Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Refutador

Sporting - Futebol de Formação

Publicações recomendadas

Virou moda dizer que o Iuri é pouco aplicado, que tem a mania e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Virou moda dizer que o Iuri é pouco aplicado, que tem a mania e etc.

apenas perguntei se tinha alguma mania, é normal isso acontecer .. com 19 anos um gajo ainda é muito novo e nao tem noçao de muita coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

tem a mania que é vedeta? Prometeu tanto no inicio desta epoca, pelo menos a na 1ª metade dela, a qual acompanhei mais ou menos.

Agora se ja tem manias é uma grande perda, gostava mesmo de o ver jogar pela A num futuro proximo.

Temos conhecidos em comum, e dizem que ganhou tiques de vedeta por ser melhor que os outros. Depois não se aplica tanto, como por exemplo fez o Mané. Não é um Paim desta vida, no entanto há sempre o risco de se perder uma estrela.

Do que um directores do futsal me disse foi que o Bruno de Carvalho não se importa de mandar miúdos embora por não se esforçarem. Inclusive isso já aconteceu nas camadas jovens. Agora é esperar para ver o que irá sair dali.

Compartilhar este post

Link para o post

O Iuri tem uma atitude parecida à do Cancelo.

Sabem que têm imensa qualidade, que são superiores aos outros, e baixam os níveis de concentração e de agressividade. Tornam-se displicentes.

Mas é dos meus jogadores preferidos desde os seus 14 anos. Na altura falei dele aqui e tudo. Joga nas horas.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me de ver o Iuri num torneio sub-15 em que o Sporting participou, juntamente com o Porto e Benfica, mais umas equipas espanholas por volta de 2008 ou 2009, e foi o que mais me impressionou de todos os jogadores que vi. Aquele drible com a bola sempre colada ao pé, no 1 para 1 não houve ninguém que o conseguisse segurar e saía a jogar do meio de 3 ou 4 adversários com uma facilidade assustadora. Muito semelhante ao Messi mesmo. Estou curioso para ver quando será lançado na equipa principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabem que têm imensa qualidade, que são superiores aos outros, e baixam os níveis de concentração e de agressividade. Tornam-se displicentes.

Mas é dos meus jogadores preferidos desde os seus 14 anos. Na altura falei dele aqui e tudo. Joga nas horas.

E parece-me que quanto maior a pressão colocada neles, melhor jogam. Pelo no Medeiros isso parece-me evidente. No torneio da pré-época fez uma exibição brutal frente ao Estoril, e na primeira metade da época esteve em grande. Se calhar pensava que iria ter oportunidades na equipa principal, como não foi deve ter baixado um pouco a cabeça. A primeira vez que o vi jogar foi contra o Liverpool na next series, até me caiu tudo face ao talento dele. Tu já tinhas salientado a qualidade do menino :)

Isto das equipas B é bom, mas estar lá muito tempo não faz sentido. Gajos como ele, JM ou Esgaio faziam 1 época (Se tanto) e saltavam para o plantel principal (acho o mesmo no Benfica em relação ao Cancelo, e claro Bernardo Silva).

Sei que é um bocado off-topic, mas o que achas do Luis Gustavo do Rio Ave (acompanhas de forma excelente as camadas jovens do Barça) e do Zezinho?

Editado por Fajo

Compartilhar este post

Link para o post

É exactamente isso que eu queria dizer. Nem todos têm a mesma atitude quando são os melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, o rapaz mesmo a dormir e sem se esforçar (vamos dar de barato isto, porque eu continuo a não lhe ver falta de esforço nenhuma) ainda hoje fez um grande golo, uma assistência e ainda mandou mais uma bola à barra que, se entrava, era mais um golão. E a melhor parte é que jogos como o de hoje não são, de todo, fruto do acaso. Porque o Iuri já fez vários jogos como o de hoje esta época.

Acredito que ele não dê 200%, como alguns dão. E acredito que puxem por ele e exijam mais dele exactamente porque ele tem um potencial que os outros não têm. Mas porra, mesmo podendo atingir patamares muito mais altos, acho que o rendimento e o talento dele já falam por si. O Iuri actual dá aulas de futebol a metade do plantel da equipa principal.

Percebo porque razão jogadores como o Mané, o Esgaio, o Wallyson ou o Dramé chegaram/vão chegar primeiro à equipa A que ele. Mas não concordo, de todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tivéssemos nos 11 Iuris e acabávamos de novo em 7º esta época.

Futebol não é só talento e magia. É preciso juntar outros ingredientes, como o querer ganhar e ser competitivo. O Iuri tem muito talento nos pés, tal como tem o Carrillo. Mas aos dois falta-lhes qualquer coisa.. Eles quando querem, resolvem jogos, mas fazem isso com a mesma regularidade com que passam ao lado do jogo. Eles são bons, quando querem. E o problema é quererem. Eu gosto bastante de ambos, e acredito que ainda possam evoluir e mudar para uma mentalidade mais ganhadora, serem mais determinados e menos conformistas, pois o futebol está lá todo, mas só isso não chega.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando do que vi no jogo de ontem, não me pareceu, de todo, que o Iuri tivesse falta de vontade ou de esforço. Falando do jogo de ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

3 gajos chamados ao Europeu Sub-17. Não gosto nada disto, este ano a formação foi o que nos safou, daqui a uns anos temos de ir buscar lá fora a maioria do plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Como se isso fosse indicativo de grande coisa.. Quando se levam 12 jogadores de uma equipa em 18 algo suspeito se passa.. até os suplentes vão? Grande Emílio Peixe..

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol não é só talento e magia. É preciso juntar outros ingredientes, como o querer ganhar e ser competitivo. O Iuri tem muito talento nos pés, tal como tem o Carrillo. Mas aos dois falta-lhes qualquer coisa.. Eles quando querem, resolvem jogos, mas fazem isso com a mesma regularidade com que passam ao lado do jogo. Eles são bons, quando querem. E o problema é quererem. Eu gosto bastante de ambos, e acredito que ainda possam evoluir e mudar para uma mentalidade mais ganhadora, serem mais determinados e menos conformistas, pois o futebol está lá todo, mas só isso não chega.

Del9y na altura do Quaresma também diziam a mesma coisa, potencial e tal...depois foi o que se viu. Estes jogadores foras de série simplesmente têm de ir para a equipa principal, até para adaptarem-se mais rapidamente à intensidade e agressividade. Além disso, a maior parte deles até joga melhor num contexto mais difícil. Nessa altura sentem que apenas o seu talento não resolve, e é aí que depois podem dar o salto. Jogadores como o Esgaio, JM e Medeiros já podiam e deviam estar na equipa principal. E tenho a certeza que faziam igual ou melhor figura que alguns que já lá estão.

O Wallyson vi pouco, mas parece ter muita qualidade. O Chaby é um jogador de classe, e a médio prazo faz sentido subir.

É verdade, o Ponde e o Podence o que têm a dizer sobre eles? Já me disseram que o 2º é dos jogadores com mais potencial das camadas jovens, mas vi pouco para ter uma opinião fundamentada.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ter lido alguns dos comentarios aqui, se o BdC realmente manda embora quem realmente ''nao esta virado'' para o sporting, dedicado e apenas concentrado no clube, entao acho isso muito bem, e serve de um 'wake up call' para os restantes putos das camadas jovens.

Foi isso que aconteceu com aqueles 2 gajos que no inicio da epoca rumaram ao porto??

O sporting tem muito potencial para trabalhar como o esgaio, joao mario, medeiros, podence... O jardim decerto que viu alguma coisa de jogador no wallyson tambem e o chaby claro.

Vamos ver..

Compartilhar este post

Link para o post

Del9y na altura do Quaresma também diziam a mesma coisa, potencial e tal...depois foi o que se viu. Estes jogadores foras de série simplesmente têm de ir para a equipa principal, até para adaptarem-se mais rapidamente à intensidade e agressividade. Além disso, a maior parte deles até joga melhor num contexto mais difícil. Nessa altura sentem que apenas o seu talento não resolve, e é aí que depois podem dar o salto. Jogadores como o Esgaio, JM e Medeiros já podiam e deviam estar na equipa principal. E tenho a certeza que faziam igual ou melhor figura que alguns que já lá estão.

O Wallyson vi pouco, mas parece ter muita qualidade. O Chaby é um jogador de classe, e a médio prazo faz sentido subir.

É verdade, o Ponde e o Podence o que têm a dizer sobre eles? Já me disseram que o 2º é dos jogadores com mais potencial das camadas jovens, mas vi pouco para ter uma opinião fundamentada.

Olha para o Quaresma, e olha para o Cristiano Ronaldo. Vê onde um chegou e onde o outro chegou. E na minha opinião Quaresma tinha muito mais magia que o Ronaldo. Fazendo uma comparação com agora, vejo o Iuri como um Quaresma, e o Mané como um Ronaldo. Entendo a aposta no Mané, com muito menos provadas dadas que o Iuri e faria o mesmo que o LJ.

Quando ao Ponde e o Podence, do Ponde só conheço a história dele, era aquele miúdo do Algarve que veio para o Sporting muito puto (9 anos?) e que na altura foi muito falado na CS. Quanto ao Podence só dois ou três jogos pela equipa B, e pareceu-me ter muito talento. Ele e o Matheus Pereira. Entraram na segunda parte, e mexeram completamente com o jogo, criando sempre muito perigo. Agora um que é craque e não engana é o Chaby. Pena a lesão grave que teve, podia já se ter afirmado. Mas pelo menos parece que a lesão não o afectou, bom sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha para o Quaresma, e olha para o Cristiano Ronaldo. Vê onde um chegou e onde o outro chegou. E na minha opinião Quaresma tinha muito mais magia que o Ronaldo. Fazendo uma comparação com agora, vejo o Iuri como um Quaresma, e o Mané como um Ronaldo. Entendo a aposta no Mané, com muito menos provadas dadas que o Iuri e faria o mesmo que o LJ.

Quando ao Ponde e o Podence, do Ponde só conheço a história dele, era aquele miúdo do Algarve que veio para o Sporting muito puto (9 anos?) e que na altura foi muito falado na CS. Quanto ao Podence só dois ou três jogos pela equipa B, e pareceu-me ter muito talento. Ele e o Matheus Pereira. Entraram na segunda parte, e mexeram completamente com o jogo, criando sempre muito perigo. Agora um que é craque e não engana é o Chaby. Pena a lesão grave que teve, podia já se ter afirmado. Mas pelo menos parece que a lesão não o afectou, bom sinal.

Isto. O profissionalismo e dedicação, o amor que tem pela bola fizeram do Ronaldo o que ele é hoje.

O cigano pensou logo que estava acima de tudo e todos, e deu-se mal. Humildade faz falta a muito boa gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ter lido alguns dos comentarios aqui, se o BdC realmente manda embora quem realmente ''nao esta virado'' para o sporting, dedicado e apenas concentrado no clube, entao acho isso muito bem, e serve de um 'wake up call' para os restantes putos das camadas jovens.

O nosso presidente até tem pessoas a controlarem as redes sociais dos atletas. Agora ninguém faz farinha ali :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O nosso presidente até tem pessoas a controlarem as redes sociais dos atletas. Agora ninguém faz farinha ali :mrgreen:

Nao sei se é preciso chegar a tanto. Mas pulso de ferro nunca fez ma a ninguem xD

Compartilhar este post

Link para o post

Em português politicamente incorrecto: que grande treta.

Futebol não é só talento e magia. Mas podes ter a certeza que também não é só esforço, sacrifício, trabalho ou luta. Se assim fosse, tínhamos sido campeões com 15 pontos de avanço esta época. Logicamente, não o fomos, porque não jogámos futebol suficiente para isso. Futebol. Joga-se com uma bola. Ao contrário do que, infelizmente, muitos dos jogadores que passaram por cá nos últimos anos, incluindo alguns que cá estão actualmente, parecem não saber. E ninguém pede 11 Iuris (até porque só temos 1 ou 2 neste momento, além do original). Não precisamos de Iuris do meio-campo para trás. Mas do meio-campo para a frente, curiosamente, praticamente todas as grandes equipas europeias têm Iuris.

Não sei o que é que a malta espera de génios como o Iuri. Que seja regular e que desequilibre durante todo o jogo, em todos os jogos? Lamento desiludir, mas jogadores desses não jogam em Portugal, e mesmo lá fora, só há meia dúzia deles. Mas ele pode sempre fazer o que tem feito esta época. Golos de antologia, grandes jogadas individuais, assistências, ofertas de bandeja para os colegas, uma enorme qualidade a transportar a bola e a fazer a equipa jogar, entre muitas outras coisas. E isto ele tem feito com regularidade, por muito que se queira criar o mito de que isso não acontece.

O Iuri tem sido o melhor jogador da equipa B esta época. Isto a mim até me parece óbvio. Mas depois há quem vá aos números (como se estes mostrassem alguém a jogar futebol) ou quem leia meia dúzia de notícias no MaisFutebol e diga: "Ei, mas o Esgaio é que é um monstro, 30 golos em 2 épocas!" ou "Ei, o Dramé tem partido a loiça toda!" ou "Ei, o Wallyson é grande patrão, controla o futebol todo daquela equipa!". Pois. Mas o Esgaio, desses 30 golos, marcou apenas metade de bola corrida. Os outros foram de penalty. E sim, eu tenho-os todos contados. E à parte dos golos, vejo nele qualidade. Mas não para jogar no ataque. Não para jogar em ataque continuado, como o Sporting tem de jogar em 80/85% dos jogos da época. Não para desmontar "autocarros". Porque esses desmontam-se com paciência, passando bastante tempo com bola, pensando bem o jogo, tendo boa visão e leitura de jogo e tendo qualidade e criatividade no último terço do terreno. O Esgaio só tem aí metade destas características. Assim como o Mané, ou até mesmo como o Dramé, do pouco que vi do francês. E o Wallyson, infelizmente, apareceu numa altura em que temos médios-centro melhores que ele para dar e vender. Adrien, André Martins, João Mário. Todos estes partem à frente dele. Por isso é que ele se deve manter na B na próxima época.

Aliás, pegando na parte do ataque continuado e da falta de características do Esgaio, do Mané ou do Dramé para o fazerem (embora faltem características diferentes a cada um deles), é curioso vermos como é que empatámos jogos esta época em casa. Contra "autocarros". Porque temos médios, extremos e avançados programados para um futebol simplista. E esse futebol só estica e só dá para ser espremido até certo ponto. É limitado. E não é com médios, extremos ou avançados simplistas, básicos e verticais que vamos melhorar isto.

O Iuri actual tem lugar na equipa A. E tem lugar porque dá coisas à equipa que mais nenhum médio/extremo dá. Coisas boas, que melhoram o nosso futebol. E como tem provado na equipa B, por muito que se queira passar por cima disso com a desculpa do conformismo, da falta de vontade, de atitude, de determinação e essas tretas todas, pode dar isso de forma regular. Ou pelo menos, mais regular que os seus concorrentes directos da equipa A.

Falando do que vi no jogo de ontem, não me pareceu, de todo, que o Iuri tivesse falta de vontade ou de esforço. Falando do jogo de ontem.

Nem ontem nem em nenhum jogo. E na esmagadora maioria das vezes, se ele não está mais em jogo, isso acontece porque a equipa não joga a ponta de um caracol e passa a maior parte do tempo a correr atrás da bola, em vez de a ter. Mas isso já não interessa tanto dizer.

3 gajos chamados ao Europeu Sub-17. Não gosto nada disto, este ano a formação foi o que nos safou, daqui a uns anos temos de ir buscar lá fora a maioria do plantel.

Consequência de uma geração fraca nossa e de uma excelente geração do Benfica, que é de longe a melhor equipa sub-17 do país, seguida pelo Porto.

Lógico mais lógico não há.

Quanto ao resto da malta, o Wallyson é um jogador bastante parecido ao Adrien no estilo de jogo. Menos móvel, mais organizador e pensador do jogo. No entanto, chega bastante bem à área, e já marcou alguns golos assim. O Chaby, a seguir ao Iuri, é o jogador com maior potencial da equipa B. Espero voltar a vê-lo na pré-época com a equipa principal. Aliás, vou dizer mais: este ano, para a forma como jogámos, o Chaby tinha feito mais que o André Martins naquela espécie de 3º médio/2º avançado com que jogámos. É um 10 de grande qualidade, com qualidade de passe, com grande visão de jogo e com grande facilidade em executar em espaços curtos. O seu jogo são as tabelas. É daqueles que, se obrigássemos toda a gente a jogar a 3 toques, ele faria maravilhas na mesma.

O Ponde nem é PL nem é um 10. É um 9,5. Um jogador que está na sua praia quando deambula pela frente de ataque, sem ficar preso a uma posição, e que gosta de se envolver no jogo, de ter a bola e de procurar fugir para as alas para combinar com o extremo/médio/lateral. Gosto bastante dele, e espero vê-lo como titular na B na próxima época. Já o Podence é um extremo com grande potencial. Boa variedade de recursos técnicos, rápido, vertical e objectivo q.b., e que não se limita a correr os 100m até à linha de fundo. Acredito que podemos ter ali mais um craque. Mas, para mim, o brasileiro do outro lado não lhe fica nada atrás. Adoro o Matheus Pereira. Muito rápido, com grande facilidade em embalar e queimar linhas, forte tecnicamente e muito repentino. É um fantasista, um desequilibrador brasileiro puro, que gosta de fazer do futebol um espectáculo, que gosta de dar espectáculo. Ainda precisa de algum trabalho e precisa de ganhar alguma objectividade, mas não tenho dúvidas de que também vai ser um excelente extremo.

Foi isso que aconteceu com aqueles 2 gajos que no inicio da epoca rumaram ao porto??

O sporting tem muito potencial para trabalhar como o esgaio, joao mario, medeiros, podence... O jardim decerto que viu alguma coisa de jogador no wallyson tambem e o chaby claro.

Vamos ver..

Quem não estava virado para o Sporting era o Bruma e o Ilori, no que toca a jogadores saídos da formação. De resto, não há mais nenhum caso desses actualmente. Não vislumbro nem um mínimo de falta de dedicação e de concentração a ninguém.

Não. O que aconteceu com o Idrissa Sambú e com o Moreto Cassamá foi que nessa altura o Sporting estava em "guerra" com o Catió Baldé, empresário do Bruma e desses miúdos, e então o Catió levou-os para o Porto. Os jogadores aí foram, basicamente, mercadoria.

O Jardim não tem propriamente olho de lince para o Wallyson e para o Chaby. Toda a gente vê que são 2 jogadores com grande potencial.

Eu vejo o Iuri como um Iuri. Acho-o diferente de qualquer outro jogador de topo que formámos. E comparar o Iuri com o Quaresma é ridículo. O Iuri é 10x mais jogador de equipa que o Quaresma. Aliás, o Iuri é mais jogador de equipa que o Mané. É outro mito que convém ir desmontando.

O Mané nem aos calcanhares do Ronaldo chega em termos de talento. A aposta do Leonardo Jardim no Mané deve-se ao estilo de jogo dele. O Mané é vertical e repentino. Muitas vezes precipitado. Mas o que interessa ressalvar aqui é a verticalidade. O Mané foi promovido antes do Iuri porque o futebol do Jardim é simplista, é rápido e é pouco elaborado. É vertical. E o Mané encaixa bem melhor nisso que o Iuri, que é um jogador de outra classe, de outra forma de pensar o jogo, de outra criatividade, de outra visão de jogo. No fundo, um jogador que tem um futebol mais complexo.

Isto. O profissionalismo e dedicação, o amor que tem pela bola fizeram do Ronaldo o que ele é hoje.

O cigano pensou logo que estava acima de tudo e todos, e deu-se mal. Humildade faz falta a muito boa gente.

Isso e o talento. Porque caso contrário, qualquer Capel ou Wilson da vida chegava a um grande clube europeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Lógico mais lógico não há.

O Ponde nem é PL nem é um 10. É um 9,5. Um jogador que está na sua praia quando deambula pela frente de ataque, sem ficar preso a uma posição, e que gosta de se envolver no jogo, de ter a bola e de procurar fugir para as alas para combinar com o extremo/médio/lateral. Gosto bastante dele, e espero vê-lo como titular na B na próxima época. Já o Podence é um extremo com grande potencial. Boa variedade de recursos técnicos, rápido, vertical e objectivo q.b., e que não se limita a correr os 100m até à linha de fundo. Acredito que podemos ter ali mais um craque. Mas, para mim, o brasileiro do outro lado não lhe fica nada atrás. Adoro o Matheus Pereira. Muito rápido, com grande facilidade em embalar e queimar linhas, forte tecnicamente e muito repentino. É um fantasista, um desequilibrador brasileiro puro, que gosta de fazer do futebol um espectáculo, que gosta de dar espectáculo. Ainda precisa de algum trabalho e precisa de ganhar alguma objectividade, mas não tenho dúvidas de que também vai ser um excelente extremo.

O Mané nem aos calcanhares do Ronaldo chega em termos de talento. A aposta do Leonardo Jardim no Mané deve-se ao estilo de jogo dele. O Mané é vertical e repentino. Muitas vezes precipitado. Mas o que interessa ressalvar aqui é a verticalidade. O Mané foi promovido antes do Iuri porque o futebol do Jardim é simplista, é rápido e é pouco elaborado. É vertical. E o Mané encaixa bem melhor nisso que o Iuri, que é um jogador de outra classe, de outra forma de pensar o jogo, de outra criatividade, de outra visão de jogo. No fundo, um jogador que tem um futebol mais complexo.

Hum o Ponde tinha visto pouco, mas pareceu-me ter qualidade. O jimpo há uns tempo é que referiu o Podence, dizendo que ia ser a nossa next big thing. Sinceramente, e tendo em conta estes valores que temos na nossa equipa B fico "descansado". O problema é que o futebol que temos anda a ser demasiado básico, e claro alguns vão acabar por não encaixar. Pode ser que o teu amigo Abel saia no final da época :mrgreen: (venha o homem do Aves, pelo menos futebol positivo vamos ter ).

A malta ás vezes nem se lembra da qualidade do Quaresma e CR7 naquela altura. Eram um fenómenos, assim como o Hugo Viana (este não estava no patamar dos outros dois, mas não estava muito longe). Por outro lado, temos de salientar a coragem do Boloni, pois não teve medo de lançar o Quaresma e Hugo Viana logo ao mesmo tempo. E a titulares! Relembro que o Quaresma faz a estreia por nós frente ao ...Porto. Jogo que ganhámos 1 a 0 golo do Niculae. Fdx quem tem jogadores desta dimensão tem de os lançar, não há volta a dar. O Messi quando veio jogar ao Dragão com 15 ou 16 (na apresentação do Estádio) via-se logo que aquilo era do crl.

O que referi no inicio da época passada: se é para comprar fora, tem de ser muito melhor do que temos. Neste momento, e se não for possível gastar dinheiro em reforços, tenho plena confiança num plantel a formar com os jogadores que temos nos quadros do clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso e o talento. Porque caso contrário, qualquer Capel ou Wilson da vida chegava a um grande clube europeu.

Concordo. Nota-se que o wilson quer 'vingar' e as vezes ve-se que as coisas nao lhe correm melhor por, secalhar, nao saber mais. Falta de talento. Mas acho-o bom jogador, mas nao jogador para as aspiraçoes que o sporting quererá daqui a uma/duas epocas. Porque acredito que esta que vem ai, sera mais uma para consolidar finanças e atacar outra vez uma entrada direta na champions.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi o Wilson com garra, determinação ou uma vontade assim fora do comum. O Capel sim, mas o Wilson até me parece um gajo acomodado, por isso não percebo por que motivo o põem no mesmo saco que o Capel nesse exemplo de talento vs. esforço.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi o Wilson com garra, determinação ou uma vontade assim fora do comum. O Capel sim, mas o Wilson até me parece um gajo acomodado, por isso não percebo por que motivo o põem no mesmo saco que o Capel nesse exemplo de talento vs. esforço.

Disse Wilson porque a seguir ao Capel foi quem me veio à cabeça. Se calhar não encaixa tão bem como o espanhol nesse saco, sim. Mas são basicamente exemplos de jogadores que até se esforçam e que até têm bastante determinação, mas que pura e simplesmente não nasceram para jogar num clube da dimensão do Sporting.

Fajo, com a formação que temos, há muito que a ideia deveria ser ter a Academia como base do plantel, e completá-lo com uns quantos jogadores de qualidade vindos de lá de fora. Parece-me que estamos, aos poucos, a caminhar para isso, felizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol não é só talento e magia. Mas podes ter a certeza que também não é só esforço, sacrifício, trabalho ou luta. Se assim fosse, tínhamos sido campeões com 15 pontos de avanço esta época. Logicamente, não o fomos, porque não jogámos futebol suficiente para isso. Futebol. Joga-se com uma bola. Ao contrário do que, infelizmente, muitos dos jogadores que passaram por cá nos últimos anos, incluindo alguns que cá estão actualmente, parecem não saber. E ninguém pede 11 Iuris (até porque só temos 1 ou 2 neste momento, além do original). Não precisamos de Iuris do meio-campo para trás. Mas do meio-campo para a frente, curiosamente, praticamente todas as grandes equipas europeias têm Iuris.

Não sei o que é que a malta espera de génios como o Iuri. Que seja regular e que desequilibre durante todo o jogo, em todos os jogos? Lamento desiludir, mas jogadores desses não jogam em Portugal, e mesmo lá fora, só há meia dúzia deles. Mas ele pode sempre fazer o que tem feito esta época. Golos de antologia, grandes jogadas individuais, assistências, ofertas de bandeja para os colegas, uma enorme qualidade a transportar a bola e a fazer a equipa jogar, entre muitas outras coisas. E isto ele tem feito com regularidade, por muito que se queira criar o mito de que isso não acontece.

O Iuri tem sido o melhor jogador da equipa B esta época. Isto a mim até me parece óbvio. Mas depois há quem vá aos números (como se estes mostrassem alguém a jogar futebol) ou quem leia meia dúzia de notícias no MaisFutebol e diga: "Ei, mas o Esgaio é que é um monstro, 30 golos em 2 épocas!" ou "Ei, o Dramé tem partido a loiça toda!" ou "Ei, o Wallyson é grande patrão, controla o futebol todo daquela equipa!". Pois. Mas o Esgaio, desses 30 golos, marcou apenas metade de bola corrida. Os outros foram de penalty. E sim, eu tenho-os todos contados. E à parte dos golos, vejo nele qualidade. Mas não para jogar no ataque. Não para jogar em ataque continuado, como o Sporting tem de jogar em 80/85% dos jogos da época. Não para desmontar "autocarros". Porque esses desmontam-se com paciência, passando bastante tempo com bola, pensando bem o jogo, tendo boa visão e leitura de jogo e tendo qualidade e criatividade no último terço do terreno. O Esgaio só tem aí metade destas características. Assim como o Mané, ou até mesmo como o Dramé, do pouco que vi do francês. E o Wallyson, infelizmente, apareceu numa altura em que temos médios-centro melhores que ele para dar e vender. Adrien, André Martins, João Mário. Todos estes partem à frente dele. Por isso é que ele se deve manter na B na próxima época.

Aliás, pegando na parte do ataque continuado e da falta de características do Esgaio, do Mané ou do Dramé para o fazerem (embora faltem características diferentes a cada um deles), é curioso vermos como é que empatámos jogos esta época em casa. Contra "autocarros". Porque temos médios, extremos e avançados programados para um futebol simplista. E esse futebol só estica e só dá para ser espremido até certo ponto. É limitado. E não é com médios, extremos ou avançados simplistas, básicos e verticais que vamos melhorar isto.

O Iuri actual tem lugar na equipa A. E tem lugar porque dá coisas à equipa que mais nenhum médio/extremo dá. Coisas boas, que melhoram o nosso futebol. E como tem provado na equipa B, por muito que se queira passar por cima disso com a desculpa do conformismo, da falta de vontade, de atitude, de determinação e essas tretas todas, pode dar isso de forma regular. Ou pelo menos, mais regular que os seus concorrentes directos da equipa A.

Nem ontem nem em nenhum jogo. E na esmagadora maioria das vezes, se ele não está mais em jogo, isso acontece porque a equipa não joga a ponta de um caracol e passa a maior parte do tempo a correr atrás da bola, em vez de a ter. Mas isso já não interessa tanto dizer.

Mas eu também nunca referi que era só esforço e sacrifício, trabalho ou luta. Eu disse que eram precisos mais ingredientes. Ou seja é preciso a magia e é preciso o trabalho. Só assim um jogador poderá atingir outro patamar. Eu olho para o Iuri, vejo a magia, mas não vejo o trabalho. Olho para o Mané, vejo a magia (menos que o Iuri) mas vejo (muito mais) trabalho. Se o Iuri não melhorar esse aspecto, o Mané será superior. Se o Iuri corrigir essa sua atitude menos positiva, será imensamente superior ao Mané.

O Iuri tem sido o jogador que dá mais nas vistas (pelas suas características é normal), mas na minha opinião não o é nosso melhor jogador, mas o 2º melhor jogador. O Esgaio é para mim de longe muito mais completo, regular e encontra-se já num nível superior ao do Iuri.

E quando referes "passando bastante tempo com bola, pensando bem o jogo, tendo boa visão e leitura de jogo e tendo qualidade e criatividade no último terço do terreno" e dizes que Esgaio não tem metade dessas características respondo-te "Em português politicamente incorrecto: que grande treta."

Eu vejo o Iuri como um Iuri. Acho-o diferente de qualquer outro jogador de topo que formámos. E comparar o Iuri com o Quaresma é ridículo. O Iuri é 10x mais jogador de equipa que o Quaresma. Aliás, o Iuri é mais jogador de equipa que o Mané. É outro mito que convém ir desmontando.

Não os comparei em termos de jogadores, de características. Comparei em termos de atitude competitiva. Acredito (Sei) que o Iuri é daqueles tipos cheio de pinta e que se anda sempre a armar em bom por ser o melhor lá da aldeia dele. No entanto e ainda bem LJ e o resto da equipa técnica não vão nessas cantigas. Acredito que ele ainda está na B por castigo, para ver se cresce. Pois ele precisa de crescer E MUITO mentalmente. Porque maturidade ele não tem nenhuma....O mané foi promovido porque foi sempre um miúdo certinho, com grande talento e que sempre trabalhou imenso. E basta ouvir o mané falar para perceber que ele é bastante inteligente e com os pés bem firmes no chão.

Mas já deu para perceber que eu e tu temos uma visão completamente diferente do futebol. Tu (deduzo) preferes jogadores como Messi, Ronaldinho, Neymar, eu prefiro jogadores como Ronaldo, Rooney, Lewandowski. Há que respeitar e perceber que nenhuma está certa e nenhuma está errada.

Compartilhar este post

Link para o post

Disse Wilson porque a seguir ao Capel foi quem me veio à cabeça. Se calhar não encaixa tão bem como o espanhol nesse saco, sim. Mas são basicamente exemplos de jogadores que até se esforçam e que até têm bastante determinação, mas que pura e simplesmente não nasceram para jogar num clube da dimensão do Sporting.

:wink: Por mim, o Wilson tinha claramente guia de marcha. Estou curioso para ver se alguém paga alguma coisa por ele. Pelo Capel sei que é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...