Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Os teus remates não serão muitos deles em posição que dificilmente darão golo?

O teu ponta de lança não costuma ficar muito isolado do resto da equipa?

Pergunto isto, porque parece-me pela tua táctica que estás a colocar pouca gente na área, e por isso o avançado fica muito isolado.

E como resolveria isso?

Tive agora Tevez a marcar 5 golos em 2 jogos. É verdade que foram contra equipas acessíveis, mas é um bom registo. Vou ver como a coisa corre. Mas talvez tenhas falado aí num ponto interessante.

Edit: Tenho os extremos instruidos a cortar para dentro e o CJA a correr do fundo e atacante. E Gerard na primeira época marcava muito. Mas talvez seja um ponto a reflectir, esse que mencionaster

Editado por Shawn Michaels

Compartilhar este post

Link para o post

Olá génios do grémio. Este é o meu 4-3-3. Já vou na 3ª época com o Liverpool, esta ss é da 2ª, o plantel ja tem caras novas, como Tevez E Muniain e Pranijc, entre outros. Mas a tática permanence igual. Na primeira época fiquei em 7º, na segunda em 5º. Jogo bom futebol, com muito caudal ofensivo, mas falho muito na finalização. Tenho uma boa defesa, vale isso, mas falho muito na finalização. Alguém me saberá dizer porquê?

Explica aí uma coisa...qual é o objectivo de teres o ponta de lança a cortar para dentro ???? O homem já está sozinho no meio da defesa adversária e dizes-lhe para cortar para dentro???

Compartilhar este post

Link para o post

Explica aí uma coisa...qual é o objectivo de teres o ponta de lança a cortar para dentro ???? O homem já está sozinho no meio da defesa adversária e dizes-lhe para cortar para dentro???

A intenção é não ter o PL a descair para os flancos, como me acontecia em outras taticas. Quero os meus PL's no centro, que é o lugar deles. loool. Mas porquê, achas que tem influencia?

Compartilhar este post

Link para o post

Outra questão que surge é se queres jogar com estratégia atacante porque baixas a linha defensiva ??? Se a ideia é teres a linha defensiva mais baixa, joga com estratégia Controlar,,, se não, mantém-na por defeito.

Remates de Longe frequentemente não te vão ajudar na finalização.

Por fim, para o teu ponta de lança não se sentir sozinho, podes usar numa das alas ou um médio ala ou um construtor de jogo avançado, ou um avançado interior.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra questão que surge é se queres jogar com estratégia atacante porque baixas a linha defensiva ??? Se a ideia é teres a linha defensiva mais baixa, joga com estratégia Controlar,,, se não, mantém-na por defeito.

Remates de Longe frequentemente não te vão ajudar na finalização.

Por fim, para o teu ponta de lança não se sentir sozinho, podes usar numa das alas ou um médio ala ou um construtor de jogo avançado, ou um avançado interior.

É um caso a pensar. Jogo com a defesa baixa para a equipa jogar em bloco de trás para a frente, sem deixar muito espaço nas costas. Defensivamente resulta às mil maravilhas. Na tatica alternativa tenho a defesa alta, como podes ver e o resultado é o mesmo. Acham que que com 2 extremos a cortar para dentro e um CJA a corer do fundo o meu PL pode tar muito só? É uma ideia, nunca tinha pensado nisso nesses termos.

Compartilhar este post

Link para o post

Originalmente tinha-o a não rematar de longe, mas tentei os remates de longe porque a displicência ocorria há mesma. Há qualquer coisa aqui que não funciona bem na finalização. Não sei bem o quê. A tática é optima, defensivamente é optima, o caudal ofensivo é grande, o futebol é bonito...a finalização falha muito....Suarez, Berbatov, Borini, , Gameiro, Sturridge....já todos passaram por aquela posição. AInda nenhum teve o rendimento que eu quero. O Borini era novo e não jogou muito, teve emprestado e vai ter nova oportunidade. Agora tenho o Tevez e se adicionarmos o Suarez faz uma ponderosa tripla de pontas de lança. Se nem com eles a bola entrar então o mal não é dos jogadores.

assim fica dificil de saber, passa-me a tua tactica para eu testar

Compartilhar este post

Link para o post

A intenção é não ter o PL a descair para os flancos, como me acontecia em outras taticas. Quero os meus PL's no centro, que é o lugar deles. loool. Mas porquê, achas que tem influencia?

se puseres jogar normal ele fica no centro nao vai para os flancos, mas ir para os flancos nao é mal. arrasta os defesas com ele e abrete espaço nessa zona tens é que ter alguem para depois cair nesse espaço

Compartilhar este post

Link para o post

acho que nem vou precisar testar para saber o problema tens a temporizaçao muito lenta para quem esta a jogar ao ataque, mas vou testar a mesma e ver

Corrigam-me se estou enganado, acho que também existem uma incoerência entre 'temporização' e 'perder tempo', ele tem temporização lenta, a jogar ao ataque, e diz aos jogadores para não perderem tempo :s está incoerente, estás a dizer a tua equipa 2 cenas diferentes

Compartilhar este post

Link para o post

Corrigam-me se estou enganado, acho que também existem uma incoerência entre 'temporização' e 'perder tempo', ele tem temporização lenta, a jogar ao ataque, e diz aos jogadores para não perderem tempo :s está incoerente, estás a dizer a tua equipa 2 cenas diferentes

Testem à vontade. Tou curioso de saber se há mesmo lacunas ou se sou eu que sou exigente de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

exacto mas ha mais coisas...

Testem à vontade. Tou curioso de saber se há mesmo lacunas ou se sou eu que sou exigente de mais.

do que ja vi pus a temporizaçao normal quase a xegar a rapido, mudei para fluido pq tinhas pouca gente no ataque mas depois com o fluido os alas tavam a subir demais e quando o trinco tinha abola nao tinha apoio, entao passei os dois alas para dois laterais automaticos e agora ja estao a atacar muito melhor em bloco sempre com boas linhas de passe, para ja foi isto mais aindo vou em 10 mnutos de jogo, é provavel que haja muito mais para se mudar, tirei tambem os remates de longe, deixei so no trinco para aqueles casos em que a equipa nao esta a conseguir entrar o trinco manda uma bomba ca de tras e as vezes da golo, tirei tambem o cortar para dentro ao avançado, pus uma marcaçao a zona apertada nos extremos para marcarem mais de pertos os laterais da equipa adversaria, do meio campo para a frente pus passe mais curto em todos os jogadores tirei o segurar a bola ao contsrtuor de jogo avanaçado segundo ele corre com a bola e depois fica a segurala quando podia solta-la logo e criar jogadas de perigo, tinhas o teu medio defensivo com mentalidade ultra defensivo depois nunca saia de pertos dos centrais e quando os teus medios centros precisavam de apoio para trocar a bola nao tinham, se quers ter o passe pelos flancos a equipa tem que jogar apoiada nessa zona ou seja os teus medios centros tem que jogar pelos flancos, ou entao passas para passe misto se queres que os teus extremos cortem para dentro mete-os a jogar pelos flancos e nao a cortar para dentro, senao eles vao fazer diagonais e isso so é bom quando é com o pe contrario mas nesse caso passa-os para avançados interiores, tirei o manter posiçao pq os jogadores ficavam parados a espera que a bola lhes fosse para aos pes e facilitavam as marcaçoes, pus os laterais a cruzar so da linha de fundo pq eles tavam a cruzar muito de tres e ainda nem tava ninguem na area tavam a cruzar para o boneco lol, a defender os livres os homens que puseste la a frente puse-os a vir atras pq acabei de mamar um golo precisamente por causa disso, tinhas posto os jogadores da frente com mentalidade atacante no maximo e os de tras ultra defensivos, assim partis-te a equipa ficaram muito destanciados os defesas dos medios e dos extremos, nao havia linhas de passe, por isso é que os centrais tavam sempre a mandar pontape para a frente, como tens um box to box e um construtor de jogo que praticamente ficam quase os dois em linha assim que o ponta lança tem a bola tem tendencia para começar a correr com ela mas como se encontra quase sozinho na frente tenta situaçoes de 1 para 3 muitas vezes acabando por perder a bola ou rematar de longe, por isso deixou de ser ponta de lança e passou a ser um avançado recuado,tens duas soluçoes ou metes o box to box sem se mover da posiçao para dar mais apoio ao construtor de jogo, ou entao passas o o trinco para medio defensivo, agora o construtor de jogo sozinho no meio campo sem apoio é que nao pode ficar

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Fogo isto a mim deve ser psicológico xD Faço uma táctica nos primeiro 10 jogos ganho tudo é raro perder, passado isso e quando tenho as barras cheias já é muito dificil ganhar, ganho sempre 1-0 ou empato :S mudo de tactica outra vez, volto a dar grande cabazadas xD Será pelo facto de as equipa me observarem e se adaptarem ao meu estilo de jogo ? XD mas é estranho, pq quando tenho a barras cheias é quando sinto mais dificuldade xD ehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Ja agora, se testarem, testem também depois as vossas soluçoes a ver o que funciona melhor.

Okay, agora já vi que não é cisma minha...vejam isto...

LiverpoolvStoke_UntitledPoacutesJogo.png

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é futebol .... :D

Uma vez por outra é futebol. Demasiadas vezes é azelhice. xDDD

Basicamente o qeu quero é manter este caudal ofensivo, mas marcando golos.

do que ja vi pus a temporizaçao normal quase a xegar a rapido, mudei para fluido pq tinhas pouca gente no ataque mas depois com o fluido os alas tavam a subir demais e quando o trinco tinha abola nao tinha apoio, entao passei os dois alas para dois laterais automaticos e agora ja estao a atacar muito melhor em bloco sempre com boas linhas de passe, para ja foi isto mais aindo vou em 10 mnutos de jogo, é provavel que haja muito mais para se mudar, tirei tambem os remates de longe, deixei so no trinco para aqueles casos em que a equipa nao esta a conseguir entrar o trinco manda uma bomba ca de tras e as vezes da golo, tirei tambem o cortar para dentro ao avançado, pus uma marcaçao a zona apertada nos extremos para marcarem mais de pertos os laterais da equipa adversaria, do meio campo para a frente pus passe mais curto em todos os jogadores tirei o segurar a bola ao contsrtuor de jogo avanaçado segundo ele corre com a bola e depois fica a segurala quando podia solta-la logo e criar jogadas de perigo

~

Se depois pudesses fazer upload da tatica com as tuas mudanças, agradecia.

Compartilhar este post

Link para o post

E como resolveria isso?

Tive agora Tevez a marcar 5 golos em 2 jogos. É verdade que foram contra equipas acessíveis, mas é um bom registo. Vou ver como a coisa corre. Mas talvez tenhas falado aí num ponto interessante.

Edit: Tenho os extremos instruidos a cortar para dentro e o CJA a correr do fundo e atacante. E Gerard na primeira época marcava muito. Mas talvez seja um ponto a reflectir, esse que mencionaster

Pensava que como jogas com extremos, que eles tinham a instrução padrão que é jogar junto à linha. Como alteraste a instrução para eles cortarem para dentro, isso quer dizer que eles estão a jogar como avançados interiores.

Sendo assim, penso que o teu problema será outro: não teres o avançado isolado, mas sim teres a grande área muito congestionada com 2 avançados interiores, mais o ponta de lança e ainda o CJA que aparece vindo de trás.

O que eu sugeria seria, colocares o ponta de lança com a missão de SUPORTE. Atenção que tu mexeste na mentalidade dele, e por isso convém reduzires para o valor padrão.

Desta maneira o ponta de lança vai sair mais da área e criar espaços para a entrada dos extremos.

E já agora, só uma perguntinha... porque razão escolheste o papel de extremo, se depois mudas as instruções para eles jogarem como avançados interiores? Não era mais facil colocares logo os rapazes como avançados interiores? ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Ja agora, se testarem, testem também depois as vossas soluçoes a ver o que funciona melhor.

Okay, agora já vi que não é cisma minha...vejam isto...

Também me aconteceu na meia-final com o Inter... É frustrante.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensava que como jogas com extremos, que eles tinham a instrução padrão que é jogar junto à linha. Como alteraste a instrução para eles cortarem para dentro, isso quer dizer que eles estão a jogar como avançados interiores.

Sendo assim, penso que o teu problema será outro: não teres o avançado isolado, mas sim teres a grande área muito congestionada com 2 avançados interiores, mais o ponta de lança e ainda o CJA que aparece vindo de trás.

O que eu sugeria seria, colocares o ponta de lança com a missão de SUPORTE. Atenção que tu mexeste na mentalidade dele, e por isso convém reduzires para o valor padrão.

Desta maneira o ponta de lança vai sair mais da área e criar espaços para a entrada dos extremos.

E já agora, só uma perguntinha... porque razão escolheste o papel de extremo, se depois mudas as instruções para eles jogarem como avançados interiores? Não era mais facil colocares logo os rapazes como avançados interiores? ;-)

Respondendo á tua pergunta, foram testes que fui fazendo para ver s a coisa melhorava. Isto só se aprende experimentando. Como o PL tava um bocado sozinho na area, experimentei po-los a cortar para dentro. Resultou no sentido que ha mais caudal ofensivo, mas os remates entrar é que é outra história. E nem sofro muitos golos, mas os que sofro é assim aos 90+3, como esse do Stoke, depois de eu passar o jogo todo a massacrar.

Compartilhar este post

Link para o post

do que ja vi pus a temporizaçao normal quase a xegar a rapido, mudei para fluido pq tinhas pouca gente no ataque mas depois com o fluido os alas tavam a subir demais e quando o trinco tinha abola nao tinha apoio, entao passei os dois alas para dois laterais automaticos e agora ja estao a atacar muito melhor em bloco sempre com boas linhas de passe, para ja foi isto mais aindo vou em 10 mnutos de jogo, é provavel que haja muito mais para se mudar, tirei tambem os remates de longe, deixei so no trinco para aqueles casos em que a equipa nao esta a conseguir entrar o trinco manda uma bomba ca de tras e as vezes da golo, tirei tambem o cortar para dentro ao avançado, pus uma marcaçao a zona apertada nos extremos para marcarem mais de pertos os laterais da equipa adversaria, do meio campo para a frente pus passe mais curto em todos os jogadores tirei o segurar a bola ao contsrtuor de jogo avanaçado segundo ele corre com a bola e depois fica a segurala quando podia solta-la logo e criar jogadas de perigo, tinhas o teu medio defensivo com mentalidade ultra defensivo depois nunca saia de pertos dos centrais e quando os teus medios centros precisavam de apoio para trocar a bola nao tinham, se quers ter o passe pelos flancos a equipa tem que jogar apoiada nessa zona ou seja os teus medios centros tem que jogar pelos flancos, ou entao passas para passe misto se queres que os teus extremos cortem para dentro mete-os a jogar pelos flancos e nao a cortar para dentro, senao eles vao fazer diagonais e isso so é bom quando é com o pe contrario mas nesse caso passa-os para avançados interiores, tirei o manter posiçao pq os jogadores ficavam parados a espera que a bola lhes fosse para aos pes e facilitavam as marcaçoes, pus os laterais a cruzar so da linha de fundo pq eles tavam a cruzar muito de tres e ainda nem tava ninguem na area tavam a cruzar para o boneco lol

Vou experimentar estas mudanças, mas se depois puderes fazer upload da tatica com as tuas mudanças, agradecia. Vou testar isto.

Edit: Primeira experiencia foi na seleção. Contra a Turquia, em casa e com o Becks em campo, ganhei 2-1. E o Rooney (PL) marcou um dos golos. Tive menos remates e posse de bola do que é costume, mas pelo menos ganhei. Agora é testar no Liverpool.

Compartilhar este post

Link para o post

do que ja vi pus a temporizaçao normal quase a xegar a rapido, mudei para fluido pq tinhas pouca gente no ataque mas depois com o fluido os alas tavam a subir demais e quando o trinco tinha abola nao tinha apoio, entao passei os dois alas para dois laterais automaticos e agora ja estao a atacar muito melhor em bloco sempre com boas linhas de passe, para ja foi isto mais aindo vou em 10 mnutos de jogo, é provavel que haja muito mais para se mudar, tirei tambem os remates de longe, deixei so no trinco para aqueles casos em que a equipa nao esta a conseguir entrar o trinco manda uma bomba ca de tras e as vezes da golo, tirei tambem o cortar para dentro ao avançado, pus uma marcaçao a zona apertada nos extremos para marcarem mais de pertos os laterais da equipa adversaria, do meio campo para a frente pus passe mais curto em todos os jogadores tirei o segurar a bola ao contsrtuor de jogo avanaçado segundo ele corre com a bola e depois fica a segurala quando podia solta-la logo e criar jogadas de perigo, tinhas o teu medio defensivo com mentalidade ultra defensivo depois nunca saia de pertos dos centrais e quando os teus medios centros precisavam de apoio para trocar a bola nao tinham, se quers ter o passe pelos flancos a equipa tem que jogar apoiada nessa zona ou seja os teus medios centros tem que jogar pelos flancos, ou entao passas para passe misto se queres que os teus extremos cortem para dentro mete-os a jogar pelos flancos e nao a cortar para dentro, senao eles vao fazer diagonais e isso so é bom quando é com o pe contrario mas nesse caso passa-os para avançados interiores, tirei o manter posiçao pq os jogadores ficavam parados a espera que a bola lhes fosse para aos pes e facilitavam as marcaçoes, pus os laterais a cruzar so da linha de fundo pq eles tavam a cruzar muito de tres e ainda nem tava ninguem na area tavam a cruzar para o boneco lol, a defender os livres os homens que puseste la a frente puse-os a vir atras pq acabei de mamar um golo precisamente por causa disso, tinhas posto os jogadores da frente com mentalidade atacante no maximo e os de tras ultra defensivos, assim partis-te a equipa ficaram muito destanciados os defesas dos medios e dos extremos, nao havia linhas de passe, por isso é que os centrais tavam sempre a mandar pontape para a frente, como tens um box to box e um construtor de jogo que praticamente ficam quase os dois em linha assim que o ponta lança tem a bola tem tendencia para começar a correr com ela mas como se encontra quase sozinho na frente tenta situaçoes de 1 para 3 muitas vezes acabando por perder a bola ou rematar de longe, por isso deixou de ser ponta de lança e passou a ser um avançado recuado,tens duas soluçoes ou metes o box to box sem se mover da posiçao para dar mais apoio ao construtor de jogo, ou entao passas o o trinco para medio defensivo, agora o construtor de jogo sozinho no meio campo sem apoio é que nao pode ficar

pronto e é isto depois destas alteraçoes todas ja so a minha equipa é que atacava lol mas ja gravei a tactica modificada mas depois mando-te hoje ja nao tenho tempo de fazer upload pq ja devia estar deitado lol amanha vemos isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bolas, isso é tanta coisa que já me perdi. xD Experimentei as primeiras mudanças antes de editares o post e só ganhei um jogo. De resto perdi e empatei. Que tal te saiste com essas mudanças? (são tantas que nem sei se as consigo fazer todas.)

pronto e é isto depois destas alteraçoes todas ja so a minha equipa é que atacava lol mas ja gravei a tactica modificada mas depois mando-te hoje ja nao tenho tempo de fazer upload pq ja devia estar deitado lol amanha vemos isso

Okay, amanha entao vemos isso. É interessante como um tatica em que eu massacrava os adversaries precisava de tantas mudanças. O FM é mesmo um jogo interessante. Tal como o futebol em si.

Compartilhar este post

Link para o post

Fogo isto a mim deve ser psicológico xD Faço uma táctica nos primeiro 10 jogos ganho tudo é raro perder, passado isso e quando tenho as barras cheias já é muito dificil ganhar, ganho sempre 1-0 ou empato :S mudo de tactica outra vez, volto a dar grande cabazadas xD Será pelo facto de as equipa me observarem e se adaptarem ao meu estilo de jogo ? XD mas é estranho, pq quando tenho a barras cheias é quando sinto mais dificuldade xD ehehe

depende da tactica do adversario tambem eu por exemplo contra equipas que jogam em 4-1-2-1-2 posso esquecer o meu 433 com avançados interiores pq eles fexam-se muito no meio e nao me dao espaço para fazer as diagonais, mudo sempre de tactica quando jogo contra essa tactica, mas pode ter a ver se o adverario ta jogar pelos falncos e tu nao ats fexar bem ai o espaço ou pelo centro e visse versa ou se é um adverrio que esta a explorar muito o contra ataque e tu tens a defesa muito subida ou um que te a trocar bem a bola no miolo e tu tens a defesa muito baixa dando-lhe esse espaço, pode ser diversas coisas

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar a ver os jogos e analisar bem os lançes, para ver se consigo melhorar esses promenores :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...