Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Se não foram as arbitragens foi o plantel que era curto, se não foi o plantel curto foi o desgaste do jogo de Londres.

Hoje vi cerca de dez minutos de Benfica TV. Mais que isso já prejudica a saúde. Era basicamente um painel de comentário com a apresentadora, um indivíduo qualquer que nunca tinha visto na vida e que presumo seja mais um avençado da máquina de propaganda e o José Augusto. A apresentadora lançou para discussão a estatística de que o Benfica tinha tido cerca de 66% de posse de bola durante o jogo, um facto que mereceu o comentário desse tal senhor de que isso era naturalíssimo e que explicava a superioridade do Benfica e o facto de, no geral, o Benfica ser um grande europeu.

Já o José Augusto limitou-se a sublinhar que essa posse tinha sido largamente desperdiçada, a maioria dela no nosso próprio meio campo, e que o Benfica não perde o jogo por causa da arbitragem, do cansaço ou da falta de qualidade, mas porque, muito simplesmente, promove um sistema de jogo com um meio campo enfraquecido que o força a jogar praticamente todos os jogos em inferioridade no meio campo.

Esta é uma verdade tão evidente que só por si devia valer o fim da era Jesus. Um treinador que passa 3 anos a insistir no mesmo erro com os mesmos resultados não merece um 4º para mostrar que ainda não aprendeu.

Neste jogo não fomos só inferiores, fomos muito inferiores. Tivemos sorte (e Artur) em não ter saído com, pelo menos, um 3-0. Nunca controlámos o meio campo, o Sporting povoou essa zona, como tem feito sempre com o Sá Pinto, e jogou na expectativa, como tem feito sempre com o Sá Pinto, e foram mais que evidentes as nossas dificuldades em transportar a bola para junto da área. Tão simples quanto isso. É por isso que perdemos. Não me lembro de uma única oportunidade que o Cardozo tenha tido. Rodrigo idem. Nélson idem.

E no fim do jogo, para confirmar que não percebeu porque raio perdeu o jogo, vem dizer que foi um jogo dividido e que podia ter dado para os dois lados, e que se o penalty sobre o Gaitan tivesse sido assinalado tínhamos ganho o jogo.

Por mim chega. O Jesus mostrou hoje, para lá de qualquer dúvida, que o seu tempo no Benfica chegou ao fim.

O Soares Dias no geral não esteve bem, mas não foi por ele que perdemos. Teríamos perdido este jogo com o Barbas a apitar. Nenhum dos penalties existe. Aliás, são todos mergulhos. O Gaitan toca primeiro na bola e depois promove o contacto, o Luisão mal raspa o RvW nas costas que prontamente aproveita para mergulhar e o lance entre o Garay e o Wolfswinkel nem merece comentário. O Soares Dias limitou-se a ser o que é: cedeu à pressão. Tem sido assim toda a sua carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Fantástico como foram tão rápidos a fazerem-me passar por defensor do Vieira, apenas e só, porque perguntei qual a responsabilidade dele neste título perdido, quando tivemos 5 pontos de vantagem e o melhor calendário.

Compartilhar este post

Link para o post

Hey, calminha lá com o tom, se faz favor, que aqui tão todos a conversar numa boa.

Eu fiz uma pergunta muito simples. Que culpa tem o Vieira do sucesso desportivo desta época? Das cenas que ele faz, etc., isso já eu sei. Mas não responde à minha pergunta.

E a boca da Taça da Liga, comigo, não pega, pois não dou importância nenhuma a esse trofeu.

Que tom? Eu também estou a conversar numa boa. Não me peças é para tratar curiosamente a escumalha que, ano após ano, se tem vindo a aproveitar do clube a destruir o mesmo.

O LFV tem culpa de não ter trazido um lateral esquerdo. Aliás, ele tentou, mas parece que só conhecia um e a coisa não se deu. Mas, se seguirmos essa lógica, o LFV raramente terá influência nos fracassos do Benfica. O problema é que o futebol português é mais complexo que isso. Mas olha outra. Ao seu lado tem: O DSO e o RGS. Sabes o que é que o trio maravilha compõe? Um ex-sócio do Porto, um sportinguista e um ex-sócio do Braga. Consegue reunir 3 apoiantes dos 4 principais clubes do momento futebol português. O que fica de fora é aquele que, curiosamente, é o clube que preside.

Já agora, em quem vais votar em Outubro? Ou melhor, vais votar no LFV?

Compartilhar este post

Link para o post

Que tom? Eu também estou a conversar numa boa. Não me peças é para tratar curiosamente a escumalha que, ano após ano, se tem vindo a aproveitar do clube a destruir o mesmo.

O LFV tem culpa de não ter trazido um lateral esquerdo. Aliás, ele tentou, mas parece que só conhecia um e a coisa não se deu. Mas, se seguirmos essa lógica, o LFV raramente terá influência nos fracassos do Benfica. O problema é que o futebol português é mais complexo que isso. Mas olha outra. Ao seu lado tem: O DSO e o RGS. Sabes o que é que o trio maravilha compõe? Um ex-sócio do Porto, um sportinguista e um ex-sócio do Braga. Consegue reunir 3 apoiantes dos 4 principais clubes do momento futebol português. O que fica de fora é aquele que, curiosamente, é o clube que preside.

Já agora, em quem vais votar em Outubro? Ou melhor, vais votar no LFV?

Este ano, não consigo atribuir culpas ao Vieira em termos de formação de plantel. Investiu muit e bem, e deu todas as condições ao JJ para trabalhar. E a questão do defesa-esquerdo, não sei até que ponto o Jorge Jesus quereria outro, já que não só parece não ter deixado o Cap sair, como ainda mantém a aposta constante no Emerson.

E eu não preciso que todos os funcionários sejam benfiquistas. Claro que era preferível, mas não é essencial. Prefiro que façam o seu trabalho. E sei que tu tens essa visão com treinadores e jogadores, não sei porque não tens com directores. Anyway, também há muita coisa no Vieira que não gosto e não me custa acreditar de que muitas vezes usa para o Benfica para proveito próprio.

Em branco, muito provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano, não consigo atribuir culpas ao Vieira em termos de formação de plantel. Investiu muit e bem, e deu todas as condições ao JJ para trabalhar. E a questão do defesa-esquerdo, não sei até que ponto o Jorge Jesus quereria outro, já que não só parece não ter deixado o Cap sair, como ainda mantém a aposta constante no Emerson.

E eu não preciso que todos os funcionários sejam benfiquistas. Claro que era preferível, mas não é essencial. Prefiro que façam o seu trabalho. E sei que tu tens essa visão com treinadores e jogadores, não sei porque não tens com directores. Anyway, também há muita coisa no Vieira que não gosto e não me custa acreditar de que muitas vezes usa para o Benfica para proveito próprio.

Em branco, muito provavelmente.

O exemplo do lateral esquerdo é verídico. Até porque o Ansaldi esteve mesmo para vir, mas não houve condições e fechou-se o plantel. Daí o Cap não ter saído. Em relação ao lateral direito, foi tratado com a saída do Wass na pré-época e com a vinda do André Almeida que, supostamente, serviria para ocupar a vaga do Amorim e de suplente do Maxi.

Eu também não. E ainda há pouco o disse no SB. Só me limitei a constatar três nomes que são os principais dirigentes do clube, que mamam que nem cavalos à pala do clube, que se estão a marimbar para o mesmo, são adeptos e já foram sócios dos três principais adversários do Benfica nos dias que correm.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso é que há aqui duas coisas que a malta não pode confundir.

1- É certo que o Jesus já teve tempo a mais no Benfica e que a maior fatia de insucesso se deve quase exclusivamente a ele. Tem um excelente plantel, tem uma ou outra posição mais carenciada apenas e só por opção dele. Vê-se, na maioria dos jogos, que há ali trabalho de treino: ainda hoje, em mais uma exibição paupérrima, todos conseguimos perceber alguns dos traços mais marcantes daquilo que é o modelo de jogo deste Benfica do Jesus. A questão aqui não será metodológica, Jesus sabe o que quer para a sua forma de jogar e sabe como treinar para lá chegar; o problema serão, sobretudo, as suas ideias de jogo. O constante desprezo pelo controlo de jogo, sobretudo a meio-campo, já é coisa do século passado. Qualquer equipa que se queira campeã tem de saber gerir o ritmo do seu jogo e o do adversário, e o maior exemplo temos no Benfica x FCP em que, ganhando por 2-1, sofre o 2-2 com uma perda de bola a meio-campo e com mais de metade dos seus jogadores bastante adiantados no terreno. Essa "despreocupação" com a zona central tem sido o seu maior pecado, com vários capítulos como aquele em Olhão em que acaba praticamente só com avançados, ou em Guimarães, onde aborda um jogo complicado com os "malucos todos" de início.

Paralelamente a isso da metodologia e modelo de jogo há a sua liderança. Ponto prévio: duvido que o Jesus insulte jogadores do Benfica como fazia na Amadora ou em Braga. Certamente limou essas arestas. O que duvido imenso é a forma como ele gere outras coisas lá dentro. Já aqui falei nos grupos que há, certamente, no balneário e naquilo que tem sido a opção do Emerson em detrimento do Capdevila, não vou voltar a bater nessa tecla...mas alguém reparou hoje na reprimenda que o Nolito levou, em directo para toda a gente ver, quando se envolveu com o João Pereira? E agora eu pergunto: porque é que não fez o mesmo quando o Cardozo desatou aos murros no relvado da Luz na 1ª volta? Ou porque não puxou as orelhas (e deu dois estalos, acrescento) ao Gaitán quando deu o golo ao James?

2- A outra coisa que não tem nada a ver com isto é a questão da arbitragem. Hoje está aí, para quem quiser ver. Não há uma única repetição em que alguém possa dizer "bem, nesta perspectiva ainda dou benefício da dúvida ao árbitro". Aquilo é falta em todo o lado, não me venham com m*rda, usam-se é subterfúgios para esconder o evidente. Em Alvalade deram canto, em Coimbra deram falta ofensiva ao Aimar. Mas nem é só isso: alguém me pode dizer se noutras equipas, noutros jogos, se vê o árbitro a interromper a partida, não dando lei da vantagem, para chamar a atenção de jogadores por determinadas faltas que fizeram? É que nos jogos do Benfica é mais do que recorrente.

E sim, não jogamos um piço mas temos sido prejudicados cirurgicamente. Não tem nada a ver com o Sporting, esses não fazem mal a ninguém, são apenas mais um meio para atingir certos objectivos; o problema é que isto está feito, tudo isto é orquestrado, toda a gente sabe como vai acabar este filme. É uma espécie de wrestling, onde se define quem vai ganhar. A malta só segue isto porque de vez em quando alguém desafia o destino, alguém se chateia com o guião, e conseguem alterar o final da coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

O Nolito desde que chegou que tem sido constantemente desrespeitado, e parece-me que é essa a palavra certa, pelo Jesus. Os puxões de orelhas públicos e muitas vezes até à imprensa já não são de agora.

O que dá a entender é que o Nolito não foi escolha dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o Yannick...para ser lançado aos 46' naquele que era o jogo que podia definir a nossa época, deduzo por quem tenha sido escolhido.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o Gaitan ficou condicionado com aquela entrada do Polga mas o homem não jogou nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Já li algures, acho que por aqui, que o Rodrigo vai à faca no fim da época. Se isso realmente se confirma, não seria melhor ser já? É que ele hoje esteve horrível, e ultimamente tem estado completamente inconsequente, nota-se que fisicamente está mal e não é só devido ao cansaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o Yannick...para ser lançado aos 46' naquele que era o jogo que podia definir a nossa época, deduzo por quem tenha sido escolhido.

O Yannick é carro de emigrante. O emigrante chega ao café e pensa que na "vila" dele em França o calendário já vai em 2023. "Ahhh este Citroen come de cebolada aquele Audi que aí está, então ao cima só come fumo do escape!! hehehe."; "ó Albertino, não deve ser bem assim, aquele tem mais cavalos e mais cilindridada..."; "pffffffff não é só isso que interessa [muda de assunto]". Depois, durante a semana passa em frente ao café, com o Citroen a fundo, a queimar pneu na curva, a fazer uma fumaça preta que até dói... Porquê? Porque ele disse que o carro dele andava muito e há que fazer ver a esses burros quem tem mãozinhas.

Aqui é igual. Quem vai fazer dele jogador da bola, quem é? É o Jesus!

Compartilhar este post

Link para o post

Já li algures, acho que por aqui, que o Rodrigo vai à faca no fim da época. Se isso realmente se confirma, não seria melhor ser já? É que ele hoje esteve horrível, e ultimamente tem estado completamente inconsequente, nota-se que fisicamente está mal e não é só devido ao cansaço.

O Rodrigo está mal fisicamente, é certo, mas também não pode jogar ali. O Jesus está a querer "reinventar" um jogador que, como mostrou na selecção e na 1ª metade da época, é muito forte quando joga na linha do fora de jogo. Agora quer que ele jogue entre linhas, pede-lhe que jogue de costas para a baliza...é só mais uma.

Compartilhar este post

Link para o post

O exemplo do lateral esquerdo é verídico. Até porque o Ansaldi esteve mesmo para vir, mas não houve condições e fechou-se o plantel. Daí o Cap não ter saído. Em relação ao lateral direito, foi tratado com a saída do Wass na pré-época e com a vinda do André Almeida que, supostamente, serviria para ocupar a vaga do Amorim e de suplente do Maxi.

Eu também não. E ainda há pouco o disse no SB. Só me limitei a constatar três nomes que são os principais dirigentes do clube, que mamam que nem cavalos à pala do clube, que se estão a marimbar para o mesmo, são adeptos e já foram sócios dos três principais adversários do Benfica nos dias que correm.

Que tipo de condições?

Eu dispenso o Vieira e os seus discursos populistas, as manhosices dele, dispenso isso tudo. Culpo-o de algumas (vá, muitas) coisas que ele faz. Mas não vejo onde ele tenha tido influência directa no desenrolar do campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou muito me engano ou hoje o Rodrigo jogou praticamente a dez. Nem deu para perceber bem porque a bola raramente lá chegava, mas qual é a utilidade de ter um jogador cujo ponto forte é aproveitar penetrações para as costas da defesa à procura de bola atrás do Cardozo? Mais cedo fazia o Nélson esse papel, mas qualquer um dos dois é desperdiçado nessa função.

Se o Saviola ainda jogasse à bola e não tivesse entrado com papéis para a reforma...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso é que há aqui duas coisas que a malta não pode confundir.

1- É certo que o Jesus já teve tempo a mais no Benfica e que a maior fatia de insucesso se deve quase exclusivamente a ele. Tem um excelente plantel, tem uma ou outra posição mais carenciada apenas e só por opção dele. Vê-se, na maioria dos jogos, que há ali trabalho de treino: ainda hoje, em mais uma exibição paupérrima, todos conseguimos perceber alguns dos traços mais marcantes daquilo que é o modelo de jogo deste Benfica do Jesus. A questão aqui não será metodológica, Jesus sabe o que quer para a sua forma de jogar e sabe como treinar para lá chegar; o problema serão, sobretudo, as suas ideias de jogo. O constante desprezo pelo controlo de jogo, sobretudo a meio-campo, já é coisa do século passado. Qualquer equipa que se queira campeã tem de saber gerir o ritmo do seu jogo e o do adversário, e o maior exemplo temos no Benfica x FCP em que, ganhando por 2-1, sofre o 2-2 com uma perda de bola a meio-campo e com mais de metade dos seus jogadores bastante adiantados no terreno. Essa "despreocupação" com a zona central tem sido o seu maior pecado, com vários capítulos como aquele em Olhão em que acaba praticamente só com avançados, ou em Guimarães, onde aborda um jogo complicado com os "malucos todos" de início.

Paralelamente a isso da metodologia e modelo de jogo há a sua liderança. Ponto prévio: duvido que o Jesus insulte jogadores do Benfica como fazia na Amadora ou em Braga. Certamente limou essas arestas. O que duvido imenso é a forma como ele gere outras coisas lá dentro. Já aqui falei nos grupos que há, certamente, no balneário e naquilo que tem sido a opção do Emerson em detrimento do Capdevila, não vou voltar a bater nessa tecla...mas alguém reparou hoje na reprimenda que o Nolito levou, em directo para toda a gente ver, quando se envolveu com o João Pereira? E agora eu pergunto: porque é que não fez o mesmo quando o Cardozo desatou aos murros no relvado da Luz na 1ª volta? Ou porque não puxou as orelhas (e deu dois estalos, acrescento) ao Gaitán quando deu o golo ao James?

2- A outra coisa que não tem nada a ver com isto é a questão da arbitragem. Hoje está aí, para quem quiser ver. Não há uma única repetição em que alguém possa dizer "bem, nesta perspectiva ainda dou benefício da dúvida ao árbitro". Aquilo é falta em todo o lado, não me venham com m*rda, usam-se é subterfúgios para esconder o evidente. Em Alvalade deram canto, em Coimbra deram falta ofensiva ao Aimar. Mas nem é só isso: alguém me pode dizer se noutras equipas, noutros jogos, se vê o árbitro a interromper a partida, não dando lei da vantagem, para chamar a atenção de jogadores por determinadas faltas que fizeram? É que nos jogos do Benfica é mais do que recorrente.

E sim, não jogamos um piço mas temos sido prejudicados cirurgicamente. Não tem nada a ver com o Sporting, esses não fazem mal a ninguém, são apenas mais um meio para atingir certos objectivos; o problema é que isto está feito, tudo isto é orquestrado, toda a gente sabe como vai acabar este filme. É uma espécie de wrestling, onde se define quem vai ganhar. A malta só segue isto porque de vez em quando alguém desafia o destino, alguém se chateia com o guião, e conseguem alterar o final da coisa.

Ah, e concordo com quase tudo daqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou muito me engano ou hoje o Rodrigo jogou praticamente a dez. Nem deu para perceber bem porque a bola raramente lá chegava, mas qual é a utilidade de ter um jogador cujo ponto forte é aproveitar penetrações para as costas da defesa à procura de bola atrás do Cardozo? Mais cedo fazia o Nélson esse papel, mas qualquer um dos dois é desperdiçado nessa função.

Ele jogou nas costas do Cardozo, raramente esteve de perfil com o paraguaio, andou sobretudo entre linhas.

E já que falas em 10, no lance da falta sobre o Gaitán provou-se que o Rodrigo não pode jogar nessa posição: conduz bola, tem duas óptimas linhas de passe, uma de cada lado, Cardozo arrasta a marcação para a esquerda e o passe devia entrar no lado contrário, obviamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, eu até acho que temos razões mais que válidas para nos queixarmos das arbitragens, não só agora como no resto da temporada, mas depois do que jogámos hoje nem tenho coragem.

Mas que se passaram coisas, lá isso passaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu também gostas do Balboa pá!

E Vaart, não digas mal do Balboa que ele foi o primeiro marcador da última edição da CAN!

Compartilhar este post

Link para o post

O Rodrigo está mal fisicamente, é certo, mas também não pode jogar ali. O Jesus está a querer "reinventar" um jogador que, como mostrou na selecção e na 1ª metade da época, é muito forte quando joga na linha do fora de jogo. Agora quer que ele jogue entre linhas, pede-lhe que jogue de costas para a baliza...é só mais uma.

Concordo, o jogo de hoje foi um consolo para o Elias, que era o homem-sombra para o Rodrigo e, ou se antecipava ao Rodrigo, ou quando o Rodrigo rececionava de costas e tentava a rotação já estava desarmado. Falando em má forma, um dos que mais "dá pena" é o Nolito, é incrível como anda tão inconsequente. Exibições boas de hoje: obviamente o Artur, e o Witsel dentro do possível esteve bem, tendo em conta que tem de ocupar as posições 6, 8 e 10. Eu achei o Djaló razoável, ou então a mediocridade é tanta que me fez pensar que um jogador mais fresco do que a maioria, como é o caso dele, até esteve bem.

Compartilhar este post

Link para o post

O Djaló esforçou-se, o que nos dias de hoje já é bastante recompensador para o adepto do Benfica, mas estou como o Freitas Lobo: onde crl é que jogou?!

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de condições?

Eu dispenso o Vieira e os seus discursos populistas, as manhosices dele, dispenso isso tudo. Culpo-o de algumas (vá, muitas) coisas que ele faz. Mas não vejo onde ele tenha tido influência directa no desenrolar do campeonato.

Há quem diga que o Benfica não queria pagar o que pediam por ele. Outros dizem que o Benfica o queria assegurar para Julho, mas que receavam ter de pagar uma indemnização choruda depois disso, pelo que ele renovou. Não sei ao certo. Nestas coisas é tudo muito incerto.

O LFV, queira ou não, estará sempre ligado ao sucesso do clube. Afinal de contas, ele prometeu um mandato desportivo. E se acho que o JJ deve sair esta época, o LFV já vai com anos e anos de atraso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Saviola ainda jogasse à bola e não tivesse entrado com papéis para a reforma...

Foi a mesma coisa contra o Braga. Não deu em nada obviamente.

E ri-me bastante com o Djálo. Imagino que o Jesus o tenha colocado naquela de ele calar os sportinguistas. A verdade é que agarrou-se à bola como agarra um gordo um chocolate e nunca a largou.

Chegou a ser deprimente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pareceu-me que o Yannick entrou para extremo direito. A grande questão é onde raio jogou o BC na segunda parte. Aquilo a certa altura foi Cardozo na frente e o resto que arranje colocação.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...