1906 Publicado 12 Novembro 2011 (editado) Lá vamos nós pagar o dobro dos passes para os deputados andarem com altos carrões na estrada... Pá este país.... :facepalm: Acho bem. Que andem a pé, malandros. Estás a falar a sério? :| Editado 12 Novembro 2011 por 1906 Compartilhar este post Link para o post
Hot Fuss Publicado 12 Novembro 2011 O Cartão Sub-23 é recarregável... sendo assim o que podem fazer é por exemplo quem tem carris+metro e paga 16€ e tal é carregar logo para 90 dias ou 120 de uma vez... pelo menos que comprem logo 60 dias em Dezembro que fica-lhes ao preço de 30 em Janeiro. Quem tiver verba e paciência para comprar para o ano todo, poupa simplesmente -> BASTANTE. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 12 Novembro 2011 Ser maquinista do metro deve ser lixado. Acho piada falarem como se fosse algo banal. Queria ver quanto tempo aguentavam a trabalhar todos os dias debaixo de terra. Ou pagam bem ou ninguem vai para lá. Turnos maximos de 4 horas de conduçao diária, o resto é outros tipo de serviços... conheço um deles, nao sabia era que o boi ganhava tanto. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 12 Novembro 2011 (editado) Ser maquinista de metro é deveras complicado, tanto que só se pode trabalhar um X de anos lá, depois tem que se sair obrigatoriamente. Editado 12 Novembro 2011 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 12 Novembro 2011 Sim, com o desemprego que se vive realmente não haverá pessoas para ir guiar o metro por menos de 3000€... :lol: Ir até iam, queria ver é se aguentavam muito tempo. Sócio, estás a brincar? Pilotos de avião a ganharem de crl compreendo, é muito mais complicado e necessita um risco de vida maior e responsabilidade. Agora de metro? É saber acelerar, travar e o resto é deixar seguir na linha lol. Psicologicamente é extenuante. Conheço casos de pessoas que quebraram por fazerem trabalhos monótonos em caves, e isso nem se compara ao estar no metro. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 12 Novembro 2011 Por acaso 2ª tenho de carregar o passe (comboios da CP) o melhor é provavelmente comprar já para dezembro e janeiro.. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 12 Novembro 2011 (editado) Bem, falando da função dos maquinistas do Metro de Lisboa. Como bem sabem, o trabalho em locais sem iluminação natural, vulgo luz do dia, é bastante complicado em termos psicológicos, especialmente, se levado a cabo durante largos períodos de tempo, por exemplo os maquinistas do Metro de Lisboa. As consequências deste tipo de trabalho vão desde a depressão ao burnout, problemas psicopatológicos que colocam, não só, a vida do maquinista em perigo, como a dos passageiros. Daí que, e tal como o P disse, eles só trabalhem um número específico de dias por semana. O cálculo desses dias é feito de forma científica e foi desenvolvido para garantir que os indivíduos estão em peak performance para desempenhar as suas tarefas e assim não prejudiquem os clientes do Metro. Além disso, esta profissão não é uma daquelas que se desempenhe até aos 65, tal como a maioria das profissões. O facto de se trabalhar anos e anos, debaixo da terra, sem iluminação natural pode causar sérios danos psicológicos, o que faz com que estes indivíduos só possam trabalhar um X de anos específico, ao fim dos quais têm que sair, obrigatoriamente, da função. Não nos esqueçamos, igualmente, que o facto de ser maquinista do Metro, além do próprio desgaste psicológico que acarreta a nível laboral, tem outra vertente que muitos se esquecem, o facto de existirem pessoas que se tentam suicidar atirando-se para a frente do metro - o que causa também danos psicológicos aos maquinistas. Relembrando um caso que não se passou no Metro, mas na CP, um maquinista teve que ter acompanhamento psicológico prolongado, depois de ter assistido a um jovem a atirar-se para a frente do comboio conduzido por ele. De facto, os maquinistas ganham bem e até recebem uma indemnização quando abandonam o Metro, porém não se esqueçam que esta não é uma actividade para toda a vida, logo os vencimentos auferidos não são recebidos mensalmente até aos 65 anos, não, eles são recebidos mensalmente durante um X de anos específico. Editado 12 Novembro 2011 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 12 Novembro 2011 Agora são os reformados e familiares directos de funcionarios das empresas publicas de transportes a não terem direito aos passes gratuitos. Compartilhar este post Link para o post
Guest Vladimir Ilitch Publicado 12 Novembro 2011 Agora fiquei curioso, quanto é que ganha em média um maquinista por mês? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 12 Novembro 2011 Maquinista do Metro de Lisboa - Salário Médio: €3.883; Salário Mínimo:€1.515; Salário Máximo: €7.351 Isto baseado no post do Hot_Fuss. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 12 Novembro 2011 Já agora um aparte, eu achei engraçado em Barcelona a enorme maioria das maquinistas de metro serem mulheres. Compartilhar este post Link para o post
Hot Fuss Publicado 12 Novembro 2011 Parece que tão a falar de mineiros, f*da-se. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Novembro 2011 O Cartão Sub-23 é recarregável... sendo assim o que podem fazer é por exemplo quem tem carris+metro e paga 16€ e tal é carregar logo para 90 dias ou 120 de uma vez... pelo menos que comprem logo 60 dias em Dezembro que fica-lhes ao preço de 30 em Janeiro. Quem tiver verba e paciência para comprar para o ano todo, poupa simplesmente -> BASTANTE. Isso é possível? Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 12 Novembro 2011 Pagam mais porque querem? :lol: Ora deixa lá ver, eu fui colocado em Enfermagem na Madeira, só em deslocações, casa e propinas ia-me ficar uma fortuna enorme, então optei por entrar em Psicologia (2ª opção) na altura numa privada da zona de Lisboa, que fazendo as contas, me ficava mais barato que ficar na Madeira. Estudei, obtendo uma média mais elevada do que aquelas necessárias para entrar na maioria dos cursos, entrei no público e optei pelo privado. E agora? Falta de bom-senso é o que é. Já agora, e para que conste, mestrei-me numa universidade pública. Se não querias ir para a Madeira, porque é que colocaste essa opção à frente de outras que te agradavam mais? E parece-me óbvio que, se entraste em psicologia numa privada é porque não tiveste média (o que eu quero dizer com falta de estudo) ou colocaste essa tal opção da Madeira à frente (o que não faz sentido, se não querias ir para lá). Entraste no público e optaste pelo privado. Lá está, uma opção. E sendo uma opção, não há nada de que se queixar, que é exactamente o que eu tenho vindo a defender com esta conversa. ;) Tenho a certeza que se acontecesse comigo, teria de subir a média para tentar para um outro ano, ou então ia trabalhar e juntar dinheiro para depois ajudar na despesa duma privada. Nem mais. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 12 Novembro 2011 Maquinista do Metro de Lisboa - Salário Médio: €3.883; Salário Mínimo:€1.515; Salário Máximo: €7.351 Isto baseado no post do Hot_Fuss. Quase ganham tanto como eu :facepalm: e dá CP ? :- Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 12 Novembro 2011 (editado) O número de carruagens a partir das 21.30 é sempre de 3 apenas. Portanto como isso foi às 20 horas já seria numa hora de transição quase para esse estado. Além de que Domingo às 20 horas, dependendo do local, é uma hora em que começam a chegar os estudantes vindos de fora cheios de bagagens etc etc. Quanto ao pagar a dobrar e triplicar, era uma questão de se colocar um tecto no preço máximo. Quanto a isso das greves, simplesmente falo porque uma pessoa vê sempre "greve dos transportes", "greve da CP", "Greve da Fertagus", "Greve da Carris", etc etc e fala-se na greve, fala-se no trânsito congestionado mas nunca há um iluminado que apareça na televisão a representar a classe a enumerar devidamente os motivos de tal greve. Além de que a greve nos dias de hoje, só prejudica o trabalhador que fica a ganhar menos ao fim do mês porque lhe é descontado o dia e ainda piora com isso a situação da empresa na qual trabalha... que por sinal já não está fácil. Quem tem o pão e o queijo na mão é o patrão. Se precisar de despedir para equilibrar contas despede, desde que não esteja no incumprimento da lei. O trabalhador tem é que aceitar desde que tudo seja feito de forma legal. Mas já agora, deixa-me que te diga quanto ganha uma pesso a que tem que ter um trabalho que nem é de grande risco nem envolve grandes conhecimentos sem ser uma formação na condução: Maquinista do Metro de Lisboa - Salário Médio: €3.883; Salário Mínimo:€1.515; Salário Máximo: €7.351 Maquinista na CP - Salário Médio: €2.228; Salário Mínimo:€934; Salário Máximo: €3.600 Tripul. na STCP - Salário Médio: €1.610; Salário Mínimo:€1.218; Salário Máximo: €2.870 ... Ainda se fossem pilotos aéreos e andassem com a vida em risco... mas f*da-se. 400€ quase dos do metro como salário médio? Quase 8000 como máximo? Estamos onde?! Fazem greve a ganhar isto?! Ide gozar com outro. Confesso que me ri quando chegou à parte dos salários, essa fonte é muito boa. Já agora, a CP e o metro não tem só esses trabalhadores se fossem só esses não havia nem um nem outro, mas sim vamos só por os salários dos gajos que conduzem para provar o nosso ponto. Soubesses tu o que se passa lá dentro e queria ver como falavas, mas falar sem saber de nada fica sempre mais fácil de mandar as postas. Editado 12 Novembro 2011 por Inka Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 12 Novembro 2011 Parece que tão a falar de mineiros, f*da-se. Fisicamente o trabalho é menos violento, é certo, mas tudo o que o Vaart disse sobre a falta de luz natural e tudo mais é verdade e faz todo o sentido. Compartilhar este post Link para o post
Hot Fuss Publicado 12 Novembro 2011 Isso é possível? O cartão é recarregável, acumula os dias. Disseram-me até na altura que me deram o meu sub-23 que não precisava de esperar pelo dia limite para carregar que podia carregar quando quisesse que acumulava. Fisicamente o trabalho é menos violento, é certo, mas tudo o que o Vaart disse sobre a falta de luz natural e tudo mais é verdade e faz todo o sentido. Está bem, mas por essa lógica os médicos deviam ser pior pagos que os trolhas e que os mineiros por exemplo se a profissão está ligada ao desgaste físico e mental. É que basta pegar na lista de mortes de pessoas nas obras e de pessoas vítimas de consequências de trabalharem no minério para se tirar a fácil conclusão que o perigo a trabalhar num subsolo (que mal deveria ser considerado subsolo... estão uns palmos abaixo de terra, não têm o stress de quem anda a centenas de metros ou dezenas à busca de algo como mineiros ou por ordem inversa a trabalhar em andaimes a uma altura considerável. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Novembro 2011 O cartão é recarregável, acumula os dias. Disseram-me até na altura que me deram o meu sub-23 que não precisava de esperar pelo dia limite para carregar que podia carregar quando quisesse que acumulava. Isso eu sei. Não sei é se chegando lá e carregando 2 ou 3 meses, eles aceitam. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 12 Novembro 2011 Ser maquinista do metro deve ser lixado. Acho piada falarem como se fosse algo banal. Queria ver quanto tempo aguentavam a trabalhar todos os dias debaixo de terra. Ou pagam bem ou ninguem vai para lá. essa tabela de ordenados que o fuzz apresentou tem mais que se diga, faz lembrar a notícia dos estivadores que ganhavam 5000 euros por mês e no fim acabou por se saber que afinal o ordenado era cerca dum terço. Em relação ao ppl do metro convém lembrar que eles recebem um grande subsídio por causa dos vapores do metro que dizem que provoca cancro. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 12 Novembro 2011 Esta medida e para rir, se andasse de transportes teria de pagar 90€ por mes pqp Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 14 Novembro 2011 Hoje já carreguei o passe (CP) até meio de janeiro. Para dezembro devo de voltar a carregar duas vezes. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 15 Novembro 2011 Hoje já carreguei o passe (CP) até meio de janeiro. Para dezembro devo de voltar a carregar duas vezes. e pagaste ao preço normal? Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 15 Novembro 2011 (editado) Sim se for o preço já com o desconto Sub-23 que dá 21,45 cada carregamento. Editado 15 Novembro 2011 por Ғred Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 15 Novembro 2011 Carregaste só até meio de Janeiro porque não te deixaram carregar mais, certo? Compartilhar este post Link para o post