Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Corpo de Deus e Todos os Santos eliminados durante cinco anos

Publicações recomendadas

Eu nunca celebrei a páscoa mas, pela noção que tenho, em muitas partes do pais é uma altura festiva com tanta importância cultural como o Natal.

Acho que para o Sul não tem tanta importância como lá para cima

Se eu fosse o Passos Coelho mandava a Igreja enfiar a concordata no cú que quem manda em Portugal somos nós, não os cardeais que estão sentados em poltronas de ouro no Vaticano.

Devias era dizer ao passos para enfiar a concordata no cú do durão..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca celebrei a páscoa mas, pela noção que tenho, em muitas partes do pais é uma altura festiva com tanta importância cultural como o Natal.

Se calhar é porque 70% da população se diz Católica, portanto é possível que esses feriados tenham alguma importância.

Compartilhar este post

Link para o post

Devias era dizer ao passos para enfiar a concordata no cú do durão..

Enfia-se nos 2.

Se calhar é porque 70% da população se diz Católica, portanto é possível que esses feriados tenham alguma importância.

100% da população vive em Portugal, território esse garantido no dia 1 de Dezembro de 1640, muito mais importante que todos os outros feriados.

Os nossos governantes devem achar que devemos voltar a falar espanhol.

Compartilhar este post

Link para o post

100% da população vive em Portugal, território esse garantido no dia 1 de Dezembro de 1640, muito mais importante que todos os outros feriados.

Os nossos governantes devem achar que devemos voltar a falar espanhol.

A questão não se trata de medir as pilinhas dos feriados para ver se os mais importantes são os Católicos ou os Civis. Uma vez que grande parte dos feriados é religioso, e foi estabelecida nessa tal Concordata, é preciso negociar. E o negócio foi esse.

Mas por mim toda a questão é ridícula, porque estar a mexer nos feriados não traz qualquer benefício seja a quem for.

Compartilhar este post

Link para o post

Então rasga-se essa concordata? O que irão fazer os Padres? Excomungar os portugueses da salvação final?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acho que os feriados civis sejam mais importantes que os religiosos nem acho o contrário.

Acho é que o Estado deve medir a importância cultural, histórica e económica de todos eles.

E não, não acho que tenhamos feriados a mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem trabalha nesses feriados perde dinheiro com esta medida. Enfim.

E eis que alguém se lembrou, numa única frase, de colocar o dedo na ferida e apresentar o verdadeiro motivo para a abolição dos 4 feriados. Parabéns! :handclap:

E deixa 8 de Dezembro, 15 de Agosto, etc, que são feriados que não significam um cú.

Não significam para ti. O 8 de Dezembro, por exemplo, representa em termos religiosos exatamente o mesmo que o 1 de Dezembro em termos civis. A Imaculada Conceição é a padroeira de Portugal assim designada por D. João IV uma semana depois da Restauração da Independência. Pode-se até dizer que foi o 1º ato oficial que ele tomou enquanto monarca soberano.

Quanto ao 15 de Agosto, concordo. E até fiquei surpreendido por não ter sido este a cair em vez do 1 de Novembro que tem muito mais significado religioso em Portugal e é aproveitado para celebrar os defuntos, cujo dia se comemora a 2 de Novembro. Era o dia das romarias aos cemitérios. Mas a razão acaba por ser evidente. É que a meio de Agosto metade do país está de férias e a abolição desse feriado teria menos impacto.

Ou mais...

Se eu fosse o Passos Coelho mandava a Igreja enfiar a concordata no cú que quem manda em Portugal somos nós, não os cardeais que estão sentados em poltronas de ouro no Vaticano.

E porque não mandar a União Europeia enfiar o Tratado de Lisboa no cú? E porque não mandar a ONU enfiar a respetiva Carta no cú? E porque não mandar a NATO enfiar o Tratado do Atlântico Norte no cú?

E estes são apenas 3 exemplos de Tratados Internacionais assentes no Direito Internacional que condicionam a nossa autonomia em inúmeras matérias. Tratados que, na prática, suportam a nossa identidade como Estado Soberano com relações com outros Estados e que permitem o nosso reconhecimento a nível internacional. Desde o famoso Tratado de Zamora, já lá vão quase 900 anos e que, se calhar, muitos acham que também deveria ter sido enfiado no cú de alguém...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Então rasga-se essa concordata? O que irão fazer os Padres? Excomungar os portugueses da salvação final?

Lê o que o Descartes disse, estava para aqui a escrever um testamento mas não vale a pena porque ele foi mais sucinto.

Compartilhar este post

Link para o post

Hm... então trabalhar na Páscoa não há problema mas trabalhar no 1º de Maio é uma afronta ao sindicalismo? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E eis que alguém se lembrou, numa única frase, de colocar o dedo na ferida e apresentar o verdadeiro motivo para a abolição dos 4 feriados. Parabéns! :handclap:

Isto é tudo "muito bonito", não querem pontes e tal, querem é produtividade. Mas quem não faz pontes, e quem trabalha nesses dias, perde mais uma regalia.

Só rir esta m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Não significam para ti. O 8 de Dezembro, por exemplo, representa em termos religiosos exatamente o mesmo que o 1 de Dezembro em termos civis. A Imaculada Conceição é a padroeira de Portugal assim designada por D. João IV uma semana depois da Restauração da Independência. Pode-se até dizer que foi o 1º ato oficial que ele tomou enquanto monarca soberano.

Mesmo assim, o 1º de Dexembro será sempre mais importante, e mais motivo de festejo que o 8 de Dezembro, já que foi o que possibilitou a D. João IV designar tal coisa. Daí, a meu ver, ser inconcebível retirar o 1º de Dezembro e manter o dia da Imaculada Conceição.

E porque não mandar a União Europeia enfiar o Tratado de Lisboa no cú? E porque não mandar a ONU enfiar a respetiva Carta no cú? E porque não mandar a NATO enfiar o Tratado do Atlântico Norte no cú?

E estes são apenas 3 exemplos de Tratados Internacionais assentes no Direito Internacional que condicionam a nossa autonomia em inúmeras matérias. Tratados que, na prática, suportam a nossa identidade como Estado Soberano com relações com outros Estados e que permitem o nosso reconhecimento a nível internacional. Desde o famoso Tratado de Zamora, já lá vão quase 900 anos e que, se calhar, muitos acham que também deveria ter sido enfiado no cú de alguém...

Não mistures coisas... em que nos favorece a Concordata com o Vaticano? No século XXI, a religião influencia a nossa nossa soberania?

E o Tratado de Zamora deve ser o mais importante tratado que um português assinou.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o governo português não se preocupar com o pais e a sua história quem o irá fazer? Se quem se esta a cagar para o patriotismo tb se esta a cagar para datas históricas do pais, tudo bem, esta no seu direito de não se sentir português. Agora o Estado português não se pode estar a cagar para o patriotismo.

É uma aberração perdermos pelo menos o 1 de Dezembro.

E é muito fácil falar de eliminar feriados religiosos quando se esquece que alguns deles vão muito além da sua importância religiosa. O Natal e a Páscoa são muito mais do que feriados religiosos e mesmo os feriados de santos são importantes pelas festas que trazem valor acrescentado às economias locais.

Não estava a falar do Estado, estava a falar duma pessoa. Ele referiu que é ateu e então podem tirar os feriados religiosos, mas disse que os nacionais já não porque são históricos. Ora os religiosos também são históricos... para quem é religioso. Foi só numa de comparar.

Eu não sei de que lado da barricada estou. Por um lado gostava que Portugal fosse independente da Igreja, por outro sei que a maioria dos portugueses são Católicos. Além do mais que os feriados servem para os trabalhadores e os estudantes descansarem o que faz sempre falta. Por isto tudo sou a favor dos feriados, sejam eles Católicos Budistas ou o raio que o parta.

Hm... então trabalhar na Páscoa não há problema mas trabalhar no 1º de Maio é uma afronta ao sindicalismo? :mrgreen:

Claro, até porque tem tudo a ver... Páscoa até pode não te dizer nada, o primeiro de Maio tem de dizer sempre. O 1º de Maio tem sempre significado, sejas Católico ou não, a Páscoa não.

Compartilhar este post

Link para o post

Não mistures coisas... em que nos favorece a Concordata com o Vaticano? No século XXI, a religião influencia a nossa nossa soberania?

Para já, a concordata tem um carácter de tratado internacional. Como têm os tratados da UE, ONU e organizações semelhantes. A ideia é a mesma, porque a concordata é elaborada com a Santa Sé que tem características semelhantes à UE e isso. E visto que, em Portugal, a população é grande parte dela adepta do catolicismo, faz todo o sentido que Portugal mantenha relações dessas com o Vaticano. E não, não interfere a soberania. Tanto que se trata de uma concordata, um tratado entre ambas as partes que convergem vontades.

Compartilhar este post

Link para o post

Para já, a concordata tem um carácter de tratado internacional. Como têm os tratados da UE, ONU e organizações semelhantes. A ideia é a mesma, porque a concordata é elaborada com a Santa Sé que tem características semelhantes à UE e isso. E visto que, em Portugal, a população é grande parte dela adepta do catolicismo, faz todo o sentido que Portugal mantenha relações dessas com o Vaticano. E não, não interfere a soberania. Tanto que se trata de uma concordata, um tratado entre ambas as partes que convergem vontades.

Não me chateia muito a existência de tratados com o Vaticano, chateia-me é que o Vaticano imponha coisas sobre o nosso país. Como deverão se sentir os muçulmanos, jeovás, protestantes, anglicanos que cá vivem, são portugueses, sentem-se portugueses e vêm algo que não lhes diz nada a impor-lhes regras?

Compartilhar este post

Link para o post

Não me chateia muito a existência de tratados com o Vaticano, chateia-me é que o Vaticano imponha coisas sobre o nosso país. Como deverão se sentir os muçulmanos, jeovás, protestantes, anglicanos que cá vivem, são portugueses, sentem-se portugueses e vêm algo que não lhes diz nada a impor-lhes regras?

Mas ao teres tratados com o Vaticano tás a permitir que eles te imponham coisas. A mim sempre me ensinaram a não fazer acordos com mafiosos. :mrgreen:

E pior se sentem os afegãos ou iraquianos a viver em Portugal, quando vêem os soldados portugueses a irem invadir os seus países. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ao teres tratados com o Vaticano tás a permitir que eles te imponham coisas. A mim sempre me ensinaram a não fazer acordos com mafiosos. :mrgreen:

E pior se sentem os afegãos ou iraquianos a viver em Portugal, quando vêem os soldados portugueses a irem invadir os seus países. ;)

1º frase: Daí ter dito para rasgarem essa Concordata, se não nos beneficia em nada.

2º frase: estou completamente de acordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Vaticano não te impõe nada. Sentir-se-ão lindamente, porque vivem num país onde a liberdade religiosa é permitida e podem fazer a sua vida à vontade. Um estado laico não significa um estado ateu. Se a maioria da população é católica, a concordata faz todo o sentido. Então e como se sentem os portugueses que vêm que Portugal está integrado na UE e esta não lhes diz nada?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Vaticano não te impõe nada. Sentir-se-ão lindamente, porque vivem num país onde a liberdade religiosa é permitida e podem fazer a sua vida à vontade. Um estado laico não significa um estado ateu. Se a maioria da população é católica, a concordata faz todo o sentido. Então e como se sentem os portugueses que vêm que Portugal está integrado na UE e esta não lhes diz nada?

Essa posso-te responder: Sentem que Portugal está 'preso' a uma cambada de chulos com o cu sentadinho em Bruxelas a mandar bitaites sobre tudo o que se passa.

Btw, um Muçulmano tem direito a gozar os seus feriados?

Compartilhar este post

Link para o post

O Vaticano está impor que só se possam retirar 2 feriados religiosos e escolhidos a dedo. Os outros têm que ser civis (não há outros) e que fazem parte da nossa história.

Na UE a conversa já outra: o estar na UE, seja-se a favor ou não, permite que nós enquanto Estado, como economia, sociedade, tenhamos regalias e condições para estarmos ao nível dos maiores da Europa.

Agora se estamos ao nível deles, se a UE vale a pena, a conversa já é outra.

Essa posso-te responder: Sentem que Portugal está 'preso' a uma cambada de chulos com o cu sentadinho em Bruxelas a mandar bitaites sobre tudo o que se passa.

Se a resposta for sim, eu torno-me politeísta :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu és anarquista!! :mrgreen:

O Vaticano está impor que só se possam retirar 2 feriados religiosos e escolhidos a dedo. Os outros têm que ser civis (não há outros) e que fazem parte da nossa história.

Na UE a conversa já outra: o estar na UE, seja-se a favor ou não, permite que nós enquanto Estado, como economia, sociedade, tenhamos regalias e condições para estarmos ao nível dos maiores da Europa.

Agora se estamos ao nível deles, se a UE vale a pena, a conversa já é outra.

Não te impõe nada. É um TRATADO, um acordo de vontades. A Santa Sé é um sujeito de direito internacional, é normal que regule a vida católica com o estado português. E eu que sou ateu, não vejo mal nenhum.

Não, a conversa é a mesmíssima. Isto não interfere em nada na tua soberania, porque o catolicismo é inerente a um estado laico que tem cerca de 90% de população católica. E quem interfere na tua soberania (e muito) é a UE, não a concordata

Compartilhar este post

Link para o post

Não foi os EUA que mandaram enfiar no cú o protocolo de Quioto? E agora foi o Canadá. Tudo em prol duma melhor economia, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, até porque tem tudo a ver... Páscoa até pode não te dizer nada, o primeiro de Maio tem de dizer sempre. O 1º de Maio tem sempre significado, sejas Católico ou não, a Páscoa não.

É um feriado como outro qualquer. Se os sindicalistas querem fazer disso bandeira para ganharem mais uns trocos durante o ano que aproveitem. Agora não me venhas com tretas de moralismo e de sindicalismo para cima.

Tanto é que o motivo de discórdia com a extinção dos feriados é os trabalhadores receberem menos à custa desse dia nada tem a ver com as datas serem ou não relevantes para a história ou igreja.

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

É um feriado como outro qualquer. Se os sindicalistas querem fazer disso bandeira para ganharem mais uns trocos durante o ano que aproveitem. Agora não me venhas com tretas de moralismo e de sindicalismo para cima.

Tanto é que o motivo de discórdia com a extinção dos feriados é os trabalhadores receberem menos à custa desse dia nada tem a ver com as datas serem ou não relevantes para a história ou igreja.

Claro que é como outro qualquer. Todos eles têm um significado.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é como outro qualquer. Todos eles têm um significado.

O 1º de Maio é o dia do trabalhador e significa anos de luta contra tudo e mais alguma coisa para o beneficio do trabalhador, agora vulgo dia do anti-Governo e apoio ao Comunismo. Sempre dá para fazer uns protestos e dizer que estiveram 200 mil pessoas em protestos nas ruas.

Agora a questão da extinção dos feriados aqui neste tópico levantou-se por causa do que se ganharia a menos tendo em conta os trabalhadores que iriam trabalhar nesse dia. Ora, visto o que foi feito no Pingo Doce em que os trabalhadores desse dia tiveram uma descriminação positiva (receberam 5 dias de trabalho ao invés de 1) e se protestou na altura no outro tópico porque era uma afronta ao sindicalismo (:mrgreen:) acho estranho agora criticar-se a redução dos feriados só porque os trabalhadores irão receber menos. Mas afinal de contas o que importa? A data ou o dinheiro ao fim do mês? E se é a última porque raio fez tanta comichão os trabalhadores do pingo doce terem feito o seu trabalho no dia 1 de Maio? Não poderam ir aos protestos, foi? Ou não lhes deram nenhuma opção e tiveram mesmo que ir trabalhar?

Já disse o que tinha a dizer em relação a esta matéria: a meu ver nenhuma data à excepção do dia 1 de Janeiro deveria ser feriado e mesmo esse acho que seria opcional, essas datas seriam adicionadas como dias de férias ao fim do ano, se eu não celebro o Natal de que me serve estar em casa a olhar para o ar nesse dia? Ou se eu não celebro a Páscoa porque raio quero ter feriado relativo a essa comemoração? Um dia de férias ao invés de feriado permitia que eu ao invés de ser obrigado a ter feriados em datas que a mim nada significam fosse eu a escolher quando desejava ter férias, isto claro pressupondo uma disponibilidade da entidade patronal.

Eu acho que deveria ser essa a medida em relação aos feriados religiosos. Os feriados históricos acho que deveriam ser datas importantes de qualquer das formas mas não sei até que ponto se justifica um feriado tendo em conta que as pessoas ficam em casa a ver a AR na televisão ou aproveitam para ver um filme. Imagino mesmo o pessoal em casa a ouvir A Portuguesa de cinco em cinco minutos ou a hastear a bandeira ao amanhecer...

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

O 1º de Maio é o dia do trabalhador e significa anos de luta contra tudo e mais alguma coisa para o beneficio do trabalhador, agora vulgo dia do anti-Governo e apoio ao Comunismo. Sempre dá para fazer uns protestos e dizer que estiveram 200 mil pessoas em protestos nas ruas.

Agora a questão da extinção dos feriados aqui neste tópico levantou-se por causa do que se ganharia a menos tendo em conta os trabalhadores que iriam trabalhar nesse dia. Ora, visto o que foi feito no Pingo Doce em que os trabalhadores desse dia tiveram uma descriminação positiva (receberam 5 dias de trabalho ao invés de 1) e se protestou na altura no outro tópico porque era uma afronta ao sindicalismo (:mrgreen:) acho estranho agora criticar-se a redução dos feriados só porque os trabalhadores irão receber menos. Mas afinal de contas o que importa? A data ou o dinheiro ao fim do mês? E se é a última porque raio fez tanta comichão os trabalhadores do pingo doce terem feito o seu trabalho no dia 1 de Maio? Não poderam ir aos protestos, foi? Ou não lhes deram nenhuma opção e tiveram mesmo que ir trabalhar?

Já disse o que tinha a dizer em relação a esta matéria: a meu ver nenhuma data à excepção do dia 1 de Janeiro deveria ser feriado e mesmo esse acho que seria opcional, essas datas seriam adicionadas como dias de férias ao fim do ano, se eu não celebro o Natal de que me serve estar em casa a olhar para o ar nesse dia? Ou se eu não celebro a Páscoa porque raio quero ter feriado relativo a essa comemoração? Um dia de férias ao invés de feriado permitia que eu ao invés de ser obrigado a ter feriados em datas que a mim nada significam fosse eu a escolher quando desejava ter férias, isto claro pressupondo uma disponibilidade da entidade patronal.

Eu acho que deveria ser essa a medida em relação aos feriados religiosos. Os feriados históricos acho que deveriam ser datas importantes de qualquer das formas mas não sei até que ponto se justifica um feriado tendo em conta que as pessoas ficam em casa a ver a AR na televisão ou aproveitam para ver um filme. Imagino mesmo o pessoal em casa a ouvir A Portuguesa de cinco em cinco minutos ou a hastear a bandeira ao amanhecer...

Ganda confusão que vai para aqui. :estrelas:

Mas não podes misturar um feriado religioso com o 1º de Maio. A Páscoa só te diz alguma coisa se fores Católico. Mais nada.

O 1º de Maio, a partir do momento em que és trabalhador, sejas Católico ou não, diz-te alguma coisa.

O que as pessoas fazem no feriado não é da tua conta. É um dia de descanso e cada qual aproveita como quer. Se calhar essas pessoas que ficam em casa a coçá-los como tu dizes, estão a aproveitar o feriado com a família porque nos dias de trabalho passam muito pouco tempo com ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...