Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
tozequio

Surto de E. coli

Publicações recomendadas

Bactéria dos pepinos: DGS em alerta

Horas depois de fazer chegar aos médicos do Serviço Nacional de Saúde um conjunto de orientações relativas ao surto infeccioso provocado por uma bactéria detetada no Norte da Alemanha em pepinos importados de Espanha, o Diretor-Geral de Saúde (DGS ), Francisco George, garante ao Expresso que Portugal está pronto para tratar eventuais viajantes que cheguem a território nacional.

Em contacto permanente com as autoridades alemãs, a DGS já colocou de prevenção o laboratório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde serão realizadas as análises que permitirão confirmar o diagnóstico clínico.

As infeções por Escherichia coli entero-hemorrágica (E.coli) têm um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma gastrenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta.

A doença tem uma duração de entre cinco a sete dias.

O surto infeccioso causado por uma variante extremamente agressiva da bactéria, a Síndrome Hemolítica Urémica (HUS), que provoca graves danos renais, intestinais e no sistema nervoso central, já provocou a morte a 15 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.

Aos 16 mortos somam-se 1.400 infetados, dos quais 350 padecem da síndrome.

in Expresso

Bactéria encontrada em pepinos é diferente da que provoca contaminação

A bactéria encontrada a semana passada em três pepinos espanhóis, por um laboratório de Hamburgo, não é a mesma que provocou a infecção a mais de 1500 pessoas na Europa, sobretudo na Alemanha, informou a senadora de Hamburgo.

Cientistas descobriram um método de diagnóstico rápido que permite identificar a bactéria em poucas horas e que pode ser também aplicado aos géneros alimentares.

Os responsáveis alemães continuam sem saber qual a fonte de propagação da bactéria. No entanto, a população é ainda aconselhada a evitar o consumo de legumes crus.

Tem-se registado uma redução dramática no consumo de legumes na Alemanha. O governo de Berlim pretende discutir a nível europeu por forma a obter indemnizações para os agricultores lesados.

in TSF

Será só a mim que isto cheira a terrorismo?

Compartilhar este post

Link para o post

Nao como pepinos..Fuck yeah

Já o Hugo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto nas sandes do mac FUUUUCK

Compartilhar este post

Link para o post

Venham lá as piadas mas é dos vegetais que mais gosto.

E não se sabe se é mesmo dos pepinos. Até é mais provável que não seja da sua produção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu (...) tiro sempre o pepino, tou safo.

O outro também dizia isso... até que ela apareceu grávida! :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é bastante preocupante, tal como diz na noticia essa estirpe de E. coli produz uma toxina bastante perigosa que induz a tal sindrome HUS.

Provavelmente isto é resultado de um cuidado deficiente em termos sanitários e de higiene ou do produtor ou dos transportadores dos legumes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aposto que o transporte foi o responsável.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aposto que o transporte foi o responsável.

Não me admirava se o mal viesse mesmo do produtor. Os espanhois em termos agricolas têm produções gigantescas, campos e estufas com dimensões verdadeiramente impensáveis. É facil pensar que em tempo de contenção de despesas possam ter facilitado em termos sanitários ou qualidade dos adubos, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me admirava se o mal viesse mesmo do produtor. Os espanhois em termos agricolas têm produções gigantescas, campos e estufas com dimensões verdadeiramente impensáveis. É facil pensar que em tempo de contenção de despesas possam ter facilitado em termos sanitários ou qualidade dos adubos, etc.

Deu à pouco tempo na SIC Noticia um "60 minutos" em que mostravam a quantidade industrial de químicos que os espanhóis enfiam nos produtos agriculas, portanto acho bem possível.

No entanto, para isto ser tão localizado, acho difícil que seja da produção em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanta pressa a acusar os espanhóis e agora parece que já não têm culpa. Vá-se lá perceber isto...

Compartilhar este post

Link para o post

O outro também dizia isso... até que ela apareceu grávida! :-k

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro pepinos ás talhadas só com sal.

isto.

è pá, se eu vos dissesse que há produtores agrícolas que regam a fruta com água das fossas acreditavam?

Compartilhar este post

Link para o post

isto.

è pá, se eu vos dissesse que há produtores agrícolas que regam a fruta com água das fossas acreditavam?

E denunciaste ?

Compartilhar este post

Link para o post

isto.

Perfeitamente. Então vegetais que crescem em zonas alagadas, como os agriões é o que mais há.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...