UnReal Publicado 22 Maio 2019 Quan Chi, tu és um moço ponderado, mas estás a deixar-te levar emocionalmente por causa de um processo normalíssimo. Tu queres e eles sabem, eles querem e tu sabes (ou não te tinham feito a primeira proposta, nem estavam agora dispostos a subir), tu queres que te contratem pelo valor mais alto possível, eles querem contratar-te pelo valor mais baixo possível... faz parte. 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Maio 2019 Citação de UnReal, há 10 minutos: Tu queres e eles sabem, eles querem e tu sabes (ou não te tinham feito a primeira proposta, nem estavam agora dispostos a subir), tu queres que te contratem pelo valor mais alto possível, eles querem contratar-te pelo valor mais baixo possível... faz parte. Tava a pensar exatamente no mesmo... Tanta coisa porque apresentaram uma proposta mais baixa do que o esperado? E a culpa de fazer planos e cenários figurativos é única e exclusivamente tua. Que saiba não assinaste nada portanto não tens de fazer porra nenhuma... Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 23 Maio 2019 Citação de Pickle Rick, há 19 horas: Que o critiquem a ele, o que ele representa, a forma de pensar e o que paga ? Tudo bem e certo. Que se diga apenas "é um palhaço" com base numa mão cheia de nada e no seu discurso ou aquilo que paga é parvo. E vai existir sempre uma diferença entre considerar uma ideia idiota ou uma pessoa idiota. Tão este Zé que vai dar entrevistas como se fosse um grande sucesso, quer pagar 12k ano ao braço direito que tem de viver em Lisboa e não ter horário e local de trabalho definido? 43% a mais que o salário mínimo na cidade mais cara do país? Sem sequer ter horário? Palhaço é simpático... 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 23 Maio 2019 Citação de UnReal, há 15 horas: Quan Chi, tu és um moço ponderado, mas estás a deixar-te levar emocionalmente por causa de um processo normalíssimo. Tu queres e eles sabem, eles querem e tu sabes (ou não te tinham feito a primeira proposta, nem estavam agora dispostos a subir), tu queres que te contratem pelo valor mais alto possível, eles querem contratar-te pelo valor mais baixo possível... faz parte. Tens razão, e o JohnnyM também. E agradeço as vossas palavras. No momento fiquei "ofendido" porque a mensagem que me transmitiram foi que a primeira oferta era já puxada ao máximo, que era uma grande aposta da parte deles, pediram me até para manter reserva quanto aos valores... Quando na verdade essa mensagem foi um bluff bastante mal feito. E se a proposta não tem sido tão aquém, eu nem me teria apercebido. Hoje, com uma distância emocional um bocadinho maior do que ontem, percebo que o processo foi relativamente normal. E esta manhã acabaram por me propor o salário base que queria, ainda que tenham cortado ligeiramente a componente variável. Pensei durante um par de horas e acabei por aceitar. Já comuniquei à minha chefia atual, mas agora estou na dúvida. Apresento já amanhã a carta de demissão para evitar que me tentem lixar com o período de 60 dias, ou deixo me estar quieto até ter contrato assinado no outro lado? Na nova empresa obviamente querem-me o quanto antes, mas tínhamos apontado para entrar a 17 de junho. 1 Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 23 Maio 2019 Antes de mais, muitos parabéns! O ideal seria estares coberto com a assinatura do novo contrato, mas por vezes são coisas que acontecem já muito em cima da data de início de atividade, pelo que é normal que passes por um período em que já te despediste de um lado e ainda não é oficial do outro. De qualquer forma, ou entendi mal, ou nunca vais poder dar 60 dias até 17 de junho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 23 Maio 2019 Vai ter sempre de negociar com a actual empresa para poder sair antes. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 23 Maio 2019 Já estive em 3 empresas, em nenhuma havia assinar contrato antes do primeiro dia. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 23 Maio 2019 Por acaso já tive 3 experiências diferentes: Onde estou atualmente, enviaram-me o contrato por email no dia anterior a começar. Tive de assinar e reenviar por email porque é um processo da empresa que não é tratado localmente. Na segunda empresa, assinei o contrato umas duas semanas depois de lá estar. Na primeira, só assinei no primeiro dia, mas na última entrevista, que foi basicamente para me fazerem proposta, levei um draft do contrato para casa. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 23 Maio 2019 Citação de UnReal, há 3 horas: Antes de mais, muitos parabéns! O ideal seria estares coberto com a assinatura do novo contrato, mas por vezes são coisas que acontecem já muito em cima da data de início de atividade, pelo que é normal que passes por um período em que já te despediste de um lado e ainda não é oficial do outro. De qualquer forma, ou entendi mal, ou nunca vais poder dar 60 dias até 17 de junho. Obrigado! Precisamente. Na nova empresa querem-me a 17 de junho, mas se a empresa atual me quiser lixar pode-me pedir os 60 dias, o que faria com que só conseguisse sair no final de julho. É esse o meu receio, mas o feedback que tive esta tarde do meu chefe é que não o devem fazer. Mas alertou-me para a possibilidade de me virem a cobrar o equivalente ao salário da diferença de dias entre o 17 de junho e o prazo dos 60 dias. É um bocado chato mas percebo. E também deve acabar por anular com o pagamento dos dias de férias não gozados. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 27 Maio 2019 Malta mais familiarizado com questões contratuais, o que é um rolling contract? É daqueles que se renovam automaticamente ao fim de 6 meses (por exemplo) a não ser que eles me mandem embora? E há algum ponto onde eles passem a ser obrigados a oferecer-me um contrato sem termo? Mandei um CV para uma empresa que pedia logo no job ad para se indicar as expectativas salariais e possível data de início do vínculo, eu fi-lo e eles responderam-me com um mail de copy + paste a pedir que eu lhes respondesse a essas mesmas perguntas de novo, basicamente, acrescentando ainda que o contrato inicial seria "6 months, rolling" e se estava ok com isso. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 27 Maio 2019 Citação de Rain Dog, há 4 horas: O que é que acontece se me demitir sem dar a antecedência? Por ex., se tiver de dar 15 dias e não der nenhum, não me pagam o equivalente aos últimos 15 dias que trabalhei? Podem pedir uma indemnização por danos causados à empresa por não teres dado o tempo de antecedência. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 27 Maio 2019 Citação de doom_master, há 4 horas: Malta mais familiarizado com questões contratuais, o que é um rolling contract? É daqueles que se renovam automaticamente ao fim de 6 meses (por exemplo) a não ser que eles me mandem embora? E há algum ponto onde eles passem a ser obrigados a oferecer-me um contrato sem termo? Mandei um CV para uma empresa que pedia logo no job ad para se indicar as expectativas salariais e possível data de início do vínculo, eu fi-lo e eles responderam-me com um mail de copy + paste a pedir que eu lhes respondesse a essas mesmas perguntas de novo, basicamente, acrescentando ainda que o contrato inicial seria "6 months, rolling" e se estava ok com isso. Pelo que percebi, é um contrato a termo certo normal: https://www.economias.pt/contrato-de-trabalho-a-termo-certo/ Citação O contrato de trabalho a termo certo pode ser renovado até 3 vezes Ou seja, no total poderia ficar até 2 anos com um contrato a termo com duração de 6 meses, portanto? Nunca tive um contrato a termo, parece que fico em risco de me mandarem embora a cada meio ano, ou mais ainda quando chegar a hora de passar a sem termo por lei 😄 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 27 Maio 2019 (editado) Citação de JoaoFer, Em 22/05/2019 at 23:15: Então tens direito ao seguinte com data de admissão a janeiro de 2017: 1. Dias de vencimento trabalhados até à data de cessação; 2. Subsídio de alimentação de dias trabalhados (se aplicável) 3. 1 subsídio de férias equivalente a um vencimento base(se receberes por duodécimos, descontar o já recebido); 4. Proporcional de sub. Férias ( saindo em junho são pelo menos 6 meses (VB/12*6)); 5. Férias não gozadas (venceram 22 dias de férias a 1 janeiro, o que não foi gozado é pago); 6. Proporcional de férias (saindo em junho são pelo menos 6 meses (VB/12*6)); 7. Proporcional de natal(se receberes por duodécimos, descontar o já recebido); 8. Outras variáveis que possam existir a dever(prémios, comissões, sub.transporte); 9. Horas de formação em crédito (convém perguntar antecipadamente se há). Em princípio,salvo algo que desconheça, será isto. Lá fui eu entregar a carta hoje e, infelizmente, como é o meu segundo contrato, tenho de dar 60 dias à casa. Sendo que quero começar na nova empresa no dia 1 de Julho, estou lixado. Segundo a funcionária dos RH, tenho direito a 19 dias do ano passado + 2 dias por cada mês deste ano. Tira-me umas dúvidas: 19 dias será porque comecei o contrato em Fevereiro? Tinha ideia que tinha sido em Janeiro, mas não. E eu o ano passado gastei os dias de férias, ou seja, gozei-os. Como é que agora os posso gastar na minha saída? Não percebi. Os dias de férias deste ano são 2 por cada mês, mas pelos vistos, só conta Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Maio não conta porque entreguei hoje a carta. Ou seja, deste ano tenho 8 dias. Isto faz sentido? Opá e continuo com a pulga atrás da orelha. Sendo que comecei com contrato a termo certo de 1 ano, renovável automáticamente e estou no segundo, não deveria ser apenas 30 dias? O que diz na lei é que contratos a termo certo > 6 meses = 30 dias. Editado 27 Maio 2019 por trz Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 27 Maio 2019 Citação de trz, há 1 minuto: Lá fui eu entregar a carta hoje e, infelizmente, como é o meu segundo contrato, tenho de dar 60 dias à casa. Sendo que quero começar na nova empresa no dia 1 de Julho, estou lixado. Segundo a funcionária dos RH, tenho direito a 19 dias do ano passado + 2 dias por cada mês deste ano. Tira-me umas dúvidas: 19 dias será porque comecei o contrato em Fevereiro? Tinha ideia que tinha sido em Janeiro, mas não. E eu o ano passado gastei os dias de férias, ou seja, gozei-os. Como é que agora os posso gastar na minha saída? Não percebi. Os dias de férias deste ano são 2 por cada mês, mas pelos vistos, só conta Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Maio não conta porque entreguei hoje a carta. Ou seja, deste ano tenho 8 dias. Isto faz sentido? Estás na empresa há mais de 2 anos? Quanto ás restantes perguntas, deve haver quem saiba responder melhor que eu, mas no primeiro ano de contrato tens direito a 2 dias úteis por mês até um máximo de 20 dias úteis, depois tens direito a 22 dias úteis, 2 dias úteis por mês. No teu caso, penso que seria 10 dias. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 27 Maio 2019 Citação de Ricardo Pinto, há 4 minutos: Estás na empresa há mais de 2 anos? Quanto ás restantes perguntas, deve haver quem saiba responder melhor que eu, mas no primeiro ano de contrato tens direito a 2 dias úteis por mês até um máximo de 20 dias úteis, depois tens direito a 22 dias úteis, 2 dias úteis por mês. No teu caso, penso que seria 10 dias. Sim, estou. Mas os meus contratos são a termo certo de 1 ano. Em todo o lado que procuro, termo certo são no máximo 30 dias.. Segundo eles, maio não conta. Ou seja este ano tenho 8 dias. Mas não percebo a cena dos dias do ano passado Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 27 Maio 2019 Citação de trz, há 2 minutos: Sim, estou. Mas os meus contratos são a termo certo de 1 ano. Em todo o lado que procuro, termo certo são no máximo 30 dias.. Segundo eles, maio não conta. Ou seja este ano tenho 8 dias. Mas não percebo a cena dos dias do ano passado Se estás há mais de 2 anos, e não terminas agora contrato, são efectivamente 60 dias. (corrijam-me se estou errado). Podes tentar negociar com eles, trocar os dias de férias por gozar (todos os que eles te dizem que tens direito) para saíres mais cedo ou assim. Da empresa onde saí há pouco tempo, simplesmente não deu para negociar com eles mas como o que me deviam ultrapassava os 2 mil euros, informei-os que saía de lá dia 16, claro que eles vão alegar tudo e mais alguma coisa para me pagarem o mínimo possível, mas o dinheiro não me interessava, queria era sair de lá o mais rápido possível. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 27 Maio 2019 (editado) @trz, na minha opinião parece-me também que são os 30 dias. Só seriam 60 dias se o contrato já tivesse sido convertido em contrato sem termo. Em relação aos dias de férias, também acho que conta os dias referentes a maio e junho, porque apesar de entregares a carta ainda estás lá a trabalhar por isso tens direito aos dias na mesma. btw, também sou mais um de saída da empresa onde estou Editado 27 Maio 2019 por gunthi 1 Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 27 Maio 2019 (editado) Citação de Ricardo Pinto, há 18 minutos: Se estás há mais de 2 anos, e não terminas agora contrato, são efectivamente 60 dias. (corrijam-me se estou errado). Podes tentar negociar com eles, trocar os dias de férias por gozar (todos os que eles te dizem que tens direito) para saíres mais cedo ou assim. Da empresa onde saí há pouco tempo, simplesmente não deu para negociar com eles mas como o que me deviam ultrapassava os 2 mil euros, informei-os que saía de lá dia 16, claro que eles vão alegar tudo e mais alguma coisa para me pagarem o mínimo possível, mas o dinheiro não me interessava, queria era sair de lá o mais rápido possível. Não Ricardo, pelo que li não. Só seriam 60 dias se tivesse com contrato sem termo, o chamado efetivo. E eu estou com contratos a termo certo. Editado 27 Maio 2019 por trz 1 Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 28 Maio 2019 Os dias de férias gozados são sempre referentes ao ano anterior. Os do ano passado, que gozaste, são referentes ao ano anterior a eles. Os dias que tens por gozar podes especificar na carta de rescisão que os queres usar antes de ires embora. Eu por exemplo, ainda tenho contrato até dia 16 de junho com a IKEA. No entanto, como tinha 18 dias de férias por gozar dia 17 deste mês já vim de férias e comecei ontem no novo trabalho. Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 28 Maio 2019 Citação de trz, há 11 horas: Lá fui eu entregar a carta hoje e, infelizmente, como é o meu segundo contrato, tenho de dar 60 dias à casa. Sendo que quero começar na nova empresa no dia 1 de Julho, estou lixado. Segundo a funcionária dos RH, tenho direito a 19 dias do ano passado + 2 dias por cada mês deste ano. Tira-me umas dúvidas: 19 dias será porque comecei o contrato em Fevereiro? Tinha ideia que tinha sido em Janeiro, mas não. E eu o ano passado gastei os dias de férias, ou seja, gozei-os. Como é que agora os posso gastar na minha saída? Não percebi. Os dias de férias deste ano são 2 por cada mês, mas pelos vistos, só conta Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Maio não conta porque entreguei hoje a carta. Ou seja, deste ano tenho 8 dias. Isto faz sentido? Opá e continuo com a pulga atrás da orelha. Sendo que comecei com contrato a termo certo de 1 ano, renovável automáticamente e estou no segundo, não deveria ser apenas 30 dias? O que diz na lei é que contratos a termo certo > 6 meses = 30 dias. São 30 dias em contrato a termo, 60 como já disseram são para contratos sem termo. Não sei onde ela foi buscar essas férias, os dois dias por mês só se aplicam em ans de admissão, ou ano subsequente em caso de saída. São 22 vencidos a 1 de janeiro de 2019, e em termos de pagamento proporcional são ~6/12. O que ela disse não faz sentido. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 29 Maio 2019 Malta de IT, alguém conhece/tem opinião da The Virtual Forge? Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 29 Maio 2019 Malta um dúvida. Assinei um um contrato em Janeiro de 2018 e em março assinei uma adenda para passar para full time. Como já vou no meu terceiro contrato quando é que ele acaba? 1 e meio a contar de Janeiro ou de Março? Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 29 Maio 2019 Citação de JoaoFer, Em 28/05/2019 at 08:48: São 30 dias em contrato a termo, 60 como já disseram são para contratos sem termo. Não sei onde ela foi buscar essas férias, os dois dias por mês só se aplicam em ans de admissão, ou ano subsequente em caso de saída. São 22 vencidos a 1 de janeiro de 2019, e em termos de pagamento proporcional são ~6/12. O que ela disse não faz sentido. Parece que vou ter problemas sérios com eles. A diretora dos RH insiste nos 60 dias e justifica com a antiguidade, por esta lá à mais de dois anos. Mas o contrato é a termo certo.. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 29 Maio 2019 Citação de trz, há 54 minutos: Parece que vou ter problemas sérios com eles. A diretora dos RH insiste nos 60 dias e justifica com a antiguidade, por esta lá à mais de dois anos. Mas o contrato é a termo certo.. Mete um advogado nisso, por uns 50€ ajuda-te nisso. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 29 Maio 2019 Vou ligar amanhã para o ACT 1 Compartilhar este post Link para o post