nuno claro Publicado 10 Outubro 2012 Comecei há uns dias um Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas na FMH. Não tem muito a ver com a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos mas dá-me outras prespectiva porque a maior parte dos meus colegas já é da área do Desporto. Edit: E o tópico é excelente, o outro com as coisas de Mestrado fica uma confusão. Fala-me disso. Compartilhar este post Link para o post
pedro_esc Publicado 10 Outubro 2012 Estou a finalizar o 3º ano do curso de Educação Física e Desporto e estou a pensar ingressar num mestrado de Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 11 Outubro 2012 Comecei há uns dias um Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas na FMH. Não tem muito a ver com a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos mas dá-me outras prespectiva porque a maior parte dos meus colegas já é da área do Desporto. E não avisas que vens para FMH? Não mereces o ar que respiras!!!! E um aparte, tens a certeza que nesse mestrado a maior parte já é da área de Desporto? Eu acabo a licenciatura este ano e sinceramente não sei para que mestrado sigo, e sequer se sigo para mestrado. Gostava de tirar o mestrado de ensino da educação física mas isso era dar dinheiro para ser um desempregado "mestre". Esse mestrado para que foste agora também acho interessante mas tem o mesmo problema, não quero gastar mais para o desemprego... Compartilhar este post Link para o post
Gavazzo Publicado 11 Outubro 2012 Alguém conhece o Cems? A Nova tem-no. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 11 Outubro 2012 Manelito, um conselho.. Vai para fora tirar o mestrado Compartilhar este post Link para o post
shelton Publicado 11 Outubro 2012 Eu estou a começar um Mestrado em Engenharia Informática - Arquitecturas, Sistemas e Rede no ISEP. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 11 Outubro 2012 Mestrados, tema interessante. Eu licenciei-me em Psicologia na vertente Clínica (UAL) e fiz Mestrado em Psicologia Social e das Organizações pela Universidade do Algarve. Foi uma preocupação minha, desde logo, ter uma formação noutra área da Psicologia e noutra Universidade, porque entendo que o foco numa só área nos tolda os conhecimentos em vários aspetos, só sabemos aqueles temas e não podemos evoluir para outros. A escolha acabou por ser óbvia, tendo eu um grande interesse na área mais gestionária da Psicologia. A mudança de Universidade deu-se devido à minha interpretação do espírito de Bolonha, a possibilidade de ter formação em distintos em diferentes locais. A escolha do estabelecimento de ensino foi mais complexa, nesta área, o ISCTE é/era uma referência, mas a Universidade do Algarve demonstrou uma grande evolução ao nível dos últimos anos, na minha área, tanto ao nível do ensino como da investigação, além disso, a interpretação que eles têm da Psicologia vai ao encontro da forma como eu penso a mesma e vai ao encontro de uma perspetiva mais moderna que também está a ser analisada na Universidade Nova de Lisboa. Fiz o Mestrado a trabalhar e a estudar, assim pude encarregar-me das despesas, ao nível dos livros, fotocópias, propinas e afins. Três coisas que aconselho na escolha de um Mestrado, a análise do corpo docente, os protocolos de estágio que a Universidade tem com organizações e as estruturas de investigação, porque no Mestrado há, também, uma componente de investigação. É uma fase de estudos mais independente, além do que se dá nas aulas, é também preciso trabalho em casa, ao nível de pesquisas e afins, mas é algo que se consegue fazer trabalhando ao mesmo tempo. É preciso ter em atenção que o estágio e a tese são muito importantes na definição da vossa carreira, porque no estágio vão trabalhar numa determinada área de ação e na tese vão ampliar conhecimentos sobre determinadas temáticas, a minha preocupação foi estagiar num local onde pudesse intervir em várias áreas e em escolher temas de tese, sempre, importantes no contexto laboral e introduzir temas inovadores e pouco conhecidos. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 11 Outubro 2012 Alguém conhece o Cems? A Nova tem-no. Tenho um amigo que o fez na Nova. Agora tá a ganhar balúrdios em Bruxelas. O meu, não integrado (até pq ainda tenho curso pré-Bolonha), está parado. A parte lectiva foi brutal, foi o meu melhor ano de faculdade. A tese é que me estraga o esquema todo. Comecei com um tema, e não gostei. Desmotivei. Comecei com outro, ia cheio de pica, tinha meia dúzia de páginas escritas, chego a uma reunião com a orientadora e ela diz-me: "Ah, houve um problema. Uma tal de OCDE fez exactamente o que tu estavas a fazer". O teu trabalho é lixo... Nunca mais peguei naquilo, pqp. Também já trabalho e olha, um dia mais tarde. Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 11 Outubro 2012 Alguém conhece o Cems? A Nova tem-no. o que é isso? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 11 Outubro 2012 (editado) o que é isso? É um programa internacional de mestrados para alunos de topo, com ligações estreitas a várias empresas e a garantia de um semestre no estrangeiro a estudar, na área da economia/gestão. Editado 11 Outubro 2012 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 11 Outubro 2012 É um programa internacional de mestrados para alunos de topo, com ligações estreitas a várias empresas e a garantia de um semestre no estrangeiro a estudar, na área da economia/gestão. Interessante. Onde me posso informar acerca disso? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Outubro 2012 Mestrados, tema interessante. Eu licenciei-me em Psicologia na vertente Clínica (UAL) e fiz Mestrado em Psicologia Social e das Organizações pela Universidade do Algarve. tiveste a ileana monteiro? Compartilhar este post Link para o post
xiuster Publicado 11 Outubro 2012 Alguém conhece o Cems? A Nova tem-no. Sim, é prái o 3 melhor mestrado do mundo Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 11 Outubro 2012 (editado) Infelizmente só fui a tempo de apanhar o primeiro ano pré-bolonha do curso de Psicologia, os mestrados integrados só vieram diminuir a exigência e a qualidade (principalmente a nível prático) das licenciaturas. Fiz o Mestrado integrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade do Porto. Editado 11 Outubro 2012 por Dan Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 11 Outubro 2012 (editado) Por curiosidade, se quisessem fazer um mestrado no estrangeiro na área Engenharia Eletrotécnica, onde recomendariam? Melhor, nessa área recomendariam a FEUP ou o estrangeiro? Editado 11 Outubro 2012 por Mwangaza Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 11 Outubro 2012 Infelizmente só fui a tempo de apanhar o primeiro ano pré-bolonha do curso de Psicologia, os mestrados integrados só vieram diminuir a exigência e a qualidade (principalmente a nível prático) das licenciaturas. Fiz o Mestrado integrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade do Porto. Estás a trabalhar em que área, actualmente? Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 11 Outubro 2012 Estou num Mestrado Integrado, em Engenharia de Computadores e Telemática. O problema deste mestrado integrado, é mesmo o facto de ser integrado. Aluno que venha para aqui a pensar que vai só fazer 3 anos, sai algo mal preparado. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 11 Outubro 2012 Infelizmente só fui a tempo de apanhar o primeiro ano pré-bolonha do curso de Psicologia, os mestrados integrados só vieram diminuir a exigência e a qualidade (principalmente a nível prático) das licenciaturas. Fiz o Mestrado integrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade do Porto. Eh lá! Alguém da FPCEUP nas internets? Milagre... :o Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 11 Outubro 2012 Sendo o CMPT um fórum de gajos, não é fácil apanhar aqui gente de lá :lol: Estás a trabalhar em que área, actualmente? Porquê? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 11 Outubro 2012 Porquê?Porque fora o facto de só ter feito o primeiro ano de mestrado, tive exactamente o mesmo percurso académico, inclusivamente o primeiro ano em pré-Bolonha. Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 11 Outubro 2012 (editado) Trabalhas no Modelo ou assim? É que se for, acho que sei quem és :lol: Mas desististe? Estou a trabalhar como Consultor de RH freelancer. Não é o ideal, não é estável, mas é o que se arranja neste momento. Editado 11 Outubro 2012 por Dan Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 11 Outubro 2012 (editado) Alguém conhece o Cems? A Nova tem-no. Sim. Uma das minhas melhores amigas anda la, aquilo é excelente e abre-te imensas portas (um semestre no estrangeiro e tem inúmeras parcerias com empresas de topo). Altamente recomendável. Qualquer coisa diz :) -- Eu sou licenciado em direito mas exercer direito é algo que não conto fazer para já, só em último recurso pois tenho outras ambições (na área das instituições europeias, diplomacia etc). Porque escolhi direito então? Eu andei a vida toda no Liceu Francês de Lisboa e estive para tirar o curso de Sciences Po (mais do que a Ciência Política em Portugal) em França mas achei que aos 18 anos ainda não era homem suficiente para dar esse passo. Optei por direito, uma área que sempre gostei mas que sempre ouvir dizer estar cheia. Aprendi desde cedo que, como Lincoln dizia, "there is always room at the top". Ou seja, não se iludam com a conversa que o mercado está saturado etc e tal. De facto está, mas, dependendo do nosso esforço e dedicação, haverá sempre lugar para os melhores. Há é que trabalhar para tal. Não fui o melhor, não fui o pior, não fui mediano, fui bom e isso faz com que a minha licenciatura em Direito valha algo. Anyway, depois de concluir o meu curso nos 4 anos habituais pensei que seria ideal ter uma primeira experiência no mundo do trabalho. Dei prioridade à área da diplomacia, relações internacionais, política (atenção que nunca fui de nenhuma Jota) etc. Acabei na política e durante pouco mais de um ano tive uma experiência de vida, que nunca mais vou esquecer e que, sejamos honestos, tem um peso brutal no meu CV. Por diversos motivos, entre os quais sentir que "estava a gostar demasiado de trabalhar", decidi que tinha de fazer um mestrado. Estou agora no segundo ano, ano da tese, do Mestrado de Ciência Política. Neste último verão decidi que não queria só estar 6 meses a fazer a tese e sem trabalho. Candidatei-me a uma série de coisas e consegui ser chamado para uma delas. Desde o inicio do mês que faço lobbying em Bruxelas, outra experiência absolutamente inacreditável que, espero eu, me abrirá ainda mais portas para realizar os meus sonhos. Ainda assim estou agora à rasca com a tese porque mudei de tema quando me mudei para cá, vou fazer a tese nesta área. Só que tenho...20 dias para fazer o projecto #FML :mrgreen: :medinho: Bom. Tudo isto para no fim resumir em 2-3 pontos o que penso: É fundamental dar TUDO na licenciatura, os melhores têm sempre lugar; É fundamental ter uma experiência de trabalho, de preferência que valorize o nosso CV e nos abra portas na nossa área, o quanto antes; É um extra ter um mestrado. Muitos sítios não exigem, mas é sempre um critério que nos distingue; É fundamenta dominar e ser fluente em várias línguas (mais do que o Inglês e o Português); É importante estarmos preparados para sairmos do conforto do nosso ambiente familiar e partirmos à procura dos nossos sonhos no estrangeiro; Vivemos num mundo globalizado, temos de saber aproveitar isso. Se soubesse o que sei hoje, talvez com 18 anos tivesse ido estudar para fora. Ainda assim, dependendo de cada um e de cada curso, acho que é muitíssimo importante ter uma experiência no estrangeiro. Quer seja um mestrado, um semestre, um ano de um mestrado, um estágio de verão de 1 mês..enfim you name it! Editado 11 Outubro 2012 por w0 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 11 Outubro 2012 (editado) Trabalhas no Modelo ou assim? É que se for, acho que sei quem és :lol: Mas desististe? Estou a trabalhar como Consultor de RH freelancer. Não é o ideal, não é estável, mas é o que se arranja neste momento. :lol: Não me conheces nada porque eu estudei no ISCTE. E felizmente não trabalho no Modelo, estou em estudos de mercado. Em relação a essa história do ser melhor e blá, blá, blá é muito bonita mas as coisas não são assim tão literais quanto isso, Eu também concordo que os melhores, não só intelectualmente, acabam sempre por, no mínimo, se safar. Agora há muita gente meramente razoável e alguma medíocre em bons cargos. O que quero com isto dizer é que se uma pessoa não for o mais inteligente da turma que não se preocupe, talvez seja o melhor a fazer amigos e acaba por chegar mais longe que todos os outros academicamente impecáveis. Editado 11 Outubro 2012 por whatever Compartilhar este post Link para o post