Tugax. Publicado 19 Janeiro 2012 Uma pergunta: alguém me disse que os preços dos passes vão subir, mas sempre vão deixar de ser comparticipados em 50% pelo estado ou não? Já ouvi dizer que vão continuar a fazer essa comparticipação, ao contrário do que foi avançado há uns meses. alguém me pode esclarecer sff? Vão deixar de ser comparticipados. O que aconteceu foi que decidiram adiar 1 mês o inicio dos novos preços. Começa em Fevereiro. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Janeiro 2012 Atenção que ainda não é certo o fim dos 50% de desconto para reformados e estudantes. Pelo menos é o que deduzo do último parágrafo desta notícia. Já agora, a subida de preços será na ordem dos 3,7%. E em Julho pode haver mais... Citação do jornal "A Bola" online Governo confirma aumento do preço dos transportes a partir de 1 de fevereiro O preço dos transportes vai aumentar a partir do dia um de fevereiro, estimando uma subida na ordem dos 3,7 por cento. A informação surge cerca de uma hora depois do anúncio de que a reunião, marcada para hoje, entre o Governo e as empresas de transportes para comunicar a alteração de preços, ter sido adiada. Fonte oficial do Ministério da Economia não confirmou a realização da reunião, nem comentou o aumento tarifas e a reestruturação do setor dos transportes. «A seu tempo será divulgada informação sobre a matéria», explicou a mesma fonte ao portal Dinheiro Vivo. O Ministério apenas confirmou de que a proposta dos aumentos terá de ser entregue até o próximo sábado, dia 21 de janeiro, ou seja 10 dias antes da entrada em vigor, para que legalmente exista tempo para a publicação de toda a informação junto dos utentes. A aplicação dos novos preços, um valor indexado à inflação média verificada em 2011, está prevista para dia 1 de fevereiro, tal como toda a restruturação do setor dos transportes, mas tudo indica que em julho haverá um novo aumento nos tarifários. Por decidir fica o preço dos passes de estudante e reformados. Quanto à estação de Metro do Aeroporto, já está pronta. Não sei porque razão ainda não abriu, mas convinha já o terem feito, que esta estação vai dar muito dinheiro a ganhar ao Metro de Lisboa, principalmente através dos turistas. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 19 Janeiro 2012 Fica por decidir o dos estudantes. Ok, por mim podem ir atrasando. Se se confirmar o aumento do metro e o desaparecimento do sub-23, passo a comprar só o da CP e a andar a pé por lisboa. Até dá jeito, mas faço tantas vezes a pé os percursos habituais que nem me custa assim tanto. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 19 Janeiro 2012 Peplin a noticia que está no Económico e aí apenas dizem que haverá actualizações nos tarifários, penso que seja devido ao corte do desconto. Transportes: Desconto de 50% nos passes de estudantes e idosos mantém-se em janeiro - ANTROP Lisboa, 28 dez (Lusa) -- Os estudantes e os idosos vão continuar a beneficiar dos descontos de 50 por cento nos passes em janeiro, afirmou à Lusa o presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários Pesados de Passageiros (ANTROP). Luís Cabaço Martins, presidente da associação que representa cerca de 120 empresas privadas de transporte rodoviário de passageiros, disse que as operadoras continuam a vender os passes com descontos. "Estamos a vender [os passes para estudantes e idosos com 50 por cento de desconto] para janeiro, a lei está em vigor", afirmou o presidente da ANTROP, que admite que o Governo "queira alterar" o sistema atual. Expresso Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 19 Janeiro 2012 Calminha aí, Tio. O Andante Z3 é um passe intermodal, que funciona para MP, STCP, CP, etc., dentro de 3 zonas (vi, por exemplo, que dá para ir a Matosinhos). O que eles vão passar para 36€ é um passe SÓ DE METRO, URBANO (ou seja, não tem os pintelhos da Amadora e de Odivelas). :angry: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Janeiro 2012 Peplin a noticia que está no Económico e aí apenas dizem que haverá actualizações nos tarifários, penso que seja devido ao corte do desconto. Repara que a notícia refere que ficou por decidir os preços para estudantes e reformados. Ora, se terminarem com o desconto, os preços serão os mesmos que são para todos os outros utilizadores, ou seja, não haveria nada para decidir. A menos que continuem com os descontos, mas de menor valor... também pode ser isso. Compartilhar este post Link para o post
Instantaneo Publicado 19 Janeiro 2012 O passe Z3 é diferente do bilhete Z3 normal. O passe Z3 dá para três zonas à tua escolha, sendo que o Porto tem 3 zonas. Não foi isso que eu disse? Quanto à estação de Metro do Aeroporto, já está pronta. Não sei porque razão ainda não abriu, mas convinha já o terem feito, que esta estação vai dar muito dinheiro a ganhar ao Metro de Lisboa, principalmente através dos turistas. Já está pronta? Os acessos não, pelo menos. Compartilhar este post Link para o post
Guest Vladimir Ilitch Publicado 19 Janeiro 2012 Relativamente a isto, a AEFLUL está a organizar um protesto contra este corte dos passes, em parceria com a AE de Belas Artes - de onde, aliás, a iniciativa começou -, para dia 25 deste mês às 17h no metro da Cidade Universitária. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 20 Janeiro 2012 Já está pronta? Os acessos não, pelo menos. Sim. Pronta a funcionar já há coisa de um mês/mês e meio. Se os acessos não estão prontos, está explicada a razão da estação ainda não estar aberta. Compartilhar este post Link para o post
Guest diogoflip Publicado 20 Janeiro 2012 Repara que a notícia refere que ficou por decidir os preços para estudantes e reformados. Ora, se terminarem com o desconto, os preços serão os mesmos que são para todos os outros utilizadores, ou seja, não haveria nada para decidir. A menos que continuem com os descontos, mas de menor valor... também pode ser isso. Também foi isso que ouvi. Que provavelmente não iam avançar com os cortes na comparticipação de 50% para estudantes e idosos. Sim. Pronta a funcionar já há coisa de um mês/mês e meio. Se os acessos não estão prontos, está explicada a razão da estação ainda não estar aberta. Tinha lido já no ano passado, no início do ano lectivo (acho) que era suposto ser inaugurado em Junho de 2012, portanto deverá ser mais próximo dessa data. Fica por decidir o dos estudantes. Ok, por mim podem ir atrasando. Se se confirmar o aumento do metro e o desaparecimento do sub-23, passo a comprar só o da CP e a andar a pé por lisboa. Até dá jeito, mas faço tantas vezes a pé os percursos habituais que nem me custa assim tanto. A mim também não me faz assim tanta diferença. A maioria das vezes vou a pé para o IST. A casa onde estou a morar fica a uma quarto de hora a pé. É mais chato é quando está a chover ou vou mais atrasado. Costumo apanhar o autocarro da Carris, já que tenho paragem mesmo à porta do prédio. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 20 Janeiro 2012 Repara que a notícia refere que ficou por decidir os preços para estudantes e reformados. Ora, se terminarem com o desconto, os preços serão os mesmos que são para todos os outros utilizadores, ou seja, não haveria nada para decidir. A menos que continuem com os descontos, mas de menor valor... também pode ser isso. São? Tinha ideia que os normais não eram o dobro dos estudantes/idosos. Sendo assim deve ser isso mesmo, cortam uma percentagem do desconto. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 20 Janeiro 2012 Então, se o desconto é de 50%, os normais custam o dobro. :mrgreen: Transportes Governo segura ligações na Transtejo e só seis carreiras da Carris serão abolidas O secretário de Estado dos Transportes deixou cair, após negociações com a Junta Metropolitana de Lisboa, alguns dos cortes mais drásticos que estavam a ser equacionados para os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Na Transtejo já não será suprimida qualquer ligação fluvial e na Carris são seis as carreiras com os dias contados, em vez das 23 que o grupo de trabalho nomeado pelo Governo chegou a propor. A proposta final a que o PÚBLICO teve acesso e que ontem foi transmitida pelo secretário de Estado Sérgio Monteiro às 18 câmaras municipais da AML, é significativamente menos gravosa para os utilizadores dos transportes públicos do que aquela com que a Junta Metropolitana de Lisboa foi confrontada no início de Novembro de 2011. Nessa altura, o grupo encarregado de estudar a reformulação da rede de transportes sugeria a antecipação da hora de fecho do Metropolitano de Lisboa, o fim de uma ou de duas ligações da Transtejo (entre Belém e a Trafaria e entre o Cais do Sodré e o Seixal) e de 23 carreiras da Carris. Dada a contestação das autarquias, Sérgio Monteiro decidiu que continuarão em funcionamento os barcos que ligam Belém à Trafaria. Isto apesar de este serviço representar um custo de 3,2 milhões de euros por ano, que garante proveitos de apenas 400 mil euros anuais. Já as ligações do Cais do Sodré ao Seixal e ao Montijo terão as frequências de serviço "ajustadas", ficando assim pelo caminho a ideia de estas duas carreiras passarem a fazer-se apenas aos dias úteis, em horas de ponta. Quanto à Carris, não será afinal suprimida qualquer das seis carreiras suburbanas (21, 25, 76, 745, 764 e 799) cuja extinção estava em cima da mesa na segunda versão proposta pelo grupo de trabalho. Em relação aos autocarros que servem apenas o concelho de Lisboa, serão seis (10, 777, 790, 797, 203 e 205) e não nove os que vão deixar de circular. Eléctrico 18 continua Também o eléctrico 18 vai manter-se em funcionamento, mas o seu percurso será encurtado ao Largo do Calvário. Para além disso, Sérgio Monteiro adianta que "a Câmara Municipal de Lisboa aceitou a criação de um conjunto de novos corredores de faixas bus", medida que em seu entender irá permitir "aumentar o nível do serviço e contribuir para a redução de custos da Carris". Ao todo serão 22 as novas faixas reservadas a transportes públicos na capital. Quanto ao Metropolitano de Lisboa, e afastada que foi em Dezembro a possibilidade de o horário de fecho ser antecipado, vão avançar as alterações apontadas na segunda proposta do grupo de trabalho que estudou a reformulação da rede de transportes: aumento do intervalo entre comboios à noite, redução do número de carruagens para três, à noite e aos fins-de-semana e feriados (e em permanência na Linha Verde), o fecho de átrios secundários das estações à noite e aos fins-de-semana e a circulação a uma velocidade máxima de 45 quilómetros/hora (em vez dos actuais 60) fora dos períodos de ponta. O secretário de Estado dos Transportes considera que, no caso do metro, essas são "medidas racionais e equilibradas de ajustamento da oferta ao nível de procura". Sérgio Monteiro sustenta que "o impacte para os passageiros será, na maioria das situações, pouco perceptível". Na CP o governante mostra-se favorável à reformulação dos horários e da oferta das linhas de Sintra e Azambuja, afirmando que "um conjunto significativo de passageiros será beneficiado com esta reorganização da oferta, uma vez que são aumentadas as frequências nas ligações com maior procura". Nas horas de menor procura circularão comboios só com uma composição (três carruagens), o que, segundo o grupo de trabalho, proporcionará um "reforço do sentimento se segurança" devido à "menor dispersão de passageiros pelos comboios". Junta Metropolitana dá parecer positivo O presidente da Junta Metropolitana de Lisboa afirma que a solução do secretário de Estado dos Transportes para a reestruturação da oferta dos operadores públicos "não é boa mas é aceitável". Isto, sublinha Carlos Humberto Carvalho, que é também presidente da Câmara Municipal do Barreiro (PCP), por oposição à primeira proposta do grupo de trabalho nomeado pelo Governo, que "era inaceitável". Já o vereador da Mobilidade e Infra-estruturas Viárias da Câmara de Lisboa entende que o conjunto de alterações que deverá avançar em Fevereiro "é aceitável na actual conjuntura", apesar de implicar uma diminuição da oferta. Nos casos da CP e do metro, Nunes da Silva está de acordo com as alterações e diz que algumas delas deviam ter avançado há muito tempo. Quanto à Carris, o vereador diz que as principais preocupações da autarquia foram atendidas e que as reduções a introduzir se sentirão sobretudo em "zonas com população com maior rendimento e uma boa oferta do metropolitano", como o eixo entre o Campo Grande e a Baixa. Compartilhar este post Link para o post
Guest diogoflip Publicado 20 Janeiro 2012 O mais provável é mesmo continuarem com os 50%. Pelo menos espero que não cortem nisso. Nem é por mim, que não me custava muito ir a pé para a faculdade, mas por exemplo para alguns amigos que usam todos os dias transportes públicos. Eu uso mais por preguiça :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Instantaneo Publicado 20 Janeiro 2012 Passe único em Lisboa avança e vai incluir CP, TCB e Transtejo A oposição dos operadores privados de transporte à criação de um "passe cidade", que integre toda a rede da Carris e do Metropolitano de Lisboa, não foi suficiente para demover o secretário de Estado dos Transportes. Sérgio Monteiro não está disposto a abdicar deste novo título, que diz ser "um primeiro passo para a criação de um verdadeiro tarifário intermodal na Área Metropolitana de Lisboa". Ainda assim, a proposta do secretário de Estado é diferente da que tinha sido avançada pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo: em vez de integrar só a Carris e o metropolitano de Lisboa, o "passe cidade" vai também dar direito a viagens na CP. Um alargamento que, segundo Sérgio Monteiro, "permite que a rede ferroviária existente passe a ser complementar à rede de metro (...), com especial benefício para a zona ocidental, a zona de Benfica, a ligação da zona oriental ao centro e a utilização da linha de Cintura enquanto eixo circular que permite a ligação da zona ocidental à zona oriental de forma eficaz". Vão também ser dados passos para que a Transtejo e os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) sejam integrados neste título. Outra prioridade do Governo é alterar as regras de distribuição das receitas dos passes intermodais entre os operadores, medida "necessária para corrigir uma distorção que vigora há décadas". Nesse sentido, a partir deste ano, a repartição vai passar a ser feita com base num inquérito realizado em 2007 (e não em dados de 1989, como acontece hoje). Depois disso a ideia é que essa repartição de receitas se baseie no número de passageiros transportados, obtido a partir do actual sistema de bilhética sem contacto. Tanto estas novas regras como a criação do "passe cidade", enquanto "primeiro passo para a necessária integração de todos os modos de transporte e operadores num novo sistema tarifário mais simples, justo e funcional", são vistas como positivas pela Junta Metropolitana de Lisboa. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 20 Janeiro 2012 Então, se o desconto é de 50%, os normais custam o dobro. :mrgreen: :mrgreen: Mas pensava que havia, por exemplo, 3 tarifários diferentes, sub-23, idosos, normal, logo tinham com preços diferentes contudo estudantes e idosos tinham o tal desconto de 50%. Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 21 Janeiro 2012 (editado) Preços dos transportes aumentam 5% A partir do dia 1 de fevereiro, andar de transportes públicos vai ficar, em média, 5% mais caro "O aumento geral é de 5% para os transportes públicos e de 4% para os privados", anunciou hoje o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. De fora deste aumento ficam os passes mensais dos autocarros e metros de Lisboa e Porto. Assim, na capital, a assinatura mensal dos autocarros passa a custar 29 euros (mais 1,5 euros do que atualmente). O passe do metro sofre um aumento maior: dos atuais 23,90 euros para 29 euros. O passe combinado do autocarro com o metro desaparece e dá lugar ao "Navegante", que permite andar nesses meios de transporte e também no comboio, dentro da coroa urbana da capital. O novo passe único custará 35 euros. No Porto, a assinatura mensal dos autocarros mantém-se nos 29 euros, enquanto a assinatura do metro e do passe "Andante" diminuem 50 cêntimos e passam a custar 36 euros. Descontos caem de 50 para 25% Os passes 4_18, sub 23 e sénior, que beneficiam atualmente de um desconto de 50%, vão passar a ter um desconto de 25% a partir de fevereiro, disse hoje o secretário de Estado dos Transportes. "Esta medida estava prevista pelo anterior Governo, mas não chegou a ser aplicada. Isso gerou um buraco orçamental que ultrapassou os 20 milhões de euros. No Orçamento do Estado deste ano mantivemos a medida", afirmou Sérgio Monteiro. Em declarações à Agência Lusa, o governante frisou que esta redução mantém-se independentemente dos rendimentos e vai vigorar até junho. Ler mais: http://aeiou.visao.pt/precos-dos-transportes-aumentam-5=f643462#ixzz1k3DI3GSG Perguntas: 1. O passe sub-23 obrigava a que fossem escolhidas 2 zonas (Porto). Será que com isto esta obrigação se mantém? 2. Por que raio é que o desconto é só até Junho? Não é uma norma europeia esse desconto para todos os jovens (pelo menos)? O governo acaba por não fazer o que prometera, mais uma vez. Então o desconto de 50% acabou por muitas das pessoas que o tinham supostamente não precisavam - citando o primeiro post: "O Governo diz querer implementar uma "maior justiça social na repartição dos subsídios" - e agora cortam a direito e atribuem os 25 a toda a gente! Sim senhor... Editado 21 Janeiro 2012 por DonSk Compartilhar este post Link para o post
Guest Vladimir Ilitch Publicado 21 Janeiro 2012 O mais provável é mesmo continuarem com os 50%. Pelo menos espero que não cortem nisso. Nem é por mim, que não me custava muito ir a pé para a faculdade, mas por exemplo para alguns amigos que usam todos os dias transportes públicos. Eu uso mais por preguiça :mrgreen: Eu também podia ter só o passe da rodoviária, depois ia do Campo Grande até à faculdade a pé. Mas isso limita-me imenso em termos de transportes, nem sempre tenho camioneta do Campo Grande para casa a boas horas e a solução aí é apanhar o metro até odivelas, onde já tenho mais camionetas para a minha zona. Isto agrava-se se pensarmos nos dias em que está mau tempo... Só tenho passe combinado mesmo por causa disso. Ando cada vez menos de metro e cada vez mais a pé, até para a baixa já vou a pé lol Um amigo meu, da margem sul, e uma amiga minha, de Mafra, vão passar a pagar 160€. No caso desta útlima, ela, os irmãos e os pais usam este passe. Lá em casa todos os meses vão saltar dali 640€ só para transportes.. Jizas Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 21 Janeiro 2012 f*da-se, li 50%, até me assustei. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Guest diogoflip Publicado 21 Janeiro 2012 Eu também podia ter só o passe da rodoviária, depois ia do Campo Grande até à faculdade a pé. Mas isso limita-me imenso em termos de transportes, nem sempre tenho camioneta do Campo Grande para casa a boas horas e a solução aí é apanhar o metro até odivelas, onde já tenho mais camionetas para a minha zona. Isto agrava-se se pensarmos nos dias em que está mau tempo... Só tenho passe combinado mesmo por causa disso. Ando cada vez menos de metro e cada vez mais a pé, até para a baixa já vou a pé lol Um amigo meu, da margem sul, e uma amiga minha, de Mafra, vão passar a pagar 160€. No caso desta útlima, ela, os irmãos e os pais usam este passe. Lá em casa todos os meses vão saltar dali 640€ só para transportes.. Jizas Eu percebo :| Também tenho colegas da Margem Sul. Eu até posso abdicar de passe, mas os meus colegas de casa já não. Estou a morar na Morais Soares e tenho colegas que moram comigo a ter aulas na Cidade Universitária, além disso sendo alunos deslocados ainda há renda de casa para pagar, entre outras coisas. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 21 Janeiro 2012 É melhor 25% que 0%. É melhor 50% que 25%. Com o aumento incluído e o novo desconto, vou ficar a pagar cerca de 63/64€ de passe. É um aumento de mais de 20€. :| Compartilhar este post Link para o post
Guest Vladimir Ilitch Publicado 21 Janeiro 2012 O Hot Fuss é o exemplo do que o governo quer que as pessoas pensem. *governo tem como objectivo reduzir o desconto do passe para os 25%, se o fizer logo à descarada e de forma clara, haverão protestos e provavelmente não há redução para ninguém. *governo extremiza a sua posição, diz então que o corte será total, ha os tais protestos e gritos e palavras de ordem e tal. * governo diz "ah e tal, como compreendemos o pessoal, vamos reduzir o desconto para 25%" * o governo tem o que quer, os 25%, e "nós" achamos que "25% é melhor que 0%". E assim somos comidos ao longo de 37 anos Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 21 Janeiro 2012 O Hot Fuss é o exemplo do que o governo quer que as pessoas pensem. *governo tem como objectivo reduzir o desconto do passe para os 25%, se o fizer logo à descarada e de forma clara, haverão protestos e provavelmente não há redução para ninguém. *governo extremiza a sua posição, diz então que o corte será total, ha os tais protestos e gritos e palavras de ordem e tal. * governo diz "ah e tal, como compreendemos o pessoal, vamos reduzir o desconto para 25%" * o governo tem o que quer, os 25%, e "nós" achamos que "25% é melhor que 0%". E assim somos comidos ao longo de 37 anos Subscrevo. Mas como disse no post acima, estes 25% não são uma norma europeia? Pelo menos para os jovens tenho essa ideia... Compartilhar este post Link para o post
Guest Vladimir Ilitch Publicado 21 Janeiro 2012 não faço ideia :s Compartilhar este post Link para o post