Tio Hans Publicado 4 Março 2015 Ou então ter um cartão dourado de um qq banco. Resolve 99% dos problemas. Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Março 2015 Alguém que já tenha trabalhado/conhece alguém que tenha trabalhado na Staples pode dar algum feedback? Tenho uma entrevista amanhã e gostava de saber mais ao menos ao que vou, se bem que me parece que vá gostar bastante caso fique por lá a trabalhar. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 9 Março 2015 Alguém que já tenha trabalhado/conhece alguém que tenha trabalhado na Staples pode dar algum feedback? Tenho uma entrevista amanhã e gostava de saber mais ao menos ao que vou, se bem que me parece que vá gostar bastante caso fique por lá a trabalhar. os relatos que andam na net são medonhos. Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Março 2015 os relatos que andam na net são medonhos. :medinho: Podes mostrar alguma coisa, sff? :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 9 Março 2015 :medinho: Podes mostrar alguma coisa, sff? :compinchas: Olá a todos, Tenho visto pela internet vários casos, reclamações e frustrações de várias pessoas que trabalham ou já trabalharam nas diversas Staples espalhadas pelo país. Achei importante recolher e expôr informações para os futuros e actuais candidatos à Staples para uma entrevista de emprego e assim, através de uma pesquisa na internet, encontrar este tópico neste preciso fórum. Acontece que fui chamado para uma entrevista nesta entidade e não deixei de reparar que surgem algumas noticias online a denunciar a exploração e a prática ao mais alto nível de precariedade na Staples e dai vem a minha motivação para informar. Esta entidade ofereceu-me um emprego a part-time com as seguintes condições: - Salário de 300 euros mensais; - 60 euros de subsídio de alimentação mensais; - 25 horas por semana; - Segunda a Sábado; - Contrato de 3 meses. Sabendo que o mercado de trabalho encontra-se com bastantes candidatos, as empresas encontram imensas oportunidades de explorar e usar a má-fé como seu "modus operandi". Desta forma vem o lado negro e secreto da Staples. Nos casos verídicos de ex-trabalhadores da Staples encontrei ilegalidades que em alguns casos poderá dizer-se: crime! Aqui vão diversos casos que encontrei: - Horas extra nunca são pagas; - Trabalhar do nascer do sol ao pôr do sol; - Chantagem do posto de trabalho; - Ameaças psicológicas gravíssimas; - Intimidação e humilhação; - Sem pausas nem descanso; - Por vezes, sem folgas; - Casos de trabalhadores fechados dentro da loja sem puder sair durante várias horas (considerado privação à liberdade que se traduz ao crime contra a liberdade individual - rapto). - Entre outros... Poderão encontrar este tipo de casos nestes links: - Artigo "Ilegalidades na Staples" no Tugaleaks: http://www.tugaleaks.com/staples.html - Tópico no fórum AutoHoje: http://forum.autohoje.com/off-topic/25920-alguem-j... Este tipo de exploração e precariedade por norma nunca é denunciada, sendo que grande parte dos ex-trabalhadores só querem pôr a má experiência profissional para trás das costas e nunca mais pensar nisso. A Autoridade para as Condições de Trabalho (act.gov.pt) encontra-se na frente para receber estes casos mas até ao momento não houve qualquer represália à Staples ou a qualquer outra empresa que tem esta forma de empregar. >>>>>>>>>> A partir daqui o tópico irá tornar-se mais específico. Para quem não gosta de ler grandes "testamentos" poderá ficar por aqui. Para quem gosta de saber a fundo a questão, leiam atentamente o que vem a seguir. <<<<<<<<<< Eis o "modus operandi" da empresa Staples: Começa com os recursos humanos da entidade a receber ordem do director para anunciarem nos vários sites de oferta de emprego a vaga disponível do colaborador/trabalhador que foi despedido. Logo neste momento, o lado obscuro e secreto da empresa começa: o anúncio é normalmente anónimo, nunca vem mencionado o nome da empresa. Este procedimento é muito estranho para uma empresa de grande dimensão. Após a selecção dos currículos enviados, começam a contactar em massa os candidatos, mas em muitos casos esses candidatos não têm a formação nem a experiência profissional para ocupar o cargo e são chamados na mesma. Estes candidatos vão à entrevista e 1 ou 2 minutos depois, saem da sala com ar de surpreendidos e muita frustração. Os que têm as aptidões necessárias para a vaga, têm uma entrevista completamente normal e apelativa durante 10 ou 20 minutos. Após contratarem a pessoa, começa a exploração: o colaborador/trabalhador recebe um cartão de ponto que por questões óbvias este cartão é pessoal, mas na maioria das vezes fica ao cuidado do responsável da loja que para proveito próprio, altera as horas que o colaborador entra e sai. Chegando ao cúmulo de o próprio colaborador/trabalhador não ter como prestar provas das horas que trabalhou e assim ser explorado nas 2 ou 4 horas extra que não são pagas nem apresentadas na folha de horas de trabalho. Como preceito de conhecer as várias partes da loja o colaborador/trabalhador é obrigado a mudar as suas funções e ocupar os vários postos de trabalho dentro da loja, ficando a depender exclusivamente dos seus colegas para receber informações de como fazer o seu trabalho. As 2 horas de almoço praticadas pela empresa é somente um instrumento para o colaborador/trabalhador trabalhar mais uns largos minutos ou horas na reposição/organização do stock, ficando normalmente com 30 ou 15 minutos de almoço. Na secção de vendas o colaborador/trabalhador tem que se mostrar prontamente disponível e abordar o cliente, caso não o faça é chamado ao gabinete do gerente da loja que observa as câmaras de segurança para levar no mínimo uma represália com uma grande intimidação à mistura. O colaborador/trabalhador não sente qualquer apoio por parte da chefia e não recebe qualquer formação ficando sem saber o que responder aos clientes sobre um novo produto que surgiu na loja. Eis a instrução do responsável da loja ao colaborador/trabalhador neste caso: "Lê as especificações dos produtos que estão nas caixas!" Após a hora de saída o colaborador/trabalhador fica dentro das instalações a repôr stock, a desfazer caixas de cartão e metê-las no lixo. Por vezes fica grande parte da noite a fazer inventário, sem direito a banco de horas e, mais uma vez, sem que as horas sejam pagas. Existe casos em que o responsável da loja (que tem as chaves das instalações) só abre as portas quando o inventário fica finalizado sem que qualquer trabalhador possa sair. Acontece aqui o crime de privação de liberdade sob ameaça de perder o posto de trabalho, podendo traduzir-se em rapto por ameaça. Quando o responsável da loja (chamados internamente por TE), por diversos motivos, não gosta do carácter ou perfil do colaborador/trabalhador arranja um pequeno erro profissional para abrir um processo interno para o colaborador/trabalhador seja despedido, que rapidamente é substituído pelo processo explicado no início. Os TEs são rudes, inflexíveis e tentam a todo o custo que o colaborador/trabalhador fique calado e engula a precariedade utilizando a intimidação e a chantagem de perder o posto de trabalho. Infelizmente os empregos precários são recorrentes nas diversas empresas de grande dimensão em Portugal, que usam as milhares pessoas desempregadas para exploração e assim aumentar o lucro com baixos salários e horas extras não pagas. Esta frase é o que as empresas chamam de: competitividade. Isto tudo passa-se num ambiente de secretismo e já são vários os sindicatos que vieram a público denunciar estes casos sem podendo acusar especificamente uma empresa. Fica aqui um dos casos que nunca chegou a ser notícia nos programas de informação da televisão ou nos jornais. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 9 Março 2015 Ias mesmo trabalhar para onde??? Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 9 Março 2015 Este sábado vou à Futuralia. Aquilo é porreiro? Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Março 2015 Ias mesmo trabalhar para onde??? Ainda bem que vim cá perguntar :lol: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 9 Março 2015 Ias mesmo trabalhar para onde??? :lol: Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Março 2015 Essa história da Staples nos dias de hoje é para rir, com smartphones Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 9 Março 2015 Vou só dar mais uma achega nas consultoras. Não é em todas que vais ter média de saída às 22h, isso acaba sempre por variar consoante a empresa e a pessoa. Se deres a mão, te pedirem o braço e continuares a dar mais, quando dás por ela até o cu já deste. Onde tou, não vejo malta com média de saída às 22h (só quem está em AO ou MZ por exemplo, e mesmo assim não são todos, também não têm nada para fazer no tempo livre e metem-se a trabalhar). Vais ter é alturas de grande pressão e com muito trabalho que vais ter de ficar até mais tarde para acabar ou trabalhar no fim de semana por exemplo, e isso é em todas. À sexta-feira por exemplo, eu costumo ficar até as 19h ou 19h30, e já não está la quase ninguém. Temos lá vários diplomas de "Melhores Empresas para Trabalhar" e "Melhor relação vida-trabalho" ou lá como se chamam e estamos frequentemente (todos ou quase todos os anos) no top5 de melhores PME para trabalhar, mesmo sendo de consultoria. Não é preciso fugir a 7 pés de todas, cada caso é um caso. Também sei de histórias em empresas de malta que mesmo que n tenha nada para fazer, pedem-lhe para ficar lá porque senão "os outros também querem sair a essa hora". :lol: E honestamente, acho que é preferível ir para uma consultora em inicio de carreira do que quando estiver a pensar ter filhos e assim, e sempre ajuda no cv. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 9 Março 2015 Vou só dar mais uma achega nas consultoras. Não é em todas que vais ter média de saída às 22h, isso acaba sempre por variar consoante a empresa e a pessoa. Se deres a mão, te pedirem o braço e continuares a dar mais, quando dás por ela até o cu já deste. Onde tou, não vejo malta com média de saída às 22h (só quem está em AO ou MZ por exemplo, e mesmo assim não são todos, também não têm nada para fazer no tempo livre e metem-se a trabalhar). Vais ter é alturas de grande pressão e com muito trabalho que vais ter de ficar até mais tarde para acabar ou trabalhar no fim de semana por exemplo, e isso é em todas. À sexta-feira por exemplo, eu costumo ficar até as 19h ou 19h30, e já não está la quase ninguém. Temos lá vários diplomas de "Melhores Empresas para Trabalhar" e "Melhor relação vida-trabalho" ou lá como se chamam e estamos frequentemente (todos ou quase todos os anos) no top5 de melhores PME para trabalhar, mesmo sendo de consultoria. Não é preciso fugir a 7 pés de todas, cada caso é um caso. Também sei de histórias em empresas de malta que mesmo que n tenha nada para fazer, pedem-lhe para ficar lá porque senão "os outros também querem sair a essa hora". :lol: E honestamente, acho que é preferível ir para uma consultora em inicio de carreira do que quando estiver a pensar ter filhos e assim, e sempre ajuda no cv. nem tanto da empresa, depende principalmente do projecto. Mas sim, existem empresas que, a meu ver, estão bem acima das outras. Há boas consultoras mas também é mais dificil entrar nelas, ao que sei. Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Março 2015 Essa história da Staples nos dias de hoje é para rir, com smartphones No sábado vi um siii mini a 129(?) em promoção, sendo que o preço original era de 229 :lol: Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 9 Março 2015 Alguém que já tenha trabalhado/conhece alguém que tenha trabalhado na Staples pode dar algum feedback? Tenho uma entrevista amanhã e gostava de saber mais ao menos ao que vou, se bem que me parece que vá gostar bastante caso fique por lá a trabalhar. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 9 Março 2015 aceita o emprego, filma as m*rda e depois ficas rico $$$$$$$$ Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 9 Março 2015 :( Deixa lá, no passado o 'inocente' foi o Scirea (acho :mrgreen: ) Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Março 2015 aceita o emprego, filma as m*rdae depois ficas rico$$$$$$$$ Ainda me põem a cabeça a prémio. Deixa lá, no passado o 'inocente' foi o Scirea (acho :mrgreen: ) Sinceramente, nunca pensei que fosse assim tão mau. Até quando mandei o cv era supostamente para uma loja de informática e depois ligam-me estes caramelos. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 9 Março 2015 Diziam que era loja de informática... Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 9 Março 2015 consultoras é fixe para estar um ano ou dois mas já não é a mesma coisa em termos de CV e de salário que era há uns anos.. Nada como entrar numa daquelas empresas que ganham os prémios de great place to work, ganhar bem, ter vida para além do trabaho e ainda aquelas benesses todas de carro/telemóvel/seguro de saúde etc. Há uns tempos dizer que se trabalhava na Deloitte era um grande feito, agora "qualquer" um lá entra.. PWC a mesma treta, não há uma fase de recrutamento em que não liguem :lol: Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 9 Março 2015 consultoras é fixe para estar um ano ou dois mas já não é a mesma coisa em termos de CV e de salário que era há uns anos.. Nada como entrar numa daquelas empresas que ganham os prémios de great place to work, ganhar bem, ter vida para além do trabaho e ainda aquelas benesses todas de carro/telemóvel/seguro de saúde etc. Há uns tempos dizer que se trabalhava na Deloitte era um grande feito, agora "qualquer" um lá entra.. PWC a mesma treta, não há uma fase de recrutamento em que não liguem :lol: eles chamam sempre muita gente para terem muito por onde escolher. os recrutamentos de hoje em dia são feitos para haver esta triagem de um número maior de candidatos, quantos mais chamarem maiores hipóteses têm de concluir os processos de recrutamento com sucesso, visto que há um grande número de vagas. e quanto à facilidade de entrar, ultimamente não tenho visto isso. se está mais fácil ou não, não posso dizer porque não sei como era há 5, 6, 7 anos. mas conheço muita gente que já chumbou nos testes este ano (houve uma fase em novembro / dezembro), para qualquer uma das consultoras. e não era malta propriamente incapaz... mas cada vez noto mais que nestes assuntos cada um tem a sua experiência e a sua realidade, tanto ouço histórias de terror como histórias de sonho. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Março 2015 No sábado vi um siii mini a 129(?) em promoção, sendo que o preço original era de 229 :lol: Hein? Eu falava da facilidade que há para gravar/fotografar qualquer abuso. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 9 Março 2015 Deixa lá, no passado o 'inocente' foi o Scirea (acho :mrgreen: ) Elah, granda memoria jota. Memofante? :mrgreen: Falo por mim mas aquilo foi do piorzinho que apanhei até hoje. Só chegando perto do Call Center da ZON que foi das minhas experiências de trabalho mais traumáticas e rápidas de sempre. :lol: Depende para o que vais, eu estive na parte da reprografia e trabalhos de impressão/corte/encadernação e tenho a dizer que entre a escravidão da época dos descobrimentos e aquilo, acho que é ela por ela. Compartilhar este post Link para o post
Kanye Publicado 9 Março 2015 Elah, granda memoria jota. Memofante? :mrgreen: Falo por mim mas aquilo foi do piorzinho que apanhei até hoje. Só chegando perto do Call Center da ZON que foi das minhas experiências de trabalho mais traumáticas e rápidas de sempre. :lol: Depende para o que vais, eu estive na parte da reprografia e trabalhos de impressão/corte/encadernação e tenho a dizer que entre a escravidão da época dos descobrimentos e aquilo, acho que é ela por ela. Segundo o que me disseram, era para isso. Explica aí mais ao pormenor isso da escravidão sff :) Compartilhar este post Link para o post