Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
George Carlin

Campanha da Benetton "Unhate"

Publicações recomendadas

Benetton retira foto com beijo de Papa em imã

Montagem faz parte de uma campanha contra o ódio promovida pela marca de têxteis; publicidade traz beijo de outros líderes

f_73076.jpg

O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira a decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca o imã sunita da universidade de Al-Azhar, no Cairo, Ahmed el Tayeb, dizendo-se "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis".

As relações entre o Papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento 16 expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.

A peça publicitária inclui, também, um beijo trocado entre Hugo Chávez e Barack Obama, em nome da luta "contra o ódio" e uma cena tórrida entre Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, colocada primeiramente em um banner diante da catedral de Milão.

Mas a foto de Bento 16 e o imã egípcio, foi considerada a mais polêmica das outras seis montagens nas quais aparecem outros chefes de Estado ou de governo na mesma posição carinhosa, como a troca de beijos calorosos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel e entre Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu.

Sentido

"Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.

A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada, oficialmente, no início da tarde desta quarta-feira, por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.

Reação

O Vaticano reagiu à campanha considerando a publicidade "uma falta de respeito grave ao Papa". Em comunicado, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou "diligências ante as autoridades para garantir (...) o respeito à figura do Pontífice".

Segundo ele, o Vaticano protesta "contra a utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com finalidades comerciais".

"Trata-se de uma falta de respeito, assim como ofensa aos sentimentos dos fiéis, e uma demonstração evidente da maneira pela qual se pode violar, em publicidade, as regras elementares da consideração a pessoas para atrair a atenção através de uma provocação", acrescentou o Vaticano.

“Esperança irônica”

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

"Trata-se de imagens simbólicas - com um toque de esperança irônica e de provocação construtiva- para promover uma reflexão sobre a forma com que a política, a fé, as ideias, embora opostas e diversas, podem levar ao diálogo e à meditação", havia se justificado a Benetton.

@ BAND

Outras imagens da campanha publicitária contra o ódio:

Unhate_SARKOZY_MERKEL_SP-660x933.jpg

unhate2-660x466.jpg

unhate3-660x466.jpg

Editado por George Carlin

Compartilhar este post

Link para o post

A imagem do Papa e do Imã é lamentável.

As outras não?

Compartilhar este post

Link para o post

Também o serão, mas uma imagem do Obama a beijar o Chavez não deverá ser tão chocante para um americano como, por exemplo, será para um católico ou muçulmano a outra imagem.

Eu sei que não vais encontrar qualquer diferença ou problema, nem eu te peço isso. A diferença é que o Papa é a imagem da "santidade" da Igreja, um homem de Deus que lhe devotou a sua vida. Aparecer a beijar alguém na boca, ainda por cima outro homem e, como se não bastasse, logo aquele Imã que tem más relações com a Igreja... E o mesmo se aplica ao outro lado, os sunitas a verem um seu Imã a beijar na boca o expoente da Igreja Católica deverá ser-lhes bastante ofensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso acho-a um pouco infeliz. Recorre a manipulação de imagens sem o consentimento dos mesmos, pode passar por difamação, portanto, sim, acho que foi um bocado ao lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bela campanha de marketing.

E já retiraram a imagem do papa com o imã.

Compartilhar este post

Link para o post

A do Sarkozy e a Merckel às tantas é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Não queria dizer nada, mas até agora as únicas pessoas que se queixaram (suponho) desta campanha poder eventualmente ser ofensiva a católicos eram do Sporting.

/post não produtivo.

É uma campanha, a mim não terá qualquer efeito, e duvido que mude as opiniões de alguém ainda para mais a Benetton é uma marca de roupa, não percebo o sentido.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

Percebe-se a indignação da igreja ao ver o seu símbolo máximo ser exposto para ajudar a ganhar dinheiro uma empresa com antecedentes publicitários pouco católicos.

Fosse uma iniciativa de uma organização sem fins lucrativos e prontamente me disponibilizaria a criticar a Igreja. Assim dou-lhes- e a quem mais se sentir- toda a razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não queria dizer nada, mas até agora as únicas pessoas que se queixaram (suponho) desta campanha poder eventualmente ser ofensiva a católicos eram do Sporting.

/post não produtivo.

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Compartilhar este post

Link para o post

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

*Cof* estereótipos *cof* não é culpa minha *cof.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...