Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nathanwilliams

Estudantes e idosos perdem desconto de 50% nos passes sociais

Publicações recomendadas

Pago 18€, portanto passa para os 36€.

Enfim, é chato mas é comportável e há aí gente em situações piores...

Compartilhar este post

Link para o post

Diferenciação absurda? Pagam mais porque querem... Estudassem para entrar numa pública.

Eu no meu curso ou ia para a privada ou para Lisboa...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é a tua opinião pessoal outra, totalmente, distinta é fazeres julgamentos de valor.

Quais julgamentos de valor? Inicialmente disse que compreenderia que tirassem o desconto aos alunos do privado ou os que tivessem os pais com rendimentos altos. Isto porque não sei de ninguém que ande numa privada e que ande a contar os tostões ao fim do mês para continuar lá.. E se realmente existem casos assim, é ridículo. Há que ter noção da realidade. Se não há dinheiro para uma privada não se metem lá.

Editado por bixtre

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que acabaste de fazer é um julgamento de valor, caso não saibas. Não tens que julgar pais que se esforçam para meterem os filhos numa privada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é juízo de valor que se diz?

E isto tem o potencial para ser muito bom ou muito mau. Não vejo nos nossos políticos capacidade para cortar de maneira equilibrada...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é juízo de valor que se diz?

Acho que se pode dizer das duas formas, se não é, era mesmo isso que eu queria dizer :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que faz mossa. Mossa faz em todos praticamente. Eu pessoalmente prefiro pagar mais 16 euros e tal por mês do que ter o metro fechado às 23 horas por exemplo. A questão aqui é que qualquer coisa tinha que ser feita para tapar o buraco do Metro. Não sei é até que ponto não poderia ser vantajoso privatizar a empresa, para acabarem com as p*tas das greves e melhorar a qualidade de serviço.

Fixe é olhar para o próprio umbigo. Siga pra bingo, isto tá mesmo bom é para ir embora. Felizmente o meu curso até tem melhor empregabilidade lá fora do que cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Ano passado pagava 18€, este ano fiquei sem escalão pago 36€ e vou passar a pagar 72€.. wtf

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que faz mossa. Mossa faz em todos praticamente. Eu pessoalmente prefiro pagar mais 16 euros e tal por mês do que ter o metro fechado às 23 horas por exemplo. A questão aqui é que qualquer coisa tinha que ser feita para tapar o buraco do Metro. Não sei é até que ponto não poderia ser vantajoso privatizar a empresa, para acabarem com as p*tas das greves e melhorar a qualidade de serviço.

Querem tapar o buraco do Metro, reduzam o número de carruagens, por exemplo, que é para não haver situações como a que vi no outro dia, em que o metro tinha 7 ou 8 carruagens num Domingo às 20h, com 40/50 pessoas lá dentro.

E privatizar até pode melhorar a qualidade do serviço... pagas é a dobrar ou triplicar. Depois quero ver quem é que lá vai andar. E é muito engraçado utilizar o termo "p*tas" para as greves. Isso de lutar pelos seus direitos devia ser proibido! Mandriões, não querem ser despedidos nem ficar a receber menos 10 ou 15% de salário, onde é que já se viu isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Querem tapar o buraco do Metro, reduzam o número de carruagens, por exemplo, que é para não haver situações como a que vi no outro dia, em que o metro tinha 7 ou 8 carruagens num Domingo às 20h, com 40/50 pessoas lá dentro.

E privatizar até pode melhorar a qualidade do serviço... pagas é a dobrar ou triplicar. Depois quero ver quem é que lá vai andar. E é muito engraçado utilizar o termo "p*tas" para as greves. Isso de lutar pelos seus direitos devia ser proibido! Mandriões, não querem ser despedidos nem ficar a receber menos 10 ou 15% de salário, onde é que já se viu isto.

O número de carruagens a partir das 21.30 é sempre de 3 apenas. Portanto como isso foi às 20 horas já seria numa hora de transição quase para esse estado. Além de que Domingo às 20 horas, dependendo do local, é uma hora em que começam a chegar os estudantes vindos de fora cheios de bagagens etc etc.

Quanto ao pagar a dobrar e triplicar, era uma questão de se colocar um tecto no preço máximo. Quanto a isso das greves, simplesmente falo porque uma pessoa vê sempre "greve dos transportes", "greve da CP", "Greve da Fertagus", "Greve da Carris", etc etc e fala-se na greve, fala-se no trânsito congestionado mas nunca há um iluminado que apareça na televisão a representar a classe a enumerar devidamente os motivos de tal greve. Além de que a greve nos dias de hoje, só prejudica o trabalhador que fica a ganhar menos ao fim do mês porque lhe é descontado o dia e ainda piora com isso a situação da empresa na qual trabalha... que por sinal já não está fácil. Quem tem o pão e o queijo na mão é o patrão. Se precisar de despedir para equilibrar contas despede, desde que não esteja no incumprimento da lei. O trabalhador tem é que aceitar desde que tudo seja feito de forma legal.

Mas já agora, deixa-me que te diga quanto ganha uma pessoa que tem que ter um trabalho que nem é de grande risco nem envolve grandes conhecimentos sem ser uma formação na condução:

Maquinista do Metro de Lisboa - Salário Médio: €3.883; Salário Mínimo:€1.515; Salário Máximo: €7.351

Maquinista na CP - Salário Médio: €2.228; Salário Mínimo:€934; Salário Máximo: €3.600

Tripul. na STCP - Salário Médio: €1.610; Salário Mínimo:€1.218; Salário Máximo: €2.870

...

Ainda se fossem pilotos aéreos e andassem com a vida em risco... mas f*da-se. 400€ quase dos do metro como salário médio? Quase 8000 como máximo? Estamos onde?! Fazem greve a ganhar isto?! Ide gozar com outro.

Editado por Hot Fuss

Compartilhar este post

Link para o post

O número de carruagens a partir das 21.30 é sempre de 3 apenas. Portanto como isso foi às 20 horas já seria numa hora de transição quase para esse estado. Além de que Domingo às 20 horas, dependendo do local, é uma hora em que começam a chegar os estudantes vindos de fora cheios de bagagens etc etc.

Quanto ao pagar a dobrar e triplicar, era uma questão de se colocar um tecto no preço máximo. Quanto a isso das greves, simplesmente falo porque uma pessoa vê sempre "greve dos transportes", "greve da CP", "Greve da Fertagus", "Greve da Carris", etc etc e fala-se na greve, fala-se no trânsito congestionado mas nunca há um iluminado que apareça na televisão a representar a classe a enumerar devidamente os motivos de tal greve. Além de que a greve nos dias de hoje, só prejudica o trabalhador que fica a ganhar menos ao fim do mês porque lhe é descontado o dia e ainda piora com isso a situação da empresa na qual trabalha... que por sinal já não está fácil. Quem tem o pão e o queijo na mão é o patrão. Se precisar de despedir para equilibrar contas despede, desde que não esteja no incumprimento da lei. O trabalhador tem é que aceitar desde que tudo seja feito de forma legal.

Mas já agora, deixa-me que te diga quanto ganha uma pessoa que tem que ter um trabalho que nem é de grande risco nem envolve grandes conhecimentos sem ser uma formação na condução:

Maquinista do Metro de Lisboa - Salário Médio: €3.883; Salário Mínimo:€1.515; Salário Máximo: €7.351

Maquinista na CP - Salário Médio: €2.228; Salário Mínimo:€934; Salário Máximo: €3.600

Tripul. na STCP - Salário Médio: €1.610; Salário Mínimo:€1.218; Salário Máximo: €2.870

...

Ainda se fossem pilotos aéreos e andassem com a vida em risco... mas f*da-se. 400€ quase dos do metro como salário médio? Quase 8000 como máximo? Estamos onde?! Fazem greve a ganhar isto?! Ide gozar com outro.

Eu andei precisamente nos percursos em que supostamente haveria maior número de pessoas vinda de fora (Jardim Zoológico - Santa Apolónia e Santa Apolónia - Cais do Sodré). E quem fala às 20h, fala a outras horas. O Metro, tirando a hora de ponta, raramente deve ter as carruagens apinhadas. Cortar por aí seria um boa forma de não prejudicar a qualidade do serviço. Continuariam com a mesma frequência de horários, mas com menor número de carruagens. É questão de eles estudarem isso através das estatísticas de passageiros transportados nas diferentes horas do dia e diferentes dias da semana e ajustarem a oferta à procura, sem afectarem a qualidade do serviço com menor frequência na passagem dos comboios ou encerramentos das linhas às 23h.

Tecto máximo? E o privado aceita isso?

Retiraste essas informações sobre os salário de onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que acabaste de fazer é um julgamento de valor, caso não saibas. Não tens que julgar pais que se esforçam para meterem os filhos numa privada.

Então fiz. Siceramente não me entra na cabeça alguém fazer sacrificios quando tem outra alternativa, e depois vir-se queixar. Mas pronto, são pontos de vista.

Se isto for mesmo verdade, então é ainda mais indecente f*da-se!

Ainda por cima para fazer o curso de maquinista basta ter o 9º ano. Caguei, vou abandonar a faculdade e virar maquinista do metro. Deve ser um bocado monótono mas sa f*da, chegar com quase 4k a casa no fim do mês, e ter uns diazitos de greve de vez em quando não tá mau..

Editado por bixtre

Compartilhar este post

Link para o post

Eu andei precisamente nos percursos em que supostamente haveria maior número de pessoas vinda de fora (Jardim Zoológico - Santa Apolónia e Santa Apolónia - Cais do Sodré). E quem fala às 20h, fala a outras horas. O Metro, tirando a hora de ponta, raramente deve ter as carruagens apinhadas. Cortar por aí seria um boa forma de não prejudicar a qualidade do serviço. Continuariam com a mesma frequência de horários, mas com menor número de carruagens. É questão de eles estudarem isso através das estatísticas de passageiros transportados nas diferentes horas do dia e diferentes dias da semana e ajustarem a oferta à procura, sem afectarem a qualidade do serviço com menor frequência na passagem dos comboios ou encerramentos das linhas às 23h.

Tecto máximo? E o privado aceita isso?

Retiraste essas informações sobre os salário de onde?

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/salario-de-2500-euros-por-3-horas-de-conducao

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=15675

Compartilhar este post

Link para o post

Ser maquinista do metro deve ser lixado. Acho piada falarem como se fosse algo banal. Queria ver quanto tempo aguentavam a trabalhar todos os dias debaixo de terra. Ou pagam bem ou ninguem vai para lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Ser maquinista do metro deve ser lixado. Acho piada falarem como se fosse algo banal. Queria ver quanto tempo aguentavam a trabalhar todos os dias debaixo de terra. Ou pagam bem ou ninguem vai para lá.

Não é só ser debaixo de terra, é um trabalho bem monótono (imagino que não deve haver muito a fazer além de carregar nuns pedais/botões/alavancas - mas posso estar enganado), fechado, "só", enfim.. nem se tem um bocadinho de luz natural..

Compartilhar este post

Link para o post

Sócio, estás a brincar? Pilotos de avião a ganharem de crl compreendo, é muito mais complicado e necessita um risco de vida maior e responsabilidade. Agora de metro? É saber acelerar, travar e o resto é deixar seguir na linha lol.

Compartilhar este post

Link para o post

O desconto de 25% decretado pela UE não é válido neste caso? E outra coisa (que parecerá estúpida), quando renovamos a nossa assinatura, não assinamos um contrato que é válido por um ano?

Apenas por curiosidade claro.

Ah.. E essa dos escalões é mais areia para os olhos que outra coisa. A máquina fiscal sempre foi e sempre será a treta que sabemos. Além disso, pelo que percebi, o desconto nunca poderá ser superior a 25%.

Ah.. E gostei da discussão Públicas vs Privadas ali atrás. :lol:

É claro que quem anda numa privada tem mais posses do que muitos (não todos) aqueles que não andam. Isto quando há cursos que não são preenchidos. Mas isso é um problema da educação em Portugal. Mesmo assim, e fiquei a saber há pouco tempo, também existem bolsas nas privadas...

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, com o desemprego que se vive realmente não haverá pessoas para ir guiar o metro por menos de 3000€...

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem disse aqui há uns tempos que isto ia acabar. Também vou passar a pagar bastante e ainda por cima os preços dos transportes vão aumentar 25% proximamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Para já é a única medida até agora (porque sacrifícios compreendo, não ter para onde me virar já não) me prejudica bastante e discordo, porque com o dinheiro que tenho disponível, já me vejo obrigado a fazer cortes na alimentação (noodles instantâneos para a faculdade quase todos os dias). Tenho um passe que me custa 30€ e estou dependente dele, dentro do que ele me deixa, sou obrigado a apanhar um autocarro que é um autêntico living hell, tanto a nível de espaço como a nível de comportamento das pessoas, assim como o comboio todos os dias em que não lhes apetece fazer nenhum. Lembro-me de, no ano passado, ter pago 20€ para ir à faculdade (táxi) porque não tinha nenhum transporte à minha disposição e o exame já tinha sido marcado há mais tempo que as greves do "apetece-me".

Quanto à guerrinha do Público vs. Privado, faz-me confusão tanta falta de informação e excesso de generalização de pessoas sob estéreotipos infundados. É completamente estúpido estar a dividir entre os "pobres" e os "ricos" de acordo com o seu instituto de estudo. Uma coisa é o ensino dos putos, em que há uma escola em cada bairrinho e há opções aos milhares; outra coisa é o Ensino Superior, onde há uma faculdade para cada área por cada distrito e isto é se houver.

Estou numa Faculdade Pública em Lisboa, tenho como pagar as minhas propinas, não tenho nem livros nem material para pagar, aguento-me razoavelmente, portanto. Tenho colegas de Santarém ou ainda mais de cima que pagam um passe com três dígitos, acordando às 5 da manhã para fazer 100 ou mais Km. A única alternativa? Arrendar um quarto, pagar alimentação completa e todas as despesas que as pessoas fazem ao viver. Já por outro lado, anda lá malta na minha faculdade gente do meu curso que já vai nos 7-8 anos e tem mais ou menos o mesmo número de cadeiras feitas que eu, presumo que sejam alunos bastante pobres, inteligentes e motivados - como manda o estéreotipo de quem entra numa faculdade pública.

Tenho o caso de uma pessoa que me é bastante próxima e está a estudar numa Faculdade Privada. A área de estudo só tem 50 vagas num raio de quase 100 Km (incluindo todo o distrito da capital), portanto a média ronda os 18. Para mais informações, o rendimento do agregado familiar ronda os 600€. Ora, as alternativas eram:

- Pedir um crédito e deslocar-se para Leiria, arrendar um quarto, ter custos de alimentação, materiais (que não são mesmo nada poucos), propinas e transportes.

- Pedir um crédito e ingressar numa Faculdade Privada em Lisboa, ainda tendo que pagar os materiais, as propinas e os transportes.

Ambas as alternativas totalizam uma valente dívida para os próximos 10 anos da pessoa, na ordem das dezenas de milhares de euros. Fica o exercício mental da psicologia inversa (imaginem-se na situação, portanto) para os "as privadas é pos riquinhos eles é que deviam pagar a crise toda". Só isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem disse aqui há uns tempos que isto ia acabar. Também vou passar a pagar bastante e ainda por cima os preços dos transportes vão aumentar 25% proximamente...

Hein?!

Compartilhar este post

Link para o post

Hein?!

Passado 1 mês dos aumentos dos transportes em Agosto, o ministro da Economia disse que em 2012 teriam de haver aumentos da mesma ordem para cumprir com o que foi acordado com a Troika.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu ouvi é que os aumentos em 2012 estariam indexados ao valor da inflação. Se aumentassem os transportes novamente em valores próximos dos 15/20%, arruinariam definitivamente o sector. É que nem haveria cortes que chegassem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...