Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 8 horas:

Volto a questionar, qual é a questão que faz com que simplesmente fazer a rotunda não seja solução?

A ideia base, pelo menos ali, é que o metrobus ande de um lado para o outro sem trânsito. Ora, se tiveres a rotunda cheia (o que acontece regularmente), acabou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 8 horas:

Volto a questionar, qual é a questão que faz com que simplesmente fazer a rotunda não seja solução?

A rotunda da Boavista (que, tendo semáforos, não funciona como rotunda) tem demasiado trânsito. Das duas uma, ou cortavam a faixa de dentro ao trânsito, para o Metrobus circular (como esteve previsto inicialmente), ou o Metrobus ia enfiar-se no meio do trânsito, como qualquer outro veículo. Creio que nenhuma das duas opções é viável.

Compartilhar este post

Link para o post

Caraças, será que meter 2 elétricos a fazer a avenida teria ficado assim tão mais caro que esta cagada?

É que esta porcaria custou 76M€ e a melhor solução que arranjaram foi meter os autocarros a fazer uma das rotundas mais movimentadas do Porto em contramão.

Compartilhar este post

Link para o post

O que surpreende aqui é como parece estar tudo caladinho. Povo, empresas responsaveis, políticos.

Como é que não há mais barulho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 12 minutos:

O que surpreende aqui é como parece estar tudo caladinho. Povo, empresas responsaveis, políticos.

Como é que não há mais barulho?

O Porto ficou manso desde que o AVB ganhou

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, Agora:

O Porto ficou manso desde que o AVB ganhou

E os betos de alvalade a fazer porcaria. Tudo doido!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, Em 25/11/2024 at 10:37:

O acidente de hoje em Vilnius é um bom lembrete para se tirar o aeroporto da Portela ASAP. 

*de hoje em Ahmedabad

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, dado o tamanho do bicho, a solução de dar a volta à rotunda não é tão simples como parece. Nos momentos de entrada e saída o metrobus vai ter que alargar bastante as curvas ocupando várias faixas de rodagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Já agora, dado o tamanho do bicho, a solução de dar a volta à rotunda não é tão simples como parece. Nos momentos de entrada e saída o metrobus vai ter que alargar bastante as curvas ocupando várias faixas de rodagem.

E vai atrasar imenso nas horas de ponta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

E vai atrasar imenso nas horas de ponta.

Eu estou a assumir que a faixa interior da rotunda fica reservada ao metrobus, como constava do projecto original.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 43 minutos:

Eu estou a assumir que a faixa interior da rotunda fica reservada ao metrobus, como constava do projecto original.

O que só piorará o trânsito, nesse caso. Mesmo assumindo que os semáforos serão configurados para permitir que o metrobus chegue e saia facilmente à rotunda...

Compartilhar este post

Link para o post

A malta que esteve na China foi incapaz de olhar para as infraestruturas de mobilidade urbana que por lá têm e trazer algo melhor para replicar na cidade do Porto? 

Uma coisa é certa, alguém está a encher os bolsos de dinheiro com esta brincadeira. Que falta de tudo, só irá trazer maiores problemas à mobilidade urbana no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zunaiki, há 24 minutos:

A malta que esteve na China foi incapaz de olhar para as infraestruturas de mobilidade urbana que por lá têm e trazer algo melhor para replicar na cidade do Porto? 

Uma coisa é certa, alguém está a encher os bolsos de dinheiro com esta brincadeira. Que falta de tudo, só irá trazer maiores problemas à mobilidade urbana no Porto.

A malta que esteve na China esteve nos confins do interior chinês. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zunaiki, há 42 minutos:

Isso é certo, e não será só no Porto. Acho difícil que vários municípios resolvam problemas diferentes da mesma maneira, a não ser que os fundos apenas pudessem ser utilizados nesse âmbito, o que duvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 22 minutos:

Isso é certo, e não será só no Porto. Acho difícil que vários municípios resolvam problemas diferentes da mesma maneira, a não ser que os fundos apenas pudessem ser utilizados nesse âmbito, o que duvido.

O metrobus de Coimbra é um caso de polícia, quanto mais não seja por gestão danosa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

A malta que esteve na China esteve nos confins do interior chinês. 

E então? De certeza que passaram por Shanghai, Beijing, Guangzhou, Chengdu, Hangzhou ou outra grande cidade de lá quando entraram no país, não foram directos para os confins do interior chinês.. para além disso, diria que quase todas as regiões acabam por ter uma cidade com uma boa infraestrutura na mobilidade urbana, bastava terem passado por lá para fazerem uma análise nessa área.

Ainda assim, nem precisavam de ir à China. Está à vista de todos a estupidez deste projecto. Desde que mal começou até aos dias que correm, não existe uma solução exequível apresentada. Agora andam a tentar remediar a borrada.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 49 minutos:

Image

Há pouco tempo o Fui Moreira veio dizer o contrário disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 6/13/2025 at 3:51 PM:

Image

Não que tenha ido a todas, mas literalmente não vi isso em nenhuma cidade europeia.

Curiosamente, vou hoje para Antuérpia onde, para chegar à empresa, uso um eléctrico, e não um metrobus. E, se calhar, é uma cidade um bocadinho maior que o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece-me claro que a moda do metrobus é porque alguém meteu ao bolso com esse conceito e/ou o PRR ou outra ferramenta do género que em parte financia isto foi mal elaborado e só contempla isto e não o elétrico/metro normal. 

Editado por antifa
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 4 horas:

A mim parece-me claro que a moda do metrobus é porque alguém meteu ao bolso com esse conceito e/ou o PRR ou outra ferramenta do género que em parte financia isto foi mal elaborado e só contempla isto e não o elétrico/metro normal. 

Plenamente de acordo, mas é uma visão de merceeiro, não fui confirmar se era isso ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 10 horas:

Foi alguém que teve uma visão. Viu isto do espaço.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...