Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
shelton

EUA: Grupo Anonymous «inspira-se» em Robin dos Bosques

Publicações recomendadas

Mas calma lá, se é da natureza humana a ganância, a competição, etc. Como é que existem pessoas a doar dinheiro? Melhor como é que existe caridade? Ou melhor ainda como é que não acabámos ainda todos uns com os outros?

E como é que se explica a existência de comunidades onde não existe competição, ganância, nem violência?

Porque algumas pessoas conseguem reprimir parte da natureza humana e levarem a racionalidade a outro patamar. Isto tb sempre foi feito. Já perdemos imensas componentes do que no inicio nos fazia humanos. É a evolução.

E mesmo assim muitas pessoas que fazem doações, que fazem voluntariado depois cometem outro tipos de comportamentos associados à ganância e à competição. Basta referir o acto de mentir que muitas vezes até é um acto espontâneo ou o acto de mandar uma bujarda a alguém por qualquer motivo.

Nenhum ser humano é totalmente bom nem mau. Ambas as partes são naturais em nós tendo em conta determinados momentos e situações.

Se existem essas comunidades é porque as pessoas lá inseridas decidiram viver nelas. Logo, elas funcionam porque já existe uma pré-disposição.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Mas calma lá, se é da natureza humana a ganância, a competição, etc. Como é que existem pessoas a doar dinheiro? Melhor como é que existe caridade? Ou melhor ainda como é que não acabámos ainda todos uns com os outros?

E como é que se explica a existência de comunidades onde não existe competição, ganância, nem violência?

Simples, meu caro Watson.

1º - Porque existe gente que realmente se preocupa. As pessoas que doam fortunas ajudam porque podem. Achas que se o Bill Gates quisesse realmente ajudar, por exemplo, não tinha capacidade financeira para o fazer ? Era só aplicar 1% dos seus lucros anuais para combater a fome em Africa....

2º - O facto de não nos matarmos uns aos outros está explicado em baixo.

3º - A existência de comunidades explicasse porque quem está lá em cima precisa do "reles" trabalhador cá em baixo para amealhar ainda mais a sua fortuna.

O que igualmente me faz confusão são certas pessoas considerarem gajos como o Zuckerberg como idolos.... Idolos são o Ghandi, Madre Teresa de Calcutá, o João Paulo II.ou o Mandela. Esses sim não tiveram medo de arregaçar as mangas e lutar pelo direito dos outros

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a não termos acabado uns com os outros, até agora sempre existiu um equilibrio, os Nazis não arrumaram o mundo porque interessou aos EUA vir dar uma ajudinha, os USSR também não o fizeram porque tiveram medo de levar por tabela, e quanto a caridade sempre existiu e existirá alguém a zelar pelo próximo, o problema é que não compensa o reverso da medalha, os que não tem qualquer interesse pelo seu irmão, e podem matar a própria familia a troco de algo...

Comunidades sem qualquer uma dessas três caracteristicas não existem, podem é não atribuir essas designações a aguns aspectos da sua vivência, mas o efeito é identico.

Competição= Luta pela sobrevivencia

Ganancia= Protecção de si próprio e dos seus

Violência= Defesa pessoal... And so on...

Compartilhar este post

Link para o post

Existem por esse mundo pequenas sociedades compostas por indivíduos que escolheram vivem em comunidade igualitária.

Mas a questão está mesmo ai, foram eles que escolheram viver assim. Muitos seres humanos não escolhem e enquanto uma mão cheia não escolher nada a fazer.

Todos os comportamentos que falas e mentalidades são naturais ao ser humano. Se não fosse, ele não os teria.

Mas se existem indivíduos que escolheram viver em comunidades igualitárias isso quer dizer que não é da natureza humana a ganância, a competição e a manipulação. Ou então como explicas o facto de haver indivíduos a viverem livre e felizmente assim?

Compartilhar este post

Link para o post

O ser humano por vezes esquece-se é que é semelhante àquele que pisou. Se os pólos se invertessem, o filme seria igual. Isso tornou-se algo demasiado frequente. É a lei do mais forte, dizem eles todos contentes. Isso nem é ambição, é ganância.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se existem indivíduos que escolheram viver em comunidades igualitárias isso quer dizer que não é da natureza humana a ganância, a competição e a manipulação. Ou então como explicas o facto de haver indivíduos a viverem livre e felizmente assim?

Como disse no mesmo post, há quem tenha melhor capacidade de suprimir determinados instintos e naturezas. Ou como o disse o sky, há alguns que se preocupam.

O resto está explicado no outro post.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu isso concordo perfeitamente, e mais uma vez, é o que disse no 1º post. Mentalidades tacanhas. Com as cenas de "só deves votar no PS ou PSD porque só esses é que ganham" ou "ai, comunismo [e já agora, atenção ao comunismo porque há comunismos e comunismos] é utópico" é que não se muda nada. É preciso é a tal minoria não se contentar, entrar em debates em que, sinceramente, não tem qualquer motivo para perder, divulgar a palavra, reagir nem que seja pela violência... E para isto, até que se chegue a esse dia, para mim os fins justificam os meios

A verdadeira utopia é vivermos sem necessidade de governos, advogados, juizes, policias, armas, guerras, violência, dinheiro, jóias, metais raros, petróleo, carvão, etc, etc, etc. Evoluímos cientificamente por causa disso ? Sem duvida. Iremos evoluir ainda mais por causa disso ? Sem duvida. Toda essa evolução tecnológica levou a algum lado, para além de aumentar a nossa esperança média de vida ? Unlikely....

Somos um ser com tanta mas tanta capacidade de evoluir e estamos tão.... presos. Estamos com a mente tão incorporada na actual sociedade que simplesmente deixamos tudo andar.

Compartilhar este post

Link para o post

Somos um ser com tanta mas tanta capacidade de evoluir e estamos tão.... presos. Estamos com a mente tão incorporada na actual sociedade que simplesmente deixamos tudo andar.

Estamos presos como podemos deixar de estar daqui a uns tempos. A evolução tanto pode ser repentina e violenta como calma e demorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu isso concordo perfeitamente, e mais uma vez, é o que disse no 1º post. Mentalidades tacanhas. Com as cenas de "só deves votar no PS ou PSD porque só esses é que ganham" ou "ai, comunismo [e já agora, atenção ao comunismo porque há comunismos e comunismos] é utópico" é que não se muda nada. É preciso é a tal minoria não se contentar, entrar em debates em que, sinceramente, não tem qualquer motivo para perder, divulgar a palavra, reagir nem que seja pela violência... E para isto, até que se chegue a esse dia, para mim os fins justificam os meios. Não ter conhecimento relativamente aceitável do comportamento humana e de ideologias políticas, saber disso e desistir da luta ou apenas contentar-se com o que estado em que se está... é que é estragar tudo

Isto é que seria um passo em frente! Concordo em absoluto, mas a sociedade encontra-se manietada daí estragarem tudo e contentarem-se com o que tem.

Isto no fundo não achas que é ambição? Ambicionar algo de melhor para o povo sejam quais for as cores ou ideologias?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não tinha lido este teu post.

Porque algumas pessoas conseguem reprimir parte da natureza humana e levarem a racionalidade a outro patamar. Isto tb sempre foi feito. Já perdemos imensas componentes do que no inicio nos fazia humanos. É a evolução.

E mesmo assim muitas pessoas que fazem doações, que fazem voluntariado depois cometem outro tipos de comportamentos associados à ganância e à competição. Basta referir o acto de mentir que muitas vezes até é um acto espontâneo ou o acto de mandar uma bujarda a alguém por qualquer motivo.

Nenhum ser humano é totalmente bom nem mau. Ambas as partes são naturais em nós tendo em conta determinados momentos e situações.

Se existem essas comunidades é porque as pessoas lá inseridas decidiram viver nelas. Logo, elas funcionam porque já existe uma pré-disposição.

Eu penso exactamente oposto a ti. Acho que essas pessoas não reprimem a natureza humana, pelo contrário, reprimem a propaganda da nossa sociedade, muitas vezes isolando-se da mesma, para avivar o seu lado mais humano.

Compartilhar este post

Link para o post

O ser humano por vezes esquece-se é que é semelhante àquele que pisou. Se os pólos se invertessem, o filme seria igual. Isso tornou-se algo demasiado frequente. É a lei do mais forte, dizem eles todos contentes. Isso nem é ambição, é ganância.

Considero isso mais inveja do que propriamente ganância.... Ganância advertem de querer cada vez mais, mais, mais. Inveja advertem de querer algo que os outros tem e, se possível, ter ainda melhor, de forma a realizar a insaciável necessidade do ser humano se sentir superior ao seu igual.

Como já foi dito, a nossa mentalidade tem de mudar drasticamente. Honestamente, com tudo o que tem acontecido ultimamente, as coisas começam realmente a mudar. Acho que a minha geração, a dita "geração rasca", tem a capacidade de se tornar numa das mais importantes da história da humanidade.

Eu louvo imenso grande parte do trabalho dos Anon.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não tinha lido este teu post.

Eu penso exactamente oposto a ti. Acho que essas pessoas não reprimem a natureza humana, pelo contrário, reprimem a propaganda da nossa sociedade, muitas vezes isolando-se da mesma, para avivar o seu lado mais humano.

Quem cria a propaganda são seres humanos. E não estamos a falar de comportamentos com 200 ou 300 anos. Estamos a falar de comportamentos milenares.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos presos como podemos deixar de estar daqui a uns tempos. A evolução tanto pode ser repentina e violenta como calma e demorada.

O problema é que estamos presos nessa mentalidade desde sempre..... Temos registado evolução somente na maneira de pensar o mundo e tudo o que nos rodeia, não naquilo que deveríamos de ser e como nos deveríamos de enquadrar no sistema onde vivemos.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que estamos presos nessa mentalidade desde sempre..... Temos registado evolução somente na maneira de pensar o mundo e tudo o que nos rodeia, não naquilo que deveríamos de ser e como nos deveríamos de enquadrar no sistema onde vivemos.

Muitas vezes a evolução entre patamares demora vários milénios.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isto é que seria um passo em frente! Concordo em absoluto, mas a sociedade encontra-se manietada daí estragarem tudo e contentarem-se com o que tem.

Isto no fundo não achas que é ambição? Ambicionar algo de melhor para o povo sejam quais for as cores ou ideologias?

É. Mas é como disse, "até que se chegue a esse dia, para mim os fins justificam os meios". Sinceramente, ainda nem comecei a sério a tal luta, mas a não ser que desista, não me importarei de ser um porco se a intenção a alcançar for o melhor pelo melhor. Quando e se esse dia chegar, a ambição acaba. No mundo que idealizo, o homem não sabe o que são os 7 pecados capitais (isto vem do cristianismo, que eu detesto, mas até que sumariza bem a coisa)

Compartilhar este post

Link para o post

É. Mas é como disse, "até que se chegue a esse dia, para mim os fins justificam os meios". Sinceramente, ainda nem comecei a sério a tal luta, mas a não ser que desista, não me importarei de ser um porco se a intenção a alcançar for o melhor pelo melhor. Quando e se esse dia chegar, a ambição acaba.

Após alcançados os objectivos propostos, outras ambições surgem, é o normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem cria a propaganda são seres humanos. E não estamos a falar de comportamentos com 200 ou 300 anos. Estamos a falar de comportamentos milenares.

E vamos sempre parar aqui. Quem criou a propaganda foram os humanos, e agora a propaganda gera mais propaganda e andamos todos uns zombies.

O que eu acho é que sim, é verdade foram os humanos que criaram a propaganda (não sei em que circunstâncias, mas só é possível assim), mas no entanto essa mesma propaganda cresceu e hoje somos todos robots da propaganda e das imposições de uma sociedade que não precisa de criadores, ela própria alastra-se.

O mal não está na natureza das pessoas mas sim na natureza de uma propaganda e uma série de imposições que não têm cara nem rosto, e que nós por vezes nem nos apercebemos que ela existe porque pouco tempo temos para pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes a evolução entre patamares demora vários milénios.

Só uma grande mudança é que nos permite mudar, na minha honesta opinião.

Acho que todos nós reprimimos a necessidade de mudar porque estamos submersos na estrutura social existente e temos medo de ser excluídos da mesma. ( acho que me estou a repetir :mrgreen: )

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Após alcançados os objectivos propostos, outras ambições surgem, é o normal.

Que outras ambições é que surgiriam? Se o homem já teria alcançado o seu estado pleno de vivência, em que não tem de f*der os outros para viver bem, tudo aquilo que tem de fazer é o trabalho mínimo, e que sendo todos assim como ele, isso chega, e portanto, só se preocuparia em ser feliz com os outros... quais eram as tais ambições?

Compartilhar este post

Link para o post

É. Mas é como disse, "até que se chegue a esse dia, para mim os fins justificam os meios". Sinceramente, ainda nem comecei a sério a tal luta, mas a não ser que desista, não me importarei de ser um porco se a intenção a alcançar for o melhor pelo melhor. Quando e se esse dia chegar, a ambição acaba. No mundo que idealizo, o homem não sabe o que são os 7 pecados capitais (isto vem do cristianismo, que eu detesto, mas até que sumariza bem a coisa)

A religião é uma coisa totalmente diferente.

Eu não sou contra a religião nem contra a palavra que espalham porque acabam sempre por se basear, na sua mensagem original, em tentar motivar quem as segue. Eu sou totalmente contra é quem muda a palavra e contra quem leva a palavra ao extremo.

Roubando uma expressão de um filme, K-Pax que por sinal fala de uma maneira geral sobre estes temas;

" Let me tell you something, Mark. You humans, most of you, subscribe to this policy of an eye for an eye, a life for a life, which is known throughout the universe for its... stupidity. Even your Buddha and your Christ had quite a different vision, but nobody's paid much attention to them, not even the Buddhists or the Christians. You humans. Sometimes its hard to imagine how you've made it this far. "

Compartilhar este post

Link para o post

E vamos sempre parar aqui. Quem criou a propaganda foram os humanos, e agora a propaganda gera mais propaganda e andamos todos uns zombies.

O que eu acho é que sim, é verdade foram os humanos que criaram a propaganda (não sei em que circunstâncias, mas só é possível assim), mas no entanto essa mesma propaganda cresceu e hoje somos todos robots da propaganda e das imposições de uma sociedade que não precisa de criadores, ela própria alastra-se.

O mal não está na natureza das pessoas mas sim na natureza de uma propaganda e uma série de imposições que não têm cara nem rosto, e que nós por vezes nem nos apercebemos que ela existe porque pouco tempo temos para pensar.

Se somos a génese do problema parece-me óbvio que ele foi criado por uma vontade e necessidade que também é nossa.

Desculpa a redundância mais não consigo explicar melhor. Parece-me óbvio (não o digo de forma ofensiva).

Compartilhar este post

Link para o post

Que outras ambições é que surgiriam? Se o homem já teria alcançado o seu estado pleno de vivência, em que não tem de f*der os outros para viver bem, tudo aquilo que tem de fazer é o trabalho mínimo, e que sendo todos assim como ele, isso chega, e portanto, só se preocuparia em ser feliz com os outros... quais eram as tais ambições?

A ambição não significa marginalizar outros, significa conseguir melhorar aspectos da própria vida e em geral do que nos rodeia...Existe sempre mais e melhor para obter, agora se estás a falar de ambição no sentido de supremacia dictatorial sobre qualquer aspecto que seja da vida pessoal e em sociedade, isso não era ao que me referia, pois esse tipo de comportamentos não considero humanos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A religião é uma coisa totalmente diferente.

Eu não sou contra a religião nem contra a palavra que espalham porque acabam sempre por se basear, na sua mensagem original, em tentar motivar quem as segue. Eu sou totalmente contra é quem muda a palavra e contra quem leva a palavra ao extremo.

Roubando uma expressão de um filme, K-Pax que por sinal fala de uma maneira geral sobre estes temas;

" Let me tell you something, Mark. You humans, most of you, subscribe to this policy of an eye for an eye, a life for a life, which is known throughout the universe for its... stupidity. Even your Buddha and your Christ had quite a different vision, but nobody's paid much attention to them, not even the Buddhists or the Christians. You humans. Sometimes its hard to imagine how you've made it this far. "

Das religiões que conheço (as principais, vá), para mim apenas o budismo é parcialmente correcto. De resto, todas as religiões teístas deviam ser erradicadas, só prejudicam o ser humano

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma grande mudança é que nos permite mudar, na minha honesta opinião.

Acho que todos nós reprimimos a necessidade de mudar porque estamos submersos na estrutura social existente e temos medo de ser excluídos da mesma. ( acho que me estou a repetir :mrgreen: )

Sou tremendamente pessimista com o ser humano mas não acredito nem de perto nem de longe que tenhamos estagnado.

Poderá se por a questão de nos extinguirmos antes mas penso que caminhamos para o próximo patamar. E as vezes essa mudança é inesperada, repentina e violenta.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia do SAS é que o problema é sempre nosso porque originalmente foi criado por nós. A propaganda não surgiu do nada; tivemos de ser nós a cria-la e a intregar a mesma nos moldes da nossa sociedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...