Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nathanwilliams

Estudantes e idosos perdem desconto de 50% nos passes sociais

Publicações recomendadas

Diferenciação absurda? Pagam mais porque querem... Estudassem para entrar numa pública.

Compreendo o que queres dizer, mas nem todos não entram por não estudarem.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a noção que isso é ridiculo?

Por estarem em privadas não quer dizer que não estudaram, sabes que as universidades publicas têm um numero de vagas?

Lá está, há vagas e entra quem tem melhores notas dos que se candidatam. Partem todos do mesmo ponto de partida, têm todos a mesma oportunidade para estudar e ir para o curso que querem. Quem não consegue e não tem €€ que opte por um outro na pública que lhe agrade ou então que espere pelo próximo ano e tente nesse. Só vai para uma privada quem quer (pode), ninguém é obrigado. Quem vê que não tem hipóteses financeiras para tal, é ridículo ir para uma privada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a noção que isso é ridiculo?

Por estarem em privadas não quer dizer que não estudaram, sabes que as universidades publicas têm um numero de vagas?

Sim, que ficam ocupadas por quem estudou mais.

Quanto aos colégios, não acho que tenha sido mais mal educado por ter estudado sempre em escolas públicas, bem pelo contrário. Não podia ter andado num colégio, por razões económicas, mas mesmo que pudesse, se me dessem a escolher a resposta era muito rápida e fácil: não, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

O que as pessoas não tem capacidade para compreender são as cedências feitas ao longo duma vida para poder proporcionar um ensino de melhor qualidade aos filhos. Falando no colégio, fac é outra questão. Os meus pais arrotam uma quantia dentro desses valores que estipulaste mas raramente passamos férias fora (e quando o fazemos não há grandes extravagâncias e os destinos não são "nada de especial"), andam todos os dias de transporte público, etc etc. Generalizar é uma coisa muito perigosa. É um facto que só o faz porque pode mas à custa de sacrifícios.

Joao, longe de mim apontar o dedo a quem tem a possiblidade (bem sei que, na maioria dos casos, trará enormes sacrificios) mas a questao, é que, numa altura como esta, o facto de sequer puderem fazer esse esforço/cedencia mensal já coloca pessoas como os teus pais, muitissimo acima da regra neste país. Nao tira mérito ao sacrificio, mas se calhar retira os da berlinda dos que realmente necessitam.

Eu costumo dizer, quando confrontado com o 150E que pago por mes para a creche da minha filhota, comparado com pessoas que eu sei terem muitissimo mais do que eu, e, por esquemas e esquemas pagam mto menos (esquemas esses a que a minha consciencia nao me deixa aderir)

"Se ajudar pelo menos 1 pessoa que realmente precisa, o meu esforço vale a pena."

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, props aos teus pais, isso deve exigir uma matemática e uma ginástica brutal...

Very true story, em minha casa a história é +/- parecida, mas prevêm-se dificuldades para os próximos tempos e cinto muitíssimo apertado.

O que as pessoas não tem capacidade para compreender são as cedências feitas ao longo duma vida para poder proporcionar um ensino de melhor qualidade aos filhos. Falando no colégio, fac é outra questão. Os meus pais arrotam uma quantia dentro desses valores que estipulaste mas raramente passamos férias fora (e quando o fazemos não há grandes extravagâncias e os destinos não são "nada de especial"), andam todos os dias de transporte público, etc etc. Generalizar é uma coisa muito perigosa. É um facto que só o faz porque pode mas à custa de sacrifícios.

O problema é que há quem ande em públicas (e no caso falo de faculdades, não estou a falar de colégios/escolas privadas) e tenha que fazer essas mesmas cedências simplesmente para os filhos poderem lá andar.

Compartilhar este post

Link para o post

A única situação que eu entendo é que por vezes acaba por sair mais barato ficar numa privada perto de casa do que ter que ir para longe de casa para uma pública. Mas ainda assim, para haver privadas onde é possível ficar em casa, também deve haver públicas, portanto a grande maioria das pessoas que fica nessa situação acaba por voltar a ser por demérito próprio por não ter entrado na pública mais perto. O que não faz, como é lógico, que não haja excepções. ;)

E eu não tenho nada contra quem anda em privadas, que fique bem claro. Não acho bem é que se queixem disso, quando estão nessa situação por culpa própria.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, que ficam ocupadas por quem estudou mais.

Quanto aos colégios, não acho que tenha sido mais mal educado por ter estudado sempre em escolas públicas, bem pelo contrário. Não podia ter andado num colégio, por razões económicas, mas mesmo que pudesse, se me dessem a escolher a resposta era muito rápida e fácil: não, obrigado.

Quem estuda mais nem sempre tira as melhores notas... Eu quase não estudava e entrei na faculdade com 18,5 e tinha muitos colegas que estudavam o triplo de mim e tinham notas mais baixas..

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre

Elucida, porque a única situação em que vejo alguém que estudou menos ocupar uma vaga de alguém que teve mais mérito que essa pessoa, é com aquela coisa absurda dos contingentes especiais, que é passar um atestado de incompetência e de burrice aos estudantes das regiões autónomas.

Quem estuda mais nem sempre tira as melhores notas... Eu quase não estudava e entrei na faculdade com 18,5 e tinha muitos colegas que estudavam o triplo de mim e tinham notas mais baixas..

Aconteceu o mesmo comigo, embora com a média ligeiramente mais baixa, mas isso não faz com que não tenha sido por mérito teu que entraste com essa média...

Compartilhar este post

Link para o post

A única situação que eu entendo é que por vezes acaba por sair mais barato ficar numa privada perto de casa do que ter que ir para longe de casa para uma pública. Mas ainda assim, para haver privadas onde é possível ficar em casa, também deve haver públicas, portanto a grande maioria das pessoas que fica nessa situação acaba por voltar a ser por demérito próprio por não ter entrado na pública mais perto. O que não faz, como é lógico, que não haja excepções. ;)

E eu não tenho nada contra quem anda em privadas, que fique bem claro. Não acho bem é que se queixem disso, quando estão nessa situação por culpa própria.

Eu estou numa privada e não é por culpa propria acredita, a minha escola andava a fazer uma m*rda com as notas que era ilegal, nunca soube que era ilegal e isso baixou muito mas muito a média.

E no curso que estou a faculdade que ando é melhor que as publicas ao pé da minha zona, para fora já saia mais caro

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa lá mas... tretas.

Quem estuda muito e não tira boas médias é porque não sabe como estudar e não se organiza no seu estudo. Sim, nem todos têm as mesmas capacidades, mas o estudo em boa quantidade e bem feito compensa alguns problemas, até porque grande parte das coisas na escola dão para se mecanizar e/ou decorar. De resto, o "quase não estudar" é relativo, se uma pessoa souber fazer as coisas direitinhas, uma ou duas horas de estudo podem ser muito proveitosas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou numa privada e não é por culpa propria acredita, a minha escola andava a fazer uma m*rda com as notas que era ilegal, nunca soube que era ilegal e isso baixou muito mas muito a média.

E no curso que estou a faculdade que ando é melhor que as publicas ao pé da minha zona, para fora já saia mais caro

Isso entra nas tais situações excepcionais que falei há pouco...

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a confundir a capacidade de estudar com a capacidade de compreensão.

Eu também pouco estudava, no entanto tudo o que apanhava na aula e compreendia, conseguia articular e tirar excelente notas nos testes (acabei o Secundário com média de 18), mas tinha colegas que tinham menor capacidade de compreensão mas o estudo compensava e tinham notas iguais a mim

Compartilhar este post

Link para o post

São menos que os outros? Por andarem em privadas não quer dizer que sejam ricos ou que tenham mais facilidades

Eu deduzo que se andam em privadas é porque o rendimento do seu agregado familiar assim o permite..

Aquele pessoal que não tem média para a pública e também não tenho dinheiro para privadas não vai para privadas, vai melhorar as cadeiras do secundário para depois entrar na pública.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que faz mossa. Mossa faz em todos praticamente. Eu pessoalmente prefiro pagar mais 16 euros e tal por mês do que ter o metro fechado às 23 horas por exemplo. A questão aqui é que qualquer coisa tinha que ser feita para tapar o buraco do Metro. Não sei é até que ponto não poderia ser vantajoso privatizar a empresa, para acabarem com as p*tas das greves e melhorar a qualidade de serviço.

lol a m*rda é que o metro vai fechar as 23 e tu vais pagar mais passe, simples

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deduzo que se andam em privadas é porque o rendimento do seu agregado familiar assim o permite..

Aquele pessoal que não tem média para a pública e também não tenho dinheiro para privadas não vai para privadas, vai melhorar as cadeiras do secundário para depois entrar na pública.

Nem sempre é assim.. Há pessoas que passam sacrifícios para ter os filhos numa privada porque não entraram na pública, ou mesmo recorrerem a empréstimos.. Deixam de ter férias e outros luxos para os filhos terem um curso.. É claro que há muitos alunos das privadas que os agregado tem posses...

Compartilhar este post

Link para o post

lol a m*rda é que o metro vai fechar as 23 e tu vais pagar mais passe, simples

Vai fechar o crl é que vai lol. O ministro da economia já ridicularizou a ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal que estuda em privadas

:lol:

São menos que os outros?

São, não se vê logo que quem anda nas privadas é todo endinheirado?

Exacto. Lá vem as diferenciações absurdas.

Vem é a falta de bom-senso, mas isso já é habitual por aqui.

Diferenciação absurda? Pagam mais porque querem... Estudassem para entrar numa pública.

Pagam mais porque querem? :lol:

Ora deixa lá ver, eu fui colocado em Enfermagem na Madeira, só em deslocações, casa e propinas ia-me ficar uma fortuna enorme, então optei por entrar em Psicologia (2ª opção) na altura numa privada da zona de Lisboa, que fazendo as contas, me ficava mais barato que ficar na Madeira. Estudei, obtendo uma média mais elevada do que aquelas necessárias para entrar na maioria dos cursos, entrei no público e optei pelo privado. E agora?

Falta de bom-senso é o que é. Já agora, e para que conste, mestrei-me numa universidade pública.

Exactamente, penso que nem demora muito a chegar até esse raciocínio.

Agora on-topic, é totalmente estúpido que se cortem os passes sociais, pelo menos nos estudantes, dado que muitos deles não têm qualquer fonte de rendimento, recorrendo, usualmente, ao dinheiro que os pais lhes dão. Fazendo as coisas por baixo, um estudante gasta, mensalmente:

- Passe

- Fotocópias

- Livros

- Propinas

As propinas, anualmente, no público rondam os 1000/1200€. O passe pode variar entre os 40€/150€, dependendo de onde e para onde o estudante se desloca. As fotocópias, imaginemos que são 20€/30€ por mês. Por último, os livros, que não são comprados todos os meses, mas que são bastante caros. Imaginemos que custam em média 30€ e que se compra um livro de dois em dois meses. Fazendo as contas:

1100€ (média de 1000€+1200€) + 95€ (média dos 40€+150€) x 12 + 25€ (20€+30€/2) x 12 + 30€ x 6= 2720€/ano

Este valor é feito por baixo, porque tenho perfeita noção que os manuais não custam em média 30€ e que as fotocópias, por vezes, superam bem mais que os 25€, em média, por mês. Apontemos para os 3000€/anuais. Atendendo às carências económico-financeiras actuais, esta medida é ruinosa e vem fomentar a desigualdade entre os alunos, uma vez que só permite aos mais ricos estudar, parece quase uma selecção natural, feita de forma artificial, horrenda e totalmente macabra.

Por fim, podem vir argumentar com as bolsas de estudo. Deixo um caso, que muitas vezes já referi aqui, e podia falar em muitos outros. Uma filha de uma empregada doméstica candidatou-se a uma bolsa de estudo e não a recebeu. Essa sra. desempenhava as suas tarefas na casa de dois médicos, que tinham igualmente uma filha no ensino superior e que se candidatou a uma bolsa, e que por magia teve direito. Acho que não é preciso muita reflexão para saber que os médicos, ainda por cima dois, ganham mais que uma empregada doméstica. Tirem as vossas elações.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Estou à espera do dia em que rebente uma bomba no parlamento ou numa embaixada ou sede de algum partido. Não falta muito. Não sou de extremos, mas sinceramente cada vez mais me convenço que só assim é que este povo ia acordar. Ou então não, iam chamar-lhes comunistas, diziam que "esta juventude não tem juízo nenhum, deviam era tar a trabalhar blabla".

Enfim. Temos um povo tendencialmente estúpido.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

São, não se vê logo que quem anda nas privadas é todo endinheirado?

Vem é a falta de bom-senso, mas isso já é habitual por aqui.

Pagam mais porque querem? :lol:

Ora deixa lá ver, eu fui colocado em Enfermagem na Madeira, só em deslocações, casa e propinas ia-me ficar uma fortuna enorme, então optei por entrar em Psicologia (2ª opção) na altura numa privada da zona de Lisboa, que fazendo as contas, me ficava mais barato que ficar na Madeira. Estudei, obtendo uma média mais elevada do que aquelas necessárias para entrar na maioria dos cursos, entrei no público e optei pelo privado. E agora?

Falta de bom-senso é o que é. Já agora, e para que conste, mestrei-me numa universidade pública.

Exactamente, penso que nem demora muito a chegar até esse raciocínio.

Agora on-topic, é totalmente estúpido que se cortem os passes sociais, pelo menos nos estudantes, dado que muitos deles não têm qualquer fonte de rendimento, recorrendo, usualmente, ao dinheiro que os pais lhes dão. Fazendo as coisas por baixo, um estudante gasta, mensalmente:

- Passe

- Fotocópias

- Livros

- Propinas

As propinas, anualmente, no público rondam os 1000/1200€. O passe pode variar entre os 40€/150€, dependendo de onde e para onde o estudante se desloca. As fotocópias, imaginemos que são 20€/30€ por mês. Por último, os livros, que não são comprados todos os meses, mas que são bastante caros. Imaginemos que custam em média 30€ e que se compra um livro de dois em dois meses. Fazendo as contas:

1100€ (média de 1000€+1200€) + 95€ (média dos 40€+150€) x 12 + 25€ (20€+30€/2) x 12 + 30€ x 6= 2720€/ano

Este valor é feito por baixo, porque tenho perfeita noção que os manuais não custam em média 30€ e que as fotocópias, por vezes, superam bem mais que os 25€, em média, por mês. Apontemos para os 3000€/anuais. Atendendo às carências económico-financeiras actuais, esta medida é ruinosa e vem fomentar a desigualdade entre os alunos, uma vez que só permite aos mais ricos estudar, parece quase uma selecção natural, feita de forma artificial, horrenda e totalmente macabra.

Por fim, podem vir argumentar com as bolsas de estudo. Deixo um caso, que muitas vezes já referi aqui, e podia falar em muitos outros. Uma filha de uma empregada doméstica candidatou-se a uma bolsa de estudo e não a recebeu. Essa sra. desempenhava as suas tarefas na casa de dois médicos, que tinham igualmente uma filha no ensino superior e que se candidatou a uma bolsa, e que por magia teve direito. Acho que não é preciso muita reflexão para saber que os médicos, ainda por cima dois, ganham mais que uma empregada doméstica. Tirem as vossas elações.

Por baixo e bem por baixo... os meus manuais custam em média 50€ para aí! Tenho livros de quase 100€. Mas eu fotocopio por 9€ obviamente, tenho mais que fazer ao guito lol.

E falta-te aí os gastos na alimentação+casa por exemplo. Eu só com o aluger do quarto são 250€ p/mês. 3000€ p/ano.

Editado por Hot Fuss

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, por erro meu esqueci-me da alimentação, mas, propositadamente, deixei de fora a casa. Mas, com os números que estão ali dá para ter uma clara ideia do quão complicado é ser estudante neste país.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem... Pago 45€ de passe, vai passar para 90€ só para o passe, sim senhor, faz todo o sentido, tá bonito tá...

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre é assim.. Há pessoas que passam sacrifícios para ter os filhos numa privada porque não entraram na pública, ou mesmo recorrerem a empréstimos.. Deixam de ter férias e outros luxos para os filhos terem um curso.. É claro que há muitos alunos das privadas que os agregado tem posses...

Epá eu sinceramente acho isso errado.

Se os filhos não entram no público, voltam a tentar para o ano. Se não há condições para os pôr no privado não se mete, simples. A única razão que poderia fazer sentido era quererem que os filhos fossem para uma privada porque iriam ter melhor ensino e como tal seria um melhor engenheiro/arquitecto/etc. do que aqueles do público. Mas isso acho que nem sequer é verdade.

Tenho a certeza que se acontecesse comigo, teria de subir a média para tentar para um outro ano, ou então ia trabalhar e juntar dinheiro para depois ajudar na despesa duma privada.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é a tua opinião pessoal outra, totalmente, distinta é fazeres julgamentos de valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...