Mayday Publicado 15 Setembro 2013 Luanda só compensa se tiveres um bom ordenado e despesas de alojamento (incluo as refeições) pagas. Se não têm isso esqueçam e juntem às despesas o dinheiro que têm que pagar à policia em cada operação stop Já passei 5h 'preso' no Internacional de Luanda. Queria ir para o domestico que fica a uns 5 minutos e não podia porque não tinha gasosa para dar à mulher e nunca na vida arriscaria a ir a pé. Então o quê que ela fazia. Fingia, descaradamente, que ligava para o serviço que supostamente era responsável pelos passageiros em trânsito. Finalmente ela lá desistiu e eu consegui chegar ao domestico. O voo doméstico atrasa umas 3h e quando eu penso que finalmente estou a a caminho do Lubango descubro a meio da viagem que vou fazer uma pequena paragem no Namibe para deixar umas pessoas importantes. Quase 24h depois sair de Portugal chego a casa. Angola :heart: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 15 Setembro 2013 (editado) Tenho um vizinho a trabalhar no Gabão e hoje a mulher dele veio-me perguntar se eu estava interessado em ir para lá também. A minha função seria basicamente introduzir em excel todos os materiais que entram e saiem da empresa. A minha pergunta é: É seguro viver lá? Tenho um conhecido a trabalhar no Gana, ganha uma fortuna como engenheiro civil e fora o facto de marcar sempre avião quando há eleições e ter feito uma rotura no tendão de aquiles a jogar à bola e ter vindo a Portugal tratar-se acho que tem sido tranquilo. Sim, eu sei que ainda são países distantes, mas são da mesma zona do globo e têm alguns dos mesmos problemas. EDIT: Já agora, Libreville não é uma cidade barata, não é Luanda, mas a nível de alimentação e afins é sempre bom fazer contas a preços de capital europeia. E inglês esquece, por lá é francês. Editado 15 Setembro 2013 por whatever Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 15 Setembro 2013 Eu conheço um bacano na Guiné Equatorial e é semelhante ao referido acima, quanto ao Gana. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 15 Setembro 2013 (editado) Tenho a ideia que o Gana é provavelmente o país da África Ocidental mais avançado em muitos níveis, além de a nível de natureza ter um pouco de tudo. Editado 15 Setembro 2013 por Lip Pirlo Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 15 Setembro 2013 (editado) Não fazia a mínima ideia, mas devido ao petróelo o Gabão, a seguir à Guiné Equatorial, é o país da zona com de longe o maior PIB per capita e tendo em conta que só tem 1,5M de habitantes também é dos países da região com menor densidade populacional. Editado 15 Setembro 2013 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 15 Setembro 2013 Também tem uma área reduzida. Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 15 Setembro 2013 A propósito do que estão a dizer sobre Luanda estão a exagerar um pouco e a pintar um cenário demasiado negro (no pun intended). É verdade que é uma cidade caríssima e pouco segura. Contudo, a segurança tem vindo a melhorar a olhos vistos, hoje em dia vais tranquilamente correr para a Marginal à noite quando há 2 anos isso era completamente impensável e suicida. Tenho colegas que andam metade da cidade a pé para o trabalho de dia e nunca lhes aconteceu absolutamente nada (contudo eu acho que eles são completamente malucos por fazerem isto). O custo de vida, bem estão a exagerar muito, existem N supermercados que sim, são caros mas dão para fazer uma vida bastante normal se confeccionarem a vossa própria comida. Se o ordenado for bom - com os 6.000€ referidos dá para ter uma vida bastante desafogada (mas com alojamento incluído porque as habitações de qualidade lá pagam-se de forma completamente abusada). Saídas à noite e deixar o ordenado? Meu deus que exagero, vais a qualquer discoteca e pagas 30 dólares para entrar com direito a 3 bebidas. Não é muito barato mas não é escandaloso para uma cidade como Luanda... A última vez que lá estive para além das corridas na Marginal ainda dá para jogar à bola em campo alugado à noite com toda a segurança, dá para ir ao cinema no fim-de-semana com toda a tranquilidade, dá para curtir 9 meses de praia (se bem que para ir a uma praia boa tenhas que andar de 2 horas de carro, claro). Conduzir sozinho é absolutamente tranquilo, nunca me aconteceu nada... mesmo a polícia anda mais civilizada e a menos que efectivamente tenhas feito algo errado ou te falte algum documento geralmente consegues escapar sem dar gasosa. Mesmo a internet e os serviços de televisão estão bastante melhores, consegues ter internet wireless a boa velocidade e acesso às versões internacionais dos canais portugueses e Sport TV. Tentei focar este post nos aspectos positivos porque os negativos são bem conhecidos e prendem-se essencialmente com saúde pública (probabilidade de apanhar paludismo é muito grande), criminalidade (não podes viver uma vida normal, vives numa bolha), a cidade é horrível, suja, mal-cheirosa, trânsito insuportável. Um gajo toma banho e parece que está sempre sujo :lol:, a distância para Portugal em caso de urgência é muito grande. Tudo somado eu não me mudaria para Luanda, até podia poupar dinheiro durante os tempos para depois reinar em Portugal mas não trocaria as "mordomias" que tenho em Portugal por 2/3 anos de sofrimento em Luanda. Isto é a minha experiência, que vou a Angola 2 meses por ano de há 3 anos para cá. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Setembro 2013 Estás-me a querer convencer que Luanda está assim tão diferente desde a ultima vez que lá estive em Agosto de 2012? Não sei se acredite :lol: E não consigo acreditar que alguém que nunca tenha estado antes em Luanda consiga lá chegar e conduzir tranquilamente. Primeiro porque aquilo é uma Anarquia completa e depois se tens o azar de bater ou de chatear um condutor de Luanda :adeus: É claro que não te vai saltar para a frente do carro um gajo mascarado com uma catana na mão mas é só teres o azar de bater.. Eu também já passeie e almocei junto à marginal e não me aconteceu nada mas as probabilidades são bastante grandes. E correr o risco de ser esfaqueado e tratado num hospital em Luanda. Não Obrigado! Em Luanda ou sabes realmente onde comprar ou então não arrisques. A mercadoria passa semanas nos navios que estão é espera de poder entrar em Luanda, depois ainda passa por muitas mãos mesquinhas. E aquele povo é muito manhoso e tem truques para tudo. Compartilhar este post Link para o post
LionKing Publicado 15 Setembro 2013 Mesmo nos hosptais privados os cuidados são assim manhosos? Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 15 Setembro 2013 As pessoas mais abastadas em Angola preferem ir à Namíbia ter tratamentos/cuidados médicos do que ir a hospitais angolanos portanto sim, a saúde lá ainda precisa de ser muito melhorada. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Setembro 2013 As pessoas mais abastadas em Angola preferem ir à Namíbia ter tratamentos/cuidados médicos do que ir a hospitais angolanos portanto sim, a saúde lá ainda precisa de ser muito melhorada. Isto. Há Cubanos muito bons em Angola mas só servem para aqueles tratamentos mais básicos tudo o resto é para fazer na Namíbia ou África do Sul. Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 15 Setembro 2013 Estás-me a querer convencer que Luanda está assim tão diferente desde a ultima vez que lá estive em Agosto de 2012? Não sei se acredite :lol: Acredita no que quiseres :confuso:. Estou a contar-te a experiência de alguém que já lá foi 7 vezes e passou bem mais tempo lá do que tu, se acreditas ou não é contigo. E não consigo acreditar que alguém que nunca tenha estado antes em Luanda consiga lá chegar e conduzir tranquilamente. Primeiro porque aquilo é uma Anarquia completa e depois se tens o azar de bater ou de chatear um condutor de Luanda :adeus: É claro que não te vai saltar para a frente do carro um gajo mascarado com uma catana na mão mas é só teres o azar de bater.. Claro que não é suposto saíres do aeroporto já a conduzir no teu carro. Mas alguém que seja minimamente desenrascado e cuidadoso tem condições para pegar no carro. Podes sempre ter o azar de bater sobretudo em motas. É um risco conduzir lá mas aquilo também anda-se tão devagar que dificilmente vais ter episódios desagradáveis. Eu também já passeie e almocei junto à marginal e não me aconteceu nada mas as probabilidades são bastante grandes. E correr o risco de ser esfaqueado e tratado num hospital em Luanda. Não Obrigado! Lê melhor o meu post. Em Luanda ou sabes realmente onde comprar ou então não arrisques. A mercadoria passa semanas nos navios que estão é espera de poder entrar em Luanda, depois ainda passa por muitas mãos mesquinhas. E aquele povo é muito manhoso e tem truques para tudo. Mal da barriga já estás sempre por isso mais coisa menos coisa :mrgreen:. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Setembro 2013 Acredita no que quiseres :confuso:. Estou a contar-te a experiência de alguém que já lá foi 7 vezes e passou bem mais tempo lá do que tu, se acreditas ou não é contigo. Nossa que violência :mrgreen: Não estava a duvidar de ti. Era uma daquelas retóricas de café. E em Luanda acredito que já tenhas estado e ainda bem que quem não quer lá ir muitas vezes sou eu. Prefiro o Lubango. A cidade mais bonita do País 8) Compartilhar este post Link para o post
Schnees Publicado 15 Setembro 2013 As pessoas mais abastadas em Angola preferem ir à Namíbia ter tratamentos/cuidados médicos do que ir a hospitais angolanos portanto sim, a saúde lá ainda precisa de ser muito melhorada. :medinho: Quando estive na Namíbia, o gajo com quem andei por lá disse que aquilo era péssimo, que em termos de condições de vida tinha saudades do tempo em que eram dominados pela Árica do Sul. Ou ele exagerou muito ou Angola é ainda pior do que eu pensava. Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 15 Setembro 2013 (editado) Ainda hoje roubaram três garrafas de whisky e 12 volumes de tabaco a um colega do meu pai que tinha ido às compras. Estavam num café a beber uma cerveja, com a carrinha à frente e conseguiram ir lá buscar aquilo sem ninguém dar conta. :lol: Felizmente o meu pai nunca apanhou lá nenhum susto. Tem alojamento e refeições pagas, e consegue poupar algum. Uma vez comeu uma posta de bacalhau num restaurante, foi 100$. Quando vai a algum lado tem de ir sempre com um ou dois locais para não haver problemas. Se forem 2 colegas a qualquer lado, levam sempre 2 locais. O meu pai quando teve de ir ao Namibe (?) de carro levou um com ele. Se não tiver a carta de condução angolana também convém ter sempre uma nota preparada para dar aos polícias, "porque tem um óbito". :lol: Basta verem que é um branco que vai a conduzir e mandam parar. Desde que tem a carta angolana nunca mais teve problemas com isso. Há coisas mais caras, outras mais baratas. Como em todo o lado. Tabaco e gasóleo por exemplo é baratíssimo, secalhar uma embalagem de iogurtes já é mais caro. Já teve lá algumas situações engraçadas. Quando ainda não tinha o visto de trabalho chegou a ser preso pela Defa :lol: Só quando a empresa largou 5k dólares à cabeça é que veio para a rua. Demorou poucas horas. Se ele for para lá trabalhar com um visto de turista (pelo menos ao início o meu pai foi assim) que tenha cuidado. Mas se é para um hospital não deve ter esse problema, deve ser preciso que vá logo com o de trabalho. Editado 15 Setembro 2013 por Tikz Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 16 Setembro 2013 Angola é um faroeste do crl. Conheço quem lá esteja a 10 anos, sem stresses, e conheço quem e 3 semanas só tenha faltado apanhar a Sida. Racismos à parte, Os gajos são pretos, mas comportam-se como ciganos. Fantastico. Chegaram a bater-me na carrinha por trás, e começar a refilar para pagarmos o arranjo, e depois ainda atiraram calhaus ao carro quando a gente bazou. Parar em passadeiras é mentira. E à noite vermelho é verde. ahahah Mas dpois tens pessoas fantasticas e super acolhedoras. É uma questão de educação (e religião) Compartilhar este post Link para o post
Navilight Publicado 16 Setembro 2013 África é espectacular. Conheço quem tenha dado 1000€ a uns labregos para não lhe fazerem a folha em pleno dia em Luanda. E não estava sozinho. Seguia acompanhado pelo motorista privado(um preto de Luanda). No Gana também é muito bom. Um vizinho meu foi para lá trabalhar na construção de uma estrada e apesar de ele e os colegas terem sido vacinados contra a malária e outras m*rda, houve dois colegas que apanharam malária na mesma e só se safaram no hospital(ou uma espécie disso) porque estavam sempre a passar notas às enfermeiras e médicos. Quem não o fizesse arriscava a ficar deitado numa cama à espera de morrer. Para mim África está fora de questão actualmente. Ainda tem muito a melhorar. Compartilhar este post Link para o post
Schnees Publicado 16 Setembro 2013 Vacina para a malária? Acho que não há. É tomar os comprimidos, beber gin e rezar para não apanhar nada :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 16 Setembro 2013 Do grupo de amigos que tenho e que estão/estiveram em Angola todos eles apontam estas características: - Custo de vida, especialmente se optarem por comer sempre, ou a maior parte das vezes, fora; - Insegurança, sendo melhor, se possível, andar com locais e quando assim não é, aconselha-se sempre a andar com seguranças. Segundo um desses amigos, é de evitar andar a conduzir quando a população ainda não está familiarizada contigo, porque aumenta as tuas probabilidades de ser assaltado; - Corrupção, ao nível da polícia, que quer sempre uma gorjeta seja porque motivo for; - Na vida noturna, é preciso muito cuidado com quem se dão ou metem conversa, um amigo meu meteu conversa com a filha de alguém do Governo Angolano e só se lembra de ter acordado no hospital; - Falta de vida própria, devido aos problemas de segurança, custo de vida e corrupção, grande parte deles ficou a "bater mal", porque não tinham a liberdade que achavam que deviam ter, para se divertirem e viver a vida deles fora do trabalho. Neste momento, uma está lá o ano inteiro, vindo só a Portugal nas férias, outro saiu de lá e voltou a Portugal definitivamente, outra vai a Angola de X em X meses, outra segue pelo caminho da anterior, mas quer deixar de ir lá, porque está grávida e farta da viva que é obrigada a viver lá, outro vai lá somente uma vez por mês. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 16 Setembro 2013 Curiosamente, as raparigas que lá trabalham e que conheço, têm muito menos problemas (ou mais facilidades vá) que os homens. Se algum dia tiver que ir para lá trabalhar (africa), deixo crescer mais 10 cm de barba, tatuo o pescoço e as mãos e corto a sobrancelha. E tenho de poder ir de camisola havaiana para o trabalho. E o meu patrão terá de mamar a bucha. Má nada. Compartilhar este post Link para o post
frederico.dr Publicado 16 Setembro 2013 Boas, Procuro empresas de data cabling na holanda. Se alguém encontrar ou souber empresas que estejam a recrutar pessoal digam :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Setembro 2013 Vacina para a malária? Acho que não há. É tomar os comprimidos, beber gin e rezar para não apanhar nada :mrgreen: Gin com água tónica, só gin só se for para esquecer a vida. :lol: Tenho familiares que estão agora por lá e nenhum deles tem dessas histórias de horror para contar. Ao nível da corrupção e da forma como o país não funciona administrativamente sim, mas em tanta gente que conheço que lá vai ou lá está e nenhum ter sido esfaqueado realmente deve ser muita sorte... Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 17 Setembro 2013 Gin com água tónica, só gin só se for para esquecer a vida. :lol: Tenho familiares que estão agora por lá e nenhum deles tem dessas histórias de horror para contar. Ao nível da corrupção e da forma como o país não funciona administrativamente sim, mas em tanta gente que conheço que lá vai ou lá está e nenhum ter sido esfaqueado realmente deve ser muita sorte... Há de tudo, a empregada preta de um amigo meu tá sempre a dizer "Pretos burros do crl, há 50 anos andávamos de tangas e a fazer fogo com paus, e agora pensamos que sabemos mandar? Os brancos já mandam há mais de 1000 anos, e nós queremos mandar melhor que eles? Burros." E depois é a maior racista lá de casa, sempre a mandar vir com eles que não trabalham e a dizer que os manda matar ahaha (são 4 os empregados) Adoro angolanos. Parto-me a rir. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 17 Setembro 2013 "Pretos burros do crl, há 50 anos andávamos de tangas e a fazer fogo com paus, e agora pensamos que sabemos mandar? Os brancos já mandam há mais de 1000 anos, e nós queremos mandar melhor que eles? Burros." E depois é a maior racista lá de casa, sempre a mandar vir com eles que não trabalham e a dizer que os manda matar ahaha (são 4 os empregados) Compartilhar este post Link para o post
Schnees Publicado 17 Setembro 2013 Gin com água tónica, só gin só se for para esquecer a vida. :lol: Tenho familiares que estão agora por lá e nenhum deles tem dessas histórias de horror para contar. Ao nível da corrupção e da forma como o país não funciona administrativamente sim, mas em tanta gente que conheço que lá vai ou lá está e nenhum ter sido esfaqueado realmente deve ser muita sorte... Não sei porquê, convenci-me que era só gin ali puro, mas tens toda a razão :lol: Um familiar da minha namorada esteve dois meses em Angola e vai começar a ir lá regularmente, diz que "se todos os portugueses fossem uns tempos a Angola, isto andava muito melhor". Compartilhar este post Link para o post