estrela por sete dias abrasará a Terra e ver-se-ão dois sóis aparecerem .

Nostradamus

:medinho: :medinho: :medinho: :medinho: :medinho: :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Já foi desmentido.

Mas era giro... :) E isso, a aparecer por cá, significa que a estrela explodiu há cerca de 1300 anos, não é verdade? Tão fixe pensar isto :D

Compartilhar este post

Link para o post

Era altamente não distinguir noite do dia <3

Realmente era altamente limpar uma boa percentagem da fauna e flora da terra.

Em relação à noticia, mais um tipo a querer aparecer à conta de "2012". Ridiculo :lol:

Editado por Leifr Eiríksson

Compartilhar este post

Link para o post

lol? Se, eventualmente, não houvesse escuridão durante alguns dias, "uma boa percentagem" dos seres vivos do planeta iam à vida? Não podes estar a falar a sério... E, aliás, de todos os sítios onde se fala desta hipótese, nenhum deles diz que causaria algum problema à vida na Terra...

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como está em ambos os links, quando isto acontecer não haverá nenhum risco para a vida no planeta. Haverá uma chuva de neutrinos que provocará a intensa luminosidade, mas a temperatura no planeta não vai aumentar por causa disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Fusão, já agora confirma-me só uma coisa que eu não consegui perceber. As informações que li, interpretei-as de forma um pouco contraditória. A estrela já explodiu, só não se sabe é quando e por isso não se sabe quando chegarão cá os efeitos dela, ou estará para explodir brevemente? É que, segundo a minha interpretação, se explodisse "agora", estando a 1300 anos-luz da Terra, só seria visível cá daqui a 1300 anos, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Fusão, já agora confirma-me só uma coisa que eu não consegui perceber. As informações que li, interpretei-as de forma um pouco contraditória. A estrela já explodiu, só não se sabe é quando e por isso não se sabe quando chegarão cá os efeitos dela, ou estará para explodir brevemente? É que, segundo a minha interpretação, se explodisse "agora", estando a 1300 anos-luz da Terra, só seria visível cá daqui a 1300 anos, não é?

Não sendo o Fusão, é como interpretaste, a estrela ainda não explodiu. E penso que a intensidade luminosa da estrela seria como a da lua acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Wikipedia:

Astronomers believe Betelgeuse is only 10 million years old, but has evolved rapidly because of its high mass. It is thought to be arunaway star from the Orion OB1 Association, which also includes the late type O and B stars in Orion's beltAlnitak, Alnilam and Mintaka. Currently in a late stage of stellar evolution, Betelgeuse is expected to explode as a type II supernova, possibly within the next million years. Because Betelgeuse is between 497 and 789 lightyears away from Earth, Betelgeuse may have already become a supernova centuries ago; if so, the light is still in transit.

Estás a fazer o raciocínio correcto.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

lol? Se, eventualmente, não houvesse escuridão durante alguns dias, "uma boa percentagem" dos seres vivos do planeta iam à vida? Não podes estar a falar a sério... E, aliás, de todos os sítios onde se fala desta hipótese, nenhum deles diz que causaria algum problema à vida na Terra...

E os animais que necessitam da escuridão para procriarem e caçarem, faziam como?

Compartilhar este post

Link para o post

E os animais que necessitam da escuridão para procriarem e caçarem, faziam como?

Não estás a querer dizer que se iria extinguir "grande parte" das espécies por não haver noite durante meia dúzia de dias, pois não?

Compartilhar este post

Link para o post

Não estás a querer dizer que se iria extinguir "grande parte" das espécies por não haver noite durante meia dúzia de dias, pois não?

Tendo em conta que há animais que só saem dos seus abrigos à noite, podes imaginar o que seria não comeres nem beberes durante uma semana.

E quando se fala em "grande parte", é óbvio que se refere a fauna nocturna. Que ainda é uma grande quantidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Black hole sun, won't you come..

ahahaha! melhor comentario de sempre! Soundgarden forever, e se morrermos todos antes disso vai tocar essa musica em todo o mundo! :p

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei até que ponto isso seria assim tão grave. Aliás, se todas as informações que passaram dizem que nada de grave aconteceria, leva-me a crer que isso seja verdade.

Mas pronto, deixo o assunto aos biólogos aqui da zona.

Compartilhar este post

Link para o post

mas quais animais? o problema de não haver noite teria essencialmente a ver com as plantas e algas... isso sim teria implicação dramaticas nos ecossistemas a nivel global

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei até que ponto isso seria assim tão grave. Aliás, se todas as informações que passaram dizem que nada de grave aconteceria, leva-me a crer que isso seja verdade.

Mas pronto, deixo o assunto aos biólogos aqui da zona.

Nada de grave aconteceria... aos seres humanos. A nós era relativamente indiferente uns dias sem noite. Mas consegues imaginar o impacto que teria, por exemplo, para uma população de pirilampos em época de acasalamento não haver noite? Ou para grilos. Ou para aqueles pequenos roedores das florestas que só saem das tocas de noite, ou para as populações de morcegos que abandonam as cavernas/árvores de noite para procurar pequenos insectos ou fruta?

Depois podemos continuar o pensamento. Esses bandos de morcegos arrasam com nuvens de insectos, sem eles a saírem para caçar esses insectos vão atacar searas e pessoas, bem como outros mamíferos. E afinal já afectaria o ser humano.

Compartilhar este post

Link para o post

estão é a partir do pressuposto q se isto acontecesse não ia haver noite durante 2 semanas, o q me parece falso

aliás a noticia diz isso

«a terra receberá de imediato um intenso brilho durante um breve período de tempo, cerca de duas semanas, vindo a desvanecer-se posteriormente e podendo não ser visível em todos os pontos da terra»

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...