Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

A intenção é não ter o PL a descair para os flancos, como me acontecia em outras taticas. Quero os meus PL's no centro, que é o lugar deles. loool. Mas porquê, achas que tem influencia?

Caro Shawn, a opção Jogar pelos Flancos não tem nada a ver com jogar pelos flancos (alas) :-). Se dizes ao teu PL para cortar para dentro, estando ele já numa posição central, o moço fica baralhado das ideias. Além do mais estás a facilitar imenso a vida aos centrais adversários que olham para o teu ponta de lança e pensam "olha que giro, um pinheiro aqui plantado", que é o mesmo que dizer que é facilmente alvo de marcação. Futebol é movimento e só através de movimento desposicionas os adversários e crias espaços para o teu futebol fluir, criares oportunidades e golos :-)

É um caso a pensar. Jogo com a defesa baixa para a equipa jogar em bloco de trás para a frente, sem deixar muito espaço nas costas. Defensivamente resulta às mil maravilhas. Na tatica alternativa tenho a defesa alta, como podes ver e o resultado é o mesmo. Acham que que com 2 extremos a cortar para dentro e um CJA a corer do fundo o meu PL pode tar muito só? É uma ideia, nunca tinha pensado nisso nesses termos.

Aiiiii

Bom, ajuda-me lá a entender a coisa. Se defines que jogam como extremos para que os pões a cortar para dentro ???? Se queres que cortem para dentro, porque não usas Avançados Interiores nas alas ???

Compartilhar este post

Link para o post

Corrigam-me se estou enganado, acho que também existem uma incoerência entre 'temporização' e 'perder tempo', ele tem temporização lenta, a jogar ao ataque, e diz aos jogadores para não perderem tempo :s está incoerente, estás a dizer a tua equipa 2 cenas diferentes

Perder Tempo é mais do que... perder tempo :-) Embora versão original seja realmente Time Wasting, a coisa deve ser interpretada como Decision Urgency, isto é, o tempo que concedemos aos jogadores para tomar decisões, julgo mesmo que com e sem bola. Naturalmente que vai afectar a perda de tempo nos lançamentos laterais, cantos, etc e tal, mas afecta o tempo que os jogadores demoram a decidir. Daqui resulta que uma temporização lenta e Perder Tempo Raramente significa uma transição ofensiva lenta, isto é, levar a bola ao ataque mais lentamente mas menos tempo para tomar decisões... quaisquer decisões. O que não é necessariamente incoerente.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o Capo já tratou do assunto :-)

Da minha parte vou apenas referir algo pela primeira vez... Não Mexam nas Barras das Instruções

Só para relembrar:

Mentalidade - não tem apenas a ver com o posicionamento dos jogadores, a mentalidade afecta TODOS os aspectos do jogador, marcação, passe, pressão, etc, etc

Liberdade Criativa - não tem nada a ver com criatividade, mas sim com a liberdade concedida ao jogador para tomar decisões para além das instruções que lhe são dadas. Muito útil em jogadores com bons atributos mentais (e não só) pois é a melhor forma do jogador explorar mais opções e não ser restringido. Tal como o anterior, também afecta todos os aspectos de jogo.

Marcação à zona / Marcação h*h - pelos vistos será algo a melhorar no próximo FM, dado que ainda não se percebeu a utilidade da marcação h*h sem se definir qual o jogador a marcar. De outro modo, quando olhamos para a marcação à zona têm que entender que o jogador tem uma zona delimitada pela sua posição, isto é, uma zona de actuação, portanto, quando o adversário entra na zona do nosso jogador haverá lugar à marcação que pode ser mais agressiva consoante a opção "Marcação Apertada" estiver ou não activada, consoante a mentalidade do nosso jogador e, inclusive, a Liberdade Criativa que está definida.

Pressão - ligada à linha defensiva, isto é, não faz muito sentido definir uma linha defensiva baixa e uma pressão altíssima (por alguma razão digo, redigo e volto a redizer que as instruções estão interligadas)

Passe - ligado a largura da equipa, isto é, se jogam com mais largura, não faz sentido definir um passe curto ou muito curto, é preciso respeitar a coerência que o Criador de Tácticas estabelece.

Correr de Fundo - movimentações ofensivas sem bola, ou seja, quanto mais correr de fundo mais depressa o jogador vai chegar à frente sem a bola. Serve basicamente para dar verticalidade à equipa, mas deve ser gerido com cuidado para não criar demasiada distância entre os jogadores obrigando-os a passes mais complicados.

Correr com bola - acho que isto só pelo nome é bastante explícito, assim como as restantes instruções.

Jogo Largo: a) normal (é mesmo normal) b) cortar para dentro (ideal para extremos / alas que jogam com o pé contrário à sua posição, arrastam os laterais adversários permitindo a entrada dos nossos, não deve ser usado em jogadores que jogam em posições centrais... obviamente) c) jogar colado à linha (como o nome indica, o jogador vai encostar-se mais às linhas laterais dando mais largura a equipa, ao fazê-lo vai obrigar o adversário a estender-se mais horizontalmente no campo, o que pode permitir mais espaços no meio para a subida dos nossos médios) d) jogar pelos flancos (essencialmente é a procura de espaços entre os laterais e os centrais, porém nunca esclarecido quais os efeitos práticos quando aplicado em outras posições do campo, por exemplo, nos nossos centrais ou mesmo em médios)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pessoal, fiz as seguintes alterações à tatica:

n2xl6UZ.jpg?1

Alerações feitas na pressão do N10:

QjsOz4G.png?1

Estatisticas do 1º jogo para o campeonato (na minha opinião gostei do que vi, jogamos muito bem):

IUsbNSa.png?1

Compartilhar este post

Link para o post

Estatisticas do 1º jogo para o campeonato (na minha opinião gostei do que vi, jogamos muito bem):

nada mau so foram uma vez a tua baliza, vai la ao calendario e pede para ver os momentos chave dessa vez que foram a tua baliza e ve se isso foi pq deste espaço entre a defesa e o meio campo, se foi isso sobe um bocado a defesa, ou baixa um bocado a mentalidade do medio mais defensivo, como achares melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Baixei a mentalidade do medio recuperador de bolas.

Fogo tou farto de sofrer golos de canto :cadeirada:

Tenho a equipa a treinar bolas paradas def e mesmo assim....!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não basta treinar, tens de ver se os teus jogadores estão bem posicionados, tenta ver se os teus jogadores estão a marcar os jogadores adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

És tu a sofrê-los e eu a marcá-los ihihihih :-)

O que me dizem desta táctica? :D

Por mim, e sem saber de mais detalhes da táctica, alterava o papel de um dos médios, mas é uma opinião pessoal simplesmente porque não gosto de ter dois jogadores no meio-campo a fazer o mesmo. A ideia é que os jogadores se complementem e não dupliquem tarefas.

O teu maior problema vai ser como evitar que o adversário explore o espaço entre os teus centrais e os dois médios.

Experimenta jogar com as instruções de banco de explorar os flancos ou mesmo jogar mais aberto / explorar os flancos. Também há quem defenda a utilidade de ao dar a instrução de explorar os flancos juntar a instrução jogar mais afunilado. E o inverso também: jogar mais aberto / explorar o meio-campo.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

lindo epa tive agora uma ideia de genio vamos ver como corre tou a disputar a 5ª eliminatoria da taça de portugal contra o olhanense como nao somos favoritos tem que ser daqueles jogos pensados entao o luis flipe o lateral direito deles leva amarelo e eu pensei bem vou por um extremo do lado esquerdo para jogar ali perto dele a jogar como jogador alvo para a bola cair sempre ali naquela zona e vou por a fazer passes pelo flanco esquerdo na esperança que o gajo faça mais uma falta e leve o segundo amarelo e va pa rua e voila acabou de levar o segundo amarelo e foi para a rua, agora a jogarmos com um a mais temos mais hipoteses, isto é anti jogo mas quero que se lixe o futebol é isto :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim, e sem saber de mais detalhes da táctica, alterava o papel de um dos médios, mas é uma opinião pessoal simplesmente porque não gosto de ter dois jogadores no meio-campo a fazer o mesmo. A ideia é que os jogadores se complementem e não dupliquem tarefas.

O teu maior problema vai ser como evitar que o adversário explore o espaço entre os teus centrais e os dois médios

Tipo eu tinha um CJA, mas ele corria o campo todo, e havia vezes que ele andava em cima do meio-centro e pareciam namorados, assim eles estão na sua posição e tem sempre linhas de passe, antes não, porque havia sempre um que parecia uma barata tonta xD Mas o que me recomendas?

Compartilhar este post

Link para o post

como tens os jogadores a fazer as marcaçoes nos cantos?

Compartilhar este post

Link para o post

lindo epa tive agora uma ideia de genio vamos ver como corre tou a disputar a 5ª eliminatoria da taça de portugal contra o olhanense como nao somos favoritos tem que ser daqueles jogos pensados entao o luis flipe o lateral direito deles leva amarelo e eu pensei bem vou por um extremo do lado esquerdo para jogar ali perto dele a jogar como jogador alvo para a bola cair sempre ali naquela zona e vou por a fazer passes pelo flanco esquerdo na esperança que o gajo faça mais uma falta e leve o segundo amarelo e va pa rua e voila acabou de levar o segundo amarelo e foi para a rua, agora a jogarmos com um a mais temos mais hipoteses, isto é anti jogo mas quero que se lixe o futebol é isto :biggrin:

Ahahah tu és terrivél xD

Compartilhar este post

Link para o post

O que me dizem desta táctica? :D

acho que um desses jogadores do meio campo devia subir um bocado mais talvez um box to box ou um construtor de jogo avançado e se vires que depois tens falta de poio pois o medio defensivo a apoiar

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo eu tinha um CJA, mas ele corria o campo todo, e havia vezes que ele andava em cima do meio-centro e pareciam namorados, assim eles estão na sua posição e tem sempre linhas de passe, antes não, porque havia sempre um que parecia uma barata tonta xD Mas o que me recomendas?

Tens várias opções: cjr (apoiar) / mc (apoiar, ou atacar); cjr apoiar / cja (apoiar ou atacar) mc (apoiar) / cja (apoiar ou atacar), ou até mesmo um deles ser um box-to-box.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahahah tu és terrivél xD

agora vou ver como é que eles se vao posicionar a jogarem como menos um, tao fdd vou-lhes ocupar os espaços vazios eheh

ahah vai ser mel olha vao fexar-se no meio, vou explorar os flancos com os latearis a apoiar os extremos ate vai doer :biggrin:

2qdqy9x.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

agora vou ver como é que eles se vao posicionar a jogarem como menos um, tao fdd vou-lhes ocupar os espaços vazios eheh

ahah vai ser mel olha vao fexar-se no meio, vou explorar os flancos com os latearis a apoiar os extremos ate vai doer :biggrin:

Força ai xD Depois diz como ficou o resultado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Fds ó Capo. Tu és demais. É que pensas em tudo. És ainda pior que o JJ no que diz respeito com estar com atençao ao jogo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

olhem-me so para este autoestrada :biggrin:

:mrgreen:

E sem portagens.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um jogo fenomenal :D Anulei por completo o Sporting CP, só não marcei mais porque o Patrício defendia tudo, TUDO , TUDO, eu nem queria acreditar xD Mas consegui ganhar com um golo de cabeça do Luisão, e apartir dai foi sempre a subir :D

17g134.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um jogo fenomenal :D Anulei por completo o Sporting CP, só não marcei mais porque o Patrício defendia tudo, TUDO , TUDO, eu nem queria acreditar xD Mas consegui ganhar com um golo de cabeça do Luisão, e apartir dai foi sempre a subir :D

brutal :handclap:

:mrgreen:

E sem portagens.

mas nao ta facil os gajos tao a conseguir anular os meus cruzamentos todos, tenho que pensar noutra coisa ir a linha cruzar nao esta a funcionar :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um jogo fantástico que fiz, onde consegui controlar o meu adversário que era o Dortmund, marca um golo em casa aos 83'min :D Tinha perdido 3-2 em casa deles, mas consegui :D Quero agradecer ao Capo e ao MichaelAndrews pelas dicas que têm dado aqui no forúm que têm sido uma mais valia para mim, e decerteza que para muito jogadores de FM 2013 :D Um obrigado :D

Compartilhar este post

Link para o post

brutal :handclap:

mas nao ta facil os gajos tao a conseguir anular os meus cruzamentos todos, tenho que pensar noutra coisa ir a linha cruzar nao esta a funcionar :blink:

Capo, desposiciona os gajos com a instrução Jogar por entre a Defesa, tens que os obrigar a abrir porque eles estão compactos no meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Capo, desposiciona os gajos com a instrução Jogar por entre a Defesa, tens que os obrigar a abrir porque eles estão compactos no meio.

txiii isso tinha sido boa ideia mas olha agora ja esta perdi 1-0 tanto esforço para nada, ele marcaram um golo de canto, grande injustiça, enfim para o ano ha mais

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...