Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

[Núcleo] La Liga

Publicações recomendadas

Também estou um bocado de pé atrás mas uma equipa tantos anos a jogar da mesma forma precisa de algo novo para surpreender. Não sei é se mexer no que de melhor está é a solução. O Messi no clássico já estava com cara de aziado que nem era bom. Vai-lhe cortar completamente as rotinas porque ele já só está habituado a jogar naquele espaço e não defende. O que eu acho que ele quer montar é algo como Messi a 10 e depois na frente Neymar e outro. Aléxis, p.e. E até se fala no Kun novamente. Ele diz que não se importa que o Messi não marque golos mas é mais que notório que o Messi se importa se não marcar golos e começar a baixar os números astronómicos. E é conhecido o poder do Messi no Barça, o Tata dança dali para fora num ápice.

Compartilhar este post

Link para o post

Ponham o Messi a 10 e o Neymar e outro pintainho la na frente. a interiores ponham o Xavi e o Iniesta, Busquets a trinco.

dps mandam o Fabregas para o Arsenal e está feito 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Retirar o melhor jogador de sempre da zona central é de génio. É para desequilibrar mais é...

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Zubizarreta fecha contratação de Ter Stegen

A Imprensa alemã revela que o diretor desportivo do Barça, Andoni Zubizarreta, viajou até à Alemanha para fechar a contratação do guarda-redes Ter Stegen (Monchengladbach).

De acordo com o SportsBild Zubizarreta esteve reunidos com os empresários do guarda-redes e com os dirigentes da equipa para selar todas as condições da transferência de Ter Stegen.

O guarda-redes, de 21 anos, será a alternativa encontrada pelo colosso catalão para colmatar a saída de Victor Valdés, que está em fim de contrato.

Ter Stegen tendría ya un acuerdo con el Barça

Según cuenta 'SportBild', el Barcelona ya tiene un acuerdo con el portero Ter Stegen para la próxima temporada. Zubizarreta habría viajado este lunes a Alemania y en Gladbach habría cerrado un precontrato con el guardameta alemán y con su club.

Cuentan que Zubizarreta se ha reunido con los agentes del portero y también con dirigentes del Borussia Moenchengladbach para tenerlo todo atado. El Barça habría actuado rápido para ocupar el hueco que dejará Víctor Valdés a final de temporada.

21 años y un futuro esplendoroso por delante
También habría contado la opinión del portero, que quiere conocer su futuro cuanto antes. El M'Gladbach se había pensado hasta ofrecerle una renovación de contrato.

Ter Stegen siempre ha sido el favorito y el preacuerdo sería un hecho. Tiene 21 años, ya ha sido internacional con la selección germana, y le espera una gran carrera por delante, parece que en la portería del Fútbol Club Barcelona.

@marca.com

Compartilhar este post

Link para o post

O Messi está no habitat natural dele, se o Tata o tira dali não vejo grandes efeitos positivos, sobretudo se for para o enconstar a uma ala

Compartilhar este post

Link para o post

Messi vai deixar de jogar a falso 9...

«Falámos para ele jogar na direita ou mesmo para arrancar de mais atrás, como ele faz pela seleção da Argentina. Estas mudanças são para que ele desequilibre mais. Mudar de posição é sempre bom para se poder lidar com qualquer inconveniente que se apresente», finalizou.

@ Martino

É um disparate. Por duas razões. Primeiro, porque no centro do terreno é que acontece tudo, não se pode tirar o melhor jogador do mundo da zona das decisões. Segundo, porque o Messi é muito bom rapaz, mas não defende. Ou melhor, tem o seu papel defensivo na equipa, como todos os outros jogadores, mas não é fechar o espaço interior e muito menos acompanhar o lateral contrário pelo corredor fora. O papel defensivo dele quando joga como falso 9 e que obviamente não pode ser replicado quando joga como extremo é unicamente ser a referência da equipa para o pressing. Não tem que tentar ganhar a bola, só tem que estar com atenção para ver por onde o adversário sai a jogar e mover-se nessa direcção, para que os colegas adaptem o seu posicionamento em função disso. Tem liberdade para descansar até três vezes, mas à quarta já tem que se mexer para ajudar a equipa. Isto é muito menos desgastante para ele e permite que ele depois esteja fresco para desequilibrar como só ele sabe. Aliás, essa foi uma das razões pela qual o Guardiola não queria o Messi como extremo, mas sim como avançado; com o Messi a pastar do lado direito, a equipa não pressionava como deve ser e não controlava tão bem o jogo do adversário. Por isso é que ele preferiu sempre jogadores com boa disponibilidade física para jogar nas alas, tipo Pedro, Villa, Alexis, etc.

Resumindo, percebo a ideia do Tata, mas não era aí que tinha que mexer. Preferia muito mais que ele testasse um losango, por exemplo, do que mudar a posição do Messi.

Tambem acho que o Barcelona tem de apostar noutra coisa sem ser o falso 9. O ano passado foi exemplo que chegue.

O problema do Barcelona o ano passado não foi jogar com falso 9.

Hoje, fala-se no Benaglio para substituir o Valdés. Gostava.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso que este ano os 2 melhores jogadores do mundo estejam a sofrer quebras no seu rendimento muito devido às mudanças tácticas do Tata e do Ancelotti.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que o Messi em losango dava para funcionar. Só tenho um problema com o losango, dentro do contexto Barcelona: com o Messi a 10 e 2 avançados na frente, quem fechava nos corredores num 2o momento de pressão? É que deixando 2 jogadores na frente (imaginando que seriam estes a sair aos laterais adversários e a fechar o espaço lateral num 1º momento) mais o Messi que não defende (nem deve ter as responsabilidades de outros nesse aspecto), a equipa partia-se. Em 4-3-3 não existe esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que o Messi em losango dava para funcionar. Só tenho um problema com o losango, dentro do contexto Barcelona: com o Messi a 10 e 2 avançados na frente, quem fechava nos corredores num 2o momento de pressão? É que deixando 2 jogadores na frente (imaginando que seriam estes a sair aos laterais adversários e a fechar o espaço lateral num 1º momento) mais o Messi que não defende (nem deve ter as responsabilidades de outros nesse aspecto), a equipa partia-se. Em 4-3-3 não existe esse problema.

E uma especie de 3-4-3 ?

Onde o busquest desce para central e os alas fazem essa pressão que falas?

Assim o Messi fica sem a responsabilidade defensiva e dá uma maior consistência ao meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

E uma especie de 3-4-3 ?

Onde o busquest desce para central e os alas fazem essa pressão que falas?

Assim o Messi fica sem a responsabilidade defensiva e dá uma maior consistência ao meio-campo.

E onde encaixaria o Messi nessa equação? Como médio mais avançado ou como extremo?

EDIT: Porque duma maneira ou doutra está-se a criar problemas onde não havia, mudar por mudar nunca é uma boa opção. Já nem falo do tirar o jogador com mais rendimento do planeta nos últimos anos da zona central e da posição onde ele "explodiu", mas só e apenas do equilíbrio táctico da equipa. Deixar apenas um homem na frente que não defende (Messi) ou deixar 2, qual achas que é a melhor opção para o equilíbrio táctico e ocupação zonal da equipa?

O Tata podia perfeitamente mudar rotinas da equipa, criar novos "problemas" (no bom sentido) sem mudar as posições dos jogadores. A menos que isto seja uma opção de tirar o Messi da zona de conforto por achar que ele se acomodou. Ou então é algum tipo de atitude para mostrar que ninguém é intocável. Mas compensa estar a agir assim e deixar a equipa (substancialmente) mais fraca e reduzir a influência do melhor de sempre na manobra ofensiva? Não.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser como médio mais ofensivo.

Espero que o Tata não mova o Messi para a linha. Ele tem desempenhado também as funções como avançado e é onde tem já rotinas desde 10/11. E a equipa também ganha muito mais com isso. Um trio Pedro - Messi - Neymar é perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Era esse mesmo o tridente ofensivo que eu escolheria. Mas já nem queria entrar por aí porque envolve deixar o Aléxis no banco e estou certo que muita gente por aqui acharia isso uma babaridade assobiar.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Barcelona o ano passado não foi jogar com falso 9.

Hoje, fala-se no Benaglio para substituir o Valdés. Gostava.

Tambem nao disse que tinha sido uma causa fulcral para a epoca que foi, mas que devia haver alguma coisa para caso nao haja Messi devia existir e nao havia.

Compartilhar este post

Link para o post

E onde encaixaria o Messi nessa equação? Como médio mais avançado ou como extremo?

EDIT: Porque duma maneira ou doutra está-se a criar problemas onde não havia, mudar por mudar nunca é uma boa opção. Já nem falo do tirar o jogador com mais rendimento do planeta nos últimos anos da zona central e da posição onde ele "explodiu", mas só e apenas do equilíbrio táctico da equipa. Deixar apenas um homem na frente que não defende (Messi) ou deixar 2, qual achas que é a melhor opção para o equilíbrio táctico e ocupação zonal da equipa?

O Tata podia perfeitamente mudar rotinas da equipa, criar novos "problemas" (no bom sentido) sem mudar as posições dos jogadores. A menos que isto seja uma opção de tirar o Messi da zona de conforto por achar que ele se acomodou. Ou então é algum tipo de atitude para mostrar que ninguém é intocável. Mas compensa estar a agir assim e deixar a equipa (substancialmente) mais fraca e reduzir a influência do melhor de sempre na manobra ofensiva? Não.

Em relação á primeira pergunta seria sempre como um falso "9" na mesma, só com a diferença que poderia pisar terrenos ainda mais recuados e partir de trás, penso que seja isso o que o Tata quer.

Quanto ao Bold poderiam pressionar como num 4-3-3. Mas em posse seria um 3-4-3 criando uma maior pressão quer no meio campo quer na parte mais avançada do terreno.

Aliás o Pepe já tinha explorado este sistema mas o Tito deixou-o .

Em relação ao teu ultimo parágrafo, isto resume-se tudo dentro do campo porque no papel pode tar 4-3-3 / 3-4-3 /4-4-2. Tudo depende das movimentações dos jogadores e essas mesmas rotinas que falas. Ele não está a alterar o sistema tático, está sim a alterar o papel do Messi no jogo.

Editado por Hyuuga

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem nao disse que tinha sido uma causa fulcral para a epoca que foi, mas que devia haver alguma coisa para caso nao haja Messi devia existir e nao havia.

E o que sugerias?

Aliás o Pepe já tinha explorado este sistema nem percebi bem porque o deixou.

Quem deixou de usar o 3x4x3 foi o Tito.

Compartilhar este post

Link para o post

E o que sugerias?

Verdadeiramente adorava ver o Messi como 10 a jogar atras de um trio com Pedro-Neymar e um Ponta de Lança como o Aguero ou o Lewandownski. Permitia mante-lo proximo dessas zonas de decisao e continuaria a poder ter a liberdade total que tem sempre gozado.

Quando o Messi nao esta em forma ou o falso 9 nao resulta, tem de haver um PL que saiba aproveitar as bolas que os extremos lançam, dado que o Tata tem tentado tornar uma equipa mais vincada para transiçoes, sem comprometer o ADN. O ano passado nao havia essa questao, mas tambem nunca houve real alternativa ao Messi e andavam num 4-3-3 a pedir ao Villa que fizesse o mesmo tipo de movimentaçoes que o argentino. Agora é preciso um PL que saiba jogar de costas para a baliza e saiba dar uma bola jogavel a jogadores que saibam criar jogo. Dentro desse lote temos o Rooney, Jackson, Lewa, Aguero ou talvez num Llorente ou Falcao se quisermos mais poder de fogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso acho que o 3-4-3 não resultaria mal no Barcelona, o problema é encaixar certos jogadores nessa táctica. Metendo no meio-campo Busquets, Xavi, Iniesta e Fàbregas, não haveria lugar para Daniel Alves e Alba.

Compartilhar este post

Link para o post

Stegen

Piqué

Central

Busquets

Alba

Alves

Xavi

Iniesta

Cesc

Messi

Neymar

Num 3-5-2. icon_mrgreen.gif

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação á primeira pergunta seria sempre como um falso "9" na mesma, só com a diferença que poderia pisar terrenos ainda mais recuados e partir de trás, penso que seja isso o que o Tata quer.

Quanto ao Bold poderiam pressionar como num 4-3-3. Mas em posse seria um 3-4-3 criando uma maior pressão quer no meio campo quer na parte mais avançada do terreno.

Era exactamente assim que eu idealizo o 3-4-3 em losango. Em posse 3 abertos atrás, Busquets a vir buscar, os interiores em constantes trocas, com os extremos a darem largura. A defender desce o trinco para central, um dos interiores para trinco e tá feito. Defender com uma linha de 3 é suicídio no futebol actual.

Aliás o Pepe já tinha explorado este sistema mas o Tito deixou-o .

Em relação ao teu ultimo parágrafo, isto resume-se tudo dentro do campo porque no papel pode tar 4-3-3 / 3-4-3 /4-4-2. Tudo depende das movimentações dos jogadores e essas mesmas rotinas que falas. Ele não está a alterar o sistema tático, está sim a alterar o papel do Messi no jogo.

E foi nesse 3-4-3 que fez os melhores jogos que eu alguma vez vi uma equipa fazer.

Claro, por isso é que eu falei em rotinas e não em sistema. Mas como em todo o sitio, há rotinas e rotinas. A verdade é que o Barcelona está mais fraco, já não domina os jogos da forma que o fazia.

E ao mudar o Messi da posição dele está a fazer uma grande asneira. Por muito boas dinâmicas que a equipa tenha, todas elas melhorariam se o Messi jogasse no meio.

Por acaso acho que o 3-4-3 não resultaria mal no Barcelona, o problema é encaixar certos jogadores nessa táctica. Metendo no meio-campo Busquets, Xavi, Iniesta e Fàbregas, não haveria lugar para Daniel Alves e Alba.

Havia, era como o Pep chegou a jogar. Valdés à baliza, Piqué como central mais fixo, Dani e Alba como defesas com mais liberdade sem subirem muito, Busquets, Xavi, Iniesta e Fabregas no meio-campo, Neymar e Pedro nas alas com o Messi no meio. Só de me lembrar do jogo contra o Chelsea neste esquema e o massacre que foi...

Compartilhar este post

Link para o post

Havia, era como o Pep chegou a jogar. Valdés à baliza, Piqué como central mais fixo, Dani e Alba como defesas com mais liberdade sem subirem muito, Busquets, Xavi, Iniesta e Fabregas no meio-campo, Neymar e Pedro nas alas com o Messi no meio. Só de me lembrar do jogo contra o Chelsea neste esquema e o massacre que foi...

Confesso que já não me lembrava dessa situação. De qualquer forma, não acho que o Daniel Alves e o Alba sejam as melhores opções para essas posições, prefiro ver centrais a ocupá-las.

Compartilhar este post

Link para o post

Era exactamente assim que eu idealizo o 3-4-3 em losango. Em posse 3 abertos atrás, Busquets a vir buscar, os interiores em constantes trocas, com os extremos a darem largura. A defender desce o trinco para central, um dos interiores para trinco e tá feito. Defender com uma linha de 3 é suicídio no futebol actual.

E foi nesse 3-4-3 que fez os melhores jogos que eu alguma vez vi uma equipa fazer.

Claro, por isso é que eu falei em rotinas e não em sistema. Mas como em todo o sitio, há rotinas e rotinas. A verdade é que o Barcelona está mais fraco, já não domina os jogos da forma que o fazia.

E ao mudar o Messi da posição dele está a fazer uma grande asneira. Por muito boas dinâmicas que a equipa tenha, todas elas melhorariam se o Messi jogasse no meio.

Ontem vi um pouco da segunda parte do Barcelona com o Celta e devo dizer que não desgostei de ver o Messi nos terrenos mais recuados, o homem quando embala é muito dificil de marcar ou desarmar e foi ele que desbloqueou o 2º e o 3º golo com as tabelinhas e com essa movimentação de vir de 10 para a zona do "9".

Editado por Hyuuga

Compartilhar este post

Link para o post

Mas sempre foi assim que ele jogou. O Barcelona joga em 4-3-3 mas que se transforma num losango em certos momentos da construção e em vez de teres 2 avançados mais centrais tens os 2 extremos a ocuparem a largura do campo, com o Messi a fazer mais movimentos de apoio do que de ruptura. Esses ficam a cargo dos extremos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...