Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Mas que seriam quantas vezes pior sem o Metro?

Não sei. Mas sem o metro a cidade seria diferente. As externalidades do metro não são mensuráveis. Mas seria pior sem dúvida.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto pelos vistos a Linha de Leixões vai abrir, brevemente (9 fevereiro), de Campanhã até Leça do Balio...

https://expresso.pt/economia/2025-01-24-comboios-voltam-a-transportar-passageiros-na-linha-de-leixoes-e557b2b0

«O regresso da circulação acontece na sequência de um protocolo assinado pela empresa com a Câmara de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal, sendo que “o novo serviço da Linha de Leixões disponibiliza 60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde. Aos sábados, domingos e feriados, realizam-se 34 comboios, 17 por sentido”.

Alguns dos comboios definidos nos horários disponibilizados pela CP farão o trajeto entre Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, e Ovar – havendo alguns no período noturno, que irão até Aveiro. Haverá também situações em que o trajeto se fará apenas entre Leça do Balio e a estação de Campanhã, no Porto.

As estações que servirão agora os passageiros são, além de Leça do Balio, as de Arroteia e São Mamede de Infesta, ainda no concelho de Matosinhos, e Hospital de São João, São Gemil e Contumil, no concelho do Porto.»

Editado por KAralinda
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de KAralinda, há 7 minutos:

Entretanto pelos vistos a Linha de Leixões vai abrir, brevemente (9 fevereiro), de Campanhã até Leça do Balio...

https://expresso.pt/economia/2025-01-24-comboios-voltam-a-transportar-passageiros-na-linha-de-leixoes-e557b2b0

«O regresso da circulação acontece na sequência de um protocolo assinado pela empresa com a Câmara de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal, sendo que “o novo serviço da Linha de Leixões disponibiliza 60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde. Aos sábados, domingos e feriados, realizam-se 34 comboios, 17 por sentido”.

Alguns dos comboios definidos nos horários disponibilizados pela CP farão o trajeto entre Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, e Ovar – havendo alguns no período noturno, que irão até Aveiro. Haverá também situações em que o trajeto se fará apenas entre Leça do Balio e a estação de Campanhã, no Porto.

As estações que servirão agora os passageiros são, além de Leça do Balio, as de Arroteia e São Mamede de Infesta, ainda no concelho de Matosinhos, e Hospital de São João, São Gemil e Contumil, no concelho do Porto.»

Parece-me uma excelente ideia, que devia ser expandida até Leixões e com interfaces com as linhas de metro qua a linha atravessa entre outras coisas. Mas, e comboios?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Parece-me uma excelente ideia, que devia ser expandida até Leixões e com interfaces com as linhas de metro qua a linha atravessa entre outras coisas. Mas, e comboios?

Acho que estão a planear isso para mais tarde... para fazer ligação à estação de metro do senhor de matosinhos!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de KAralinda, Agora:

Acho que estão a planear isso para mais tarde... para fazer ligação à estação de metro do senhor de matosinhos!

É sempre para mais tarde, pqp.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Muito interessante para quem se interessa pelo assunto, como parece ser o caso de muita gente aqui do burgo.

Também interessante pensar que, acho eu, Vila Real está a ficar com este problema e, sinceramente, parece-me que a única opção será também furar. Não falo de ter um metro, porque não me parece que se justifique numa cidade com esta dimensão, mas algo como um túnel rodoviário que corte o centro da cidade parece-me relativamente inevitável. Quase todas as estradas actuais só têm uma faixa para cada lado, o que torna muito difícil fazer crescer por aí. Faixas BUS, que me lembre, há uma em toda a cidade.

Boa partilha 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 36 minutos:

Rui Moreira admite falta de resposta para Rua Costa Cabral: “Não há milagres”

Ao fim de 12 anos, o homem vai sair da CM Porto sem resolver problema nenhum porque, ou não são culpa dele, ou não são responsabilidade dele.

Uma linha de metro por lá fora desde os Combatentes até à Areosa e saindo do Porto apanhando a zona de Águas Santas era uma ideia simpática.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 38 minutos:

Rui Moreira admite falta de resposta para Rua Costa Cabral: “Não há milagres”

Ao fim de 12 anos, o homem vai sair da CM Porto sem resolver problema nenhum porque, ou não são culpa dele, ou não são responsabilidade dele.

Multar e rebocar as centenas de carros que todos os dias e a toda a hora estão estacionados nas faixas de rodagem, obrigando quem anda a meter-se em contra mão, era um principio, digo eu. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

Multar e rebocar as centenas de carros que todos os dias e a toda a hora estão estacionados nas faixas de rodagem, obrigando quem anda a meter-se em contra mão, era um principio, digo eu. 

Para ontem.

Não era na Costa Cabral, era na zona metropolitana do Porto toda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

Uma linha de metro por lá fora desde os Combatentes até à Areosa e saindo do Porto apanhando a zona de Águas Santas era uma ideia simpática.

Mais metros não pqp. Cada obra fica por que a anterior 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 17 minutos:

Mais metros não pqp. Cada obra fica por que a anterior 

Sim, mais metro sim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

A actual faixa de bus a todo o comprimento da rua transformada num carril de tram com relvado à volta, ligado a uma linha semelhante pelo meio da circunvalação e a acabar no Marquês, árvores no meio a dividir e a outra faixa de uso misto só num sentido a 30km/h. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

desde que estou na Holanda que tenho uma visão positiva de um tram. Não sei se em elevação traz demasiados problemas técnicos e por essa razão eles desapareceram em cidades como Coimbra, mas podes meter linhas de tram na mesma zona onde podem circular pessoas, carros, bicicletas, é talvez o transporte público com melhor aproveitamento de metro quadrado, em que podes na zona criar prioridade (podes ter o maior SUV que quiseres que não rivaliza uma lagartixa de 4 metros de altura e uns 30 de comprimento a apitar pelo caminho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 46 minutos:

Sim, mais metro sim.

Já se percebeu que o metro no Porto não é eficiente e não vai melhorar. Se calhar, se aumentarem o número de carruagens ajude a desanuviar.

Citação de Lip McBoatface, há 37 minutos:

desde que estou na Holanda que tenho uma visão positiva de um tram. Não sei se em elevação traz demasiados problemas técnicos e por essa razão eles desapareceram em cidades como Coimbra, mas podes meter linhas de tram na mesma zona onde podem circular pessoas, carros, bicicletas, é talvez o transporte público com melhor aproveitamento de metro quadrado, em que podes na zona criar prioridade (podes ter o maior SUV que quiseres que não rivaliza uma lagartixa de 4 metros de altura e uns 30 de comprimento a apitar pelo caminho.

Li que há varias cidades europeias que, como complemento ao Metro testaram os metrobus e não funcionou; agora começaram a apostar nos Tram e tem funcionado bem. O investimento nem é muito alto nalguns sítios porque as linhas já existem, estavam era a ser usadas para turismo 

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tram não anda a velocidades ridiculamente baixas?

Questiono pois para além do que conheço em 2 ou 3 estações de metro do Porto na linha que vem do aeroporto, na nova (futura, eventual) linha roxa de Lisboa, a "perna" de Loures tinha uma velocidade média, escrita nos documentos oficiais, de uns 20 e poucos km/h.

São velocidades muito fraquinhas para fazer casa-trabalho-casa.

Compartilhar este post

Link para o post

A malta se quiser ver o que é uma cidade cheia de tram a funcionar impecavelmente tem de ir a Estrasburgo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 46 minutos:

Já se percebeu que o metro no Porto não é eficiente e não vai melhorar. Se calhar, se aumentarem o número de carruagens ajude a desanuviar.

Li que há varias cidades europeias que, como complemento ao Metro testaram os metrobus e não funcionou; agora começaram a apostar nos Tram e tem funcionado bem. O investimento nem é muito alto nalguns sítios porque as linhas já existem, estavam era a ser usadas para turismo 

O metro do Porto não é eficiente por três motivos:

1 - Foi construído para substituir o comboio, o que para além de parvo é ineficiente;

2 - Tem inúmeras linhas a entrar no Porto numa só linha, impedindo frequências significativas para a Póvoa, o aeroporto, Matosinhos e Maia;

3 - Foi feito pelo barato, com demasiado metro à superfície, sem barreiras de protecção, como na Avenida de Gaia, em Matosinhos ou entre o Polo Universitário e o HSJ. Resumindo, há troços onde o metro não sai do sítio, seja por risco de atropelamentos, seja porque tem curvas apertadíssimas.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 2 horas:

Estive a semana passada em Antuérpia e tive de usar tram para me levar do hotel ao sítio onde tinha depois de apanhar o autocarro para chegar à empresa. Funciona muito bem e, como dizes, a linha é usada por bicicletas e pessoas (embora não muito) e também pelas forças de segurança/serviços de emergência.

Além disso, no caso da Flandres, têm um sistema muito bom, onde a empresa (De Lijn) funciona bastante bem e tem uma app incrível, onde dá para comprar e validar bilhetes, ver horários de forma muito fácil, ver onde está o veículo, ver em que paragem vais, etc. Um mundo à parte, da minha experiência. Também vale pela intermodalidade, porque a empresa é a mesma dos trams e dos autocarros, mas aí é algo onde o Porto já domina há uns anos.

Citação de Tio Hans, há 53 minutos:

O metro do Porto não é eficiente por três motivos:

1 - Foi construído para substituir o comboio, o que para além de parvo é ineficiente;

2 - Tem inúmeras linhas a entrar no Porto numa só linha, impedindo frequências significativas para a Póvoa, o aeroporto, Matosinhos e Maia;

3 - Foi feito pelo barato, com demasiado metro à superfície, sem barreiras de protecção, como na Avenida de Gaia, em Matosinhos ou entre o Polo Universitário e o HSJ. Resumindo, há troços onde o metro não sai do sítio, seja por risco de atropelamentos, seja porque tem curvas apertadíssimas.

4 (no seguimento da 2) - As estações não permitem mais material circulante ao mesmo tempo.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 31 minutos:

4 (no seguimento da 2) - As estações não permitem mais material circulante ao mesmo tempo.

Certo, mas por norma os metros são grandes o suficiente. Estamos a falar de metro, ainda por cima ligeiro. Não estamos a falar de comboios.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 30 minutos:

Certo, mas por norma os metros são grandes o suficiente. Estamos a falar de metro, ainda por cima ligeiro. Não estamos a falar de comboios.

Não são porque estão cheios, segundo consta. Imagino que seja praticamente impossível acrescentar mais linhas de trânsito, portanto a solução terá de passar pela reestruturação das estações e/ou transitar para veículos que aproveitem melhor o espaço (no vídeo que pus aqui ele fala brevemente nisso).

Compartilhar este post

Link para o post

Mas em relação à noticia de Costa Cabral a resposta do Moreira é inenarrável. A discussão vinha a propósito de uma petição de pais de uma escola de musica onde uma criança foi atropelada na passadeira, porque a escola tem edifícios dos dois lados, e de outro caso em que num acidente um carro entra pela escola adentro, e a petição o que pedia era lombas e medidas de moderação da velocidade. Resposta do Rui Moreira: Prometeu olhar para o documento, seguido de “Há uns jogos engraçados no computador, o SimCity, em que se carrega num botão, as casas vão abaixo e depois se alarga a quadrícula de dois para três. No Porto não é possível.” lol como assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Mas em relação à noticia de Costa Cabral a resposta do Moreira é inenarrável. A discussão vinha a propósito de uma petição de pais de uma escola de musica onde uma criança foi atropelada na passadeira, porque a escola tem edifícios dos dois lados, e de outro caso em que num acidente um carro entra pela escola adentro, e a petição o que pedia era lombas e medidas de moderação da velocidade. Resposta do Rui Moreira: Prometeu olhar para o documento, seguido de “Há uns jogos engraçados no computador, o SimCity, em que se carrega num botão, as casas vão abaixo e depois se alarga a quadrícula de dois para três. No Porto não é possível.” lol como assim?

é o Rui Moreira, tipo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de KAralinda, Em 27/01/2025 at 11:28:

Vem mesmo a tempo agora que vou para Leça 2 vezes por semana.

O problema é que para eu apanhar comboio tinha de ir até Ovar ou Espinho de carro, por isso não me serve 😞
Ela por ela, vou de carro que o que perco em dinheiro, ganho em tempo 😂

Um dia irão modernizar a linha do Vouguinha e eu vou poder contar aos meus netos que no meu tempo o comboio era a diesel e andava à velocidade de bicicletas quase

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...