BreakTheRules Publicado 6 Janeiro 2015 (editado) Pessoal estou quase acabar o estágio profissional, e rejeitei ficar na empresa que me providenciou, uma vez que sinto que isto não é o melhor para a minha carreira. Sabem se a malta que faz um ano de estágio profissional, tem direito a subsídio de desemprego? Já agora, quais são os papéis necessários para submeter esse pedido? Depende de quanto tempo foi o teu estágio. Só a partir dos 360 dias (ou seja, se fores estagiário na altura em que o programa era de 1 ano) é que podes usufruir de subsídio de desemprego. A exceção é se o teu agregado familiar não receber um determinado valor mas isso já não te sei responder. EDIT: desculpa lá, não tinha lido o resto. Sim, tens direito uma vez que o teu estágio era de 12 meses. Editado 6 Janeiro 2015 por BreakTheRules Compartilhar este post Link para o post
vsc_1922 Publicado 7 Janeiro 2015 Depende de quanto tempo foi o teu estágio. Só a partir dos 360 dias (ou seja, se fores estagiário na altura em que o programa era de 1 ano) é que podes usufruir de subsídio de desemprego. A exceção é se o teu agregado familiar não receber um determinado valor mas isso já não te sei responder. EDIT: desculpa lá, não tinha lido o resto. Sim, tens direito uma vez que o teu estágio era de 12 meses. É isso, pelo menos estou salvaguardado enquanto procuro algo para mim. Já agora, apenas mais duas perguntas: -Tenho de pedir algum documento na empresa que me dá o estágio para poder requisitar o subsídio? -Alguém sabe qual o melhor site para procurar emprego na Europa? Compartilhar este post Link para o post
Porzingis Publicado 7 Janeiro 2015 Eu devo ir. A minha namorada vai já no sábado. É enfermeira e por isso é mais fácil. Mas ainda vou lá fazer a tese de mestrado, a ver se ganho alguns contactos para quando for para iniciar o trabalho mesmo. Para que zona de Inglaterra? Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 7 Janeiro 2015 é possível estar num estágio IEFP a ganhar mais que o que está tabelado? Compartilhar este post Link para o post
BreakTheRules Publicado 7 Janeiro 2015 é possível estar num estágio IEFP a ganhar mais que o que está tabelado? Sim, nada impede a empresa de pagar mais ao funcionário se quiser. Compartilhar este post Link para o post
Ronnie Flex Publicado 7 Janeiro 2015 Um ano depois acaba a minha aventura pela ilha de Jersey, decidiram que tinham de fazer o pessoal bazar e meteram uma lei em que precisas de ter 5 anos de residência na ilha para poderes trabalhar. Os poucos trabalhos onde conseguem ter gente com menos de 5 anos, estão como è òbvio todos ocupados e por isso não tenho outra alternativa. Para verem como chega a ser ridìculo o meu irmão tem a sua pròpria empresa e por mais que tente não consegue autorização da Segurança Social para eu poder trabalhar para ele. Vou voltar para o Luxemburgo, onde consigo trabalho mesmo que seja temporàrio jà è alguma coisae por agora vai ter de servir. O mais f*dido de tudo è que vou deixar aqui a minha namorada, nem sair de Portugal me custou tanto, mas enfim è a vida e nunca podemos virar a cara à luta. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 7 Janeiro 2015 Alguém trabalhou, trabalha ou está a pensar trabalhar em Inglaterra? Eu estava mesmo a pensar em imigrar mas pelo que vi na net, por lá só mesmo para enfermeiros e trolhas... Não sei a tua área, mas em Inglaterra também há muito espaço para engenheiros estrangeiros mas convém teres pelo menos uns 2 anos de experiência. Compartilhar este post Link para o post
Porzingis Publicado 7 Janeiro 2015 Não sei a tua área, mas em Inglaterra também há muito espaço para engenheiros estrangeiros mas convém teres pelo menos uns 2 anos de experiência. Acabei em Julho o secundário, num curso de informática. Não era um pró, mas acabei com média razoável de 14. Tenho 19 anos e não surge nada, ando nisto desde Setembro e não aparece nada. Já fui ao Centro de Emprego, OLX, e nada, a grande maioria pede pessoas com experiência, mas como alguém pode arranjar experiência se não tem trabalho? Já passaram uma série de meses e não surge nada, neste momento até em cafés desenrascava. Já estive a pensar e se isto continuar assim vou tirar um CET em Setembro, ao menos melhoro o meu CV e estou ocupado. Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 8 Janeiro 2015 Se eu não estiver isento de pagar egurança Social e for receber, por ex, 250€, quanto e que vou descontar? Há algum valor fixo mínimo? Ou é uma percentagem fixa? Isto por recibos verdes Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 8 Janeiro 2015 Num estágio IEFP não se tem direito nem a 1 dia de férias? lol Boa exploração. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 8 Janeiro 2015 Num estágio IEFP não se tem direito nem a 1 dia de férias? lol Boa exploração. Só se a empresa quiser/fizer. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 8 Janeiro 2015 Num estágio IEFP não se tem direito nem a 1 dia de férias? lol Boa exploração. Agora imagina os casos em que estás em estágio curricular, seguido imediatamente de estágio profissional e depois de contrato na mesma empresa. Estás à vontade ano e meio sem férias a não ser que a empresa queira. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 8 Janeiro 2015 Só se a empresa quiser/fizer. Hmm dessa "possibilidade" não sabia eu. Agora imagina os casos em que estás em estágio curricular, seguido imediatamente de estágio profissional e depois de contrato na mesma empresa. Estás à vontade ano e meio sem férias a não ser que a empresa queira. Pois eu não estou muito diferente disso sendo que não estou a full-time neste momento mas para todos os efeitos em quase 1 ano só tive 5 dias de ferias. Seguindo-se o estágio que está em cima da mesa era 1 ano praticamente na mesma mas a tempo inteiro. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Janeiro 2015 Se eu não estiver isento de pagar egurança Social e for receber, por ex, 250€, quanto e que vou descontar? Há algum valor fixo mínimo? Ou é uma percentagem fixa? Isto por recibos verdes Um balúrdio. Num estágio IEFP não se tem direito nem a 1 dia de férias? lol Boa exploração. Não. Mas tens o direito de interromper o estágio durante um mês, em que não recebes, obviamente. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 8 Janeiro 2015 Um ano depois acaba a minha aventura pela ilha de Jersey, decidiram que tinham de fazer o pessoal bazar e meteram uma lei em que precisas de ter 5 anos de residência na ilha para poderes trabalhar. Os poucos trabalhos onde conseguem ter gente com menos de 5 anos, estão como è òbvio todos ocupados e por isso não tenho outra alternativa. Para verem como chega a ser ridìculo o meu irmão tem a sua pròpria empresa e por mais que tente não consegue autorização da Segurança Social para eu poder trabalhar para ele. Vou voltar para o Luxemburgo, onde consigo trabalho mesmo que seja temporàrio jà è alguma coisae por agora vai ter de servir. O mais f*dido de tudo è que vou deixar aqui a minha namorada, nem sair de Portugal me custou tanto, mas enfim è a vida e nunca podemos virar a cara à luta. Olá Matterazi_5! Compartilhar este post Link para o post
Hyuuga Publicado 8 Janeiro 2015 Não. Mas tens o direito de interromper o estágio durante um mês, em que não recebes, obviamente. Isto se a empresa concordar certo? Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 8 Janeiro 2015 Um balúrdio. Isso é tipo mais de metade ou tipo 50€'? Compartilhar este post Link para o post
Blind Publicado 8 Janeiro 2015 Isto se a empresa concordar certo? +/- 7.4 Período de Dispensa a) O estagiário tem direito a um período de dispensa até 22 dias úteis, seguidos ou interpolados, quando a duração do estágio for igual a 12 meses, diferindo-se, pelo mesmo período, a data do seu fim. O estagiário pode renunciar a esse direito, salvo se o estágio for suspenso por facto que não lhe possa ser imputável – como no caso do encerramento temporário do estabelecimento. Nesse caso, será considerado, para todos os efeitos, como período de dispensa; b) O estagiário deverá acordar com a entidade o período para o gozo da referida dispensa; Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Janeiro 2015 Isso é tipo mais de metade ou tipo 50€'? A taxa não é fixa e depende não só do valor dos recibos, mas também da actividade desempenhada e etc. Mas eu apontaria para 60 ou 70€ mensais. Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 8 Janeiro 2015 Acabei em Julho o secundário, num curso de informática. Não era um pró, mas acabei com média razoável de 14. Tenho 19 anos e não surge nada, ando nisto desde Setembro e não aparece nada. Já fui ao Centro de Emprego, OLX, e nada, a grande maioria pede pessoas com experiência, mas como alguém pode arranjar experiência se não tem trabalho? Já passaram uma série de meses e não surge nada, neste momento até em cafés desenrascava. Já estive a pensar e se isto continuar assim vou tirar um CET em Setembro, ao menos melhoro o meu CV e estou ocupado. és do Porto? ou da zona se calhar posso te ajudar com o cet talvez até comeces antes de Setembro. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 8 Janeiro 2015 Agora imagina os casos em que estás em estágio curricular, seguido imediatamente de estágio profissional e depois de contrato na mesma empresa. Estás à vontade ano e meio sem férias a não ser que a empresa queira. tive 2 anos a trabalhar que nem um cão, e o único dia que me deram foi uma 6ªfeira. E foi porque quase tive que me ajoelhar à minha chefe a pedir-lhe o dia. E a ser estagiário e a apresentar o triplo dos resultados do que aqueles pastelões que lá estavam. Acabei em Julho o secundário, num curso de informática. Não era um pró, mas acabei com média razoável de 14. Tenho 19 anos e não surge nada, ando nisto desde Setembro e não aparece nada. Já fui ao Centro de Emprego, OLX, e nada, a grande maioria pede pessoas com experiência, mas como alguém pode arranjar experiência se não tem trabalho? Já passaram uma série de meses e não surge nada, neste momento até em cafés desenrascava. Já estive a pensar e se isto continuar assim vou tirar um CET em Setembro, ao menos melhoro o meu CV e estou ocupado. tens um curso de informática, óptimo. O que é que sabes fazer de concreto dentro desse 'ramo'? Sabes programar? Sabes reparar computadores? Sabes montar sistemas de redes? vai aí pela tua cidade e fala com pessoas mais velhas para saber se querem aprender a mexer com o facebook. Tenho um amigo meu que aqui na nossa zona em Lisboa está a conseguir uns 200€ só a ensinar umas 6 ou 7 velhotas que "quero falar pelo computador para os meus netos na america" lol. Mas responde às perguntas primeiro sff. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Janeiro 2015 tive 2 anos a trabalhar que nem um cão, e o único dia que me deram foi uma 6ªfeira. E foi porque quase tive que me ajoelhar à minha chefe a pedir-lhe o dia. E a ser estagiário e a apresentar o triplo dos resultados do que aqueles pastelões que lá estavam. O meu caso foi ao contrário. O meu estágio, de nove meses, incluía o mês de agosto, mêm em que a actividade nas empresas do sector onde trabalho não têm nada para fazer, a não ser que tenham empresas cotadas em bolsa na carteira de clientes. Ora, a minha empresa mandou o mês todo de férias, processando-me o salário, normalmente. Sucede que algures no IEFP, ou lá onde tratam dessa cagada, um iluminado percebeu que em agosto a empresa não processou subsídio de alimentação, nem a mim, nem aos meus outros dois colegas na mesma situação que eu. Vai daí, perceberam que nós não trabalhamos e toca de não pagar à minha empresa a contribuição dos salários desse mês. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 8 Janeiro 2015 Não tinha noção que o recrutamento no Linkedin era tão agressivo. Criei perfil há 3 dias e já recebi mensagens de 2 empresas a querer marcar entrevistas mesmo sem eu fazer nada. Não estivesse empregado e passava o dia ali à procura de emprego. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 8 Janeiro 2015 O meu caso foi ao contrário. O meu estágio, de nove meses, incluía o mês de agosto, mêm em que a actividade nas empresas do sector onde trabalho não têm nada para fazer, a não ser que tenham empresas cotadas em bolsa na carteira de clientes. Ora, a minha empresa mandou o mês todo de férias, processando-me o salário, normalmente. Sucede que algures no IEFP, ou lá onde tratam dessa cagada, um iluminado percebeu que em agosto a empresa não processou subsídio de alimentação, nem a mim, nem aos meus outros dois colegas na mesma situação que eu. Vai daí, perceberam que nós não trabalhamos e toca de não pagar à minha empresa a contribuição dos salários desse mês. Com estágio de IEFP é a empresa que tem de pagar o subs alimentacao ? ou tá incluido na bolsa? Não tinha noção que o recrutamento no Linkedin era tão agressivo. Criei perfil há 3 dias e já recebi mensagens de 2 empresas a querer marcar entrevistas mesmo sem eu fazer nada. Não estivesse empregado e passava o dia ali à procura de emprego. tu és da area de IT não és? Há startups portuguesas que 40% do investimento (tou a falar de investimento acima dos 500k) é SÓ para contratar malta de IT. Tá uma loucura esta bolha da tecnologia. A um co-founder da minha equipa e que é o que está responsável pelo development da app, recebe mais de 10 ofertas por dia via linkedin/recomendação. Se eu soubesse o que sei hoje tinha ido para IT. Compartilhar este post Link para o post