Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 6 horas:

Ignorância não é desculpa. Também podes dizer que não sabias o limite de velocidade? Que não sabias que não se podia estacionar ali? Que não se pode não pagar impostos?

Não há problema em apelar e ele até pode aceitar a desculpa, mas nunca se podem sentir injustiçados se ele não aceitar.

Não acho minimamente comparável a nenhum dos exemplos que deste.

De resto, é óbvio que o pica fez o trabalho dele, e bem feito. Com o Ego Sum igual. Mas, pelo menos do ponto de vista da empatia e compreensão, poderia ter agido de forma diferente.

Estamos a falar de alguém que não sabia as regras. Não um delinquente que estava a fugir de pagar o bilhete.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Estamos a falar de alguém que não sabia as regras. Não um delinquente que estava a fugir de pagar o bilhete.

E como é que o homem ia saber isso? Pelo aspeto? É que o delinquente certeza que tb diz que não sabe as regras. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 2 minutos:

É que o delinquente certeza que tb diz que não sabe as regras. 

É exatamente aquilo que diz o incendiário, que não sabia que não podia fazer queimadas. É ignorante, não vê notícias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 7 horas:

E como é que o homem ia saber isso? Pelo aspeto? É que o delinquente certeza que tb diz que não sabe as regras. 

Nem que seja porque alguém que não quer pagar bilhete não vai ter com o revisor para comprar bilhete. 

E a questão é fácil de perceber, pois como já se viu nestes últimos comentários, há variadas maneiras de viajar e adquirir bilhetes nos diversos transportes. E como todos sabemos, a informação nem sempre está facilmente acessível e é normal uma pessoa agir como age nos transporte que usa habitualmente. Eu como andava em lisboa ia certamente comprar bilhete antes, mas uma pessoa habituada a comprar a bordo, é normal que o faça noutros lados do país.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desisto, têm razão. É perfeitamente razoável que alguém acabe multado em 120€ por querer comprar um bilhete de 2.20€ ao pica, quando tinha de o fazer na máquina.

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor história que tenho com picas foi numa visita de estudo do 7º ou 8º ano. Íamos de autocarro não sei onde, com professores e tudo, entram os picas e começam a ver se tinha tudo bilhete validado. Não verificaram a uma amiga minha, ela começa a dizer "falta o meu, falta o meu", chega lá o pica e ela tinha não tinha validado o bilhete à entrada por algum motivo. 😂 Levou a multa mas depois acho que se safou de alguma forma. 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

eu tb tive stress uma vez num regional, faltavam-me 20 cêntimos e o único método de pagamento era em dinheiro (e acho que ainda hoje é assim)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 horas:

Nem que seja porque alguém que não quer pagar bilhete não vai ter com o revisor para comprar bilhete. 

E a questão é fácil de perceber, pois como já se viu nestes últimos comentários, há variadas maneiras de viajar e adquirir bilhetes nos diversos transportes. E como todos sabemos, a informação nem sempre está facilmente acessível e é normal uma pessoa agir como age nos transporte que usa habitualmente. Eu como andava em lisboa ia certamente comprar bilhete antes, mas uma pessoa habituada a comprar a bordo, é normal que o faça noutros lados do país.

Por essa lógica bastava andar à patrão e se o revisor aparecesse ir lá comprar bilhete. Provavelmente dependendo do transporte e das localizações compensa muito mais.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Desisto, têm razão. É perfeitamente razoável que alguém acabe multado em 120€ por querer comprar um bilhete de 2.20€ ao pica, quando tinha de o fazer na máquina.

Como é que o pica vai distinguir-te ou o Ego Sum dos "delinquentes"? Os outros têm todos fações na cara e andam com os chapéus no topo da cabeça?

Quem é que me impede de andar sem bilhete todos os dias e no dia em que o pica aparecer eu dizer "ah mas escute, eu quero comprar o bilhete, pensei que dava para comprar aqui"?

Isto nem é uma lição de moral, é só bom senso. O revisor não tem que ter empatia porque toda a gente se acha no direito que a sua desculpa é suficiente para não ter comprado bilhete. Ou porque não sabia, ou porque acordou tarde e não teve tempo, ou porque achava que dava para comprar na carruagem.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 4 horas:

Como é que o pica vai distinguir-te ou o Ego Sum dos "delinquentes"? Os outros têm todos fações na cara e andam com os chapéus no topo da cabeça?

Quem é que me impede de andar sem bilhete todos os dias e no dia em que o pica aparecer eu dizer "ah mas escute, eu quero comprar o bilhete, pensei que dava para comprar aqui"?

Isto nem é uma lição de moral, é só bom senso. O revisor não tem que ter empatia porque toda a gente se acha no direito que a sua desculpa é suficiente para não ter comprado bilhete. Ou porque não sabia, ou porque acordou tarde e não teve tempo, ou porque achava que dava para comprar na carruagem.

Mano, EU FUI TER COM O PICA PARA COMPRAR BILHETE mal entrei no comboio.

Se para ti este é um comportamento equiparável ao de quem não quer pagar, não há mais nada a acrescentar.

• Like 2
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

Mano, EU FUI TER COM O PICA PARA COMPRAR BILHETE mal entrei no comboio.

giphy.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 6 horas:

Eu punha os picas à paisana, ou vestidos como drogados. Se ignorassem o pica pq "n tinham dinheiro" levavam multa

e porque não colocar os incendiários a fazer de pica como serviço comunitário? O tecido empresarial da CP precisa de poupar salários

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 23 horas:

pica no país Brasil é pila

estive-me a rir nas últimas páginas exatamente por esta razão ahah, este tópico vai acabar num repositório de memes brasileiros qualquer dia.

Pena ninguém ter respondido ao Ghelton que "o pica estava gozando na sua cara" 

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 23 horas:

O pica estava só a fazer o seu bico

confirmas @Gui Fla?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, Em 26/08/2025 at 07:18:

E pila aqui é gíria para dinheiro.

"Quanto custa este sorvete?"

"5 pilas".

😂

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 24 minutos:

E entretanto a primeira fase da obra e está pronta e ao abandono. Um sonho. Deve ser a melhor ciclovia da Europa-

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 34 minutos:

E entretanto a primeira fase da obra e está pronta e ao abandono. Um sonho. Deve ser a melhor ciclovia da Europa-

Sejamos sinceros: não ficava melhor como ciclovia? E fazia-se metro subterrâneo ao longo da Avenida?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Sejamos sinceros: não ficava melhor como ciclovia? E fazia-se metro subterrâneo ao longo da Avenida?

É uma ciclovia absurdamente grande. E ainda tem as estações pelo meio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 minutos:

Ficava melhor era um elétrico de superfície tipo vai-vem como há em meia Europa, ainda sobrava espaço para uma ciclovia ao lado. 

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, e esperando sinceramente estar redondamente enganado, cheira-me que o tgv está prestes a ir pelo cano abaixo. Alguém não quer aquilo construído.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

É uma ciclovia absurdamente grande. E ainda tem as estações pelo meio.

Citação de antifa, há 24 minutos:

Ficava melhor era um elétrico de superfície tipo vai-vem como há em meia Europa, ainda sobrava espaço para uma ciclovia ao lado. 

Sem dúvida, não estou a dizer que ficaria como está. Mas ficaria melhor até só como ciclovia, do que isto.

Agora claro, eléctrico de superfície é a solução ali.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...