Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Utentes que não usem centros de saúde durante três anos sairão das listas

Publicações recomendadas

i-logo.gif

Utentes que não usem centros de saúde durante três anos sairão das listas

Os utentes que não recorrerem a um centro de saúde durante três anos serão expurgados da lista. Segundo a edição de hoje do Público, o agrupamento dos Centros de Saúde Grande Lisboa II – Lisboa Oriental já está a testar esta medida, numa experiência-piloto que deverá ser alargada mais tarde às restantes unidades da região de Lisboa e, posteriormente, a todo o país e que prevê a retirada dos utentes que não frequentem há três anos o centro de saúde onde estão inscritos.

Miguel Vieira, porta-voz do ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse àquele jornal que a experiência piloto enquadra-se “na necessidade de expurgar as listas de utentes dos centros de saúde”, com o objectivo de retirar, “com a rapidez necessária, as inscrições de cidadãos entretanto falecidos ou de inscrições redundantes e criar uma lista de utentes passivos, isto é, de cidadãos que recorrem ao SNS por um prazo determinado”.

O representante da tutela garante, porém, que apesar de os utentes serem expurgados das listas “não lhes é retirado qualquer direito”.

Compartilhar este post

Link para o post

Então agora em 3 anos sou obrigado a estar doente? ou vou lá só dizer que estou vivo?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Em vez de melhorarem a comunicação entre serviços (por exemplo, sempre que é emitida uma certidão de óbito, a informação seguia para os vários serviços para indicar que essa pessoa faleceu), optam pela solução mais fácil e parva. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Já saltei da lista, isto de não ir ao centro de saúde por estar com uma gripe tem destas coisas. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem eu já devo de ter saído da lista, visto não por lá os pés faz anos. E ainda bem que não meto lá os pés, deverá ser bom sinal digo eu..

Compartilhar este post

Link para o post

Olha , eu também ja não vou la a tantoooooo tempo! Ja devo ter saido da lista. A ultima vez que la fui , foi para ir com a minha mãe, que ia ter la uma consulta.

Compartilhar este post

Link para o post

Já saltei da lista, isto de não ir ao centro de saúde por estar com uma gripe tem destas coisas. :lol:

Devem querer entupir os centros de saude (ainda mais) para depois dizerem que os portugueses são piegas

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Bem das duas uma, ou meto um Reminder no telemóvel para a cada três anos me alertar para ir lá marcar uma consulta para uma dor de estômago, ou então que parem de me descontar parte dos impostos.

Fdx este governo ainda é pior que o anterior. É a imagem do Sporting.

O GL consegue ser pior que o JEBacio, e o Pissos Coelho que o Socra.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Bem eu devo ter sido dos primeiros a sair da lista. Não devo pôr os pés no centro de saúde há uns 7 anos.

Mas é bem, é bom saber que gostam de ter aquilo cheio de gente a marcar presença.

Compartilhar este post

Link para o post

Então agora em 3 anos sou obrigado a estar doente? ou vou lá só dizer que estou vivo?!?!

Aaah, vinha agora dizer isto. :lol:

E eu já fiquei sem médico de família. A minha médica reformou-se e passaram-me para os sem-médico. Agora duplicou o tempo de espera por uma consulta. Mas pronto não há-de ser nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Em vez de melhorarem a comunicação entre serviços (por exemplo, sempre que é emitida uma certidão de óbito, a informação seguia para os vários serviços para indicar que essa pessoa faleceu), optam pela solução mais fácil e parva. :lol:

isso é tao simples de fazer que custa-me a acreditar que ainda nao tenha sido feito.

- inserir obito no programa

- programa encaminha essa informaçao para os destinatarios desejados

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Uiii, isso é demasiado complicado para as cabeçinhas de quem engenha estes sistemas. Muito mais fácil uma pessoa ir lá de 3 em 3 anos.

Editado por GSousa

Compartilhar este post

Link para o post

O que também me faz confusão é isto:

Os utentes que não recorrerem a um centro de saúde durante três anos serão expurgados da lista

O representante da tutela garante, porém, que apesar de os utentes serem expurgados das listas “não lhes é retirado qualquer direito”.

Se não lhes é retirado nenhum direito porque raio vão passar para uma lista diferente? Se não lhes é retirado qualquer direito qual o objectivo de passar para uma lista diferente?

Compartilhar este post

Link para o post

isso é tao simples de fazer que custa-me a acreditar que ainda nao tenha sido feito.

- inserir obito no programa

- programa encaminha essa informaçao para os destinatarios desejados

Era bom era. Pelo meio de tanta papelada que se manda para os órgãos classificados para isso há sempre qualquer coisa que falha. Depois perdem-se documentos, pedem-se segundas vias das coisas e entretanto passam-se meses até se ter direito à certidão de óbito de um familiar. Tanta burocracia quando um sistema, ligado aos diferentes edifícios que tratam desse tipo de documentação, facilitava (e muito) o trabalho tanto para os funcionários como para o público em geral.

E, já agora, isto aplica-se à vacinação? Do género, a vacina do tétano tem um intervalo maior do que os 3 anos mencionados na notícia. Eu já não vou a um centro de saúde à uns bons 5/6... Posso ir descansado porque não perco nenhum direito (como vem na notícia) ou o que é que posso esperar?

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...