Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Nunca pensei vir algum dia a dizer isto mas as vendas do Javi e do Witsel foram a melhor coisa que nos aconteceu. A dupla Matic - Enzo é muito superior, até porque ambos encaixam melhor no nosso estilo de jogo devido às suas características.

Desculpem-me os fãs do Javi mas a diferença entre o Matic e o espanhol é enorme. O sérvio é muito mais jogador, a nível de construção de jogo a diferença é abismal. No ano passado revelávamos alguma dificuldade em circular a bola da defesa para o ataque, com o sérvio isso acabou, dado que passamos a ter dois jogadores para o efeito num meio campo algo despovoado.

Já entre o Witsel e o Enzo, apesar do belga ser talvez "mais jogador" e ter outra classe, o Enzo também é fantástico e o jogador ideal para andar em correrias para a frente e para trás, que é o que aquela posição pede neste caso. Tem frescura física para isso, é rápido mas para além disso é muito bom tecnicamente. Não demonstra aqueles pormenores deliciosos de outros jogadores mais tecnicistas como o Witsel e o Aimar porque é bastante mais prático. Não dá tanto espetáculo mas é muito eficiente, é um batalhador mas tem uns pezinhos muito bons, enche-me completamente as medidas. Mas os momentos em que mais aprecio o Enzo é naquelas tentativas infrutíferas da nossa parte de controlarmos o jogo quando estamos a ganhar e aquilo está mais tremido, é que fazemos aquilo tão mal que a bola parece que queima nos pés de todos mas quando a bola chega ao Enzo, ele demonstra uma serenidade brutal. Não se atrapalha e acaba sempre por desbloquear uma ou outra situação que eventualmente acaba por surgir e entrega-a muito bem. Sinceramente acho que é um pouco desvalorizado, fala-se tanto em determinados jogadores mas não vejo muita gente a falar do Enzo, acho que passa um pouco despercebido e não consigo perceber porquê.

O que eu gostava mesmo de ter visto era isto:

---------- Matic

--- Witsel --- Enzo

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum dos dois actuais me dá a segurança defensiva dos outros dois, mas ofensivamente funcionam de facto melhor.

Editado por What

Compartilhar este post

Link para o post

O que é certo é que já não se vê aquele buraco enorme no meio campo que se via na época passada, o que significa que estão a cumprir melhor defensivamente que os antecessores. Bastou não jogar o Matic e hoje voltamos a ter um cheirinho desse buraco, mas o substituto também não ajudou.

Editado por Andrea Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

O que é certo é que já não se vê aquele buraco enorme no meio campo que se via na época passada, o que significa que estão a cumprir melhor defensivamente que os antecessores. Bastou não jogar o Matic e hoje voltamos a ter um cheirinho desse buraco, mas o substituto também não ajudou.

Também estará relacionado com a nossa maneira de jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também estará relacionado com a nossa maneira de jogar.

Como assim? Os princípios são os mesmos, mudou uma coisa ou outra devido ao facto de alguns jogadores terem mudado (para melhor), se bem que também acho que já não nos expomos tanto como antes e temos mais precauções. Os extremos não são os mesmos e têm características diferentes, e o Lima também foi uma boa adição, para além de ser mais um a ajudar. É inequívoco de que ofensivamente estamos muito melhor, tanto os extremos como o Lima vieram acrescentar muita qualidade ao 11 e talvez isso nos permita a conseguir manter mais a bola e não perder tantas jogadas, o que evita que a equipa sofra tantos contra-ataques e se depare com algumas situações desagradáveis que na época passada eram muito frequentes. Também há-de ser por aí mas não sei se será motivo por si só suficiente para explicar a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Não perdemos um jogo desde o dia 23 de Outubro de 2012 diante do Spartak. Já lá vão 21 jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não conhecia o Enzo, mas do pouco que jogou na primeira época, fiquei logo com a ideia que o tipo era bom. Mas embora encaixe melhor no modelo do Jesus, está bem abaixo do Witsel. Já o Matic, esse sim acho-o superior ao Javi Garcia.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença do ano passado para este foram principalmente o Matic e o Lima. O fecho do buraco está muito nestes dois. Um, o Lima, recua e fecha metade, e o Matic ao jogar mais à frente que o Javi (não é jogar mais à frente, o Javi era um médio mais de contenção, um trinco puro, e o Matic é um médio que sai mais à bola, não cai tanto para o meio dos centrais, e tem um raio de acção maior) ajuda a fechar o resto.

Duas coisas a mudar:

-Nem o Aimar, nem nenhum dos outros médios resultam a jogar ao lado do PL, seja ele quem for. O Nico em Braga jogou mais atrás, e por isso resultou.

-Isto já disse umas 12345453897654321 vezes, o Rodri joga melhor mais à frente do que entre linhas, a receber aqueles passes a rasgar nas costas da defesa. O Lima, por outro lado, resulta melhor entre linhas, a vir buscar jogo atrás. E como é que o JJ os coloca? O Lima à frente e o Rodri entre linhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que não, mas ter um médio defensivo que não se limita a destruir e a dar a bola aos outros para construir enche um meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

10/02 Nacional Vs. Benfica

14/02 Bayer Vs. Benfica - Liga Europa

17/02 Benfica Vs. Académica

21/02 Benfica Vs. Bayer - Liga Europa

24/02 Benfica Vs. Paços

27/02 Sp. Braga Vs. Benfica - Taça da Liga

Agora é que isto vai apertar, estou curioso para ver como é que o JJ vai gerir isto. Não me parece que o vá fazer da forma mais correta mas espero estar equivocado. Estamos a chegar aquela fase que tanto temo e que tem tudo para dar errado, aquela altura do ano em que a equipa quebra fisicamente e depois arrasta-se até ao final da época. Mas este ano não há desculpas, temos alternativas boas/decentes para quase todas as posições, pelo menos naquelas que provocam maior desgaste. É possível ir gerindo aos poucos sem ter que fazer grandes revoluções.

Temos obrigatoriamente que vencer os jogos do dia 10, 17 e 24.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim? Os princípios são os mesmos, mudou uma coisa ou outra devido ao facto de alguns jogadores terem mudado (para melhor), se bem que também acho que já não nos expomos tanto como antes e temos mais precauções. Os extremos não são os mesmos e têm características diferentes, e o Lima também foi uma boa adição, para além de ser mais um a ajudar. É inequívoco de que ofensivamente estamos muito melhor, tanto os extremos como o Lima vieram acrescentar muita qualidade ao 11 e talvez isso nos permita a conseguir manter mais a bola e não perder tantas jogadas, o que evita que a equipa sofra tantos contra-ataques e se depare com algumas situações desagradáveis que na época passada eram muito frequentes. Também há-de ser por aí mas não sei se será motivo por si só suficiente para explicar a diferença.

Não há tanto buraco porque já não jogamos em losango. Não sei se foi o JJ que percebeu ou se pelas circunstâncias que as vendas do Witsel e Javi obrigaram, mas a diferença é notória. Este ano é muito mais um 4-4-2 clássico ao invés do tradicional 4-1-3-2 e o espaço à frente da defesa fica mais resguardado e melhor ocupado.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

10/02 Nacional Vs. Benfica

14/02 Bayer Vs. Benfica - Liga Europa

17/02 Benfica Vs. Académica

21/02 Benfica Vs. Bayer - Liga Europa

24/02 Benfica Vs. Paços

27/02 Sp. Braga Vs. Benfica - Taça da Liga

Agora é que isto vai apertar, estou curioso para ver como é que o JJ vai gerir isto. Não me parece que o vá fazer da forma mais correta mas espero estar equivocado. Estamos a chegar aquela fase que tanto temo e que tem tudo para dar errado, aquela altura do ano em que a equipa quebra fisicamente e depois arrasta-se até ao final da época. Mas este ano não há desculpas, temos alternativas boas/decentes para quase todas as posições, pelo menos naquelas que provocam maior desgaste. É possível ir gerindo aos poucos sem ter que fazer grandes revoluções.

Temos obrigatoriamente que vencer os jogos do dia 10, 17 e 24.

Para a Liga Europa, jogando fora, usava um onze menos forte, ou menos utilizado, digamos assim. Se as viagens já desgastam um jogador, gostava que os jogadores mais influentes se limitassem a isso, a acompanhar a equipa. E se não acompanhassem melhor. Depois na Luz jogavam os melhores e tentava-se resolver a eliminatória, se ganharmos e passarmos é bom, senão é bom à mesma porque é a competição de menor relevo este ano.

Editado por Rodrigol

Compartilhar este post

Link para o post

André Gomes quer «ser campeão» na Luz e «ajudar a seleção nacional»

André Gomes é, por estes dias, nome em destaque no Benfica. O «menino», como Jorge Jesus o apelida, vem ganhando espaço no plantel encarnado e está convocado para os trabalhos da seleção nacional. O médio assume a esperança de ser «campeão» na Luz e «ajudar», por outro lado, a seleção de Paulo Bento.

«O Benfica e o FC Porto são os dois candidatos ao título, mas só pensamos em nós e em ganhar os nossos jogos. Se ganharmos todos os jogos, seremos campeões nacionais. É isso que queremos», disse o jogador encarnado.

O médio, que fez formação no FC Porto também, mostrou-se ainda apto a Jorge Jesus.

«O treinador é que decide quem joga e quem não joga, nós só temos de continuar a trabalhar para sermos opção quando ele entender».

Quanto à chamada de Paulo Bento, André Gomes não esconde a felicidade.

«Sinto-me orgulhoso por poder estar na Seleção Nacional», explicou aos jornalistas, na Luz.

in zerozero.pt

Compartilhar este post

Link para o post

O Gaitán ontem não deu uma para a caixa e o Aimar está a anos luz do seu real valor. É pena...

Quanto ao jogo, ganhámos fácil num jogo onde nem precisámos de acelerar muito. Valeu pelo descanso do Matic e pelo facto do Salvio e do Enzo terem sido substituídos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não demonstra aqueles pormenores deliciosos de outros jogadores mais tecnicistas como o Witsel e o Aimar porque é bastante mais prático. Não dá tanto espetáculo mas é muito eficiente, é um batalhador mas tem uns pezinhos muito bons, enche-me completamente as medidas. Mas os momentos em que mais aprecio o Enzo é naquelas tentativas infrutíferas da nossa parte de controlarmos o jogo quando estamos a ganhar e aquilo está mais tremido, é que fazemos aquilo tão mal que a bola parece que queima nos pés de todos mas quando a bola chega ao Enzo, ele demonstra uma serenidade brutal. Não se atrapalha e acaba sempre por desbloquear uma ou outra situação que eventualmente acaba por surgir e entrega-a muito bem. Sinceramente acho que é um pouco desvalorizado, fala-se tanto em determinados jogadores mas não vejo muita gente a falar do Enzo, acho que passa um pouco despercebido e não consigo perceber porquê.

Não poderia concordar mais, ainda não vi um jogo mau do Enzo Perez. Impressionante o espaço que ocupa e a garra com que luta por todas as bolas. Para mim o único problema dele é que ferve um bocadinho quando lhe tocam nas canetas :laugh:

Compartilhar este post

Link para o post

Para a Liga Europa, jogando fora, usava um onze menos forte, ou menos utilizado, digamos assim. Se as viagens já desgastam um jogador, gostava que os jogadores mais influentes se limitassem a isso, a acompanhar a equipa. E se não acompanhassem melhor. Depois na Luz jogavam os melhores e tentava-se resolver a eliminatória, se ganharmos e passarmos é bom, senão é bom à mesma porque é a competição de menor relevo este ano.

O problema é que nós quando utilizámos um 11 menos forte para a Taça da Liga contra equipas de baixo da tabela vimo-nos à rasca e tivemos que colocar jogadores como o Lima/Salvio/Ola John para evitar a derrota. Se contra estas equipas é assim imagino o que será em Leverkusen...

Eu cagava na Liga Europa e também fazia grandes alterações, e logo se via até onde dava para ir. Competição da treta que nos moldes actuais não justifica o esforço. Uma equipa que quer ser campeã e está inserida numa numa luta a 2 bastante competitiva não se pode dar ao luxo de andar a desgastar-se nessa competição jogando semana sim, semana sim, para depois ter uma semana de intervalo e voltar posteriormente à mesma rotina, é uma desvantagem muito grande face às equipas da Champions que têm muito mais tempo para descansar. Andar nesta rotina durante 2 meses, ainda com as outras taças pelo meio, pode ser bastante prejudicial.

Compartilhar este post

Link para o post

Exibição de porcaria do André Gomes, apesar daquele arrancada quase no fim que poderia ter dado um belo golo, fraca a prestação do Ola John também.

Gostei de ver o Luisão e o Garay novamente juntinhos. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que nós quando utilizámos um 11 menos forte para a Taça da Liga contra equipas de baixo da tabela vimo-nos à rasca e tivemos que colocar jogadores como o Lima/Salvio/Ola John para evitar a derrota. Se contra estas equipas é assim imagino o que será em Leverkusen...

Eu cagava na Liga Europa e também fazia grandes alterações, e logo se via até onde dava para ir. Competição da treta que nos moldes actuais não justifica o esforço. Uma equipa que quer ser campeã e está inserida numa numa luta a 2 bastante competitiva não se pode dar ao luxo de andar a desgastar-se nessa competição jogando semana sim, semana sim, para depois ter uma semana de intervalo e voltar posteriormente à mesma rotina, é uma desvantagem muito grande face às equipas da Champions que têm muito mais tempo para descansar. Andar nesta rotina durante 2 meses, ainda com as outras taças pelo meio, pode ser bastante prejudicial.

Exactamente. Eu espero que sejamos eliminados já em Fevereiro com o Leverkusen, porque há males que vêm por bem. Precisamos da equipa fresca para o restante campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente. Eu espero que sejamos eliminados já em Fevereiro com o Leverkusen, porque há males que vêm por bem. Precisamos da equipa fresca para o restante campeonato.

Por acaso ontem quando estava a ver o jogo e depois o Trio de Ataque pensei nisso mesmo, mais vale irmos já da Liga Europa e continuar firmes nas competições internas, eu preferia ganhar o Campeonato e as Taças do que só a Liga Europa, salvo o devido respeito por essa competição, sendo uma internacional.

Mas sendo sincero, em termos financeiros não irá fazer grande diferença, estando ou não. A Liga Europa é fraquinha nesse aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post

E o que acontece se apesar de teres um plantel fresco, ficares em 2.º lugar no campeonato?

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me confusão desejarem que o Benfica perca jogos/seja eliminado. Não me entra mesmo na cabeça :maluco:

Compartilhar este post

Link para o post

E o que acontece se apesar de teres um plantel fresco, ficares em 2.º lugar no campeonato?

Provavelmente o mesmo que aconteceria se jogássemos na máxima força na LE, nem ganharíamos uma nem outra. Ganhar a LE é muito complicado e tudo o que não seja a vitória nessa competição é irrelevante. Temos que definir prioridades e o campeonato e a Taça de Portugal devem estar no topo da lista, o primeiro porque é sempre o nosso grande objectivo em todas as épocas e a taça porque já nos escapa há muito tempo, é bem mais acessível e já só nos restam 2 jogos.

Se as circunstâncias fossem outras e tivéssemos 8/9 pontos de vantagem sobre o Porto dava para arriscar e tentar ganhar tudo até porque teríamos uma margem de manobra maior, mas nos moldes actuais é praticamente impossível. Resta-nos jogar na máxima força nas competições prioritárias e aproveitar as secundárias para fazer alguma gestão do plantel, tendo no entanto a vitória sempre em mente.

Compartilhar este post

Link para o post

Temos que acreditar que seremos campeões, porque temos melhores argumentos. Este é o ano em que se tem que apontar tudo ao campeonato, e ter os melhores jogadores prontos para todos os desafios. A LE não a conquistarás, e será depois irrelevante em que fase foste eliminado, portanto é a competição pela qual abdicaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me confusão desejarem que o Benfica perca jogos/seja eliminado. Não me entra mesmo na cabeça :maluco:/>

Não é desejar que o Benfica perca, é escolher prioridades. Foi o que nos faltou no ano passado, e o que resultou nisso? Taça da Liga novamente.

Se nos armar-mos em Barcelona não ganhamos de certeza, não temos qualidade nem plantel para ganhar tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...